Gastronomia, Moda, Viagem, Vinho  •  08 out 2015

VINHO DE QUINTA: POR DENTRO DOS VINHOS DA TOSCANA

Hoje vou falar um pouco sobre uma região vinícola muito especial para mim, a Toscana. Se alguém me pedisse uma dica de viagem, acho que a primeira coisa que me viria à cabeça seria essa região italiana. Não é à toa que nos últimos dois anos fui com a Thereza para lá e a cada retorno, aquele sentimento de nostalgia se impregnava.

enhanced-buzz-28534-1361552763-17

Paisagens deslumbrantes, roteiros maravilhosos, cultura, gastronomia e claro, vinhos. Sim, por lá se produz uma enormidade de vinhos de qualidade singular. Visitamos várias cidades e comunas e todas elas tinham suas particularidades e encantos. Florença e seu museu a céu aberto, Siena e sua pegada medieval, Montalcino com suas colinas e estilo acolhedor, o romantismo de Pienza, San Gimignano, Montepulciano, Lucca, Pisa e por aí vai. É um remédio para a alma! Mais pra frente, postarei sobre algumas delas, porque num post só não tem como.

A Toscana é uma das maiores regiões da Itália e abriga importantes cidades históricas. Localiza-se na parte central do país e é banhada pelo mar mediterrâneo.

Quando falamos de vinhos, ahh os vinhos, posso dizer que sou aficionado pelos toscanos, que são meus favoritos quando se trata de Itália. A região tem as condições ideais de solo e clima para cultivo de uvas e longa tradição, muitas vezes familiar, para produzir vinhos incríveis!

A rainha das uvas toscanas é a Sangiovese, plantada em todo território. Ela é a uva principal dos vinhos Chiantis, Brunellos, Montepulcianos e está presente também em vários cortes dos modernos Super Toscanos. Uvas internacionais como a Cabernet Sauvignon, Merlot, Syrah, entre outras, também são permitidas e são capazes de elaborar grandes exemplares.

Como na Toscana os vinhos são produzidos de norte a sul e há uma grande variedade de estilos entre tintos e brancos, vou me concentrar nos meus preferidos para esse post. Acredito que representem bem o estilo do local, além de serem facilmente encontrados no Brasil.

4548e4daf49e368b2a073b3da01f85e3

Chianti: Não há como falar de Toscana sem mencionar o Chianti. Vinho mais tradicional da Itália e um dos primeiros do mundo a possuir denominação própria. Durante séculos, o Chianti foi produzido em larga escala, desse modo era comum que vários produtores fizessem vinhos de qualidade inferior, o que prejudicou muito sua imagem.

Com o passar do tempo, novas legislações foram criadas, assim como o Consórcio de Chianti Clássico, para impor delimitações e regras mais especificas com intuito de garantir a qualidade do produto. Por isso, ao procurar por um Chianti, escolha por rótulos com o nome de Chianti Classico com a sigla docg (denominação de origem controlada e garantida) e com a imagem de um galo negro no rótulo.

Galo negro? Por que? Existe uma lenda curiosa que fala sobre a disputa de território entre Florença e Siena no século XVII. Para estipularem até onde iriam as terras de cada cidade, cada uma escolheu um cavaleiro para sair de sua cidade em direção a rival. Quando eles se encontrassem, ali seria o limite de cada cidade. Eles deveriam começar a corrida com o cantar do galo. Siena escolheu um belo galo robusto, já Florença escolheu um galo negro e faminto que acordou mais cedo para cantar, pois estava com fome. Resultado, o cavaleiro de Florença percorreu muito mais espaço.

Lendas à parte, o Gallo Nero é símbolo do Chianti Clássico, que tem seus vinhedos e produtores espalhados entre Siena e Florença, numa das estradas mais belas do mundo. É imperdível, assim como os vinhos que tem como base a Sangiovese e são cheios de fruta madura, rusticidade e aromas de flores maravilhosos. Alguns grandes produtores, Antinori, Fontodi, Ricasoli e Castello di Ama (conforme a Thereza postou aqui).

af08da8261c475199b13ab45ab5c1bc3

Brunello di Montalcino: Provavelmente o mais emblemático dos vinhos italianos. Aclamado em todo mundo, é um autêntico vinho de guarda, para momentos especiais. Seus vinhedos situam-se na ensolarada comuna de Montalcino, no sul da Toscana. A região é montanhosa e a cidade fica dentro de uma espécie de fortaleza.

Ano passado, quando passamos por lá para conhecermos algumas vinícolas, gostamos tanto que esse ano tivemos que passar um dia inteiro. É um lugar muito aconchegante, charmoso e cheio de opções para se deliciar com a culinária local. Os vinhos são um ponto fora da curva no melhor sentido. Quem já provou um bom Brunello sabe, são vinhos ricos, exuberantes, com aromas complexos que lembram couro, cerejas pretas, especiarias e ervas aromáticas.

São produzidos com um clone da Sangiovese, chamado de Sangiovese Grosso e também tem a denominação docg. Há uma alternativa mais barata para os Brunellos, os Rossos di Montalcino que são vinhos mais simples e feitos para serem consumidos mais jovens.

Ao escolher um Brunello ou Rosso, é sempre bom procurar por vinhos de produtores conceituados como: Castello Banfi, Biondi Santi, Frescobaldi, Antinori entre outros.

4704c04cb5c94822eaed1fa8947a5c56-2

Super Toscanos: Essa é uma categoria de vinhos recente na Itália, mas que tem conquistado o mundo! Como na Toscana há uma série de regras para regulamentar a produção dos vinhos, vários produtores optaram por não seguir os padrões determinados e produzir vinhos de perfil diferente. Começaram a utilizar uvas francesas, principalmente a Cabernet Sauvignon e a Merlot, plantar as uvas em áreas não demarcadas por nenhuma pela legislação e adotar técnicas de vinificação próprias.

O que poderia ter sido uma catástrofe, acabou resultando em vinhos de qualidade superior com estilo mais moderno e o mercado logo aqueceu. Como os vinhos não atendiam às exigências para receberem a sigla de doc ou docg, acabaram criando o título de Super Toscanos e a sigla IGT (indicação geográfica típica) para classifica-los. Os Super Toscanos podem ser produzidos em diversas regiões como Chianti, Montalcino, Bolgheri, Maremma e etc. Vários produtores de Chianti e Brunello produzem também Super Toscanos. Umas das regiões mais famosas para esses vinhos é a do Bolgheri, perto da costa do mediterrâneo. Os vinhos de lá ficaram tão conhecidos que decidiram criar uma própria denominação, a doc Bolgheri.

Os Super Toscanos mais conhecidos são o Sassicaia, da Tenuta San Guido, o Solaia, do Antinori e o Ornellaia.

11588fa3f81ad1134818f4d40e403618

Como não poderia faltar, segue minha indicação de dois rótulos de excelentes produtores, pra quem está começando a se interessar pelos vinhos da Toscana.

Maté Rosso Di Montalcino 2012: Vinho 100% sangiovese com boa concentração, aromas de cerejas e framboesas maduras. Pode ser chamado de irmão mais novo do Brunello. É bom deixar o vinho aberto por pelo menos 1 hora antes de começar a degustar.

Vignamagio Chianti Classico Gherardino: Ótimo Chianti de estilo super tradicional. Bem redondo, macio, com aromas de frutas vermelhas e notas de baunilha.

Espero que as informações tenham sido úteis. Não deixem de procurar por vinhos toscanos, pois quando são produzidos por bons produtores, são realmente maravilhosos! Se tiverem alguma dúvida, podem comentar que eu tento ajudar.

Anterior
Próximo
Comente Aqui

6 comentários em "VINHO DE QUINTA: POR DENTRO DOS VINHOS DA TOSCANA"
  1. viviane
    09 out 2015 // 06h37

    Nem bebo vinho, mas sempre faço questão de ler essa coluna, porque e sempre tão vem escrita!!! Rodrigo e Thereza são uma dupla maravilhosa. Adoro esse blog pelo cuidado e zelo com que vocês escrevem. Da pra ver a paixão de vocês pelo que fazem pela qualidade do trabalho que apresentam. Parabéns!

    • Rodrigo
      14 out 2015 // 13h04

      Muito obrigado, Viviane.
      Grande abraço.

  2. Priscila
    09 out 2015 // 19h09

    Adorei o post e veio numa hora maravilhosa. Viajo para toscana em 3 semanas!! Postem mais sobre a toscana até lá!
    Thereza, porque voce nao faz um post das melhores cidades para visitar na toscana?
    Estou adorando as dicas!!

    • Rodrigo
      14 out 2015 // 13h01

      Olá, Priscila.
      A Toscana é realmente maravilhosa. Tem alguma cidade especial que vc queira conhecer?
      Abs.

  3. Rayssa
    10 out 2015 // 20h03

    nossa! que paisagens maravilhosas… já estou me imaginando lá… obrigada pela aula! sou louca pra ir pra Itália e certamente me será útil. :wine_glass: :wine_glass: :wine_glass:

  4. Manuela
    18 ago 2016 // 16h41

    Olá, Rodrigo! Estamos em Florença e gostaríamos, se possível, de dicas de lugares legais pra se comer e beber bem na região, como uma vinícola ou restaurante com degustação. Mandei um direct no ig pra Thereza, mas conto tb com sua ajuda. Obrigada!