Moda  •  28 set 2011

O tal do Art Déco

Depois do “tal do” minimalismo e do barroco, chegou a vez de falar de outra corrente artística muito conhecida e admirada: Art Déco. E quem pensa que esse é um post aleatório, super se engana, nessa última semana aconteceu um grande desfile em Milão que era all about Déco!

Gucci apresentou um desfile deslumbrante e inspirando na arquitetura nova iorquina. Construções como Chrysler e Empire State deram o tom das roupas, que mais pareciam vindas da década de 20, a mesma década que, assim como os tais prédios, surgiu o Art Decó! Fácil notar semelhança na sutileza dos traços, sem parecer uma fantasia arquitetônica.

Surgido na França e popularizado nos EUA, o Art Déco foi um movimento que mais prezava pela estética e design apurado. Sem nenhuma função construtiva, mas com um forte apelo decorativo, tal movimento era definido por geometria, simetria e simplicidade. Se encaixava entre o rebuscamento do Art Nouveau e a simplicidade do modernismo, que sucedeu tal corrente. Foi a época do enxugamento de arestas, literalmente.

O Art Déco é composto por linhas retas, nuances ecléticas de cubismo e futurismo e altas doses de elegância e sofisticação. Caminhou de mãos dadas com o Jazz e toda a moda minimalistas – quase masculina – de meados dos anos 20 até início dos 30. Aliás, super imagino esses looks da Gucci ao som do bom jazz! Agora o mais bacana do estilo é que ele tem todo um rigor geométrico, mas sem função apenas decorativa, sempre tem um senso estético apurado e significativo associado à cada linha.

E depois dos icônicos prédios nova iorquinos, foi Miami quem consagrou a corrente. Ali por South Beach, o que mais se vê são prédios e detalhes seguindo o preceito Art Déco. Aqui no Rio, entre o lindíssimo Biarritz e a imponente Central do Brasil, o Cristo é a maior estátua Déco do mundo, quem diria? Os traços definem!

Na moda, muito usa-se movimento Déco como inspiração. Das roupas às jóias, por mais sutis que as referências sejam, os olhos mais sensíveis enxergam cada detalhe geométrico como uma homenagem à tão famosa corrente. Se outrora, o estilista Paul Poiret foi seu maior representante, hoje em dia seja com Karl ou Marc, vê-se muitos momentos Déco em vários desfiles.

Agora para não confundir Nouveau com Deco, basta lembrar do arquiteto espanhol Antonio Gaudi (meu favorito!), notório representante da Art Nouveau com suas construções de linhas assimétricas e sinuosas, porém delicadas, de seu mix de materiais, detalhes rebuscados e referências à natureza. Enquanto isso, Déco prezava pela simplicidade, repetitividade e uso de outros tipos materiais. Ambas lindas, inspiradoras e até hoje recorrentes no nosso dia-a-dia,  sem sequer percebermos.

Aliás, Art Nouveau também merece um post próprio, que tal? E qual é a corrente artística favorita de vocês? Da moda a arquitetura sempre tem uma que nos define!

Anterior
Próximo
Comente Aqui

24 comentários em "O tal do Art Déco"
  1. 28 set 2011 // 17h31

    Art Deco é meu segundo estilo favorito , kk. Nada ganha o incrivel e mega exagerado Art Nouveau!
    Sempre sinto falra de uma silhueta nos anos 20 =/
    Bjs, @raffasanches
    sorvetefashion.blogspot.com

  2. Karol Pires
    28 set 2011 // 19h19

    quando eu era criança, sempre que ia ao Flamengo no sábado, falava que quando fosse grande eu ia morar no Biarritz. Ahhhhh a inocência uhauhauauahau

  3. Priscila Rebelo
    28 set 2011 // 19h41

    Poxa Thereza, tive prova sobre Art Déco e Art Noveau! Não estudei nadinha, se o post tivesse sido ontem eu me daria bem! hehe

  4. jonara
    28 set 2011 // 20h41

    ótimo post Thereza!
    Eu não consigo definir favorito, consigo ver beleza em tanta coisa! Mas acho que ainda tenho uma queda maior pelo art nouveau… as curvas, os materiais, a composição meio assimétrica às vezes… isso tem um certo mistério que me fascina.
    Beijo querida!

  5. Tanize Monnerat
    28 set 2011 // 21h16

    Amo, amo, amo Nouveau!!! E amo posts assim.

    Mas em termos de corrente artística nenhuma vence o expressionismo. Mas tb amo o Gustav Klint e o Edgar Degas…
    É impossível escolher um só. Enfim, amo artes plásticas!

  6. 28 set 2011 // 21h46

    Arquitetaaa adorei esse post! tudo a ver essa moda art deco..to amando!super explicado e ótimas referências! beijok

    http://melnomundodamoda.wordpress.com
    @melmundodamoda

  7. Gisella
    28 set 2011 // 22h38

    Thereza que post maravilhoso ! Parabéns pelo blog e se possível continue com esse tipo de de post … e qnt ao estilo prefiro o art noveau, é mais surpreendente e tbm adoro o Gaudi

  8. 28 set 2011 // 22h55

    Adorei seu post, muito arquitetônico, HUAHUAHUAHUA!

    Tirando a parte que fala de roupas e acessórios, praticamente um dájà vu das aulas de História da Arquitetura…

    Acho que não tenho um estilo favorito, apesar de tender mais ao Modernismo… Mas por pura influência da FAU – professores, alunos e o próprio prédio, HAUHAUHAUHA!

    Beijinhos!

  9. Juliana
    28 set 2011 // 23h38

    Meu estilo arquitetônico favorito é beeeeem lá pra trás. Sou apaixonada pelo gótico, especialmente as formas francesas… Sou fissurada por vitrais!

    Beijinhos!

  10. Anna Beatriz Friedl
    28 set 2011 // 23h42

    Para quem gosta de Art Nouveau, super indico o museu Horta em Bruxelas. Surtei lá dentro!

    bjs!

    • Celina Horta
      30 set 2011 // 15h08

      Cconcordo, o art nouveau de Victo Horta é maravilhoso

  11. 28 set 2011 // 23h50

    Belo post, com muita informação e conteúdo! Tenho sentido falta desse tipo de coisa na blogsfera. Parabéns. O desfile da Gucci foi um dos meus preferidos dessa última temporada.

    bjos

    http://www.madeinfor.com.br/blog

  12. Aiade
    29 set 2011 // 00h09

    Não sou lá muito fã de estética Deco, mas admito que o mobiliário histórico e a música são excelentes! Quando a arquitetura inspira a moda o resultado é sempe interessante.
    Vale lembrar que Goiânia também é muito marcada pelos prédios do estilo.

    Terminar um post com Gaudi é que foi ma-ra-vi-lho-so!

  13. 29 set 2011 // 03h46

    Ar deco! Muito bom esse estilo, toda a sua historia e como ainda consegue ser sustentado hoje em dia. Tudo muito bonito e interessante na minha opiniao! :)
    Lembrei de dizer uma vez que voce é blogueira, que a brandsclub em Outubro tem promoções bem legais em roupas de marca como Calvin Klein. Fica a dica!

    Beijos e parabens pelo blog e por todos os posts interessantes!

  14. carol
    29 set 2011 // 11h06

    Theresa, amo seu site, mas pleaseee fale mais de PERFUMES!!!!!!!! Amo esse assunto e sinto falta aqui…Bjuus

    • 29 set 2011 // 11h20

      jura??? comprei varios perfumes novossss, me empolguei e vou postar huhuhu
      bjokass

  15. 29 set 2011 // 11h19

    Parabéns pelo post, muito bem escrito assim como ilustrativo, e com muitas fontes bacanas. Mais desses são sempre bem-vindos no mundo dos blogs, associação perfeita.
    Quanto ao Art déco, acho lindo. Simetria com certeza encanta, mas meu favorito continua sendo o tal barroco!
    Beijos

    • 29 set 2011 // 11h21

      Que bom que gostou, Lorena! Fico feliz!!
      E com certeza o barroco tb eh o que mais me seduz huhuhu
      Bjs!!!

  16. Luciana
    29 set 2011 // 12h44

    Post que fala de verdade sobre moda e arte!!!! Nada daquelas palhaçadas de look do dia, olha como sou bonita, rica e me visto bem. Não é a toa que seu blog de moda é um dos mais importantes do país, falta só ser reconhecido como o melhor!

    Parabéns

    • 29 set 2011 // 13h23

      Que bom que gostou, Luciana!!
      Esses posts também são meus favoritos!!
      Ate porque, eu que nao sou boba nem nada, super estudo e relembro minha época de facul!
      Bjsss

  17. carol
    29 set 2011 // 12h56

    obaaaaaaaa, AMEI, vou aguardar ansiosa pelas suas resenhas perfumísticas!! Obrigada querida!! beijos

  18. Celina
    30 set 2011 // 15h01

    Art Nouveau, é lindo!!!

  19. Lissa
    06 nov 2011 // 21h18

    Amei o post!!!
    Faça mais deste tipo!! :)