Estilo, Moda, Tendência  •  20 ago 2012

O tal do Surrealismo!

Quando o tema é História da Arte + Moda (um dos meus assuntos favoritos!), já falamos de minimalismo, barroco, modernismo e art déco, agora chegou a vez de falar de uma das correntes artísticas mais intrigantes do último século, o surrealismo. Onde a moda entra nessa? Hoje em dia, em tudo!

Sejam looks, acessórios, até mesmo a maquiagem (Betty Ditto + MAC) fala do surreal. Nesses últimos meses vi vários designers colocando um quê de surrealismo em várias de suas criações, sejam em simples idéias (e objetos) abstratas ou até mesmo em interpretações divertidas, que são as mais bacanas e usáveis.

Já o auge dessa onde veio justamente da exposição do MET “Impossible conversation”, de Miuccia Prada e Elsa Schiaparelli, cada uma em seu tempo deu vida à diversas versões do Surrealismo, seja Elsa com Salvador Dali (expoente máximo da arte) até a última coleção da Prada, com itens criativos e subversisvos, como o polêmico sapatos da boquinha fumante, entre outros acessórios que sintetizam um surrealismo mais moderno, atual e e aplicável à nossa vida real.

Falando da boquinha, ela (junto com os olhos) é figura cativa em qualquer referência surrealista. Ela representa o fantasioso, mas também tem um lado feminino e por fim não deixa de ser fofo e divertido, é um “objeto” tão comum, mas se usado de forma não-simplória, vira arte e essa é a verdadeira essência do surrealismo. Todo estilista já teve uma boquinha representada de alguma forma, seja como homenagem, inconscientemente ou meramente ilustrativo.

Recentemente a Neon fez um desfile cheio de itens surrealistas e lá estava ela. Assim como um dos últimos desfiles da chiquérrima Lanvin, que transformou em acessório, clássicos surreais. E nessa temporada Moschino e Manish Arora também apresentaram versões fashionistas da tendência. É só a gente pesquisar mais a fundo que logo encontra essa tal referência, mais ou menos evocada, em várias coleções de inúmeros estilistas.

Agora se teve uma marca que levou a sério – e a fundo – o tema, foi Diane von Furstenberg, no seu desfile do início do ano na NYFW, ela transformou tudo em referêncua surrealista, do clássico relógio de Dalí até as mãos formando uma ilusão de ótica (outra característica da corrente), e não é que criado por Diane ficou chique e usável?

A estilista sensação de 2012, Mary Katrantzou, também relacionou sua última coleção com o tema e a intitulou de “Ideal Surrealista”. Aliás, suas estampas características caem muito bem com o surrealismo, afinal, não é qualquer um que cria uma versão fashionista de uma máquina de escrever. Coisas de Mary!

Agora se tem uma palavra que tem tudo a ver com surrealismo é irreverência e quais são os designers de sapatos mais excêntricos, subversivos e desejados dos últimos anos? Nicholas Kirkwood e Charlotte Olympia! Eles também entraram na onda surrealista e ambos criaram versões (umas literalmente surreais) de sapatos que sintetizam o tema. Não sei se usaria essas versões conceituais do Nicholas, mas adorei o sapato de boquinha e de lua da Charlotte. E já nos acessórios, as meninas da Dannijo também apostam em colares e outros itens surrealistas, divertidos e altamente desejáveis!

Ou seja, pode ser na prática, a título de inspiração ou meramente intuitivo, a onda do surrealismo está aí pra gente observar, incorporar ou apenas pra relacionar como esses movimentos artísticos e a moda andam juntos e são praticamente uma coisa só! Eu curto e vocês?

Anterior
Próximo
Comente Aqui

16 comentários em "O tal do Surrealismo!"
  1. 20 ago 2012 // 12h47

    Thereza, só você mesmo pra fugir do lugar comum e fazer esses posts cheios de informação e inteligência! Adoooooro :)

    • 20 ago 2012 // 12h52

      Fico feliz q gosteee ;))
      Sao meus favoritos pq relembro os tempos de facul e aprendo mt hehe
      Bjs!!

  2. 20 ago 2012 // 12h54

    #BrunaMelloDisseTudo

    Besos Thê!

  3. Amara
    20 ago 2012 // 13h14

    Sempre com posts diferenciados, por isso é o meu blog de moda favorito. ^^

  4. 20 ago 2012 // 13h31

    Bacana , quem disse que o bom gosto também não pode ter um pouco de humor não é mesmo?
    Eu adoro!!! Parabéns pelo post.

    Beijos http://www.mixhilo.com.br (novo e-commerce de maxi acessórios)

  5. Jeane
    20 ago 2012 // 13h53

    Gosto quando percebo a influência de alguns movimentos da História na moda.Ah!E sapatos da Charlotte Olympia são desejo eterno.

  6. Tayse Souza
    20 ago 2012 // 18h51

    Quando li o título do post imediatamente me lembrei do desfile da Neon que foi um verdadeiro show. Acho que se a gente quiser trazer uma referência muito marcada do surrealismo, vai acabar ficando com cara de Lady Gaga (no pior sentido da comparação). Se a referência for beeeeem leve, acho legal. Dá para fazer por exemplo um vestido fofo (♥) com estampa de boquinhas bem pequenas…
    Acho que a dica é: Surrealismo na moda? Aprecie com (muita) moderação!

  7. Fernanda
    20 ago 2012 // 19h23

    Amei!! De onde é essa bolsa de olho grego Thereza?

  8. Gi
    20 ago 2012 // 21h08

    Sem palavras p esse post! Como a Blair diz: “moda é arte, história, cultura…”

  9. 20 ago 2012 // 22h07

    Eu já acertei questões de português em prova lembrando de posts assim.hahah Adoro essa mistura, que na verdade é uma coisa só…enfim, amei de novo:)
    bjss

  10. 20 ago 2012 // 22h23

    Muito bom o texto. Um blog diferenciado! Parabéns!

  11. Andrea
    21 ago 2012 // 00h19

    Parabéns pelo post. Percebe-se uma formação e observação muito boas.

  12. 21 ago 2012 // 15h22

    Muito bacana esse post! Amo quando a moda se apropria da arte e vice-versa! As vezes fica até difícil diferenciar, não é mesmo?! :)

  13. 23 ago 2012 // 09h24

    Pois é, eu adoro esse tipo de post, pois abre mentes!!
    O surrealismo serve de inspiração para nós também, pois podemos ousar (não necessariamente da mesma forma, não? hihihihi).
    Adorei sua matéria!
    DA UMA OLHADINHA , TEM POST NOVO: http://www.blogdatarde.com/2012/08/naugusto-e-savia-salon-e-spa.html

  14. Alana Solis
    04 set 2012 // 12h08

    Olá Thereza! Adoro o blog, viu!
    Sobre o post gostei muito, e na minha opinião, algo que faltou ser citado foi Alexander McQueen, pra mim extremamente surrealista… será que você concorda comigo?
    Beijos!