Pense  •  28 mar 2018

Fashionismo 10 anos: Sobre publicidade, coisa e tal!

“Como se ganha dinheiro com isso?” Essa é a pergunta mais ouvida quando se tem blog. Tipo aquele tio ou amiga que não entende o que você faz e acha que tá vivendo de brisa rsrs. Bom, não é bem por aí, um blog é um veículo digital como qualquer outro, tem funções e equipe (atualmente tenho 3 pessoas trabalhando comigo, mas só eu que escrevo rs) e, à partir do momento que a pessoa se dedica 100% a ele, este precisa ser rentável para continuar funcionando a pleno vapor.

Decidi falar sobre esse tema business na semana do #Fashionismo10anos, pois acho um assunto importante e necessário, pois falar sobre isso não deve ser tabu e por aqui nunca foi (em 2011 postei sobre “o publi de 7 cabeças”). São os tais publiposts que possibilitam a blogueira a se dedicar integralmente ao blog e transformar isso numa profissão possível e eventualmente lucrativa. Vale lembrar que em tempos que cada vez mais veículos cobram pra você ter acesso às notícias, um conteúdo de blog é 100% gratuito, portanto, as formas de receita são através de publicidade.

MINHA RELAÇÃO INICIAL COM PUBLIS E AFINS

Lembro que a 1ª vez que descobri que se ganhava dinheiro com blog foi fim de 2009. Comecei a receber uns pedidos de “mídia kit”, eu nem sabia do que se tratava, depois entendi, fiz o meu sem nenhum parâmetro e logo surgiram umas marcas interessadas. Meu 1º e único publi não identificado foi o 1º que fiz e não marquei porque não fazia a míííínima ideia do que se tratava (vale lembrar que o ano era 2010 e basicamente ninguém sabia).

Logo depois, a prática começou a ficar mais comum no mundo dos blogs, com amigas blogueiras trocando ideias e tudo  ajustando. Desde então e até hoje (mais precisamente ontem rsrs), todos os nossos posts publicitários são identificados, seja junto ao título, quanto no rodapé, sem contar o tom do texto, e eu não faço mais que minha obrigação.

A PRODUÇÃO DE UM CONTEÚDO PATROCINADO

Depois do ok da ação e data marcada, geralmente o cliente envia o produto e/ou briefing (com o básico do que ele gostaria de ver no post). De resto, vai da gente! Recebemos um norte, mas adequamos de acordo com nossa linha editorial, estilo de escrita, fotos, enfim! As marcas mais ligadas no digital ou que estão nesse meio há mais tempo, não interferem no nosso conteúdo, pelo contrário, o texto tem que ser sempre fluido e de acordo com nossas impressões.

Se for uma resenha de produto, geralmente ele vem tempos antes pra gente experimentar e fazer o testdrive. É tudo muito sério e incorporado ao nosso universo. Já fiz publi até de bateria para carro (estava dando R$30.000 em compras rsrs), me esforço ao máximo para estar integrado ao Fashionismo e fico muito feliz quando ouço feedback positivo e que as pessoas de fato conhecem marcas e produtos dos quais já falamos.

NÃO PULE ESSE PUBLIEDITORIAL!

 

“se for publi, nem leio”, infelizmente isso é comum de se ouvir por aí, mas em defesa de todas as blogueiras, acredito que seja equivocado pensar assim. Se você confia na influenciadora, já teve boas experiências com outras dicas e produtos sugeridos pela mesma, por que não confiar num publi?

No Fashionismo não aceito qualquer publi, nego coisas que creio não ter fit com o meu perfil e com o de vocês, mas à partir do momento que eu aceito, é porque acredito e quero que dê muito certo. Que vocês adorem, que o cliente ame, enfim, isso é honesto e essencial pra um veículo seguir existindo. Por exemplo, já fiz uma ação com a Coca-Cola, marca que eu consumo espontaneamente até demais rsrs, então imagina a minha alegria ao ser notada por eles e fazer um conteúdo patrocinado assim?!

Agora falar que não lê ou clica num publi, só faz com que mais e mais influenciadores disfarcem publis e entregas, você acha isso legal?! Não né, pois bem, então valorize quem tem um conteúdo transparente! Clica no link, comenta, prestigia e se você achar o produto legal, vai fundo!

AOS PATROCINADORES, COM CARINHO

E em tempos de mil redes sociais, milhares de números e até mesmo um universo triste de compras de seguidores e likes, os blogs seguem forte no seu espaço de produção de conteúdo meeesmo! Se você quer a dica de um produto x ou ideia de hotel y, pra onde vai? Você vai na blogueira que você gosta, mas também pesquisa no Google e é lá (se Deus quiser na primeira página rsrs) que teremos tais resenhas dos veículos e blogs, sejam espontâneas ou fruto de uma parceria, é um conteúdo que vai além de uma foto do feed e fica eternamente na internet, amém!

E não posso terminar esse papo sincero sem antes agradecer a todos os anunciantes que apostam no Fashionismo, já apostaram ou pretendem apostar (oi!). Sem vocês, talvez a gente nem estaria aqui produzindo conteúdo diário e de qualidade. E falando para vocês leitores, do fundo do coração, dêem valor às empresas que patrocinam os blogs que vocês gostam (e nem tô falando só do Fashionismo, óbvio). Olhe com outros olhos e exalte marcas que apostem em conteúdo autoral e que podem fazer diferença no seu dia.

Da primeira marca que a gente trabalhou (a Hope, jamais esquecerei!) até o evento mais recente que fiz esse mês com a Dior (se falassem pra Thereza de 2008 que isso iria acontecer, eu nem acreditaria), chegou o momento agradecimento à algumas marcas mais recentes que já passaram por aqui: Meu muito obrigada à Sephora, que é a parceira mais antiga do Fashionismo (desde 2011 quando ainda era Sack’s), à L’Óreal, RewardStyle, O Boticário, Barra Shopping, Carmen Steffens, Natura, Oscar, Riachuelo, Werner, Wine, Korres, entre tantas outras que fizeram parte da nossa história nesses 10 anos.

Espero que vocês tenham gostado desse papo franco e entendido um pouco o lado de quem produz conteúdo digital! Qualquer dúvida técnica, curiosidade, só falar!

 

Anterior
Próximo
Comente Aqui

26 comentários em "Fashionismo 10 anos: Sobre publicidade, coisa e tal!"
  1. SILVIA ELAINE DA SILVA
    28 mar 2018 // 19h24

    Seus publis são impecáveis!

  2. Luísa Moura
    28 mar 2018 // 19h26

    The, amo a clareza com que você trata do tema! Dá pra notar o capricho em todos os seus publis :heart:

  3. Anne Machado
    28 mar 2018 // 19h37

    Eu simplesmente amo como você é sempre tão transparente.

  4. Gabriela Lopes
    28 mar 2018 // 19h48

    The,
    Vou ser bem sincera com você: confio nos seus publis e sempre os leio.
    Já perdi as contas de quantas coisas já comprei pq li aqui (até no W Spa eu fui rsrs).
    Acho vc bem ponderada, seu blog não é pura propaganda, como de outras colegas suas.
    Gosto e confio nos seus publis (mesmo que depois eu venha a discordar rsrs).

  5. Natália Francischette
    28 mar 2018 // 20h07

    Cristal da blogosfera faz assim ♥️ sempre confiei nos seus publis sabendo que ele é feito com carinho e pensado para seu público

  6. Valter Rosa
    28 mar 2018 // 20h25

    Olá, boa noite para você.
    Nada contra.!!!
    É isso mesmo.!!!

  7. Vitoria Gonçalves
    28 mar 2018 // 20h30

    The, a confiança que criamos no que você escreve é tão grande que tenho certeza sempre que a recomendação não tá vindo sem ser verdadeira. E até hoje não tenho uma reclamação sobre algo que você sugeriu poder valer a pena para suas leitoras. Que incrível você contar com tantas marcas incríveis, que te apoiam e acreditam em você assim como nós ♥️

  8. Jessica Sabrina
    28 mar 2018 // 21h39

    Essa de não leio publi não entendo. Se você lê o blog é pq se identifica e confia nele, por outro lado as marcas precisam fazer suas propagandas. Tem muito mais crédito do que acreditar que atriz x realmente usa aquele xampoo y rsrsrs

  9. Elis Chiachia
    28 mar 2018 // 22h19

    Amo amo amo seus publis! A forma como você divulga é tão natural e real , zero forçado, eu sempre quero experimentar porque parece muito dica de amiga mesmo! <3

  10. Gabi
    28 mar 2018 // 22h59

    Adorei o post, acho muito legal saber sobre os bastidores hahahah nunca me incomodei com publi honesto (inclusive o fashionismo tem os melhores), ate gosto e sou influenciada com frequencia kkkkk

  11. Stella Ravalhia
    28 mar 2018 // 23h53

    The, não é só pq nós somos suas leitoras fieis, mas você da aula de como fazer publi! Sempre com verdade, sinceridade e objetividade. Trabalho mais que bem feito! Da um orgulho de comprar algum produto que você indiciou e de antemão ter certeza que vi ser sucesso por ter o selo fashionismo de aprovação!

  12. Abe
    29 mar 2018 // 08h01

    Reforço o que já foi dito: “seus publi são impecáveis”

  13. Nicole
    29 mar 2018 // 08h35

    Comentei no MG, mas agora que li vou comentar aqui: assino embaixo de tudo o que você disse. Eu fico muito feliz quando a blogueira que eu gosto faz um publipost, sinto que ela está sendo reconhecida pelo bom trabalho (ótimo no seu caso) que faz! E concordo com a transparência… isso gera ainda mais credibilidade na minha opinião. Eu compraria com a maior fé tudo que você indica, só a pobreza não permite! hahahahaha mas que te venham ainda mais publis maravilhosas e muitos descontos pra turma fashionismo! rs :)

  14. VIOLETA
    29 mar 2018 // 08h47

    Thereza, acompanho seu blog praticamente todos os dias, desde o início… uma amiga me apresentou em 2009 e desde então virou minha consulta diária… nunca comento, é fato! Mas estou todo dia aqui! E durante esse tempo acompanhei outras blogueiras também, mas vc foi a única que nunca deixei de ler! Admiro seu jeito de tocar esse blog, pé no chão, que nos dá dicas boas e chics, sem perder a noção do custo das coisas e do que realmente importa… cada vez mais vejo blogueiras se perdendo no mundo dos patrocínios e postando coisas intangíveis para boa parte de sociedade e vc, graças a deus, não, sempre buscando alternativas alcançáveis (como a blusa de 2 dígitos ou a costureira amiga) e pensando no seu público. Os posts daqui são realmente diferenciados e não caem na mesmice de look do dia ou favoritos… Seu blog foi o primeiro que comecei a acompanhar e espero que eu ainda tenha a alegria de lê-lo por muitos anos… Como disse no início, nunca comento, mas esses 10 anos tiraram a minha preguiça kkkkkkkkkk Parabéns pelo seu trabalho! bjos

  15. Irina Yamashita
    29 mar 2018 // 10h02

    Tenho uma dúvida quanto ao publi de produtos. O q vc faz quando não gostou? Já aconteceu com vc? Beijos.

    • 29 mar 2018 // 12h01

      Já aconteceu sim, aí a gente conversa com o cliente e declina. Uma vez era pra eu falar de um gadget gringo que tava chegando aqui e que tira pêlo, aí eu fui testar e ele tipo queimou minha pele! impossível falar dele rsrs

  16. Camila Brito
    29 mar 2018 // 12h29

    quero mais é q vc faça mt jabá, fiquei riquíssima e poderossíma

    E isso acontece pela qualidade do q seu trabalho, é inegável que suas escolhas são bem pensadas, encaixam no seu e no nosso perfil. E, claro, os produtos são ótimos

  17. Fernanda
    29 mar 2018 // 14h12

    thereza rainha! arrasou no post, the. Muito necessário

  18. Ana Vieira
    30 mar 2018 // 00h27

    Gosto muito quando o publi funciona de forma bem orgânica. Dá pra perceber a diferença quando a pessoa testou e gostou do produto, sabe falar sobre ele.

  19. Regina
    30 mar 2018 // 12h17

    Parabéns pelos 10 anos do blog, gata! Que venha muito sucesso pela frente!

  20. Bruna
    30 mar 2018 // 19h41

    É bem isso: já consumi vários produtos/serviços indicados por você pelo “simples” fato de que confio no que vc diz. Credibilidade é tudo e vc tem. Sua transparência proporciona isso. Que Deus continue te abençoando e abrindo portas. Há muita gente torcendo pelo seu sucesso.

  21. Stefani Rubia
    05 abr 2018 // 13h01

    Fada sensata!!!

  22. Lila Nascimento
    05 abr 2018 // 13h50

    Adorei o post, achei o conteúdo sincero! Porém, continuo pensando” ixi, é publi? vou nem ver” Odeio mesmo, acho falso e vendido. Em minha defesa, fiquei assim depois de ver blogueiras ricas, que tem todo um arsenal (empregada doméstica, cozinheira, jardineiro, motorista, etc) postar propaganda de marca de amaciante.. Como se elas fossem ao supermercado, comprassem a tal marca e colocasse na máquina de lavar. por falar nisso até propaganda de MÁQUINA LAVA E SECA elas fazem… acho q fica muito tudo por dinheiro sabe? Não vejo prestígio nisso!
    Mas admiro muito você e seus posts, vc é diferenciada! Continue assim!

  23. gabi
    05 abr 2018 // 14h15

    Eu leio o blog há pelo menos 9 anos! Sempre foi o meu preferido, muitos blog já entraram e saíram do meus favoritos e fashionismo nunca saiu. Lendo esse post me recordei como conheci a Sacks/sephora e foi aqui, e como fui influenciada positivamente para deixar a casa mais arrumadinha com as inspirações de decor e nada menos e nada mais, como descobri minha série preferida de todos os tempos: Gossip Girl.

    Desejo muitos mais anos de sucesso!

  24. Ana Carolina
    06 abr 2018 // 10h44

    Thereza, sou sua leitora desde o começo (acho) e adoro seu blog principalmente pela sinceridade, sem se deixar afetar pelo “glamour” do meio rsrsrs. Estive um tempo longe dos seus posts, mas percebi que voltei a curtir mais o blog depois que vc saiu da FHits…
    Enfim, parabéns pelos 10 anos do blog e eu queria dizer que AMEI este post, principalmente pela sinceridade e transparência!
    Sucesso!!!

  25. Martha
    14 abr 2018 // 20h46

    Fico feliz de participar desses 10 anos de Fashionismo!! Lembro que comecei a acompanhar o blog em 2009. Não sou muito de comentar aqui, mas leio TODOS os posts desde então. Gosto muito das pautas que você aborda, de como escreve os posts, da sua sinceridade, e realmente parece muito que estou conversando com uma amiga! Falando nisso, pareceu totalmente isso quando por acaso conheci sua mãe hahah eu estava trabalhando como vendedora da Oh,Boy! do Barra Shopping no natal de 2017, e a atendi. Depois de um pouco de conversa, ela me contou que tem uma filha blogueira, dona do Fashionismo e eu toda animada: “Amo o blog da sua filha, leio tudo que ela posta!!!” hahaha Foi demais! Parabéns pelos 10 anos e que venham muito outros pela frente! Beijos