Moda  •  05 dez 2011

O tal do modernismo

Já falamos do tal do Minimalismo, do Barroco e Art Déco, mas agora chegou a vez de falar de uma corrente bem extensa e popular, o modernismo. E o tema surgiu justamente pois na semana passada o pessoal da MAC me convidou pra conhecer a coleção nova chamada “Art of Powders”, onde cada um dos 3 estojos, homenageia um fase da arte moderna.

Tanto o iluminador, quanto o bronzer e a sombra são incríveis, confesso que estou com uma certa dó de usar, especialmente a sombra. E tinha tempo que não me impressionava tanto com uma coleção da MAC e mais ainda por ter esse motivo artístico, dá super vontade de colecionar e aguardar novas versões (#ficadica).

Agora pra não ficar apenas na resenha do produto, porque não relembrar/conhecer uma corrente artística tão famosa e importante? O modernismo desenvolveu-se no início do século passado e transitou da arquitetura à literatura, da pintura à filosofia. A idéia fundamental da corrente era criar algo novo, esquecer velhos conceitos e visões ultrapassadas, ir em busca de liberdade, de algo…moderno.

Aqui no Brasil, um grande divisor de águas para a arte, foi a “Semana de Arte Moderna” e lembro que foi um marco pra história como um todo, e mais do que aprender numa faculdade específica, na aula de história no colégio já tinham relatos sobre a semana onde se discutiu sobre os novos rumos da arte brasileira e além.

Do Expressionismo ao Cubismo, seria necessário muito mais que um post pra resumir uma corrente que foi referência pra revolução artística do século passado. Mas e a perguntinha básica: onde a moda entra nisso?! Também é bem impossível pautar, mas generalizando, em tudo!

O desfile de inverno da Prada (sempre ela) foi recheado de referências modernistas, mais especificamente no Neoplasticismo de  Mondrian, que é um exemplo clássico de como essas correntes  trocam experiências e se convergem num movimento só. Ou você nunca viu essa junção dos traços e cores acima em outro lugar?

Mas, principalmente, mais do que a tal busca pelo novo, o modernismo na moda resgata a origem e essência da roupa. Assim como no já conversado minimalismo, o modernismo busca nada mais que formas simples, materiais especiais (daí lê-se tecidos), bem trabalhados e acabados. Mais do que uma tendência qualquer, o modernismo busca a função e real justificativa de cada roupa.

Quem sabe mais pra frente  pode rolar post sobre cada vertente do modernista!

 

Anterior
Próximo
Comente Aqui

14 comentários em "O tal do modernismo"
  1. Wan
    05 dez 2011 // 08h19

    Thereza,

    achei o seu post muito legal! Mas sabe o que eu não entendo? Como se usa uma sombra dessa? Sempre acho lindas (igual aquela que tinha a bolsa, não é?) mas não vejo como usar na prática, você não pode mostrar?

  2. 05 dez 2011 // 09h36

    Amei o post! Modernismo é tipo o supra sumo da roupa, tudo que é bom tem que ser evidenciado!
    beijos
    http://blogdamarcelasouza.wordpress.com/

  3. Fernanda
    05 dez 2011 // 09h55

    Bom dia, The! Gostei muito do post explicativo!!! Como gosto muito de ler e de literatura em geral, sacava sobre a Semana da Arte e sobre modernismo na literarura, mas a vertente na moda e na arquitetura eu não tinha familiaridade.
    Eu vou gostar bastante se tu fizer mais posts como esse.
    Uma ótima semana! Bjs

  4. Isabele Carestiato
    05 dez 2011 // 10h53

    Parabéns, Thereza! Ir além do publipost e acrescentar informação e arte. É por isso que o Fashionismo chegou onde chegou.

  5. Chris Anelise
    05 dez 2011 // 12h06

    Esse post me fez lembrar de um trabalho que fiz na escola sobre abstracionismo, não era pra falar de moda e tals,mas não tinha como eu não ligar o abstracionismo à moda,né?(risos)
    Enfim, adoro posts assim, é cultura!:)

  6. Vivian
    05 dez 2011 // 14h01

    Olá, Thereza, td bem? Já vi vc comentando algumas vezes q preza por um “bom português” aqui no blog. Então, não querendo ser chata, apenas a título de colaboração, “dó” é palavra do gênero masculino, e, portanto, devemos escrever “um certo dó”. Estranho, né? Demora mas a gente acostuma, haha! Super bjo!

  7. 05 dez 2011 // 14h07

    Gostei do post!!!!Ficou bem claro sua formação acadêmica…….muito bom THE Flames!!!

  8. 05 dez 2011 // 16h20

    O modernismo foi uma grande ruptura nas artes, onde toda a regra deveria ser quebrada e o importante naquele momento era o novo. Isso ocorreu nas diversas artes,na dança isso também aconteceu, mas bem ligada ainda as concepções clássicas. E posso afirmar que essa corrente ainda encontra hoje em dia muitos adeptos. Enfim, adoro falar de arte, poderia ficar horas escrevendo, mas este não é o objetivo.
    Ótimo post de introdução a era modernista.
    bjos

  9. Sabina
    05 dez 2011 // 20h44

    Para um trabalho da faculdade (faço moda) usei o Modernismo com uma de minhas referências, mais especificamente a Tarsila do Amaral. :)

    • 05 dez 2011 // 23h42

      Sabina, sou fà da Tarsila, por isso que ela meio que ilustrou uma das fotos, se tiver boas dicas relacionadas à moda, pode me mandar hehehe quem sabe nao fazemos um post colaborativo ;))
      bjsss

  10. Mariana
    07 dez 2011 // 02h09

    nossa tambem teria muito dó de usar essas maquiagens kk

  11. Tayse Souza
    07 dez 2011 // 17h53

    Thereza
    Um post sobre cada uma das vertentes seria perfeito!!!
    Estes posts com conteúdo que vão além da moda propriamente dita são ótimos e, com certeza, uma fonte para novos conhecimentos, ou simplesmente uma forma de relembrar conteúdos aprendidos.

    Eh Meu povo!!! Thereza Chammas também é cultura, e não apenas cultura pop
    Parabéns

  12. Camila
    08 dez 2011 // 23h42

    AMEI voce introduzir o modernismo aqui! Sem dúvidas é meu periodo favorito e não sei se todas suas leitores conhecem sobre o assunto. Ótima forma de falar sobre e gerar interesse.
    Mas como se usa uma sombra dessa????? Além de ser maravilhosa, acho que ia esbarrar em todas as cores e fazer uma cordeburroquandofoge. Ou é essa mesmo a proposta? haha
    Beijos

  13. Marina
    19 dez 2011 // 20h27

    Adoro História da Arte, então esses posts que relacionam moda com correntes artísticas estão entre os meus preferidos! Quero mais! ;)