AS MAIS
LIDAS!

O tal do Barroco

09/08/2011  •  Por Thereza  •  Estilo, Moda, Tendência

Ano passado, no início da onda minimalista, fiz um post traçando um paralelo entra o movimento fashion e o arquitetônico, e até mesmo tentando mostrar que minimalismo não significa “saia curta”, como alguns confundem. E como foi um post bem esclarecedor, e vocês gostam dessa relação moda + história da arte, chegou a hora de abordar outro estilo que adoro: o barroco!

É que recentemente, Miuccia Prada misturou essas duas correntes, com uma coleção de óculos chamada “Minimal Baroque”, e tenho visto esse estilo em vários lugares, mas afinal, o que de fato significa? Lembro que nas minhas aulas de história da arte, era minha expressão artística favorita, porque era fashionismo puro! Exageros, excessos, tudo junto e misturado, isso falando de uma maneira bem óbvia.

Tecnicamente falando, o barroco nada mais é que a arte da exuberância. A união da opulência e do rebuscamento. A subversão das regras de simetria e espaço. Uma arquitetura teatral, onde o detalhe é meramente decorativo, porém altamente impressionante. No barroco, mais é mais!

Seja na sua origem italiana ou no derivado nacional mineiro, a arquitetura das igrejas foi seu forte, mas existe uma boa referência no mundo (ou país) fashion. O Palácio de Versailles, que é um dos lugares mais lindos que já fui na vida, resume todo esse sentimento barroco, tudo com o crivo francês de luxo e ambição da era de Louis XIV. Sejam os espelhos, lustres ou a madeira lapidada, um post é pouco pra entrar nos seus – ricos – detalhes.

Recentemente, no auge da Balmania, Decarnin fez uma coleção que foi apelidada de Barroco’n’nRoll, por justamente trazer elementos do barroco, como brocados e dourados, pro dna rockeiro da marca. Quem identifica um pouco da arte, logo acha relações bem criativas, e não foi à toa que está foi umas das coleções mais festejadas da Balmain, um mix perfeito, e nada óbvio, de dois perfis bem distintos.

Já esse ano, Jason Wu se inspirou em Versailles e toda sua opulência barroca. A idéia era criar um contraste com a simplicidade do sportwear americano, tema no qual Wu é expert. O resultado foi o tal mix de minimalismo com exagerismo, e não é que os opostos se atraem? Irônico, but true.

Outra coleção bem festejada, por praticamente transcrever e evocar o barroco literal, aquele extraído de afrescos e detalhes eclesiásticos, foi a da dupla Basso & Broke. Aliás, achei uma das mais bonitas que vi! O mix de estampas ficou moderno, diferente e o resultado foi impressionante, distante de qualquer possível caricatura.

Poderia ficar dias pesquisando eternas relações do barroco da moda, é um casamento inevitável. Não posso dizer que o barroco é a tendência da vez, pois é mais, é atemporal. O interessante é observar a proposta de cada estilista e, principalmente como nós, leigos, conseguimos identificar seus elementos, sejam em detalhes, referências, composições. Seja óbvio ou conceitual, o barroco pode estar sempre presente, vai da gente colocá-lo em prática!

E se o barroco não é suficiente, sempre tem o rococó pra incrementar ainda mais! E no Decorismo tem mais posts sobre o tema ;D Querem mais história da arte – e da moda – por aqui?




Deixe seu comentário!
*Preenchimento obrigatório (seu email não será divulgado).
Quer que a sua foto apareça no comentário? Clique aqui e cadastre-se!

41 Comentários
  1. Mille Vitória - 09/08/11 - 14h03

    PURO LUXO! ;D

    Responder
  2. Ana Flávia - 09/08/11 - 14h12

    Faz posts com inspirações de lugares de casas. Tipo quartos, salas … aproveitando que a blogueira Fashonista é arquiteta! rsrs

    Beijos, http://www.nadafutil.com/2011/08/sorteio-glossybox.html
    @NadaFutil *-*

    Responder
  3. Clara Almeida - 09/08/11 - 14h16

    Adooorei The!
    Sou estudante de arquitetura e assim como você, amante da moda! Muitos me perguntam pq não troco de curso e sempre respondo que Arq e Moda são extremamente ligados. Você conseguiu expressar isto mt bem no post, Parabéns (:

    Responder
  4. Soiis Rabelo - 09/08/11 - 14h20

    Realmente… Barroco é tudo de bom! Se falar do drama, do teatral que existe neste estilo artístico! Gostei muito!!! E já que vc perguntou, sim eu quero mais! :)))

    Responder
  5. Anna P.B. - 09/08/11 - 14h20

    Lindo post!!! Parabéns, Thereza! Seus posts fogem do óbvio e isso é mto legal!!!! Bjus!

    Responder
  6. Fernanda - 09/08/11 - 14h34

    E o barroco movimento literário? É muito interessante, os assuntos e pensamentos da época eram bem extremos, bem dualistas. Religião x Antropocentrismo, Pecado x Perdão, Desejo x Deveres, Vida x Morte, Tristeza x Alegria, etc. Fora a linguagem, rebruscada, impossível de compreender, misteriosa.
    hehehe

    Responder
    • Thereza - 09/08/11 - 14h39

      Fernanda, adorei o complemento!! Não me atrevo muito na seara literária hehehe mas fica à vontade pra nos contar #blogueiraabusada

  7. Gabriela - 09/08/11 - 15h12

    Amei!!! Amei!!! Amei!!! Tb sou arquiteta e apaixonada por moda!!!!
    Vi também sua indicação do livro moda arquitectura corporativa, vou comprar!!!!
    Realmente demais!!! Parabens!!!

    Responder
  8. Carol Alfinetes de Morango - 09/08/11 - 15h15

    The
    O barroco é para mim um dos movimentos artísticos mas encantadores ao lado do renascimento, gosto dos clássicos. Apesar de ser essa profusão de formas que as vezes nos confunde, ainda mais se falarmos de rococó, vejo uma beleza infinita. Exagero, contraste cada lugar com sua particularidade, mas acima de tudo uma preocupação com a beleza, com a estética, característica que acho que nossa epoca trocou só pela funcionalidade. Acho uma pena.
    Quanto ao post um ótimo resumo desse movimento tão complexo.
    Bjos
    http://www.alfinetesdemorango.com

    Responder
  9. Thayane - 09/08/11 - 15h21

    ´´E TÃO RARO COMENTAR, MAS QUANDO TEM UM POST TÃO TÃO TÃO BEM ESCRITO, NÃO QUE OS OUTROS NÃO SEJAM, MAS É QUE TEM UNS QUE BATEM MAIS FORTE NO CORAÇÃO, APAIXONEI MAIS PELO BARROCO, AU ADOREI A PESQUISA. IMAGINEI UMA ESTUDANTE DE MODA FALANDE EM FRENTE A TURMA COMO SE ESTIVESSE APRESENTANDO UM TRABALHO … OK OK #LOKAAAA HAUHAUHAUHAU

    o TAL DO BARROCO É TENDÊNCIA SINCE SÉCULO PASSADO E SERENA E BLAIR ACHAM QUE LANÇAM MODA!!!

    BEIJUUUU
    AMEI O POST THEEE!!!

    Responder
  10. Verena Oliveira - 09/08/11 - 15h28

    Sensacional o post thereza!!! quero mais com toda certeza :)

    Responder
  11. beatriz coimbra - 09/08/11 - 15h56

    Maravilhoso!!! O post ficou muito beme stcrito parabens amiga!!!
    Eu por mim podem vir muitos post moda + art!!!
    beijos

    Responder
  12. Diana - 09/08/11 - 16h12

    Oi
    É para você vê, Fashionismo também é cultura. brinks.
    Achei um máximo essa explanação ao mundo do Barroco. Acho que nunca vi esse tipo de tema em outro blog. Demais!!!

    Thereza, com o devido respeito coloquei uma foto do seu lindo colar: http://4.bp.blogspot.com/-ClW09jcqsR4/TjmYuDpFpNI/AAAAAAAABoc/jK2y0YNJvRY/s1600/4c9203b51ca940038acdcbca8076d45d_6.jpg, lá no meu blog. Só queria confirmar se é da H&M. Parece muito. Confirma pra mim.
    Beijos Diana
    http://naomaisumsexofragil.blogspot.com/

    Responder
  13. Yasmim Barbosa - 09/08/11 - 16h16

    Simplesmente lindo e muito bem feito! Amei esse post e seria mt bom ver mais posts assim!

    Responder
  14. Claudia - 09/08/11 - 16h55

    Sem “barroquismo”, o post está incrível!!

    Responder
  15. fAbI - 09/08/11 - 17h03

    Parabéns,The. Excelente post. Com certeza gostaríamos de mais ‘aulas’ como esta. bjO

    Responder
  16. Carol Lancelloti - 09/08/11 - 17h51

    Apesar de eu estar mais para um Rococó, ou Art Nouveau, adoooro um Barroco!

    Beijos, The

    Responder
  17. Paola Zandonadi - 09/08/11 - 18h14

    Melhor post que eu li em blog ever. Parabens. Ah e obrigada por responder minha pergunta na semana passado sobre o Decorismo, apesar de nao gostar muito de nao ver mais na pagina principal gostei de saber que vc ainda mantem a tag.
    Parabens de novo pelo post ta incrivel.

    Responder
  18. Pollyana Teixeira - 09/08/11 - 18h15

    “Querem mais história da arte – e da moda – por aqui?”

    Siiiim!!!

    Responder
  19. Giulianna - 09/08/11 - 18h21

    Adoro posts assim, continue sempre!
    E sinto falta daqueles posts com aquele toque filosófico, sabe?
    São os que eu mais gosto de ler e são o diferencial do blog!
    Beijos, the!

    Responder
  20. Marcella - 09/08/11 - 19h21

    ADOREI o post! Acompanho o blog ha um tempo, e eh incrivel perceber como que voce consegue, com uma linguagem simples e textos atraentes, abordar temas com profundidade e conteudo! Realmente, os post fogem do obvio e nos dao oportunidade de conhecer mais coisas, de forma melhor…! Parabens e obrigada!! =)

    Responder
  21. Bárbara - 09/08/11 - 19h26

    amei essa combinação história da arte + modo, pois são duas coisas que amo. Use e abuse ;D … Adorei essa coleção Baroque n’roll, para mim essa moda podia pegar e virar acessível.

    Responder
  22. Amanda Coronha - 09/08/11 - 19h37

    Amo o Fashionismo porque aborda de tudo um pouco! Parabénsss The, sou fã de carteirinha!!! Beijossss

    Responder
  23. Nanda - 09/08/11 - 19h59

    Esses posts são os meus preferidos!

    Responder
  24. Laura Azevedo - 09/08/11 - 20h28

    Suuuper quero mais posts que nem esse, amo essa relação moda e história da arte. Ótimo post!

    Responder
  25. Zana - 09/08/11 - 20h30

    Adorei o seu post! Eh muito interessante todas as ligacoes que a moda possui :)

    http://pochetefashion.blogspot.com

    Responder
  26. Maiani Biancardi - 09/08/11 - 20h38

    Thereza, estava numa fase de ler diversos blogs de moda, mas depois de um tempo acabamos enjoando neh? Sempre as mesmas coisas, os mesmos conceitos a ser comentados/exibidos. O seu blog foi um dos poucos a sobreviver no meu favoritos… E cada vez que entro aqui, e me deparo com posts como esse, lembro o porque o fashionismo continua lá!
    Com certeza é o blog que eu mais gosto. Você mostra a moda de forma diferente, despretensiosa (será?) e sempre nos dá uma aula!
    Já estou até pensando em fazer arquitetura, só por diversão!! rsrs

    Parabéns pelo blog, e continue nos inspirando!

    Responder
  27. Carolina - 09/08/11 - 20h51

    Estou me formando em arquitetura e simplesmente ADOREI esses posts em que vc faz essa co-relação entre o universo da moda e da arquitetura!! Parabéns!!!

    Responder
  28. Gabi Grappa - 09/08/11 - 21h15

    Meu sonho é ir ao Palácio de Versailles, à Ópera Garnier e à Catedral de Notre Dame, mas só vou poder ir depois do vestibular. Imagino que esses locais sejam 100000000x mais bonitos ao vivo <33

    Responder
  29. Fernanda - 09/08/11 - 23h21

    É impressionante como a maneira que você escreve prende a atenção da gente! PARABÉNS!!! Post maravilhoso!

    Responder
  30. Fernanda - 09/08/11 - 23h21

    É impressionante como a maneira que você escreve prende a atenção da gente! PARABÉNS!!! Post maravilhoso!

    Responder
  31. Anita - 10/08/11 - 00h20

    ADOREI!!!!!!!! Queremos sim, The, não ficou nada cansativo, adorei mesmo. E eu, que sou formada em Literaturas, preciso lembrar que a literatura, que é a pura representação da sociedade em que se insere, também entra na onda da arte, da arquitetura e da moda, por que não? Adorei mesmo!!!!!!!

    Responder
  32. Lari - 10/08/11 - 01h04

    The, sem “puxa-saquismo”, é por isso que sou leitora assídua do blog. No meio de tantos blogs abordando os mesmos temas e looks do dia (a carapuça me serviu!), o seu se destaca por conseguir abordar de maneira simples, com uma linguagem intimistas, temas que requer conhecimento e que muitas vezes são difíceis de tornar agradável para nós leigos. Mas você consegue com a maior facilidade! Adorei aprender a ligação do barroco com a moda. Beijos

    Responder
  33. Lilian - 10/08/11 - 09h34

    Concordo com o comentário acima da Lari. Abordar esses assuntos é um diferencial a mais pro seu blog, Thereza!
    Ah, e os posts de casamento? Confio no seu bom gosto e espero mais dicas e inspirações

    Responder
  34. Georgia - 10/08/11 - 12h33

    Fashionismo também é cultura! É justamente disso que precisamos, mais conteúdo na internet!

    Responder
  35. Fabiana - 10/08/11 - 15h17

    eu queroo!

    Responder
  36. Isabella Postali - 10/08/11 - 22h54

    Adoro posts como este The, com cultura!!

    Responder
  37. Liège Gouveia - 11/08/11 - 14h05

    Eu quero !!! Amei o post !!!

    Responder
  38. Emmy Wasikowska - 13/08/11 - 16h49

    Concerteza irei querer mais história da arte e moda. Inclusive passei este post para minha professora de português e ela amou :)

    Responder
  39. […] do “tal do” minimalismo e do barroco, chegou a vez de falar de outra corrente artística muito conhecida e admirada: Art Déco. E quem […]

    Responder
  40. […] (junto com a mania de grandeza)! Foi ele quem mandou construir o Palácio de Versailles! Como já disse a Thereza Chammas no post dela, no Barroco mais é […]

    Responder