Comportamento, News, Pense  •  27 abr 2020

Carta da editora: O novo normal

Quando o assunto é produzir conteúdo durante a pandemia na qual vivemos, confesso: tenho encontrado uma certa dificuldade. Tenho sentido algumas pautas, que antes eram comuns, hoje mais me parecem fúteis e sem cabimento. Como eu vou dizer a tendência do look x pro inverno 2020 se a gente mal tá saindo de casa? Como vou falar de batom y se ele vai ficar escondido sob nosso novo item ~imprescindível da vez? A máscara.

Sei também que me cobro demais, que muitas vezes um conteúdo, digamos, entretenimento de blogs e redes sociais pode funcionar como uma válvula de escape em tempos de pandemônio (da pandemia). Mas nesse mais de um mês de quarentena, optei por ser mais generosa comigo mesma do que em me forçar a ser criativa ou até mesmo produzir conteúdo inadequado (eu sou a minha maior crítica). 

E esse foi um dos grandes motivos pelos quais o blog tem andado em banho maria, bem como meu Instagram e Podcast. Estou passando por algumas mudanças e viver isso dentro de uma pandemia me fez com que eu me preocupasse um pouco mais comigo e deixado meu amado blog em segundo plano. Como isso é a primeira vez que acontece em 12 anos, me permiti. Espero que entendam <3

Mas cá estou, mesmo com dezenas de posts rascunhados e guardados, sinto que alguns deles se perderam diante desse tal novo normal, mas como disse acima, precisamos encontrar uma válvula de escape em meio à essa crise. Da minha parte tentarei ao máximo manter meu bom senso, noção de privilégio e consciência da minha humilde influência e posição enquanto criadora de conteúdo.

Depois desse mês sabático, já estou com novas ideias de posts, pautas e conversas para esse novo momento. Não quero deixar de falar de moda, beleza ou adoráveis trivialidades, mas sim encontrar um ponto de equilíbrio razoável. Quero muito falar desse lado mais business, de como influenciadores e marcas precisarão se portar diante dessa nova era, o que de fato é fútil ou útil, o nosso papel, enfim, muitas reflexões que quero compartilhar com vocês.

Também criei uma tag nova que acho que vão gostar, a “Relembrando looks do tapete vermelho” me fez chafurdar todo nosso arquivo do saudoso Look da Semana e trazer de volta um look memorável por semana, aquele que vai bater a nostalgia e memória de “puts, lembro desse look, bons tempos!”. Já fiz 10 posts pra RLTV que entrarão religiosamente às quintas! No mais, em breve teremos mais novidades, pautas e assuntos do nosso universo Fashionismo em novos tempos, mas sempre juntas! Por fim, e o mais importante: gostaria de saber o que VOCÊS esperam de um veículo de moda/beleza em tempos como esse?

Beijos, Thereza

Anterior
Próximo
Comente Aqui

25 comentários em "Carta da editora: O novo normal"
  1. Priscilla Asbeck
    27 abr 2020 // 15h29

    É fada sensata que diz? Maravilhosa Thereza :clap: :clap: :clap:

  2. 27 abr 2020 // 15h55

    Adorei a iniciativa! Algo que notei foi que mesmo com a pandemia rolando, eu e muitas mulheres passamos a cuidar mais da pele, principalmente do rosto, mas o corpo também precisa de cuidados, e seria legal ter mais informações de cosméticos (skincare) que realmente funcionem e que a gente possa comprar online. A maioria de nós que está em home office ainda se arruma para as vídeo-chamadas de reuniões, etc. Moro em Portugal e especula-se que já em maio a gente comece a reabrir algumas lojas, como café e salão de beleza. Então pense na importância de abrir um salão agora, a necessidade de nós mulheres nos sentirmos bonitas e confiantes. Fora que muitas foram demitidas e vão precisar de um plus a mais para conseguir um novo emprego, e nessa hora a auto-estima vai fazer toda a diferença. Há uma infinidade de assuntos que eu adoraria ler no blog, ver seu ponto de vista sobre esses assuntos, e levo muito a sério tudo o que vocês indicam.
    Pra quem está comprando online seja roupa ou maquiagem, tem toda uma dificuldade sobre cores e tamanhos de roupa/calçados, qualidade dos produtos. Fora que tem muita loja online que não tem loja física, ainda não é muito conhecida mas vale a pena, sabe?
    Enfim, fiquei animada com esse post e espero ver esse blog voltando a ativa total em breve.
    Vai ser maravilhoso!

  3. Beatriz Araujo
    27 abr 2020 // 17h04

    The e Fashionismo sempre on point! Acho legal discutirmos os possíveis caminhos da moda nos próximos anos, qual vai ser a prioridade: fashion ou confortável? Como o mercado, principalmente o de marketing de influência, vai seguir? As máscaras vão virar de fato um item com informação de moda? Isso é ético? São muitas questões!

    Eu gostaria de ver mais conteúdo relacionado a responsabilidade social e ambiental também. E claro, sem esquecer dos nossos sopros de leveza cotidianos. Obrigada por manter esse espaço preocupado com o que queremos consumir ♥️

  4. Clarice
    27 abr 2020 // 17h33

    Thereza, nunca escrevo comentários em blogs, mas lendo o seu post senti vontade. Acompanho blogs religiosamente todos os dias desde 2009, mas neste mundo de Instagram deixei de acompanhar a grande maioria, me atentando apenas alguns poucos e bons, que trazem conteudo de verdade e o Fashionismo é o principal deles.

    E justamente neste momento de pandemia, onde eu estou trabalhando muito pesado, entrava todo dia no blog em busca de uma fuga, um momento de relax e não achava textos novos.

    Entendo muito tudo o que vc disse e que bom que vc se respeitou, deu o seu tempo e está de volta!

    Com certeza trará assuntos pertinentes a esse novo momento e nos trará um respiro no meio desta loucura toda!

  5. Chris Anelise
    27 abr 2020 // 17h52

    The, o que eu espero são posts como esse que mostra a real mesmo, a sua preocupação e o seu lado humano. Eu acho que os conteúdos agora, mesmo que de entretenimento não devem negar a realidade e/ou não abordar nada sobre essas mudançasc, acho muito bom ter essa comunicação entre o entretenimento e a nova realidade, que é de todos. Continuo gostando de analisar looks, ver as tendencias, mas ficar só nisso pra mim perde o sentido de acompanhar seja um site, instagram ou o que for. Eu quero conteúdo consciente e consistente. E você é quem melhor faz isso!

  6. Gabi
    27 abr 2020 // 19h39

    Que bom que você tirou este tempo para si! Muito necessário depois de tantos anos em ritmo constante… Você em primeiro lugar hoje para termos pra sempre, rs. Não tenha medo de escrever seus posts. É um serviço que você presta para todos nós que somos sua audiência. Bom senso não vai faltar da sua parte. Quem acha isso não te conhece. ❤️

  7. Elis Chiachia
    27 abr 2020 // 19h42

    Excelente! O que eu espero é refletir cada vez mais sobre o consumo consciente, mas também como usar a moda e os cuidados com mente/corpo para dar um up na nossa autoestima durante e depois da pandemia.

  8. Isabella Bernat
    27 abr 2020 // 20h00

    Que post maravilhoso. Perfeita as usual. Neste período tão difícil, espero dos veículos voltados para moda/beleza/lifestyle um equilíbrio entre as coisas mais “””fúteis””” – entre muitas aspas – com conteúdos mais profundos de análise de mercado, influenciadores, marcas, etc. Certamente nada fora do comum pro Fashionismo. <3

  9. 27 abr 2020 // 20h41

    The, te companho há anos e confesso que senti sua falta por aqui. Entendo perfeitamente sua posição, todo mundo precisa de um tempo as vezes né, se repeitar em primeiro lugar. Feliz que está de volta! Por várias vezes nesse período me peguei digitando sua URL pra ver se tinha algum post novo. Mal via – vejo, na verdade- a hora da The discorrer seus pensamentos sobre a atual situação e especular sobre o que poderá ser do futuro da moda e do consumo com base nisso. E se decidir falar sobre uma tendência, tenho certeza que vai saber fazê-lo com muito bom senso. Suas leitoras estão aqui, saudosas dos seus posts, ansiosas pelo que está por vir!! Beijosss

    Ari

  10. Flavia Penereiro
    27 abr 2020 // 22h05

    Eu amo o seu conteúdo, adoro suas dicas e tudo o que vc recomenda.
    Se quiser se aventurar nesse tema mais business, estamos aqui pra te dar todo o apoio do mundo.
    Mas queria pedir humildemente para não deixar meu conteúdo de hoje (que vc descreveu como fútil) para tras.
    Muitas são as blogueiras que estão nessa pegada (ensinando a ser blogueira) e é cansativo demais. Parece que atras de cada fala elas vão me vender o curso, ou a mentoria delas.
    Falo tudo isso, da maneira mais humilde possível, pois admiro muito seu trabalho e quero continuar tendo esse privilégio de poder consumi-lo
    Bjos grandes e espero que todos ai estejam e fiquem bem!

  11. Lara
    28 abr 2020 // 09h06

    The, sou sua leitora antiga. Pelos mesmos motivos que você não vinha escrevendo, eu também não vinha procurando esse tipo de assunto. Hoje, decidi entrar no blog para ver o que tinha de novo, esperando e quase sabendo que iria encontrar um post exatamente como este! Conhecendo você (com isso, digo, seu trabalho aqui), não podia esperar nada diferente que uma voz inteligente, consciente e razoável, que explora a leveza e o gosto pelas adoráveis coisinhas do mundo do entretenimento sem jamais tirar o pé do chão. Assim, de certa forma, o essencial não mudou e eu fico feliz em ver isso. Parabéns =)

  12. Leila Abasse
    28 abr 2020 // 09h31

    Theresa, eu acompanho o teu blog desde 2008 e todos os dias religiosamente passo por aqui. Ultimamente eu tinha reparado que o blog estava meio “parado” e eu pensava assim, fogo agora que tenho mais tempo para passear pelos blogs, o meu favorito está parado. Para explicar o porquê de ser o meu favorito eu tenho que te explicar uma coisa, eu nao lido muito bem com mudanças, eu acho que alguns blogs viraram paginas de publicidade e promoção pessoal, desde 2008 que eu vivo mais nos blogs do que nas revistas. O teu continuou a ser um blog que fala do coração, mesmo que estejas a fazer uma publicidade, sinto que as palavras sao de coração e nao apenas um “paid advertisement”. Eu estava pronta pra te mandar uma mensagem no instagram para saber se estava tudo bem e que sentia falta dos teus conteudos, mas ai eu pensei que se calhar não estavas a passar por um momento facil tambem e relevei ehehe. Ler este teu post fez me perceber como te sentes mas ao mesmo tempo (pessoalmente) sinto falta da “normalidade” tudo está a mudar e afectar tudo e ha algumas coisas que gostaria que ficassem iguais. Claro que existem conteudos que nao fazem sentido, mas podemos falar sobre a reforma de algumas mobilias em casa, sobre organizacao da casa, sobre as cores que parecem vir a ser tendencia (o meu instinto diz mint green) porque pensar nessas futuras tendencias faz-me ter esperança, de que quando tudo terminar eu posso voltar a enquadrar me e nao pensar, o que vou fazer agora se não sei quais sao as tendencias ahahahha.

    Enfim, aqui vai o meu desabafo, ha 12 anos que visito blogs e nunca deixei um comentario desses ahahaha!!
    Beijinhos Leila de Moçambique

  13. 28 abr 2020 // 10h40

    Perfeito sua colocação Thê, por mais conteúdos úteis em tempo de pandemia. Tenho certeza que você vai nos surpreender. Tenho sentido dificuldade de fazer conteúdo, mas tento explorar ao máximo como é ficar dentro de casa e aproveitar o q tem em nossas mãos.

  14. Luísa Moura
    28 abr 2020 // 19h04

    Gostei muito do post, The! Também tenho repensado (como quase todo mundo) várias coisas da vida, inclusive a produção de conteúdo. Tenho muita vontade de seguir pesquisando moda e, de repente, tentar pensar num tema de mestrado sobre o assunto parece sem sentido. Por aqui, sigo aguardando os tempos novos que virão, enquanto tento me conformar que nada será exatamente como antes. Se cuide! Abração <3

  15. Suzane
    28 abr 2020 // 20h21

    The! que saudade!
    Fez bem em respeitar seu tempo. Tá todo mundo não muito bem, e é bom saber ficar bem com isso, né?
    Senti falta do fashionismo falar de BBB, e das recentes polêmicas em que as influencers vazias se meteram… Não no sentido de fofoca, mas daquele.jeito q vc faz como ninguém, analisando a conjuntura do mercado, e como os tempos atuais estão mudando tudo!

    Tenho um pedido, e sei que você é super reservada com essas coisas, mas essa situação de isolamento me fez ter mais vontade ainda de saber como é seu cantinho de home office! Acho que caberia fazer um momentos #decorismoemcasa com uma série de posts mostrando o local de trabalho de algumas cabeças dos veículos de comunicação bacanas! onq vc acha? diz que pensa com carinho??

    um beijo, um abraço e um brinde, cheios de saudosismo!

  16. Cíntia
    28 abr 2020 // 22h28

    Thê, eu acho que a principal lição que podemos tirar desse período é a valorização do simples, do sustentável, daquilo que realmente importa em termos de produzir bem-estar pra nós mesmas e pros outros. Então, o tipo de conteúdo que eu gostaria de ver é voltado pro consumo consicente (em termos sociais e ambientais), minimalismo, bem-estar, vida natural, dicas de marcas que produzem localmente e de forma responsável, dicas pra gente ser feliz com o que já tem, DIY, etc.

  17. Ka Fetti
    29 abr 2020 // 15h06

    Sua postura como sempre sensata!
    Acredito que a informação nunca saia de moda. O que eu estou gostando de ver nesse momento é informação sobre assuntos diversos, menos “tem que ter” “tem que comprar” “vem com tudo nesse inverno” e mais dicas, história, reflexões gerais e umas imagens bonitas como essa desse post.
    Além de ser um momento bem legal pra refletir sobre a casa. Já tô querendo mudar tudo em casa hahaha

    Bom ouvir de você The! Beijos :kissing_heart:

  18. Paulinha
    30 abr 2020 // 17h47

    Thê,
    sou sua seguidora desde os primórdios do Fashionismo (eu fui! eu tava!), seu casamento me fez sonhar com o copa palace pela primeira vez, e é o ÚNICO que eu ainda acesso o blog, não me limito a acompanhar apenas instagram. Primeiro porque você é a única das que eu sigo que não é “egotrip”; olha eu com meus looks, minha make, meu cabelo de artista e minha vida maravilhosa… você se mostra gente como a gente, gosta de acompanhar vida de artista e tá sempre mesclando assuntos como feminismo, preço, marcas e vários assuntos que passam longe do fútil (não a toa nâo desfaço meu facebook apenas e tão somente por causa do grupo =P), e acho que nessa desafio para todas as profissões, ser fiel ao seu estilo e a sua verdade como voce sempre fez, será sempre a melhor conduta a se adotar.. a moda, beleza e todo o conteúdo de blog são sim uma valvula de escape bacana que adiciona leveza aos nossos dias de ligar a TV/internet e assistir sobre doença, mortes e brigas políticas. Faz a gente desligar desse mundo doido um pouco e isso é incrivel! óbio que passa do limite algumas blogueiras querendo fazer publi de jóias da Tiffany quando a maioria esmagadora do pais não está gastando nada preocupado com o futuro… mas eu quero dizer que ninca foi seu perfil, e não acho que você teria essa postura agora. Não precisa se criticar! Obrigada pelo seu trabalho porque é instrumento de diversão e conteudo lúdico na minha vida e na vida de tantas outras meninas!

  19. Gabriela
    30 abr 2020 // 23h34

    The, você é incrível e o blog é incrível. Estamos com vc nessa nova fase do mundo. Sempre achei seu conteúdo critico em relação ao que é importante ser, então se não mudar o tom já acompanharei feliz.

  20. Dani
    01 maio 2020 // 13h48

    Oi Thê!
    Em primeiro lugar, espero que vc e sua família estejam bem =)
    Estou meio atrasada com o comentário, mas acho que o tempo adquiriu uma nova conotação. A pressa e a aceleração cotidianas perderam sentido, ao menos como conhecíamos antes.
    Sobre conteúdo, readequação, entre outros, leve o tempo que for preciso. Respeite o seu estado emocional. São tempos difíceis e, por mais complicado que seja, precisamos utilizar esse tempo para melhorar. Não são férias, é uma revolução que precisamos fazer internamente.
    Certas antigas preocupações minhas agora me parecem não só fúteis, como despropositadas. De fato, até ridículas. Estou menos vaidosa, faço o mínimo do mínimo. Ao mesmo tempo, descobri que consigo viver sem muitas coisas e estou aproveitando o que tenho aqui em casa. O conceito de consumo mudou e acho que isso se refletirá lá na frente. Precisa se refletir lá na frente! Vc viu uma entrevista / carta do Giorgio Armani, sobre como ele pretende lidar com os seus negócios a partir de agora? Achei mt legal!
    Enfim, escrevi pra caramba… espero que vcs fiquem bem! Quando isso passar (e vai passar, tudo passa), a gente vai ter mts ideias e conteúdos novos pra debater =)
    Beijos

    • Dani
      01 maio 2020 // 14h00

      Ah, outra coisa muito importante: dentro das nossas realidades / possibilidades, de quais lojas / prestadores de serviços vamos consumir quando isso tudo passar? Eu tenho em mente todas as marcas que ajudaram de uma forma ou de outra, seja com doações, seja com não-demissões, da mesma forma que vou me lembrar exatamente quem menosprezou a vida dos outros (e sabemos muito bem quem fez isso).

  21. Jéssica Semêdo
    04 maio 2020 // 00h38

    Só admiração por você.

  22. 04 maio 2020 // 12h49

    Nossa, The! Você expressou perfeitamente o meu dilema nesses últimos tempos, hahaha!

    Sou Consultora de Estilo mas produzo conteúdo pras minhas redes sociais e tenho sentido a mesma dificuldade. Vejo consultora seguindo a vida normalmente, postando foto de mil looks e etc e enfim, cada um sabe de si, mas pra mim parece meio bizarro que em meio a uma pandemia eu produza conteúdo ensinando a usar saia midi, sabe (já não curtia antes, agora então..)?
    Também senti essa necessidade de parar um pouco e refletir, até sobre a forma de vender meu trabalho mesmo.

    É dificil mas acredito que só de você ter essa preocupação já mostra que você é uma produtora de conteúdo diferenciada, não é descolada da realidade, e acho que nesses novos tempos isso é fundamental, é o que eu procuro ler :)

    Tenho certeza que você vai saber dosar isso perfeitamente, como já vem fazendo <3

  23. Marina Souto Dalmaso
    04 maio 2020 // 19h19

    Adorei The!
    Fashionismo nunca erra!
    Algumas pautas que o blog pode trazer dialogando com o momento pandemia e isolamento são auto-cuidado, sugestão de combos: comidinhas, vinhos e filmes pra sextar em casa…
    Os posts de 10 looks também poderiam continuar, são retorspectivos e são os meujs preferidos!

  24. Vitória
    01 set 2021 // 20h27

    É muito bom vê-la de volta, estou com saudades! Ansiosa pelo novo “novo”. <3