AS MAIS
LIDAS!

De blogueira para blogueira

01/02/2011  •  Por Thereza  •  Moda, Pense

Esse é um post que até relutei em fazer, mas acredito que quem é blogueira já recebeu pelo menos um email com essa mesma dúvida: como ter um blog lindo cheiroso de sucesso eficiente?

Quando eu digo eficiente, penso que seja a gosto do próprio blogueiro, que realize às expectativas dele, que dê certo pra ele. A tal da audiência (e tudo nela envolvido) se torna consequência dos bons serviços prestados.

Longe de mim ter pretensão alguma com esse post, mas acho que gostaria de ler um post mais técnico (e menos filosófico) sobre como criar – e manter – um blog, independente de fama, glamour ou o que for. Lembrando, antes de mais nada, que blog é opinião, e essas são as minhas:

Ser blogueira dá trabalho. Pois antes do postar tem O pesquisar, O inovar e, principalmente, saber escrever de uma maneira atraente (boas montagens – via photoshop – também contam muito). Depois disso, temos que responder leitoras, tirar dúvidas, estender a discussão (ponto importante pra uma caixa de comentários rica de conteúdo).

Sem contar a parte mais séria (e nada glamourosa),  que é atender às empresas parceiras, negociar propostas comerciais (sim, muitas vezes bem indecentes), se relacionar com assessorias, marcas e também cuidar de burocracia, que pode envolver nota fiscal e contadora, coisa de adultoCerteza que o primeiro funcionário da Fashionismo inc. será algum administrador ou economista.

Costumo dizer que pra ser blogueira, basta ter uma conta no wordpress, mas depois disso tem…tudo! Mas pra começar, a roupa dele: existem maneiras de deixar o blog com a sua cara, e se a sua cara for a mesma que 50 ou 50.000 pessoas, ótimo.

Ao criar uma conta no wordpress (que é o mais recomendável), existem centenas de layout, mas na minha opinião é sempre melhor optar pelo básico, sem muitos frufrus ou Powerpuff Girls purpurinadas perseguindo sua seta. Como leitora que sou, um blog clean vai me prender mais a leitura que um blog extremamente poluído ( isso inclui não banalizar o rosa).

Não recomendo começar logo com layout exclusivo, pois você pode gastar uma graninha (que dependendo da complexidade, passa dos 4 dígitos) num layout, que 3 meses depois, ou você deixou de ser blogueira (dizem que videologueira is the new blogueira) ou enjoou do design.

Agora se você está de saco cheio do seu layout x, que tem em outros y’s blogs, é uma boa solução desenvolver um modelo exclusivo. Por experiência própria recomendo contratar uma pessoa que tenha conhecimento desse mundo dos blogs, eles estão acostumado com o formato e ferramentas utilizadas. A Lú Ferreira fez o meu e ela é expert no assunto.

Pense MUITO se você quer sair do wordpress (ou blogspot, tumblr), pra se tornar refém do .com.br. Explico, pagar uns U$15 de anuidade pra ter seu domínio próprio pode não ser nada, mas saiba que junto a isso você tem que contratar um serviço de hospedagem pra “guardar” seu blog, já que o wordpress não fará mais isso por você (mas a interface de postagem é a mesma).

No meu caso, armazeno as fotos na minha própria hospedagem, daí, independente do número de visitas, o valor da hospedagem fica beeem caro (falando em dígitos, uns 3 por mês). Muitas leitoras percebem nosso sofrimento com sites lentos e  fora do ar, mas ainda há esperança, quando se hospeda fotos em sites confiáveis tipo Picasa, Flickr.

O lado bom de ser .com.br é que você será mais reconhecida pelo…Google! Ou seja, seu blog aparecerá mais nas pesquisas, consequentemente, mas visitas pra vocês! Aliás,  colocar tags e categorias bem específicas em cada post é eficientíssimo pro Google te achar e te colocar em destaque, melhor que qualquer link amigo.

O meu blog tem 3 anos, e nesse tempo não me lembro de ter pedido link ou favor pra ninguém, na realidade meu networking se resumia a meia dúzia de engenheiros e arquitetos. Acredito que a troca de links seja um acontecimento natural e espontâneo, geralmente são nossas leituras diárias que fazem parte do blogroll, aquele tipo de blog que a gente recomenda de verdade e acredita que a nossa leitora vá gostar.

Seja atenciosa, sempre. Isso pode ser bem piegas, mas as leitoras são nosso jardim. Temos que estar sempre por perto e regando-o, ou seja sempre respondendo e interagindo. Acho que muitas de vocês reparam que estou sempre por aqui atenta à caixa de comentários, e não é esforço (muito menos obrigação), é o mínimo que faço por vocês.

Lógico que ninguém é uma máquina de responder 100%, mas uns 87% já é bem razoável! Isso também vale pra emails, twitters e facebooks. Aliás, as redes sociais são ótimos caminhos pra divulgar um blog e estender relações, o tal do networking.

Mas como divulgar seu blog? Acredito que a caixa de comentários seja o lugar mais sincero de divulgar um blog, mas cuidado com o que comenta. Tem aqueles casos onde você posta sobre batom, daí chega a pessoa e comenta “Adorei essa roupa, visita meu blog xxx”, mas eficientes são aqueles onde a pessoa expressa um comentário verdadeiro (e interessante) e aí sim, deixa o link do blog.

No meu caso, como leitora, visito um blog se li um comentário relevante por aí. Se ser blogueira é ter opinião, espalhar bons comentários pode ser mais eficiente que qualquer cartão de visita.

Depois de um blog querido e estabilizado, as propostas vão surgir, acredite. E você não vai trocar seu espaço precioso por alhos and bugalhos, né? Infelizmente essa área de blogs é meio terra de marlboro, não tem sindicato, parâmetros,  tampouco uma tabela de valores justa. Vai de você, do seu sentimento, mensurar o valor exato de acordo com sua influência com a leitora e, obviamente, número de visitas.

E o mídia kit é simplesmente se portfolio, um documento pra você vender e divulgar seu blog. Pergunte pra alguma blogueira que tenha intimidade, mas nunca mande um email fake tipo [email protected], solicitando midia kit alheio.

Superficialmente falando, um mídia kit tem que ter a cara do blog, ser claro e objetivo (feito no powerpoint, photoshop e enviado tipo pdf). Conter informações básicas sobre você, história do blog, estatísticas e formatos publicitários oferecidos, e sempre deixar uma brecha pra outros tipos de ações e parcerias, pois nos dias de hoje as marcas querem mais que banners, querem inovar. Aqui tem um link precioso com dicas de criação de Mídia Kit.

E o tal do publieditorial? Ele de fato existe e para muitas blogueiras (que tem o blog como profissão, e não vivem de luz, pai e mãe) são necessários. Vai da gente escolher o produto certo, de acordo com nosso público e interesse.

Sempre, SEMPRE informe que se trata de um post pago (seja na montagem, na tag, na categoria) e faça de coração e  com seriedade. Tente relacionar de fato com experiências vividas por você, se for de um produto, que tal experimentá-lo antes? Seja transparente, essa é a política que adoto e admiro quem a faz.

Como blogueira, tente  deixar um publi sincero e atraente, faça com dedicação e tranforme aquilo num desafio (pois de fato é). Como leitora, permita ler um publieditorial, mas se o tema não for de agrado, simplesmente pule, pois o próximo post certamente será! Agora, se existem mais publis que não-publis, aí sim é um caso sério de reflexão da blogueira sobre o loteamento do seu precioso espaço. Seja criterioso!

Quanto ao caminhar do blog, é um assunto mais delicado e pessoal, cada um tem seu foco, tempo e prioridade. Num post passado falei sobre o cuidado na hora de postar (seja sobre a história da indumentária Inca ou sobre a calvície de Chuck Bass), mas além disso é necessário originalidade e opinião.

Se o assunto de amanhã nos blogs será sobre o Oscar, ou faça uma cobertura completa e de referência ou tente mostrar uma visão diferente (tipo as atrizes que apareceram com unha encravada). Dar o seu toque, deixar sua opinião clara (seja ela qual for), são características básicas e irrefutáveis de um blog bacana.

Mantê-lo sempre atualizado, com assuntos interessantes, mesclar temas (tipo não falar de Gossip Girl todo dia…oops), ou ter um tema específico (olha o sucesso dos blogs de esmalte), ter uma linguagem eficiente e sem firulas (porém sem muito MiGuXiSmUsS). Blog não tem mistério ou cartilha, é o tal do feeling, associado a doses de bom senso e opinião.

Post gigante, né? Quem quiser perguntar mais ou acrescentar alguma coisa, seja leitora ou blogueira, vou adorar!




Deixe seu comentário!
*Preenchimento obrigatório (seu email não será divulgado).
Quer que a sua foto apareça no comentário? Clique aqui e cadastre-se!

289 Comentários
  1. Paola Fabeni - 01/02/11 - 14h00

    Olá Thereza,

    Meu blog tem pouco tempo de vida (um mês ou menos) e seu post caiu do céu! Amei.
    Antes de qualquer coisa, tenho que reconhecer que a iniciativa foi ótima e original, afinal, vago a muito tempo pelos blogs de moda, beleza, esmaltes e afins e nunca me deparei com nada parecido. Obrigada!
    As dicas são ótimas! Vou copiar isso tudo ai, imprimir e anexar na minha pasta de inspirações!
    Parabéns pelo sucesso do blog, pela sinceridade com que você escreve e pela iniciativa de iluminar as idéias de novas blogueiras. Pq todo grande blog já foi um pequeno blog um dia né?

    Um beijo,

    Paola do http://prateleirademulher.blogspot.com/

    Responder
  2. Tati Canto - 01/02/11 - 14h02

    AMEI as dicas, Thê!!!
    Vida de blogueira não é mole, não…hehe
    Bjs, Tati
    http://loveshoesblog.wordpress.com
    @loveshoesblog

    Responder
  3. Nathalia Amorim - 01/02/11 - 14h05

    Adorei as dicas, vou seguir com ctz
    Bjs
    Naty
    dasduass.blogspot.com

    Responder
  4. Renata de Carvalho - 01/02/11 - 14h05

    Tê (ler seus posts quase que diariamente dá essa sensação de proximidade), adorei esse seu post sobre como criar um blog. Há quase um ano eu venho acompnhando blogs nacionais e internacionais de moda e claro, já passou pela minha cabeça criar o meu próprio. Mas, como vc falou, um blog digno de respeito merece (e precisa) de atenção, dedicação e compromisso.

    Como ainda estou na faculdade, agora no último ano, deixei este projeto pessoal pra 2012, quando eu finalmente terei um pouco mais de tempo livre. Acho que por fazer Relações Públicas eu acredito ainda mais nessa história de leitora é rainha e merece respeito e atenção. Por isso, todo esse planejamento antes de iniciar o blog.

    Na verdade, vim mesmo te parabenizar por este post/tutorial de como montar um blog. Super inspirador, mesmo!

    Muito sucesso!
    Bjos,
    Renatinha.

    Responder
  5. Amanda - 01/02/11 - 14h09

    Persistência também é item básico! Eu já criei um blog sobre música, mas por falta dela acabei abandonando a idéia. It’s a long way to the top…

    Responder
    • Thereza - 01/02/11 - 14h11

      Com certeza, Amanda! Muito bem lembrado!

  6. Aninha Fortunato - 01/02/11 - 14h10

    O melhor conteúdo sobre com criar e manter um blog que eu já li. Leitura fácil e muito bem colocada! Parabéns adorei!

    Responder
  7. Pollyanna Serrão - 01/02/11 - 14h10

    Thereza, não tenho a menor intenção de ter um blog. Não vou dizer que dessa água não beberei, mas olhando assim, hoje, não me imagino de jeito nenhum fazendo isso.
    Mesmo assim, adorei o post. Acho que você fala sempre de um jeito muito simples, e principalmente, sincero. Dá pra perceber como você se preocupa com o blog e com as leitoras.
    Não me canso nunca de te elogiar, porque a cada elogio que fazemos percebo que, ao invés de ficar prepotente, como outras blogueiras, você só fica mais dedicada e agradecida às leitoras.
    Parabéns!

    Responder
  8. Sil Volpi - 01/02/11 - 14h11

    Nossa, The, gostei do seu post, só pra variar, né?!
    EU gosto do seu blog por se simples e conter informações objetivas.
    Eu leio outros, mas prefiro um blog simples, objetivo e que os posts não sejam jabás e que não contenham palavras modificadas só por causa do @hugogloss. Outro dia li uma leitora comentando p/ a bloqueira X que havia erros de português no texto, e a logueira respondeu a leitora dizendo que ela era blogueira stylist e não professora. Achei meio absurdo, pois os blogs são canais de informação, assim como jornais e revistas.
    Parabéns pelo seu trabalho e dedicação.

    beijos, Sil Volpi*

    Responder
  9. Natasha - 01/02/11 - 14h11

    Excelente post!!!

    Responder
  10. Laila Sena - 01/02/11 - 14h11

    Oi lindinha!

    Então, como trabalho com publicidade/marketing digital, vim dar uns pitacos no seu excelente post sobre blogs, mais precisamente no 3o. tópico: Você não precisa ser um .com.br para ser indexado pelo Google!

    O Tio Google – para os íntimos <3 – indexa tudo, CONTANTO que o seu conteúdo seja super relevante, além das tags e categorias super bem organizadinhas.

    Também tem a parte de meta tags, que é simplesmente vc escolher o assunto que seu blog irá tratar e colocar um simples códigozinho (busca no tio Google que tem sites que explicam como fazer! :) ).

    Outra coisa é vc selecionar muito bem as suas keywords (em português, palavras-chaves), exemplo: No meu caso com a Veia Social escolhemos os termos "doação de sangue", "doação de medula óssea", "bancos de sangue" e sempre que os utilizamos, criamos um link que vai diretamente para o site. :)

    Ah! Por último tem outra coisa muito, muito importante: RELEVÂNCIA! Não adianta nada você usar de todas as técnicas de SEO (Search Engine Optimization ou Otimização para Sistemas de Busca) e não ter um conteúdo atrativo, que ninguém lê ou replica a informação (com os créditos, lógico!).

    Ufa!

    Espero ter ajudado! :)))

    Beijitos!

    Responder
    • Thereza - 01/02/11 - 14h15

      Ótimo, Lailuxa!!
      Tb tô pensando em fazer um post com entrevistinhas técnicas da sua área, vou te pentelhar ;)

      Sei que enquanto wordpress (ou blogspot) aparecemos no google, mas quando mudei pra .com.br senti uma mudança MUITO MAIOR, tipo muito mesmo!

      Quanto ao SEO, fui apresentada a ele outro dia hhuhuhu, preciso implementar mais isso no meu blog. Pra vc ter idéia, até esse dia não tagueava nada, mas agora já to fazendo isso com 2.000 posts e to longe da metade ;)

  11. Karla Lopes - 01/02/11 - 14h14

    Post gigante e MEGA eficiente! Nossa Thê, a cada dia que passa eu te admiro mais! Gastar o seu tempo pra ajudar as novas blogueiras, isso não é qualquer uma que faz!
    Tenho meu blog há 2 anos e confesso que o Fashionismo foi uma das minhas grandes inspirações, sempre gostei muito de você! Já passei por todos esses passos e hoje em dia, recebo alguns emails com essa dúvida, de como ser uma blogueira de “sucesso”. Concordo com cada linha do seu post, cada palavra! Obrigada por ter feito isso!
    Você é uma fofa, mesmo! Tento fazer tudo isso no meu blog, e posso afirmar que deu certo porque eu batalhei por isso, sempre precisar ficar atrás de ninguém! Eu AMO bloggar, o Hey Cute é o meu filhinho, meu orgulho. Não se encaixa nos grandes blogs, mas com muito trabalho, acho que ele chega lá. No mais, é uma delícia essa brincadeira de trocar opiniões e falar sobre o que a gente gosta, e se o trabalho é reconhecido e rende alguma coisa, melhor ainda!
    Parabéns flor, mesmo! Um grande beijo ;*
    (Vou muito ao RJ, e uma vez te vi, mas eu tava no taxi hahah. Espero te encontrar um dia por lá!)

    Responder
  12. Sarah Peres - 01/02/11 - 14h14

    arrazouuuuu no post diva loira!!! to sempre aqui de olho, mas acabo esquecendo de comentar, mas esse me sinto na obrigação por esse carinho pelas suas leitoras de elaborar um texto tão bom com tantas dicas valiosissimasssss!!!!ADOREI
    Ahh e por sinal, eu nem ligaria se falasse de gossip todos os dias, de chuck bass então, superrrrr leria hahahaha aí vai meu protesto, faz um tempinho que não tem nem um postículo dele aqui :(
    Beijao

    Responder
    • Thereza - 01/02/11 - 14h17

      ahhhh, o ato da leitora comentar no post da blogueira é fato NECESSÁRIO pro bem estar do sentimento da blogueira, viu?!
      ;)))
      huhuhu
      bjuuu

  13. Bia Souza - 01/02/11 - 14h17

    Gostei muito do post é sincero e direto sem todas aquelas” ai querida, é super fácil ser blogueira”…
    Acredito que blogs envolvem técnica, trabalho e um pouco ( a menor parte) de sorte também.

    Abraços
    Bia
    http://cronicasdabia.com.br

    Responder
  14. Jessika Camargo - 01/02/11 - 14h18

    Adoro meu blog, mas confesso que não é fácil ter um blog, tenho que postar todos os dias, ficar por dentro de tudo que ocorre no mundo da moda, mas olha eu amooo! hahaha, adorei o post. Beijos

    Responder
  15. Cinthia - 01/02/11 - 14h18

    Thereza, estava mesmo precisando ler um post assim como o seu, não é fácil ser blogueira iniciante,muitas dúvidas…mas hoje você respondeu mais da metade delas!
    Vlw
    @cinples

    Responder
  16. Carol Oliveira - 01/02/11 - 14h18

    The, concordo em gênero numero e grau! Acho você um exemplo de blogueira, com muita personalidade e dom para essa coisa complexa que é blogar.

    Sempre quis fazer um blog, mas para ser mais um era melhor não fazer. Foi quando, depois de muita pesquisa e reflexão, montei o OFF-FASHION que apesar de falar de moda, beleza, decoração… o que der na telha (!) é um blog acessível. Todas as nossas dicas tem que ser com preços acessíveis, justamente pra quem curte o maravilhoso mundo da moda e não pode bancar os luxos (presente!).
    Quem fala muito acaba não falando nada, tem que ter foco! E realmente, o reconhecimento (a fila A no desfile, o brunch, o champagne, o jabá) é consequência!

    Obrigada pelas dicas e parabéns, você é sucesso!

    Beijos
    http://www.off-fashion.com.br

    Responder
  17. Joanna - 01/02/11 - 14h19

    posto maravilhoso Thê!!!! vc fez tudo isso e por isso deu certo! eu e naty nao aguentamos hihihi…mas pode ter certeza que torcemos mtooooo por vc!!!
    bjos sis rssss

    Responder
  18. Fê Marconi - 01/02/11 - 14h20

    Frequento blogs diversos diariamente, mas de verdade não vejo em todas as blogueiras que vejo carinho tão grande com suas leitoras como vc The! É verdadeiro o carinho! Eu já tive emails respondidos, super fofa! Por isso que o blog é sempre o primeiro site do dia q entro!!!!
    Muito sucesso The! Cada vez mais sucesso!! Bjo

    Responder
  19. Gyselle de Geus - 01/02/11 - 14h20

    Simplesmente perfeito o post Thereza!! É muito importante este tipo de informação para mostrar que para ser um verdadeiro blogueiro requer esforço!!
    Muito bacana!

    Beijos!!
    Gy
    http://www.belezaamais.com.br

    Responder
  20. Laila Sena - 01/02/11 - 14h21

    Eu vi, The!!

    Tem muitas outras dicas, MUITAS! Pra vc ter noção fiz um post na Veia Social com essas técnicas. Além do conteúdo ser relevante à época, o conteúdo foi tão visto, acessado e replicado, que ficamos na frente do Globo.com e OGlobo.

    Quando vc passa para um domínio próprio as visitas aumentam porque a gente sempre grava o nome do blog, nunca o acompanhante. É a mesma coisa que a gente pedir pra 1 amigo gravar a primeira parte de um número de celular que vc grava a outra, sabe? :)

    Se precisar de ajuda, pode contar. Vc vê meu e-mail daí, manda que respondo!

    Beijocas!

    Responder
    • Thereza - 01/02/11 - 14h23

      Coloca esse link aqui pra gente!! Precisamos aprender então!

  21. Caroline - 01/02/11 - 14h22

    The, eu adoro o seu blog. E realmente, você é uma inspiração para quem quer ter um blog. Obrigada pelas dicas :)

    Responder
  22. Tamirys - 01/02/11 - 14h25

    Adorei The! Vou seguir a riscas suas dicas, é muito gostoso ver blogueiras experientes falando para nós blogueiras iniciantes!
    Beijos!

    http://www.odiabovestezara.com.br

    Responder
  23. Lilian Wiczneski - 01/02/11 - 14h26

    Perfeito, The! Como pseudo-blogueira também acredito que, se é pra falar exatamente o que outras pessoas estão falando, não precisa do blog. É difícil, mas ser pertinente e trazer informações novas e que interessem ao leitor é fundamental pro sucesso do blog (e pra que indiquem conteúdo, coloquem link no blogroll – sem que o blogueiro implore por isso – e etc). Afinal é só olhar o sucesso de blogs como o teu, o GE e muitos outros que sempre procuram levar a informação em primeira mão, com qualidade e pelo viés do diferente, como vc disse ali em cima.
    Beijos!

    Responder
  24. Carol Miller - 01/02/11 - 14h27

    oláaaa The, Cara ameiii o post e como disse para vc no face, um MUITO obrigado por lembrar de quem está começando agora… Isso é muuitooo importante para nós !!
    Beiijoss

    Responder
  25. Carol Miller - 01/02/11 - 14h27

    oláaaa The, Cara ameiii o post e como disse para vc no face, um MUITO obrigado por lembrar de quem está começando agora ou quem tem muita vontade de ter um blog … Isso é muuitooo importante para nós !!
    Beiijoss

    Responder
  26. Nathalia - 01/02/11 - 14h28

    Adorei o post, Parabéns! Só uma blogueira séria e comprometida com seu trabalho é capaz de escrever tão bem e claramente! O sucesso vem do comprometimento e dedicação! Muito mais sucesso sempre! passo aqui todos os dias, com o maior carinho! beijossss

    Responder
  27. Dayane Cruz - 01/02/11 - 14h28

    Super didático este post.Tenho um blog também,e confesso que é por diversão e porque adoro escrever, porque se seu estivesse pensando em ‘ganhar a vida’ com ele, eu estaria ferrada! Recebo em média de 7 a 10 visitas por dia,kkkkk, pode rir, é engraçado mesmo…..não ligo sabe, adoro ele e já vai completar no dia 18/o2 1 ano de vida.To super orgulhosa de mim, por conseguir manter ele tanto tempo,sabia?!!!!eeeebaaaa…
    Comecei o blog, porque queria falar o que eu pensava sobre moda e afins, mas no meio do caminho, percebi que não tenho “carga” pra falar de um assunto especifico assim.Fiquei desanimada,noossa….não contente, entrei na onda dos esmaltes (quem não entrou?kkk) e vi que detesto ficar comprando esmaltes tão coloridos!
    Depois, veio a febre de tutoriais de make, e lá foi eu, fazer também! Fiz 2 e detestei…
    Agora amadureci, escrevo sobre o que quero e não sigo uma tendência. Quando alguem pergunta sobre o que é meu blog, eu costumo dizer que é um diário publico mesmo.
    Nesse tempo, mudei o layout 4 vezes até chegar no que estou hj.Também aprendi a me vestir melhor, já que tirava fotos do meu look e olhava o quanto minhas roupas eram horriveis,kkkkk
    Se você quiser, passa lá pra ver, mas por favor, pega leve na crítica kkkk.
    Super beijo

    Dayane Cruz
    (http://everborys.blogspot.com )

    Responder
  28. […] This post was mentioned on Twitter by Thereza Chammas, OFF-FASHION, NatiVozza, Nanashara C., Santa and others. Santa said: RT @fashionismo: Post novo! Dicas, técnicas e afins pra manter um blog http://www.fashionismo.com.br/2011/02/de-blogueira-para-blogueira/ […]

    Responder
  29. Mariana Brito - 01/02/11 - 14h28

    Ameeeeeeeei as diquinhas, Thê! :) São indispensáveis pra quem quer criar/cultivar um blog, assim como eu! Hahaha. Beiiiijos!

    Responder
  30. Tenso demais hein! Que trabalhão. Ja criei alguns blogs – todos falidos – ahahahhaa, por falta disso tudo.
    Admiro quem consegue, Parabens!
    O post tá muito legal, bem explicativo.
    beijos

    Responder
  31. - 01/02/11 - 14h32

    Ótimo post Thê!
    Não tenho qualquer pretensão em virar blogueira, mas seu post foi extremamente significativo, principalmente para abrir os olhos das pessoas e mostrar que não é só escrever meia dúzia de baboseiras, uma fotinho e pronto.
    Ser blogueira é realmente dedicar-se ao que faz, pois (pelo que você) falou, exige muito empenho! É pura força de vontade, mas que trás recompensas.
    Adoro seu blog, é um dos que visito diariamente! Você é realmente alguém que faz bem feito o trabalho de uma blogueira!
    Meus parabéns e desejo todo o sucesso do mundo =)
    Beijinhos

    Responder
  32. Anne - 01/02/11 - 14h34

    Concordo com todos os pontos levantados.

    Eu me esforço para blogar tomando os cuidados citados, me dedicando, caprichando dentro das minhas possibilidades, etc, mas na minha visão um dos pontos mais importantes é gostar do que faz, ter prazer nessa realização, pois o resto é consequência.

    Não se deve ter um blog esperando somente algum lucro, seja brindes ou bater recordes de visitas diárias, deve-se fazer porque gosta.

    Meu blog é a minha nova paixão, eu me divirto, me distraio tanto cuidando dele. lógico que se conseguir muitas visitas e comentários ficarei muito feliz, mas também nÃo vou me abalar se não for como o esperado…

    Sou viciada em inúmeros blogs, comento em poucos, confesso que quando percebo que a autora não dá muita atenção eu fico desanimada em mandar alguma mensagem, parece que falo sozinha (entendo que é impossível responder todas, mas dá para perceber o nível -ou a falta- de interatividade).

    Com certeza não é esse o caso aqui no Fashionismo! Sempre dá atenção aos seus leitores ^_^ (Eu é que preciso criar vergonha na cara e comentar mais aqui).

    Desculpe o comentário gigante, mas queria dizer também sobre outro tópico: o publieditorial. Não vejo problema algum, mas às vezes fico triste quando eles predominam no blog. Perde-se um pouco da essência real que é a do Diário Virtual, sinto falta de ver mais da própria blogueira.

    Responder
    • Thereza - 01/02/11 - 14h37

      Anne, vc tocou num ponto super importante, a reciprocidade da blogueira. Quando não há, a gente não volta.

      Comecei a me interessar por blog, quando entrei no blog da Constance Zahn, fiz uma pergunta e ela respondeu! Achei aquilo incrível, sério!
      O contato, a resposta rápida e eficiente que me fez gostar de blog e ter um, por isso sempre prezo por isso, pq senão perde sentido ;)

  33. Renata - 01/02/11 - 14h36

    Eu AMEI o post! Me ajudou BASTANTE! Eu tinha muitas dúvidas sobre wordpress e .com.br e tal. Parabéns…

    Bjss ;* Renata

    http://www.renataalecrim.blogspot.com

    Responder
  34. Lívia Jácome - 01/02/11 - 14h36

    Blog é bacana e gostoso, mas dá trabalho. Manter um espaço minimamente atualizado não é para todos. Tem gente que gosta de blog, no entanto não tem vontade de ter e manter um. Que bom que a blogosfera não vive só de blogueiros e também de leitores. Tereza, parabéns pelo blog! E eu tenho acompanhado cada dia mais ansiosa por suas novidades.

    beijos

    Responder
  35. Fransmey - 01/02/11 - 14h41

    Amei The!!
    Com certeza tirou as dúvidas de muita gente!
    Já fiquei até querendo trocar o meu preto por um branquinho básico!
    Hahahahahha
    Beijos

    Responder
  36. Mari Silva-Baars - 01/02/11 - 14h42

    THê, a verdade é que blog nada mais é do que uma ferramenta como outra qualquer (seja House Organ, Circular, Jornal do Grêmio, etc). A alma, o sucesso, a cereja do bolo está por conta do comunicador (ou, neste caso, o blogueiro) e seu talento. E não é pouca coisa não. Todo mundo é alfabetizado e sabe escrever (uns bem, outros mal…). Mas saber se comunicar, envolver, ser original, assertivo, preciso… São outros quinhentos, um lance mezzo talento, mezzo técnica. E, como você disse, 20% de inspiração, 80% de transpiração, como, na verdade, tudo que dá certo na vida.
    No blog, o blogueiro está oferecendo sua opinião. A forma como ele faz isso, logo, conta e muito para que encontre consumidores para seus pensamentos, por assim dizer.
    Eu curto o seu blog há dois anos por que é visível o seu esforço em se diferenciar, buscar abordagens pessoais de assuntos que estão na pauta de todo mundo. Ok, se não tem como fugir do red carpet da semana, você sempre procura dar um ângulo diferente.

    Sobre publieditorial, sou contra. Acho que a opinião, para ser PERCEBIDA como isenta, nunca deve ser remunerada (banner é uma coisa, informe publicitário, idem). Sou da escola dos jornais e revistas semanais que proibem seus jornalistas de receber presentes e, ao fazerem matérias sobre produtos, testam e devolvem, sem crise. Mas é só minha visão.

    Mil beijos, contnue com o excelente trabalho, uma arquiteta no mundo da comunicação, dando baile em jornalista que eu conheço.

    Responder
  37. Flávia D. - 01/02/11 - 14h43

    The, vc é demaissssss! parabéns pela paciência para escrever esse post com tamanha dedicação.
    beijos e sucesso, sempre!

    Responder
  38. Lu torres - 01/02/11 - 14h43

    Thê,
    que post ÓTIMO! Pegou exatamente todos os pontos principais dessa questão toda e da diferença entre “ser blogueira e blogueira wannabe”.
    Peguei inclusive o link com as dicas do mediakit!
    Muito bom o post, divulgarei com certeza! ;]

    beiijo

    Responder
  39. Stephania Luiza - 01/02/11 - 14h46

    Otimo o post!!! Estou querendo montar um blog e o post esclareceu várias duvidas que eu tinha e me mostrou varias outras coisas que eu nem imaginava que tinha. Você está de parabéns! Espero que algum dia meu futuro blog tenha o reconhecimento que o Fashionismo tem, já que é uma grande inspiraçao pra mim. Te desejo mais sucesso!
    Beijos

    Responder
  40. Thaysa - 01/02/11 - 14h51

    Poxa The, adorei o post! Post de utilidade pública! rs
    Agora, eu sempre fiquei na dúvida entre blogspot e wordpress. Porque vc acha o wordpress melhor? Acabei criando o meu blog no blogspot, e já pensei inúmeras vezes em mudar para o wordpress, mas tenho medo! hahaha Você acha válido?! Preciso de uma opinião de alguém experiente rsrs
    Nas considerações finais, gostaria de reafirmar que criatividade é fundamental, porque hoje em dia a gente vê tanta coisa repetida, que cansa né?! Tags como look do dia, esmalte da semana, etc etc já estão mais do que batidas.
    Acho que acima de tudo, quem tem blog tem que ter porque gosta. E falar no seu blog daquilo que você gosta. Não adianta querer ter um blog sobre moda só porque “tá na moda”.
    Ah, e tem que ter ética acima de tudo, porque não é bacana ficar copiando posts alheios, a não ser que você cite com os devidos créditos.

    e eu tenho uma reclamação pra fazer dona Thereza: Cadê Chuck Bass?! Estamos com saudade! Não ligamos pela banalização de Chuck hahahaha

    Beijocas

    Responder
  41. […] This post was mentioned on Twitter by Renata Costa, laila sena. laila sena said: Então… Acabei de dar uma aulinha sobre SEO(HAHAHA) no blog da @fashinismo, nesse link: http://ht.ly/3Oajx […]

    Responder
  42. Marina - 01/02/11 - 14h54

    Oi Thereza, faz um tempo acompanho seu blog e devo dizer que é o que mais me identifico, sério vc escreve de uma forma que aproxima as pessoas de vc da sua vida, parabéns vc tem esse dom…. antes de conhecer o mundo dos “blogs” eu achava o mundo muito pequeno (sei lá por morar no interior do interior pensava que o mundo acabava aqui na minha esquina sabe…rsrss, o que eu quero dizer é que seu blog me alimentou somente somente sobre moda, arquitetura, beleza, ou informações de várias outras coisas, mas sim, me vez olhar para o mundo de uma outra forma, uma outra perspectiva de vida, novos sonhos, novo ideais. Pode parecer exgero da minha parte, ms não é não viu, eu digo isso não (eu leio outros blogs tb e outros tb me ajudaram a redescobrir um pouco o que sou o que gosto) mas o seu é o que eu fico mais curiosa para ler o post….
    Enfim, queria só que soubesse que não é só informação que proporciona, mas sim uma visão diferente do mundo…. Parabéns pelo seu blog, continuarei sempre te visitar…bj grande Marina

    Responder
  43. Marcela Pesci - 01/02/11 - 14h57

    Oi The, achei o post de hj super válido e explicativo pra quem ja pensou em ter um blog e não fazia idéia das “dificuldades”. Não conta só o lado artistico e de originalidade, mas conta mto todas a burocracia e persistencia.
    Sempre me disseram que eu seria uma ótima blogueira pois tenho opiniões formadas em diversos assuntos e adooro escrever, mas falta toda a vontade de encarar parte dificil em mim.
    Não conseguiria lidar com a cobrança e burocracia, as vezes receber criticas e uma pressão que tira a alegria de postar.
    Visito o fashionismo todos os dias e digo com absoluta certeza que eu, como muitas outras leitoras, faço do seu blog fonte de atualidades em diversos assuntos, e nos sentimos ler algo que uma amiga proxima escreveu devido a linguagem e carinho que vc usa. bjão e parabéns!

    Responder
  44. Ro Borin - 01/02/11 - 15h00

    Muito bom Thereza! Confesso que é tão chato quando visito alguns blogs por aí e vejo muitos usando ou tentando a mesma forma dos mais conhecidos… tenho um blog e só coloco meus looks e esmaltes que uso, as vezes comento sobre algum livro que li e assim vai… publico o que gosto e não tenho pretensão de ser jornalista de moda, deixa isso pra quem entende… Tenho muito o que aprender ainda!!! Bjus, parabéns

    Responder
  45. Juliana - 01/02/11 - 15h02

    The…amei o post!!!! Só fiquei com uma duvida…o valor da hospedagem varia conforme o numero de visitantes ou de conteudo???? Qual servidor vc recomenda?

    Responder
    • Thereza - 01/02/11 - 15h31

      Juliana, no meu caso, a hospedagem é muuuito cara pq hospedo as imagens (sempre pesadíssimas) no próprio servidor, daí fica cara.
      Mas sei de gente que tem muitas muitas visitas, hospeda fora, e paga tipo 30 reais por mês de hospedagem, baratíssimo.
      É bem relativo, mas a própria hospedagem vai te indicar o plano certo.

      Eu recomendo a Porta 80 que foram sempre super eficientes comigo, não é minha hospedagem atual, mas fiquei 2 anos lá e prentendo voltar o quanto antes, pois estou odiando a minha atual.
      http://www.porta80.com.br/

  46. Mariana Cirilo - 01/02/11 - 15h03

    Thê, SUA LINDA!
    Fiquei muito muito feliz com esse post, estou montando um blog… fazendo um layout com a minha cara e tals, porque tenho a intenção de ter um espacinho só meu onde posso me expressar e mostrar aquilo que gosto.
    Blog tem que ser hobbie e é o que quero pra mim, já comecei a fazer algumas pautas focando na parte de história de moda (que eu AMO e tenho conhecimento) e tem sido uma delícia, acho que esse é o segredo… escrever com paixão!
    :)

    Quando ficar pronto te deixo o link pra você dar uma espiadinha! rs

    Beijos

    Responder
  47. Daiana Grummt - 01/02/11 - 15h03

    Bom você já deve ter percebido o tanto que sou sua fã né? Sem falsidade ou coisa parecida. Há milhões de blog e esse é o único que tenho a real necessidade de entrar todo dia. De certa forma como a outra pessoa falou, parece que somos já intimas pelo o convivio de internet, tendo até não puxar muita conversa pq sei que também não dá pra responder toda hora né? Então quando larguei minha marca para só blogar conversei com a Avena (maravilhosa) e ela me aconselhou a não largar. Mas mesmo assim eu quis, me sentia mais feliz blogando. Porém é fato que você pena! Pena pra sobresair, pra ter criatividade todo dia, pra se superar um dia apos o outro, e como tudo que eu faço realmente o numero de acessos para mim é importante dia opós dia isso é um reflexo do bom ou não trb que está fazendo.
    O fato é Thê que escrever é muito bom, mas como tudo que vc faz até um blog tem que ter uma certa seriedade e dedicação.
    Obrigada por sempre ser atenciosa e pelo post maravilhoso. Esclareceu muitas duvidas, pois ainda sou uma iniciante.
    Quando crescer quero ser como vc! ahahahahahahah

    Responder
    • Thereza - 01/02/11 - 15h27

      Daiana, vc é um AMOR!
      Amo todos seus comentários e sua participação super eficiente aqui no blog
      continue assim hhuhuhu ;D

  48. Fabiana Grosso - 01/02/11 - 15h06

    The, como sempre o post está maravilhoso… Realmente é muito difícil a vida de blogueira. No início então… (estou sofrendo! rs)
    E conciliar a vida de blogueira com a vida real também é muito complicado, mas quando você faz o que gosta sempre arruma um tempinho….

    P.S. Adoro os posts sobre GG… Serena diva!!!!

    Beijos!!!!

    http://fabi-inlovewith.blogspot.com/

    Responder
  49. Lorena Balbino - 01/02/11 - 15h09

    Thê post maravilhoso! Achei bastante esclarecedor e muito bem escrito.

    Responder
  50. Letícia V.Santos - 01/02/11 - 15h15

    Amei o post, mas depois de quanto tempo sem muitos acessos e sem comentários, é aconselhável desistir, pois vc não nasceu pra isso? Pq eu tenho um blog, mas eu tenho 13 anos e acho que ainda não achei uma maneira legal e diferente de deixar os acontecimentos mais comentados, com um jeito que chame a atenção e pq minha mãe nunca gastaria dinheiro com blog e eu tenho que me vira em mil pra fazer uma bg legal, etc. E como tenho o blog a uns 3 meses, mas com poucos acessos e somente um comentário, estou em dúvida se continuo com ele ou volto a ser só leitora dos meus 39 blogs do favoritos. hihi

    Me ajude, Por favor!!
    E mt sucesso com o blog

    Responder
    • Thereza - 01/02/11 - 15h26

      Letícia, não te aconselharia a desistir nunca!
      Mas lembre-se, que você tem que postar naturalmente, sem procurar resultado, nem nada.

      Lógico que temos entresafras criativas (eu tenho váárias, mas acho que disfarço super bem) e um comentário aquece nosso coração, mas esse tem que ser resultado natural do nosso esforço.

      Tentar estudar sobre o tema, compre livros, revistas, procure fontes diferentes, inusitadas, acho que esse é o caminho mais certeiro do blog dar algum retorno que a gente tanto deseja. Não dá pra ficar acomodada e esperando uma boa pauta cair no seu colo, pq se chegar fácil pra vc, chega pra todo mundo, daí voltamos na velha história do mesmo tema no mesmo blog, o que eu acho um saco.

      bjss

  51. Dani Abdalla - 01/02/11 - 15h15

    Esse era o post que vc tinha escrito ontem? Que perfeito!!!!!!! Amei as dicas, muito uteis… Achei lindo vc ter essa atitude e ajudar outras blogueiras! Muito obrigada pelo post! =) Bjs!
    http://dsa-universal.blogspot.com/

    Responder
  52. Paulinha - 01/02/11 - 15h16

    Oi Thereza obrigada pelas orientações.
    Pois todo mundo fala de blog e coisas do tipo mais ninguem nunca parou para escrever as responsabilidades.
    Tenho blog a 01 ano.
    E hoje sei bem como e a dificuldade.
    E a alegria de ter, ler e receber comentários.
    OBRIGADA!
    E APARTIR DE HOJE JÁ ESTOU SEGUINDO TODAS AS SUAS DICAS!
    Beijos…

    Responder
  53. Dani - 01/02/11 - 15h21

    Adorei migs!!! Post de utilidade pública… Claro que não existe uma fórmula correta e exata,mas os seus toques são super bem vindos para as blogueiras e para as news bloggers.

    Parabéns.

    Bisous…

    Responder
  54. Gabi - 01/02/11 - 15h23

    Post grande e ótimo! Estou pensando em começar um blog com uma amiga jornalista (nada a ver com moda) e o post foi muito útil.

    Parabéns pelo blog e pelo cuidado com as leitoras. Não foi à toa que, esses dias, quando fui dar uma limpa no meu google reader, o Fashionismo foi um dos dois blogs de moda que ficaram lá. Espero que você tenha ainda mais sucesso pela frente! =)

    beijos

    Responder
  55. CRISTINAZV - 01/02/11 - 15h24

    muy bueno este post, super interesante, yo tengo un blog desde hace un año, lo tengo un poco olvidado porq no sabia muy bien como revivirlo, pero tus dicas estan otimas, me animaron a seguir y cada vez mejorarlo, soy fanatica de los blogs.

    Gracias por este post, estaba necesitando estos consejos!!!

    Saludos desde Venezuela!

    beijoTES!!!

    Responder
  56. @tatacore - 01/02/11 - 15h28

    Thereza, leio sempre seu blog mas nunca paro pra comentar, que feio.
    Hoje, preciso tirar o chapéu pro seu texto, está otimo. Super de peito aberto, achei demais, mesmo.
    Muitas meninas quando param pra falar sobre esse assunto, ou fazem texto com mais opinião do que “modismo do que falar/tendência que todas falam”, parece arrogante e um pouco chata, você transpareceu o aposto disso.
    Obrigada pelas dicas, quem sabe não seguir, né? Hehe.
    Beijos e sucesso :)

    Responder
  57. paola scott - 01/02/11 - 15h28

    Muito legal o post, The. Ontem mesmo estávamos discutindo no twitter eu, Sil do Li em Algum Lugar e a Ana Clara Garmendia sobre isso. E ela disse uma coisa muito importante: escreva com seu coração, nem que seja só pra 10 leitores. O mais importante num blog, na minha opinião , é que ele seja o retrato da blogueira, tenha opinião, seja pessoal. Pq pra ler press-release a gente entra no site da marca, ou não?
    Com certeza, se vc for aut~entico, esses 10 leitores logo se tornarão 1000, sem que vc tenha que ficar implorando por aí!
    Bjs

    Responder
  58. Camila - 01/02/11 - 15h28

    Uau! Esse é um post muito especial. Algo que eu queria ler a muito tempo,
    Minha vontade de criar um blog é infinita, mas sinto receio ainda de não
    dar certo =/
    Parabéns pela sua atitude de dividir seus passos com nós…
    Acho que pra quem tem vontade como eu, é de mera importância.
    E também acho que finalmente descobri como é importante o comentários, né?
    Sempre acho vários posts legais, mas acabo não comentando, e agora acredito que seja de extrema gratificação.
    Te sigo no twitter e até essa proximação é super gostoso…
    parece que faz parte do dia a dia. Acho que é isso a coisa mais legal do blog,
    envolver tanta gente e aproximar tanta gente de uma maneira ainda que virtual.

    Acho VÁLIDO lembrar também que uma das coisas que frustram as leitoras,
    é quando aquela ‘bloguete’ quando tem umas crises de nariz empinado, ‘mala’ em cada post.
    Super desnecessário… mas acontece ein?! e muito.

    Um super beijo. Te acompanho sempre.
    Sucesso.

    Camila Andrejus!

    Responder
  59. Larissa Moreira - 01/02/11 - 15h33

    Adorei o post Thê, super esclarecedor!
    Beijos

    Responder
  60. Isabella - 01/02/11 - 15h34

    Já vinha lendo o seu blog quase que todos os dias e nossa, amei esse post! Comecei um blog agora, mas já leio alguns a um bom tempo… E gostei mto das dicas que vce deu, mas fiquei com uma dúvida! Sobre o “.com.br”: quando vce passa pra hospedagem própria, não é fixo esse valor da anuidade não?? Beijos!

    http://www.blogdail.wordpress.com

    Responder
    • Thereza - 12/02/11 - 00h45

      Isa, a anuidade do dominio é sim, mas a do servidor não!
      A tendencia eh sempre aumentar ;))

  61. Helena - 01/02/11 - 15h34

    É revigorante ler um post como o seu, pois tanto com leitora quanto como blogueira me senti bem, pois tenho visto tanta coisa chata e feia em blogs, que pensei, será que sou eu a errada?
    São 1000 sorteios, flood direto no twitter, pedição de brindes, usar o email dos sorteios pra mandar feed sem autorização da leitora, panelinhas, estrelismo… e por aí vai.
    Quando vejo essas coisas desanimo de blogar, mas quando vejo um post franco como o seu volto a sentir que estou no caminho certo!
    Obrigada!
    Bjos
    http://garotasrosachoque.blogspot.com/

    Responder
  62. Eny Arquimimo - 01/02/11 - 15h40

    Nossa que maravilha esse post vai ajudar muito por isso que todos os dias passo por aqui você é sucesso . Parabéns !!

    Responder
  63. Alice Marques - 01/02/11 - 15h40

    The, adorei seu post, super útil para quem quer mandei seu “blog” vivo.
    Algumas pessoas pensam que a quantidade de posts conta muito, claro que quando você entra em um blog que está sempre atualizade você tem vontade de entrar mais, mas acho que a qualidade dos posts, a criatividade contam muito mais.

    Em realação a mudar para o famoso .com.br , o google, ou melhor o blogspot fornece para você o “dominio personalizado” onde os usuarios do blogspot podem mudar seu blogspot.com para apenas o .com, custa US$10 por ano e eles dao uma conta no google apps, não tenho certeza mas creio que a parte de armazenamento eles também façam.

    Responder
  64. Mariana Lima - 01/02/11 - 15h49

    Eeeeee, fashionismo tb é ajuda para as amigas blogueiras!! Adorei o post Thê, acho que pode ajudar muito nós blogueiras inciantes, e confesso que já gostava muito do seu blog, qdo vc respondeu minha msg no facebook virei sua fã numero 1! Achei de fofurice extrema, não sei se vc lembra mas mandei uma msg sobre o Shillers em NY! :)
    So tenho q te dar parabéns pelo blog e desejar sucesso demais na sua vida virtual e pessoal!!
    E ainda aposto em um encontrinho bloguistico pra rolar cada dia mais interação!

    Bjocas

    Responder
    • Thereza - 01/02/11 - 16h00

      Ai que saudades do Shillers ;))
      Tb falando de um dos meus restaurantes favoritos em ny, impossível não falar hiihhi
      bjss e sucesso!

  65. Luciana Pereira - 01/02/11 - 15h51

    Por isso que gosto desse blog há muiiiito tempo.

    Responder
  66. Chris Anelise - 01/02/11 - 15h53

    Ameei, Therezaa!
    Eu e minhas amigas temos um blog a quase um ano, no começo era super fácil encontrar sobre o que postar, agora é mais difícil.
    Não recebemos muitas visitas,portanto, pouquiiíssimos comentários.Mas eu gosto de postar independentemente se alguém for ler ou não,mesmo que não poste sempre,sabe,é minha…hm…diversão;D
    Apesar de tudo não quero parar.E não aconselho ninguém que realmente goste de ser blogueira a parar!:D
    Entaaão, lá vou eu postar alguma coisa no http://www.cadamigadoidaqui.blogspot.com/
    para não mais ficar parado.hahah
    Thereza,vc arrazanospots.com!!!

    Responder
  67. Flavia - 01/02/11 - 16h03

    Thereza, simplismente amo os seus posts… te acompanho praticamente todos os dias.
    Comecei um blog tb ha pouco tempo, mas já percebi que temos que ter uma atenção enorme e tempo para pesquisar, postar… eu ainda estou tentando criar uma rotina, mas está difícil conciliar o tempo… :-(
    Enfim, parabéns pelo seu blog, e seus posts são incríveis, adoro!!!!
    Bjos

    Responder
  68. Paulinnha - 01/02/11 - 16h03

    Adorei o post ! Me ajudou bastante , pode ter certeza disso . Só uma perguntinha , qual seria o melhor photoshop para fazer montagens para o blog ? qual você recomendaria ??? bjs e obrigada !

    Responder
    • Thereza - 01/02/11 - 16h35

      eu uso o CS5, mas não sei se tem muitoa diferença assim. Na realidade uso as ferramentas mais básicas.

      Fiquei 1 ano de blog só no POWERPOINT, então pra mim é lucro!

  69. Alessandra - 01/02/11 - 16h06

    Primeiro, quero lhe parabenizar e agradecer pela atenção e dedicação(sinto essa
    verdade em você!), que vem demonstrado em todos os posts e, respostas aos comentários e emails. Essa motivação toda, que vem de vc, só faz agregar ainda mais conhecimento e vontande de levar adiante um sonho que há pouco tempo tornou-se realidade.(sou blogueira a pouco tempo, e sei que é um desafio diário… eu aprendo todos os dias e percebo que tenho muito a aprender, ainda). Não queria deixar de destacar que essa troca de experiências, aqui(neste cantinho especial) que para mim é uma das melhores formas de se buscar aprender algo, foi de extrema utilidade para quem já tem, e para quem pretente algum dia contruir um BLOG.
    Sou Muito Grata a você Thereza, por compartilhar conosco tanta coisa boa

    Besitos
    Aleh

    Responder
  70. Jacque Tamboo - 01/02/11 - 16h07

    Como new blogger o post foi maravilhoso pra mim… Sofria tanto com tds esses temas. hahahahahaha Enfim… Parabéns! E OBRIGADA! Cheiro.

    Responder
  71. Mary Maartins - 01/02/11 - 16h11

    Eu não sou muito de comentar em blog.. seilá.. me sinto falando sozinha, de verdade, prefiro falar do post pelo twitter. Hahahaha Mas esse teu post The tem que ser parabenizado.
    Você mostrou como coisas fáceis que podem melhorar a vida de uma “new blogueira” ou até mesmo, mostrar a ela se é isso mesmo que ela quer..
    Ah, e queria ressaltar uma coisa. As blogueiras brasileiras que se sentem mais norte americanas do que a própria Pamela Anderson.. adoro uma vocabuláriozinho meio brazuca americano, como xoxo, baby, sorry, i no.. essas expressoes mais simples, mas tem blogueira que exagerra e que de verdade, eu me sinto em um blog gringo.. seilá hahahahha!
    Bjs

    Responder
  72. Leticia - 01/02/11 - 16h11

    Descobri o blog pesquisando sobre dicas de compras em NY…e virou parada obrigatória! Adoro o jeito que voce escreve e suas dicas…esse post foi bem..profissional! Tenho um certo “bode” de alguns blogs que vivem de Publieditorial…Eu só comecei a ler blogs de cultura pop e moda porque cansei de comprar revista na banca e ver que os produtos que eles mostravam tinham cheiro e gosto de materia comprada! Percebi isso depois de li uma materia sobre um produto ( hororoso!!) que usei e eles falavam maravilhas..sem chance..perdeu meu amor! Gosto de blog que parece que foi aquela minha vizinha bacanuda , antenada quem escreveu depois de uma tarde de compras enlouquecedoras.
    Parabens vizinha…seu blog é show!

    Responder
  73. marília montemor - 01/02/11 - 16h12

    The, eu nao entendi essa parte da hospedagem!! Eu comprei um dominio .com e o site funciona normalmente… q vc quis dixer com isso???
    Beijos!!!!

    Responder
  74. Dayse Galhardo Camara - 01/02/11 - 16h16

    Ótimo post! Bem esclarecedor e serve como um bom guia para quem está pensando em ter um blog. Eu relutei muito antes de fazer o meu, e já sabia que vida de blogueira dá trabalho. Passo horas finalizando um montagem e fazendo as pesquisas e isso leva tempo mesmo gente. Ainda sou uma iniciante e o Meninas Estilosas ainda tem muito o que crescer e aprender, e uma já aprendi aqui que é o atalho para fazer o tal midia kit que sempre enrolava para fazer. Obrigadão Thê ;-)

    http://meninasestilosas.wordpress.com
    @M_Estilosas

    Responder
  75. Monize - 01/02/11 - 16h24

    Theee, confesso que estava esperando esse post há bastante tempo desde que você anunciou no twitter. Meu blog é novo, tem apenas 3 meses, mas é minha paixão. Me distraio bastante e ele serve como uma válvula de escape quando não quero pensar nas coisas do dia-a-dia. Adorei a forma com que você escreceu e mostrou os pontos importantes do assunto. Passo aqui todos os dias e fico feliz em dizer que seu blog me inspira.
    Um grande beijo.

    Responder
  76. Priscila Lima - 01/02/11 - 16h26

    Nossa…falou e disse!!! Gostei mto desse post pq realmente é trabalhoso ter um blog, vc precisa pesquisar, responder as leitoras, ter uma linguagem q prenda etc etc. Tbm tenho um blog, criei para falar desde as viagens pelas praias do Ceará até as roupas que vendo. Hj virou meu xodó, passo horas e horas pensando no q escrever e qdo recebo um comentário elogiando…uuuhrru!! Não tenho muitas visitas e nem mtos comentários, mas escrevo com mto carinho e tento melhorar sempre. Infelizmente vou ter que mudar o nome do blog e sei que vou perder algumas leitoras, mas enfim, faz parte! Adoro seu blog e diariamente passo por aki. Bjosss e sucesso!

    Ahhh é claro que não poderia faltar o Jabazão kkkkkk, meu blog http://www.deedue.com.br

    Responder
  77. Priscila Lima - 01/02/11 - 16h30

    Nossa…falou e disse!!! Gostei mto desse post pq realmente é trabalhoso ter um blog, vc precisa pesquisar, responder as leitoras, ter uma linguagem q prenda etc etc. Tbm tenho um blog, criei para falar desde viagens pelas praias do Ceará até as roupas que vendo. Hj virou meu xodó, passo horas e horas pensando no q escrever e qdo recebo um comentário elogiando…uuuhrru!! Não tenho muitas visitas e nem mtos comentários, mas escrevo com mto carinho e tento melhorar sempre. Infelizmente vou ter que mudar o nome do blog (Tô numa fase de transição pq vou seguir sozinha com o blog) e sei que vou perder algumas leitoras, mas enfim, faz parte! Adoro seu blog e diariamente passo por aki. Bjosss e sucesso!

    Ahhh é claro que não poderia faltar o Jabazão kkkkkk, meu blog http://www.deedue.com.br

    Responder
  78. Thamiris Marangoni - 01/02/11 - 16h37

    Amei a forma como você explicou e especificou tudinho sobre blogs, o meu é bem recente, tenho ha pouco menos de 4 meses e adoro postar, adoro ver que estão visitando, quando akguém que eu não conheço entra e comenta então… Ganho o dia! Adorei e vu seguir boa parte das dicas que deu aqui pro meu blogzinho serão tão bom quanto o seu. To SEMPRE por aqui, parabéns!

    Responder
  79. Pri Sganzerla - 01/02/11 - 16h38

    Posso te falar que eu te acho uma fofa? Sua postura sempre foi super íntegra, transparente e este post, esse desprendimento, essa vontade de ajudar e de saber que seu lugar tá garantido, não há porque temer compartilhar dicas e informações – tudo isso faz de vc uma fofa! Humildade e capacidade são tudo, né? E essas características vc tem, com certeza! Por isso vc faz parte do meu blogroll e tantas outras blogueiras já deixaram de integrar minha lista de leituras diárias. Parabéns! ;-)

    Responder
  80. Cecilia - 01/02/11 - 16h38

    Oi Thereza, gostaria de deixar claro que este foi um dos melhores posts escritos por você! Acho muito feio aquele tipo de blog com layout “sou fofa, tenho 10 anos e minha seta virou a hello kitty”mas que o conteudo parece nem existir, sabe?
    No meio de tantos blogs de moda, tenho que admitir dos meus humildes 14 anos (mesmo que eu tenha passado uns 5 lendo vogue, glamour e etc) que o seu blog é o único que me conquistou depois que o it girls saiu do ar!
    Obrigada por falar de moda de uma maneira inteligente porém momentânea e espontânea, o tipo de informação pra gente ler rindo e nem levar a sério mas na hora de montar um look sempre lembrar e conseguir chegar em um bom resultado…
    Quanto a fazer um blog, mesmo sendo uma verdadeira enciclopédia do assunto não penso…talvez colunista de um (quer me contratar? rsrs) porque não tenho saco para networking!
    Love you! e quero resposta do meu comentario viu? adoro essa conectividade entre blogueira e leitora huhu!

    Responder
    • Thereza - 01/02/11 - 16h42

      Ai Ceci, que fofa!!
      Olha, com 14 anos nenhuma Vogue ou Glamur passou pela minha mão, no máximo uma Capricho ou Atrevida, então tu vai longe!!

      E olha, eu tb DETESTO networking daqueles forçados, sabe? Prefiro fazer a anti social affe
      Sei que perco muita coisa com isso, mas prefiro me manter isenta, mesmo que perca meia dúzia de jabás ;)
      bjjjjs

  81. Helen Gunsch - 01/02/11 - 16h45

    Oi Thê (super íntima)
    leio seu Blog há aproximadamente 1 ano, mas, nunca comentei, sempre que leio os comentarios acho que vou ser repetitiva e acabo desistindo heheheh
    Mas hoje resolvi deixar minha opinião, adorei o post, para ser sincera há algum tempo tenho pensado em criar um para mim, mas, a rotina faculdade, estágio e afins acabava me desmotivando pq surgia a dúvida se teria tempo para me dedicar a isto, bom esse post me deixou mais motiva, porém, realmente não é tão simples como parece!
    Adoro a forma como vc escreve: objetiva e divertida, é gostoso de ler, minha leitura diária!
    Parabéns pelo post e pelo blog!
    Beijoo

    Responder
  82. Keire Hiane - 01/02/11 - 16h46

    Thê!!!
    Vejo todos os seus posts novos….e antigos e tudo, também tenho um blog e as vezes ele fica meio abandonadinho por falta de tempo, mas o que eu quero dizer é que, a Blogsfera ficou muito sensivel e as blogueras em si acabaram perdendo um pouco da credibilidade, um ex: eu visito todos os blogs do meu blogroll todos os dias e mais alguns favoritos de uma pastinha, e en um post ela fala de um produto que usa e tal e em outro uma semana depois um produto da mesma marca mas que se chocam sabe, falta muita opinião verdadeira, essa coisa de blogs amigos, acho legal ter com quem compartilhar idéias, mas reproduzir um monte de posts iguais é mega chato, e tem gente que reclama de cópia na net. AS vezes se torna meio ridicúlo querer posts exclusivos quando o assunto esta super na mídia, Acho super legal essa interação do blogueiro com o seu leitor, geralmente as pessoas so dão atenção se esta la puxando saco, acredito em criticas construtivas.
    Outra coisa que ando percebendo bastante é que com essa coisa de as pessoas viverem de blog vejo muitas opiniões vendidas sabe,o cara coloca la o produto dele vamos falar bem….discordo total…quem quer confiança conquista ela…e em relação a aparência do blog concordo com vc, deixei de ler um blog porque era muito preto e me cansava, outro porque as fotos eram tão pesadas que nunca carregavam e outro mais por ter tantos erros ortográficos que eu me sentia a anta por compartilhar com aquilo
    Bejokassss

    Responder
  83. Bárbara - 01/02/11 - 16h50

    Thê,
    Relamente você falou tudo!!
    Tenho um blog que está no comecinho e que só tem uns 5 posts, e vejo que é muito difícil.
    Tenho poucas vizualizações por semana e sempre penso se os outros gostam dele…
    Suas dicas valeram muito a pena e acho que vou conseguir engrenar e começar a gostar MESMO do meu blog hahaha
    A única coisa que faltava era um empurrãozinho, que pra melhorar, veio de uma blogueira sem comparação, realmente espetacular!
    Te desejo muito sucesso no decorrer do blog!!
    Se puder, dê uma visitadinha no meu blog.. Não precisa ler detalhadamente meus posts, mas claro, se puder, deixe um comentário me dando alguma dica, sugesão ou crítica.
    Sucesso pra você!!
    Beijinhoooos
    Bárbara

    http://www.sobefeitodamoda.blogspot.com/

    Responder
  84. Renata Brazil - 01/02/11 - 16h50

    Oi, Thê! Achei ótimo o post, muito bom mesmo. Você, como sempre, fofa ajudando azamiga tudo. Eu já comecei e deixei de lado n blogs pq nunca achei um tema que de fato me despertasse e, sinceramente, essa coisa de não ter uma diretriz é de fato desanimador. (ainda mais pra geminianos volúveis, né?)

    Muito legal mostrar pra essas meninas que se acham the new Costanza só pq compraram um oxford pro verão que blog não é brincadeira e tampouco alavanca pra estrelato. Muito legal mesmo dizer que isso é profissão e que deve ser levado a sério.

    Parabéns!

    Responder
  85. Juliana Miranda - 01/02/11 - 16h51

    Maravilhoso esse post!Tão verdadeiro e sincero!
    E é exatamente isso mesmo, escrever de coração,sem imitações, com originalidade – os leitores percebem qnd é assim, transparente!
    Achei genial mesmo, comentei no twitter e repito aqui.
    Agora tenho que confessar The, já perdi grande oportunidades de conseguir anunciantes simplesmente por nao ter a mínima noçao de qnt cobrar..assunto delicado,mas juro que é uma dificuldade e ate hj sofro com isso. =/

    Beijao e continua sempre com essas dicas geniais,que valem para futuras blogueiras ou as que não se acharam completamente ainda!

    http://modices-mundices.blogspot.com/

    Jullie Miranda

    Responder
  86. Paradis - 01/02/11 - 16h54

    Como sempre você fez um ótimo post, Thereza!
    Mas só esqueceu de mencionar que é preciso sorte e persistência. Infelizmente nem tudo depende da gente…

    Responder
  87. Priscila Lima - 01/02/11 - 16h54

    Aiiinn, não sei se esse comentário foi ou não foi, travou foi tudo por aqui. Se já tiver ido apaga tá?!

    Nossa…falou e disse!!! Gostei mto desse post pq realmente é trabalhoso ter um blog, vc precisa pesquisar, responder as leitoras, ter uma linguagem q prenda etc etc. Tbm tenho um blog, criei para falar desde as viagens pelas praias do Ceará até as roupas que vendo. Hj virou meu xodó, passo horas e horas pensando no q escrever e qdo recebo um comentário elogiando…uuuhrru!! Não tenho muitas visitas e nem mtos comentários, mas escrevo com mto carinho e tento melhorar sempre. Infelizmente vou ter que mudar o nome do blog e sei que vou perder algumas leitoras, mas enfim, faz parte! Adoro seu blog e diariamente passo por aki. Bjosss e sucesso!

    Ahhh é claro que não poderia faltar o Jabazão kkkkkk, meu blog http://www.deedue.com.br

    Responder
  88. Gustavo - Viajar e Pensar - 01/02/11 - 16h54

    Gostei do postado.
    Realmente Originalidade é Importante, mas Fidelidade também.
    Os Blogs devem seguir o seu caminho. Senão um dia é moda, outro dia Viagens, outro Oscar. Chega um momento que está concorrendo com a Folha de São Paulo, que acreito não ser o objetivo dos Blog.
    Excelentes sugestões!!!

    Responder
  89. Chris Anelise - 01/02/11 - 16h57

    Será que este vai ser o post mais comentado?haha ou com os maiores comentários?talvez a 2ª opção.Isso é sinal que vc fez um trabalho bem feito,não só neste post como tb no seu blog,viu?me orgulho.hahahParabéns:D:D:D

    Responder
  90. Julia - 01/02/11 - 16h59

    The é impressionante como gosto de visitar o seu blog e olha que leio uns 20 diariamente. Você smepre faz questão de passar conteúdo e não só um look bonito e de uma forma com que todas, mesmo as mais leigas, entendam. Dá gosto de ler, adoro o jeito que você escreve. Parabéns e muito obrigada pelas dicas. Estamos começando e enfrentando muitas dificuldade, pois poucos querem realmente ajudar. Beijo grande Julia e Pa
    http://useinaoqueromais.blogspot.com

    Responder
  91. Cacau - 01/02/11 - 16h59

    Falou e disse. E olha, dá a maior animação quando a gente sente que tá numa super conversa mesmo! Teve uma época que lá no blog a gente tava total desatenção e, né, coisa feia. E é normal o povo ir embora, afinal, blog é atenção pra quem tá lendo. Mas quando a gente voltou a postar, a conversar com as leitoras e tudo voltou a ser a coisa mais legal do mundo.
    E o melhor mesmo é quando as coisas acontecem de um jeito espontâneo e despretencioso, que né? Todo mundo gosta é de coisa de verdade e, apesar de ser tudo online, de se relacionar com gente de verdade.
    Arrasou no post, Thê ;)

    Responder
  92. teamgunn - 01/02/11 - 17h03

    Este post é muito construtivo. Muitas “bloggers” deveriam ler isto. Últimamente, quando vejo os blogs, reparo que muitas meninas não têm originalidade nenhuma e simplesmente “Colam” informações de uns blogs para os outros. O que acontece? Vemos a mesma informação em 100 blogs(nº ficticio) diferentes, todos diferentes, todos iguais. É lamentável ver isso, e por isso mesmo, nem de propósito, o post do meu blog hoje é sobre isso mesmo.
    Gostei muito, e espero que muitas aprendam com isto! And..thank God we are not all the same!:))
    bjs Kininha

    http://www.teamgunn.wordpress.com

    Responder
  93. Mari Rodrigues - 01/02/11 - 17h04

    Hello Thê! Eu realmente adorei o post. Faz a gente parar e pensar se estamos fazendo algo errado,ou se estamos deixando de fazer alguma coisa sabe? Você tá sempre ajudando tanto as leitoras,quando (novas) blogueiras (ooooooi!), e isso é muito importante principalmente pra quem ta iniciando um blog agora e fica ainda meio perdida sem saber o que fazer, se falta algo. Como a Renata disse a cima faz as pessoas pararem pra pensar que pra criar um blog tem que parar e pensar muito pois é um assunto sério,não deixa de ser uma profissão e que por sinal a cada dia vem sendo reconhecida,no mundo todo, é muito bom ler um post tão bem feito e estruturado. Você sabe que sempre amo seus posts e to sempre te pertubando no twitter e esse post é realmente magnífico. Amei (:

    Responder
  94. Bárbara Oliveira - 01/02/11 - 17h09

    Nossa, super post. Amei! Criei um blog há uma semana, mas só pra mostrar as coisas que gosto e tudo, as únicas pessoas que acessam o meu blog é a minha mãe e minha irmã. Mas nem ligo, posto porque gosto mesmo.
    E como vc, me interessei no assunto quando uma vez vendo um video de make da Julia Petit, perguntei sobre um produto e na mesma hora me responderam. Sei que a equipe petiscos é grande, mas achei muito legal essa interação e preocupação com as visitantes.

    Parabéns pelo post e principalmente pelo blog.
    Beijos

    Responder
  95. Camila Zatz - 01/02/11 - 17h11

    Adorei, Thereza. Com tantos blogs novos surgindo a cada dia é sempre bom parar para refletir sobre qual é o seu verdadeiro objetivo com seu blog. A coisa tende a ficar ainda mais difícil quando vc começa por hobby e diversão, mas o blog acaba tomando proporções grandes e inesperadas e propostas envolvendo $$ começam a pipocar e não temos experiência para lidar com isso. Antes de ser “blogueira” (odeio a palavra ¬¬), sou leitora e tb prezo pela qualidade do que abro aqui no meu Firefox. Temos que ter um filtro eficiente para o que lemos e um mil vezes mais potente para o que escrevemos. Um abraço.

    Responder
  96. renata - 01/02/11 - 17h11

    Parabéns…primeira vez que entro em seu blog, achei muito interessante o asssunto escolhido ainda mais que estou nesta caminhada a pouco tempo.
    Vlw pelas dicas.
    bjoO*

    Responder
  97. Juliana A. - 01/02/11 - 17h11

    Thereza, adorei o post, bem claro e direto ao que interessa, ainda mais que agora eu finalmente coloquei meu blog no ar ehehe… ainda tá passando por alguns ajustes básicos, realmente não tem muita coisa escrita ainda, mas é como você falou, tem que pesquisar antes e não postar qualquer bobagem só p/ ter conteúdo.
    Agora um momento-fã: adoro seu blog e o modo como vc escreve, bem desencanado e tal; sempre acesso mas quase nunca comento (preguiça,oi!).
    Obrigada pelas dicas!
    Beijos!

    Responder
  98. vanessa - 01/02/11 - 17h20

    adorei as dicas ! E eu acredito sim, que depois de um tempo o blog começa a crescer, se você não desistir neé ?! eu vejo cada blog lindo, parado. Pessoas pedindo visita, que fica algo irritante e não leva a nada. Vida de blogueira não é fácil !kk

    Responder
  99. Nikki Lee - 01/02/11 - 17h20

    Adorei o post Thê! Praticamente utilidade pública! Não só para as aspirantes a blogueira, mas para as marcas também!
    Eu cuido da parte de comunicação (e do blog) de uma marca e, juro pra você, é muito complicado saber como conversar com as blogueiras e propor parcerias. Isso porque não existe uma “etiqueta bloguística” ainda, e eu sempre fico cheia de dedos (até porque geralmente eu também sou leitora e fã, então bate um frio na barriga né).
    Esse tipo de post gera discussões ótimas que podem ajudar muito na relação blog-marcas, porque ajuda a criar um ordem nesse “caos” que é a internet!
    Parabéns!

    Responder
  100. LuaM. - 01/02/11 - 17h26

    “Seja atenciosa, sempre. Isso pode ser bem piegas, mas as leitoras são nosso jardim. Temos que estar sempre por perto e regando-o, ou seja sempre respondendo e interagindo. Acho que muitas de vocês reparam que estou sempre por aqui atenta à caixa de comentários, e não é esforço (muito menos obrigação), é o mínimo que faço por vocês.”

    Acho q este parágrafo serve pra TODAS as blogueiras(novatas e profissionais, talvez até mais para as profissionais q com o sucesso acabam esquecendo desses detalhes) e este é o seu diferencial! Vc faz o q prega, preza pela leitora e isso reflete na sua caixa de comentários que está sempre recheada de elogios, e, se por ventura surge uma crítica vc sabe administrá-la mto bem.

    Por essas e outras q este é o único blog q eu me sinto realmente confortável pra comentar sempre, pq eu sei q se um dia eu fizer alguma crítica não serei atacada e nem taxada de invejosa and blablabla.

    Thereza, parabéns e sucesso sempre! =)

    Responder
  101. Ana Carolina Mattos - 01/02/11 - 17h38

    Thereza, Parabéns!
    Amei o post e achei um guia precioso p/ quem quer ter um blog :)

    Responder
  102. Cynthia - 01/02/11 - 17h55

    Thereza, amei muito o post.. longo mas de conteúdo! e acho digno seu trabalho aqui no Fashionismo. Já tentei algumas vezes me adequar ao WordPress, pois já havia lido em vários outros lugares também, que é o mais recomendado.. mas não consigo conviver com ele, o que é triste! haha já tentei entender, fuçando ou quebrando a cabeça, mas olha, é bem dificinho viu? Tenho meu blog a pouco tempo, e as vezes encontro dificuldades pra conseguir tempo para uma pausa, separar material e postar algo.. há dias que não consigo tirar esse tempo pra mim e vejo que isso atrapalha o andamento do meu. Por enquanto ainda levo ele apenas como hobbie, que eu adoro uma vez ou outra escrever algo, e ver o que as pessoas tem a dizer sobre o que escrevi, acabo me divertindo com isso.. mas ainda quero (mais pra frente quem sabe) levar o blog um pouco mais a sério e cair na graça do mundo das blogueiras né! haha
    Grande beijo, e novamente parabéns pelo post e obrigada pelas super dicas! De muito bom proveito. :)

    Responder
  103. Paola Fabeni - 01/02/11 - 17h59

    Thereza,

    Meu blog tem pouco tempo de vida (um mês ou menos) e esse seu post caiu do céu para mim!
    Primeiramente, parabéns pela iniciativa! Pq vago a muito tempo pelos blogs de moda, beleza, esmaltes, cosméticos e afins e nunca encontrei nada parecido. Obrigada.

    Obrigada por iluminar as mentes das novas blogueiras e pela sinceridade com que você escreve.
    Suas dicas foram arrebatadoras, eu já imprimi e coloquei na minha pasta de inspirações.
    Engraçado que leio diversos blogs, mas nunca tive o hábito de comentar. Agora que estou “do outro lado”, como blogueira, entendo a importância dos comentários, principalmente para o aprendizado e o crescimento, da bloqueira e do blog. E também, o interessante é que você ressaltou que a blogueira tem que se fazer presente no meio bloguístico, não só lendo os demais blogs, se mantendo atualizada, mas também comentando e assim, trocando experiências. Aprendi com isso, e já quero colocar a lição em prática.

    Um beijo,

    Paola do http://prateleirademulher.blogspot.com/

    Responder
  104. Pati Beatriz - 01/02/11 - 18h00

    Ai amei seu blog, seus posts de moda e tendências e essas dicas. Realmente vida de blogueira não é fácil! Mas é uma delícia, eta coisa que vicia!! Ficamos atrás de novidades, tendências e coisinhas fofas. Já está nos meus favoritos. Beijoss

    Responder
  105. Adriana Prata - 01/02/11 - 18h02

    Parabens pelo post e esclarecimentos. Linguagem adulta, direta, objetiva e gostoso de ler, como deveria ser um blog.
    Pretendo criar um blog para uma empresa de acessórios e calçados, e tirou muitas dúvidas.

    Responder
  106. Andréa - 01/02/11 - 18h04

    The, vc é nota 10 mesmo! Sempre atenciosa e buscando contribuir com todas as leitoras. Além de todo seu talento, foi esta característica que mais me chamou à atenção quando comecei a acompanhar seu blog: vc não só expressa sua opinião (sincera e cheia de personalidade), como também está sempre atenta ao que pode ser útil à quem te visita.
    Escrever bem é imprescindível, ter ótimas opiniões também, mas dividir seu espaço e tempo com o que as pessoas buscam é um tremendo diferencial.
    Por isso vc é um sucesso! Parabéns querida! Mil beijos das Pequenas que te adoram!

    Responder
  107. Monique - 01/02/11 - 18h14

    Parabéns,The!! Mais uma vez se superando!!
    Já lí vários posts de blogs,falando sobre criar blogs,mais todos me soaram tão arrogantes sabe…muito diferente do seu que mostra de modo realista e nada pretensioso!!
    Eu sempre gostei muito de moda e assim que os blogs pipocaram por aí,virei leitora compulsiva,rs…até que no final do ano passado resolvi criar um pra mim,
    no início foi aquela empolgação,mil idéias pela cabeça até cair a ficha que a coisa era mais difícil do que eu imaginava,primeiramente pela cara do blog,onde achar um layout digno era impossível e mandar fazer um não estava nos meus planos e não está,pelo menos por enquanto já que pra isso tem um custo bem salgadinho né,depois tem o lance da quantidade de visitantes,sei que um blog novo é devagar,mais é que as vezes da um desânimo né…contando também com o fato da minha não-divulgação dele,pois sempre lia nos “outros blog” que era péssimo colocar links nos comentários,então ficava cada vez mais difícil!!
    Somando isso tudo,tem o fator da inovação né,porque quando criei meu blog,queria fazer uma coisas mais diferente,com outro tipo de linguagem e tal,mais não sei,nos últimos tempos tenho andado com a criatividade muito baixa e postar coisas apenas por obrigação,sem ter a minha cara sabe,não está me satisfazendo!
    Ando numa fase de total desânimo para o meu blog e ainda estou pensando se ainda vale a pena mantê-lo ou acabar de vez com ele e voltar a ser apenas a leitora compulsiva de sempre,rs.
    Bom sendo ou não sendo mais uma blogueira,hehe,sempre estarei passando por aqui,porque seu blog é uma inspiração para todas nós,não só de moda e estilo,mais também de ética,competência e acima de tudo dedicação!!
    bjossss

    Ah…e pela 1° vez vou deixar o meu link(medo)rs.
    http://donadondoca.blogspot.com/

    Responder
  108. Melina Portugal - 01/02/11 - 18h21

    Oi The!
    Sou super sua fã. Vc sabia que o primeiro blog que comecei a acessar foi o seu? Pois é, entro todos os dias e super admiro sua dedicação e cuidado em mantê-lo sempre atualizado e acho incrível oseu carinho com suas leitoras.
    Esse post só veio confirmar isso. Não é qualquer blogueira que se preocupa com quem está começando agora e mostra o caminho das pedras como você fez. Parabéns, é por atitudes como essas que seu blog cresce a cada dia. Continue plantando o bem que sua colheita será cada vez melhor!
    Bjs.

    Responder
  109. Ana Clara Gomes da Silva - 01/02/11 - 18h21

    Menian, esse seu post foi de utilidade pública. amei e vou seguir tudo a risca estou com um blog há menos de 1 mês e quero que ele cresça casa vez mais.
    Muito obrigada. E parabéns!
    beijos

    Responder
  110. Lúcia Bastos - 01/02/11 - 18h26

    Olá Thereza…
    Confesso que entro no seu blog em simplismente TODOS os posts que vc publica, mas na verdade nunca deixei nenhum comentário, confesso que amo votar nos looks da semana…
    Quero falar com MUITA sinceridade que para mim, aqui no Brasil você é a blogueira que melhor escreve sobre tudo, para mim um blog interessante é aquele que mesmo nos enormes posts conseguem prender a atenção de quem está lendo, e isso acontece aqui pelo menos comigo…

    Sou designer de acessórios, ainda meio “verde” e cultivo um blog onde mostro e falo sobre as peças que crio, e fiquei muito feliz ao ver esse post de hoje, pois nunca vi ninguém do meio “bloguistico” dar tantas dicas preciosas, com certeza se nao fosse você eu teria de pagar para saber desses “pequenos” detalhes que você escreveu…

    Muito obrigada e mais uma vez você está de parabéns!

    Lucia
    http://www.acessorioslb.blogspot.com

    Responder
  111. Marcella Vilela - 01/02/11 - 18h29

    Olá Thereza!
    Então, sou uma leitora super nova por aqui. Descobri seu blog nessas andanças que fazemos por esse mundão digital. Cliquei no link sem grandes expectativas e adorei seu espaço, no mesmo instante inscrevi no meu reader e desde então venho acompanhando seus posts. Dediquei um tempinho para ler os posts passados, gosto de tentar entender a cabeça da blogueira e ai vou definindo o meu gosto. Adorei o fashionismo e pretendo passar por aqui sempre para deixar minhas opiniões e considerações.
    Gostei muito desse post, pelo pouco que li por aqui pude ver a coerência com seus comentários! Hoje sou formada em Direito, mas antes de entrar na faculdade eu “brincava” de fazer layout para blogs e achava aquele mundo tão sensacional! Participava de blogs amigos e via o quanto é importante essa interação entre quem faz o site e quem lê. Muitas pessoas estão criando blogs visando o dinheiro, brindes e afins e acabam usando uma ferramenta de grande potencial de maneira irresponsável e desleal. Acredito na sinceridade das pessoas e, como você disse, para ser reconhecido basta ter bom senso nas escolhas!
    Parabéns pelo espaço lindo! Estarei por aqui acompanhando seus posts!
    Nossa, que primeiro comentário imenso, né?!

    beijos

    Responder
  112. Aninha Varjão - 01/02/11 - 18h38

    Fala serio, vc fez esse post pensando em mim ne??? rsrsrrsrs
    Menina tow suuuuuuper feliz com esse post, pois estou na fase final de criação do meu blog….e essas dicas foram preciosas!!!
    Vc eh demias….continue assim, com essa sinceridade e total atenção com suas leitoras….
    Bjinhux e saiba que ganhou uma nova fã…

    Responder
  113. Márcia Almeida - 01/02/11 - 18h39

    The! Obrigada por este post. Tenho um blog há menos de 1 mês e estou adorando a idéia. Ainda tenho muito para aprender, não adoro meu layout, ainda não sei trabalhar bem com o photoshop e várias outras coisinhas que ainda não sei.
    Mas este seu post já vai ser uma grande ajuda.
    Um beijinho
    Marcinha

    Responder
  114. Carlota - 01/02/11 - 18h40

    Muito bom o seu post. Como simples leitora adoro quando acho um blog gostoso de ler e limpo…vai direto para os preferidos! Como o seu!
    Parabéns!
    Bj, Carlota
    http://www.heirloom.com.br

    Responder
  115. Mariana - 01/02/11 - 18h40

    Adorei o seu post, Thereza. Eu entrei agora pra Blogsfera e tento seguir cada tópico que você citou. E concordo plenamente com o que você disse: ser blogueira não é pra qualquer um! haha Requer muita paciencia (fazer um post não é tão simples assim), tempo, habilidade e estrutura pro post ficar atraente e coerente.
    Um beijão e parabéns pelo blog! Visito sempreeee! :)

    Responder
  116. ana elisa ferreira - 01/02/11 - 18h43

    ahasou! sério mesmo. para quem está começando é mto bom saber desses detalhes. só q tem uma coisa q vale a pena destacar…vc pode ter um .com.br e continuar armazenando no blogger ou wordpress, o legal de ter o domínio é que aparece mais fácil nas procuras do google, mas vc não precisa necessariamente, mandar tda sua info pra um novo provedor. se um dia vc resolver parar td vai pro espaço.

    Responder
  117. Raffa Sanches - 01/02/11 - 18h55

    Nossa adorei o post! O meu blog tem 3 meses e mais de 50.000 acessos, mas não são regulares como eu gostaria, são mais graças a sites de troca de links, como o ocioso.
    Adorei as dicas que você deu e com certeza vou dar um jeitinho de implementar meu blog com algumas delas!
    Obrigada!
    Bjs

    Responder
  118. Simone Bruna de Oliveira - 01/02/11 - 18h56

    Parabéns pelo post, acredito que o que está faltando hoje, é a originalidade e a simplicidade, primeira vez que passo por aqui e amei.
    Estou só começando neste caminho, e aprendendo, obrigada.
    http://www.simonebrunaa.blogspot.com/

    Responder
  119. Juliana Queiroz - 01/02/11 - 19h00

    Uau, post longo, mas suuuper valido! Leio seu blog há 2 anos e o adoro! Adoro pelo conteúdo, pela forma como você escreve e por ver que você não puxa o saco ou faz propaganda enganosa de nada! Meus sinceros parabéns e continue, afinal, você sabe que tem muito, mas muito potencial! Quem sabe um dia eu não tenho um blog?! Blog c’est le nouveau robe noir, n’est pas?!
    Bisous madame et beaucoup de succes!!!

    Responder
  120. Carolina - 01/02/11 - 19h08

    Já tinha lido alguns posts sobre blogs, e como cuidar bem deles, mas esse é – sem sombra de dúvidas- o mais legal que já li! Obrigada por ser tão sincera e nos ensinar o caminho das pedras. Não parece ser uma tarefa fácil, mas voce desempenha com total êxito! Parabéns, Thereza!

    Responder
  121. Isabelly - 01/02/11 - 19h09

    Simplesmente amei. Sou apenas uma leitora e não possuo nenhum blog. Já pensei algumas vezes em abrir um, mas, sei que requer tempo, responsabilidade, persistência, criatividade, dentre outras coisas. Por isso que eu admiro tanto as blogueiras de sucesso. Não essas que postam apenas o look do dia ou o esmalte da semana, pois fazem isso apenas para se promover e ganhar espaço na mídia, não sei como essas meninas não percebem. Além de ser um blog muito vazio, não vejo nenhum tipo de atenção ou compromisso com as leitoras. Usam desculpas do tipo: Ai, não respondo porque não tempo ! hã ? se não tem tempo pra que faz um blog ? Não é preciso responder a todos os comentários, mas, esclarecer as dúvidas é fundamental. Admiro as que realmente se esforçam e vão atrás de conteúdo de qualidade e novidades, como você, a Camila Coutinho, a Mariah, as meninas do Bettys, do amici per amici e de um blog novo que fizeram, o http://www.comdrama.com.br/, que é muito bom também. Adoraria que esse post chegasse ao conhecimento de várias blogueiras, pois a partir do momento que nós nos tornamos leitoras delas, elas tem um compromisso conosco.

    Responder
  122. Vania - 01/02/11 - 19h17

    Thereza, acho seu blog o máximo! Nunca me passou a impressão de ser forçado ou falso, e acho muito legal que é tudo muito vida real, até as coberturas dos eventos hollywoodianos servem de inspiração! Só tenho uma dúvida: como você consegue conciliar trabalho com o blog??

    Beijos, e parabéns!!

    Responder
  123. Júlia Rodrigues - 01/02/11 - 19h20

    Oi! mais assim compensa ter um blog, onde se fala de moda, de make up, e tudo mais, se a pessoa não tem um certo acesso a esse meio? Por exemplo, se ela naum pode comprar um Louboutin, ou uma 2.55 da chanel, ou mesmo inspiraçoes, ou acompanhar de perto a semana da moda? Pergunto isso, por que sempre quis ter um blog que falasse sobre esse mundo tão lindo, pelo menos agora não vou poder comprar essa coisas. Com o pouco que da eu fico tão feliz quando compro uma melissa (acho o preço meio q injusto) ou quando compro uma calça na colcci ou opção, ou quando uso um make da avon, vult, ou Oboticário! Eu sei que mtas blogueiras usam essa coisas mais acessiveis, mais quando eu leio um post sobre algum cosmetico preferido delas é sempre MAC! Será que um blog onde sempre aparece coisas acessiveis e não glamurosas pode ser atravido tando quando os outros, sem ter que ficar um blog comum???
    Beeijos :)

    Responder
    • Thereza - 01/02/11 - 21h40

      Julia, é claro, ué!
      Você não precisa necessariamente experimentar pra saber que é bom (com maquiagem talvez)
      Você pode postar uma coleção inteira da Chanel, sem nunca ter tocado num (eu nunca toquei).
      Nesse caso, o virtual super se aplica, vai da gente ter apreço e dedicação pra falar bem.

      Agora, você pode pensar nisso que você falou como um nicho editorial! Falar de produtos mais acessíveis, roupas fast fashions e mto mais ;)

  124. Vivian Teixeira - 01/02/11 - 19h20

    Oi, Thê. Que post maravilhoso. Sabe, sou o tipo de leitora que só lê ou vê fotos mesmo. Pouco comento. Na realidade acompanho blogs. E posso dizer que dos blogs que visito diariamente, o seu é o que me faz ler os posts inteirinhos, mesmo quando está mega. Costumo visualizar apenas as fotos e os textos passam batidos. Isso porque você é reflexiva, tem um texto que discorre sob os olhos. Tem conteúdo. É interessante.
    Parabéns pela dedicação e bom texto!
    Sucesso menina!
    Bjs,
    Vivian

    Responder
  125. Amanda Mayumi - 01/02/11 - 19h20

    Nó Thereza, eu adoro esses seus post informativos, principalmente sobre blogs. Eu morro de vontade de fazer um mas sinto que eu não ia mante-lo por muito tempo, pelo menos não agora, e também porque ia ser ‘mais do mesmo’, então prefiro esperar mais um pouco. Queria aproveitar pra te parabenizar pelo seu, sou leitora diária mas morro de preguiça de comentar (haha, shame on me), acho muito bacana porque você randomiza temas e tem um jeito muito espontâneo de escrever. rs
    Beeijos

    Responder
  126. Monique - 01/02/11 - 19h33

    Thereza,

    O seu post não poderia ter vindo em melhor hora para mim. Por mais que o meu blog siga uma outra linha, você esclareceu vários assuntos que eu realmente não entendia, e ensinou ainda muitos outros que eu não fazia idéia … Criei meu blog meio que “no susto”, mas com essas informações, agora me sinto mais segura!

    Acompanho seu blog há algum tempo e sempre saio mais feliz depois de visitá-lo.

    Ainda estou bem no comecinho, mas com as suas dicas, o caminho certamente será um pouco menos difícil!

    Obrigada!
    Bjsss!

    reciclothes.blogspot.com

    Responder
  127. Dani - 01/02/11 - 20h02

    Thereza,
    parabéns pelo post! Vc merece os elogios, seu blog está cada vez melhor!!

    Bjos!

    Responder
  128. Erika - 01/02/11 - 20h19

    É por isso que o Fashionismo tornou-se leitura diária prá mim!!!
    Beijos bloqueira MARA!!!

    Responder
  129. Julia - 01/02/11 - 20h40

    Adorei o post. É difícil mesmo começar um blog, até porque hoje em dia temos muitos blogs falando sobre as mesmas coisas e é complicado se destacar. São pequenos detalhes que fazem a diferença.
    Beijos!!

    Responder
  130. Rafaela Gaudie-Ley - 01/02/11 - 20h42

    The, só você mesmo pra fazer um post como esse! Muitoooo fofa! Sério!
    Eu fiz um blog recentemente, mas ainda estou adptando e aperfeiçoando! É meu novo hobbie e eu estou muito feliz em poder dividir minha opinião mais diretamente!
    Esse post foi muito construtivo pra mim! Com ceretza, vou pensar em tudo o que vicê disse aqui!
    Parabéns pela iniciativa, pelo blog (que é lindo.. eu amo) e pela fofura máxima!
    Super beijo!

    http://prontaprausar.blogspot.com/

    Responder
  131. Carol Angotti - 01/02/11 - 20h43

    Ameiii o post!!! Eu amo seu site e super me inspiro em vc!!!! Eu sempre quis ter blog, então aproveitei que eu estava sem trabalhar e comecei o Love Lolas! Era para ser de 3 amigas, como o seu…. mas as outras duas desanimaram antes de começar e eu iniciei sozinha!!! Não sei se a época que eu comecei foi ruim (final de Novembro), mas até que no inicio tive uma media de 500 visitas!!! Mas The, viajei e não deixei nenhum post programado!!! Resultado… o blog ficou paradérrimo e eu acho que perdi varias leitoras por isso!!!! Rsrsrsrsr!!! Acho q o mais dificel de se ter blog é ver ele deslanchar… muitas vezes isso não acontece, mas nada vem rápido!!!!! Tb sofro por matérias inovadoras mas tento me atualizar sempre!!! Como eu não tenho retorno financeiro (ainda) com o blog, fica dificel trabalhar sem receber nada!!!!
    Mas The, sabe o que eu acho mais dificel??? É o namorado/pai/mãe falar todos os dias que isso não é profissão!!! Isso aconteceu com vc?? Vc continua trabalhando como arquiteta??? Beijossss

    Responder
    • Thereza - 01/02/11 - 21h36

      Carol, no 2 primeiros anos de blog eu conciliei com a arquitetura, tipo dormia 5 horas por dia e dava tudo certo, daí meus pais nem se metiam.
      Mas aí quando voltei daquela temporada em NY, a idéia de se dedicar ao blog integralmente foi aumentando e conversei muito com meus pais sobre isso, expliquei como funcionava e tal, no início eles ficaram receosos, pq o emprego que deixei era muito bom, mas com o tempo eles entenderam que era necessário.

      Hoje em dia tenho só o blog e a arquitetura está pausada, mas ainda esse ano pretendo tocar algum projeto, seja meu ou alguma obra especial! Nunca vou deixar de ser arquiteta, só preciso me adaptar às 2 profissões!
      Bjss

  132. Letícia - 01/02/11 - 20h45

    Adorei o post Thereza, confesso que sempre fiquei com dúvidas em alguns pontos que você ressaltou no post! Mas acho que além de tudo que você falo no post o MAIS importante é o carisma e a forma que você trata de um tema, confesso que quando descobri o blog, eu li TUDO, TUDO que tinha fiquei umas 5 horas lendo e fiquei apaixonada pelo blog e pelo layout de imediato, de vários blogs que leio, que são muitos incluindo vários internacionais o que eu mais gosto, de longe, é do seu! Eu fico esperando um post novo sempre que entro no meu google reader haha e acho que isso se deve a sua forma de abordar tudo que você fala que deixa completo e descomplicado, por isso você tem tanto sucesso e merece ele! Beijos

    Responder
  133. Maiara - 01/02/11 - 20h47

    Muito bom…uma coisa que me incomoda muito nos blogs é a linguagem. Tem blogs que entro e me sinto com 5 anos de idade. Gente, não é porque o blog é algo informal que vamos falar iguais a desenhos animados né? E percebo que você trata essa informalidade através de uma escrita mais “irônica” (já comentei isso antes) e não cheia de “frescurinhas” (argh!). Não sei se deu para entender. Enfim! Rsrs
    Eu acompanho alguns blog faz um tempo e nunca pensei em ter um! Digo que nasci para os bastidores hahah…até que no final da minha faculdade de arquitetura fui tendo vontade de trabalhar com moda, mais especificamente ter uma loja com a minha marca própria. E aí que ela surgiu e junto com teve que vir o blog, afinal ele está sendo umas das grandes ferramentas para eu poder divulgar o meu trabalho pois não pode se negar a força que essa ferramenta tem!
    Pois é Thereza..parabéns pelo post e mais ainda pelo blog!! Sou fã do Fashionismo e tenho mais orgulho ainda por sermos colegas de profissão (arquitetas). Ainda quero te conhecer pessoalmente rsrs
    beijos!

    http://loja.trisbrasil.com.br/

    Responder
  134. Geri Lopes - 01/02/11 - 21h23

    Melhor possst! como sempreee.. Concordo que o principal é ter o feeling para ser blogueira, e mtooo importante, dedicar tempo e como a leitora disse nos comentários, persistênciaa, sempre importante! beijosss thê

    Responder
  135. Gabriella Bertossi - 01/02/11 - 21h24

    Oi flor, adorei o post.
    Realmente tem que se esforçar se quiser chegar em algum lugar.
    fiz um blog e pretendo crescer com ele. E vou me dedicar pra isso.
    Adorei seu post.

    visita meu blog: http://vaidadesdemulher.blogspot.com/
    e meu canal no Youtube: http://www.youtube.com/user/GabyGGBB

    Espero que goste.

    um grande beijoo .

    Responder
  136. Amanda Oliveira - 01/02/11 - 21h27

    Ameeei o seu post The! Muito informativo mesmo, explica direitinho. Eu particularmente seempre tive vontade de ter um blog, comentar sobre moda e cultura pop alheia.. mas no fundo sei que nao é facil, vou ter que me dedicar muito, pesquisar, ter sempre um conteudo a mão. e no momento nao disponho do tal tempo. ;/ infelizmente. Mas quem sabe um dia..

    Beijão!
    Parabéns pelo Blog.
    Sempreee leio, acompanho voce no twitter tbm..
    e voce sempre me responde qdo te pergunto alguma coisa por lá.
    acho suuuuper legal isso!
    dá uma sensação de afinidade, de proximidade.

    mais uma vez, parabéns!
    Beijao. e sucesso! :*

    Responder
  137. Helen Miranda - 01/02/11 - 21h35

    The, cada dia te admiro mais, menina! Já tive bloguinhos com fake, e venho pensando em criar um para divulgar as coisas boas da minha região de forma que atraia as pessoas daqui a perceberem quantas coisas bonitas elas tem. Moro numa região cheia de cachoeiras, trilhas, lagoas, cavernas e os moradores (incluindo moi) esquecem disso. Sem contar os achadinhos em lojas e os fatos de que não há bibliotecas boas por aqui (fui na biblioteca municipal da minha cidade, que é a maior da região, apesar de ser considerada média, calma, maravilhosa – espirito bairrista – só tem dois livros novos desse tipo que agente gosta de ler! DOIS! No meio de tantos livros antigos e enciclopédias, quem vai ter paciência de acha-los?) Por isso to pensando em erguer um blog com minha amiga e incentivar a região de forma divertida; Então meu muito obrigada para você porque muito do que você postou, eu não fazia idéia!

    Responder
  138. Juliana - 01/02/11 - 21h36

    The, fazia uns dias que estava pensando em te mandar um email pra saber a receita do sucesso do fashionismo. Tenho um blog, que não é tãão iniciante, já faz uns 2 anos, mas tá sempre paradinho sabe?? As vezes tem umas 10, 15 visitas no dia, mas nenhum comentário :/ Isso dá uma desanimada total. Mas, brasileiro não desiste nunca certo?? hehe
    Comecei agora a twittar, facebookar e orkutar o blog, as visitas estão aumentando, mas os cometários…. xiii.. tá looonge hehehe
    Mas esse post foi super informativo! Tô aqui tooodo dia pra ver as novidades!!
    Muito Obrigada por toda essa informação!
    Beijo
    http://www.dhrova.wordpress.com

    Responder
  139. Giulia Drumond - 01/02/11 - 21h37

    Nossa! Muito obrigada MESMO por esse post! esclareceu muuuitas dúvidas! Eu montei um blog com umas amigas a pouco tempo e estávamos meio perdidas…
    adoro quando vc faz esse tipo de post, porque nós não conhecemos nenhuma blogueira “famosa” e as vezes não conseguimos certas informações.

    um beijo
    e muito sucesso pro seu blog pq merece pelo trabalo bem feito!

    Responder
  140. Verinha - 01/02/11 - 21h41

    Oi Thereza, acompanho seu blog diariamente, estou com um projeto de ter meu proprio blog, queria saber como vc consegue contato com as marcas, para fazer posts sobre lancamentos, promocoes… no conheco do blog eles te atendiam num boa?
    obg!!

    Responder
    • Thereza - 01/02/11 - 21h45

      Verinha, na realidade é muito raro eu entrar em contato com a marca. Pq tipo, quando eu quero fazer um post, tem que ser na hora, daí mandar email pra marca, esperar a boa vontade dela, foi-se o timing.
      O que costuma-se fazer (eu uso pouco) é estar em contato com as assessorias, que prestam o serviço de divulgação da marca, cedem imagens, informam lançamentos!

      E falando de produtos, geralmente eu compro tudo mesmo hehehe não sou muito jabazeira não ;)

  141. Helen Miranda - 01/02/11 - 21h45

    E essa coisa de a divulgação ser espontânea é a mais pura verdade. Já indiquei Fashionismo pra amiga, e nas comunidades que participo, e acaba surgindo… tipo tem gente que pergunta sobre blog legal para ler, tem gente que pergunta de californiana e ombré e eu sou obrigada animada a mostrar seu post sobre as texanas (piada interna do Fashionismo)… e assim vai indo.

    Responder
  142. Helen Miranda - 01/02/11 - 21h47

    E o melhor é que você é humilde e gente boa pra não ficar com medo de que vão criar mil e um blogs e te fazer mais concorrência. The, você é minha blogueira diva!

    Responder
  143. Juliana - 01/02/11 - 22h10

    The, alguns dias atras estava pensando em te mandar um email pra te fazer perguntas sobre o blog, dicas e tudo mais.. e vc escreveu tuudo no post. Amei! Seu blog é leitura diária e obrigatória pra mim. Parabéns!
    Tenho um blog, que está no ar já faz 2 anos, não é um sucesso nacional, mas depois que comecei a orkutar, twittar e facebookar parece que deu um up! mas mesmo assim, sinto muita falta dessa interação blogueira – leitor. Quase nunca recebo comentários, e isso dá um desanimo né?? Mas brasileiro não desiste nunca, certo? Entãão.. acho que nós, blogueiras, temos que continuar com toda essa rede de informação e essa liberdade que todos tem de mandar um email e pedir sugestões para nós.
    Beijo e muuuito obrigada pelas dicas

    http://www.dhrova.wordpress.com

    Responder
  144. Madame Sucralose - 01/02/11 - 22h28

    Oi Thereza,
    Quando vc anunciou semana passada que faria um post falando sobre Blog fiquei feliz de verdade. Sabe por quê ? Porque sabia que vinham dicas e opiniões sinceras. Ao ler seu post senti-me numa mesa redonda, numa conversa franca com alguém próximo que só queria dar dicas preciosas que outras pessoas não dão.
    Também tenho um blog, e trata-se de um diário público. Uso de humor e leveza para contar algo relevante do meu dia-a-dia. Recebo e-mails de alguns leitores e acho uma delicía esse momento interação. Não tenho formação em moda, nem em makes e detesto esmaltes coloridos, mas acho que os blogs que tratam de modas são maravilhosos .
    Se você me permite fazer um comentário, gostaria de dizer que algumas blogueiras pecam quando agem como se estivessem atirando para todos os lados … tentam falar de um tudo : moda, makes, esmaltes, cinema, agitos culturais eu costumo dizer que quem se mete a fazer tudo, acabe naõ fazendo nada.
    Gostei demais do post. Foi esclarecedor !
    Bj
    Madame Sucralose

    Responder
  145. Cássia - 01/02/11 - 22h35

    Ótimas dicas. Perfeito.

    Responder
  146. Cássia - 01/02/11 - 22h36

    Mudando pouquinho de assunto, vc nunca mais falou sobre Gossip Girl né?

    Responder
  147. Bia - 01/02/11 - 22h51

    Oi Thê, Nossa, juro que quando vi o tema do post não acreditei!!!Acabei de criar meu blog e vc conseguiu esclarecer varias duvidas que tive durante essa ultima semana!! Sigo seu blog um tempão e simplesmente ADORO!!!Gostaria que vc conhecesse meu blog… Sua opinião e suas dicas serão bem vindas!!! Obrigada!!!!
    ps:não repare no rosa please!!!! rsrsrsrsrs
    bjs, Bia

    Responder
  148. Marcela - 01/02/11 - 23h15

    Oi, Thereza, acompanho o seu blog há cerca de um ano, e acho que só comentei uma vez, mas agora que me dei conta de como é importante o comentário das leitoras vou tentar me dedicar mais, viu?! rs
    Eu faço Jornalismo e sou apaixonada por moda, tô pensando em fazer um blog, mas sei que é preciso se dedicar muito, ainda não tenho certeza se tô pronta p. isso.
    De onde você tira inspiração p. escrever os posts? Sempre “me inspiro” lendo os posts dos blogs que eu acompanho, mas fico pensando se isso não é cópia. Como mostrar um olhar diferente de uma coisa já tão falada?
    Adorei o post, muito informativo, e desculpa o comentário gigante!
    Beijos

    Responder
  149. Michele Almeida Gimenes - 01/02/11 - 23h20

    Adorei as dicas do seu post! É preciso persistência, humildade e muito amor pelo que faz.
    Bjks.
    http://bellaonediarys.blogspot.com
    @michelegimenes

    Responder
  150. Lisbeth - 01/02/11 - 23h26

    Esse post caiu do céu Thereza.Fiz um blog a menos de um mes e essas dicas serão valiosas demais para mim.Aliás,voces blogueiras mais experientes são inspiração para todas nós que estamos começando.
    Concordo mt com o que vc disse nesse post.Blogueira trabalhaaaaaa…e mt!!

    bjos
    e obrigada
    http://mariabunitafashion.blogspot.com/

    Responder
  151. AmAndA G.B. - 01/02/11 - 23h30

    Nossa adorei este post. Sou super leitora de blogs e isso me agrada tanto que até leio posts que não me interessam muito dos meus blogs favoritos, hehe). Mas então, já fazem um ano que venho pensando em criar um blog, mas o tempo foi passando e eu nunca tive a iniciativa. Aí a semana passada estava super animada e criei, fiz um post e depois li aqui no Fashionismo sobre esse post que você ia fazer esta semana, como estava em dúvida sobre um monte de coisa resolvi esperar esse post para continuar com o meu blog. E sabe, me ajudou muito! Não tinha ideia de como funcionava a publicidade ou esse tal de mídia kit (que nem entendi muito bem). Mas agora já sei como vou fazer meu blog e apesar de descobrir toda essa aristocracia continuo MEGA animada. Bj

    Responder
  152. Grazi Angeloni - 01/02/11 - 23h31

    Oi ThÊ!!!AmOOOO seu blog!!!! Você a 3 anos eu a dois meses e meio, blogueira a pouquíssimo tempo. Esse mundo diga-se “bloguístico” hhahah estou amando!!! Acesso seu blog diariamente, amOOdepaixão, aliás moramos em estados água e vinho. Adorei as dicas, persistência é o alvo!!! Humildade acima de tudo, sou assim transparente mesmo, nada de ser superior, aprendendo com os erros também e com essa troca caloroza nesse mundo maravilhoso!!! Fique com Deus,

    Super Beijão.

    Grazi Angeloni

    http://www.graziiangeloni.blogspot.com

    Responder
  153. Ju - 01/02/11 - 23h32

    Nossa Thereza! falou tudo! amei o seu post e vou reler ele mais vezes! Sou carioca como vc, tenho blog há mt mt tempo (desde 2003) mas só de 2009 para cá comecei a me dedicar de verdade! Ano passado consegui manter uma média bacana de acessos, comentários e posts, mas ainda estou engatinhando.
    O que mais me “revolta” na blogsfera é ver gente fazendo parceria só para ter assunto/ sem nada a ver com o estilo do blog como vc falou e gente que só passa no blog para deixar o comentário: “oi, me segue!”
    Tipo, a pessoa não procurou conhecer vc, sua história, seu blog e se quer fazer um comentário que tenha a ver com o que v c escreveu! Essas pessoas… não acredito que consigam manter o blog por mt tempo… enfim!
    Olha nem sabia que esse tal de midia kit existia! hehehe
    Como falei vou reler seu post mais uma vez, e posso te mandar email caso tenha alguma ´dúvida ou queira trocar mais idéias?
    beijos e tudo de bom, Júlia

    Responder
    • Thereza - 01/02/11 - 23h56

      Claaaro Ju, manda sim ;))
      bjusss

  154. Milca Pimenta - 01/02/11 - 23h36

    Thê, tava ansiosa por esse post desde que eu vi vc falar sobre o assunto no twitter!! Mais esclarecedor impossível!!

    Thanks!!! bjs ;)

    Responder
  155. Pamela - 01/02/11 - 23h40

    Simplesmente adorei. Olha, eu sou blogueira iniciante e por isso li muuuuitos posts sobre ‘ser blogueira’ por ai… E esse é um dos melhores mesmo. Porque, coisas muito técnicas chegam a ser chatas. O seu post foi tipo “conselho de amiga”. Parabéns pelo post!

    Responder
  156. Jessica - 01/02/11 - 23h51

    Olha, nem parece mas eu estou “nessa” de blogs há 9 anos. Sou da época que só existia “blig” e a moda era postar gifs piscantes. As coisas mudaram muito com o tempo, o blog passou a ser coisa séria, os formatos mudaram, os assuntos tbm… E principalmente: o que os blogs tem a oferecer.
    Eu já tive blog grátis, fui “hóspede”, tive domínio próprio, e agora estou desvendando os mistérios do blogspot (ou não).
    Nunca consegui ficar mais de um ano com um blog. Pra falar a verdade, minha vida sempre foi meio corrida e quando as férias acabavam o blog acabava sendo abandonado! Arrependo-me um pouco disso, por isso to tentando voltar agora… sempre com a promessa de “dessa vez vai ser diferente”. hahaha
    Acredito que pra quem leva a sério, é possível até viver disso! E não deve ter nada melhor do que trabalhar com algo que fazemos por prazer…

    bjo

    Responder
  157. Thaina - 02/02/11 - 00h09

    Ahhhhh Thereza, você ARRASA! Adorei seu post.. Vou te explicar um pouquinho das coisas… Assim, vou cursar arquitetura, mas sou apaixonada, completamente fascinada pelo mundo da moda! Não faço faculdade de Moda mesmo, porque meu pai não acha que seria muito proveitoso pra mim e tudo mais, acho que ele acha isso um pouco fútil e não crê que moda possa me servir como uma “profissão”. Quando vi esse seu post, fiquei com muita vontade de criar um blog! Pode até ser loucura, ou um capricho meu, mas sinto que vai ser mais fácil de eu me aproximar mais do que gosto. Não para fazer sucesso, essas coisas… mas simplesmente pra ter mais contato com o lado fashionista, entende? Você já passou por alguma coisa parecida, ou “pré-conceitos” por gostar de moda e usar isso como profissão?
    Um beijo, e ADORO seu blog! =)

    Responder
  158. Dâmaris - 02/02/11 - 00h31

    Ixi, menina,

    teu posto foi terapêutico! desabafaste com sinceridade, instruíste com precisão e tocaste no coração de muita gente, até do meu. Meu bloguito tem 13 dias e já senti tudo isto…. Capricho muito e dá uma tristeza ver as visitas sem comentários…mas ainda acredito que ao menos lêem a idéia que quis transmitir.

    este post é para salvar e guardar.

    parabéns!

    bjs
    Dâmaris
    http://www.villagebeaute.blogspot.com

    Responder
  159. Daphne - 02/02/11 - 00h47

    Thereza, melhor post de todos! Sério, eu já fui bloqueira há muito tempo atrás, na adolescência. Me divertia muito e falava do que tinha vontade, sempre tentando ser original e com um bom português. Agora decidi voltar a ter um blog, dessa vez mais maduro e tal… Mas sem pretensão, naquela época eu ficava muito feliz quando tinha mais de 100 acessos e agora fico pensando que vou ficar louca de felicidade se tiver mais de 20. Acho vc uma blogueira fantástica, de verdade. Não acho vc deslumbrada e afetada como tantas que vejo por aí e acredito que isso seja um entre os vários motivos do Fashionismo ser o sucesso que é. Seus posts são tranquilos, democráticos, mas sempre com opinião e coerência. Sou redatora e social media e penso que voltar a me dedicar a um blog vai me ajudar também com a minha profissão, mas não é por isso que quero voltar, mas pq me lembro do contato com os leitores e dos debates na caixa de comentários e de como tenho amigos até hj, que fiz pq eles deixaram um comentário no blog, eu respondi e por aí foi… E vc é, sem dúvida nenhuma, um dos motivos pra eu ter decidido voltar a ter um blog, vc me inspirou (piegas mas é verdade). Sempre quis te perguntar algumas coisas dessas que estão no post, mas achei que estaria te pentelhando demais =P Agora não preciso, vc esclareceu todas as dúvidas que eu tinha. Meu namorado acabou de me dar de presente o domínio com o nome que escolhi, assim que falei pra ele que tava pensando em voltar a ter blog. Achei fofo, mas agora tô meio preocupada pq vai que daqui há 3 meses eu desisto… Enfim, vai ser um incentivo pra não desistir. Parabéns pelo post e pelo fashionismo, me lembro do seu primeiro layout lá no wordpress e sempre acho muito maneiro quando entro aqui e mais uma mudança aconteceu, é bem legal ver um blog que a gente gosta crescer assim. =***

    Responder
  160. Juliana Alecrim - 02/02/11 - 00h57

    Adorei o post The,muito útil pra todos os tipos de blogueira.
    Eu sou formada em Confeitaria e Panificação e tinha um blog sobre doces,mas quase não tinha tempo para atualizá-lo por isso exclui minha conta,essa agora fiz com o intuito de falar sobre vários assuntos e compartilhar várias idéias.Moda pra mim sempre foi um hobby,mas adoro receber e passar dicas sobre viagens,livros,filmes,ainda tem a minha vida gastronômica que não quero deixar de lado e gostaria muito de divulgar o trabalho da minha mãe(ela faz bijouterias finas há uns 12 anos).Será que juntar tudo é muita confusão?! A princípio quero me dedicar ao blog como uma forma de me distrair e interagir comoutras pessoas,ainda mais pelo fato de que sempre gostei de escrever e expressar nossas opiniões é uma forma de desabafar. Sempre li vários blogs sobre diversos assuntos,mas o nosso na prática é mais complicado e pra falar a verdade sou um pouco insegura e tenho medo de não agradar as leitoras. Alguma dica específica?!
    Beijooooooos.

    Responder
  161. Júlia Rodrigues - 02/02/11 - 01h03

    Nossa acho que esse é o prmeiro comentario respondido, é pode ser que der certo, agora é só pensar mais um pouco, e quem sabe botar isso em pratica neh? espero que sim! Bom mto obrigada por ter me respondido, toh me sentido agora, hahahaha… beeijos

    Responder
  162. milena pessoa - 02/02/11 - 01h18

    AMEI o post gigante, mas super esclarecedor! Tive e tenho blog por hobby, e acho que persistência é A palavra, como disseram lá em cima. Eu sempre me empolgo no começo, mas logo depois deixo o blog de lado. Além disso sempre rola um medo e receio de expor minhao opinião, das críticas…
    Mas putz… vc largou a arquitetura (por enquanto) pra se dedicar só ao blog?! Eu sabia que NY ia mudar sua vida (e olha que eu nem estive por lá, ainda. Só de acompanhar seu blog dava pra perceber que mudanças estavam por vir!). Arrasou! Fiquei mais fã! Bjs

    Responder
  163. Jessica Kurth - 02/02/11 - 01h38

    Tenho certeza que depois desse post vai ter muita gente tendo um blog de sucesso. Eu amei o post, realmente está espetacular.. muito bem explicado.

    http://www.jessicakurth.com/

    Responder
  164. Yasmin - 02/02/11 - 01h48

    Bom Thereza realmente estava precisando ler algo do tipo , já faz um bom tempo que venho lendo diversos blogs e tal e cheguei a pensar em fazer um blog de moda , só que junto com criação do blog vem o consumo , praticamente 50% das blogueiras só vestem roupas de grifes , tem um closet com muitas e muitas grifes e nos looks que mostram no dia – a – dia e tal sempre tem alguma coisa LV , Chanel e etc . Só que por causa da minha pouca idade ainda não me banco, dependo dos meus pais e tipo num há condições de meu pai ficar comprando roupas de grifes internacionais e tal , toda hora um cosméticos diferente para testar é quase impossível .Dessa idéia já desistir de criar um blog falando de moda em geral , mas como sou viciada em esmaltes resolvi futuramente criar um blog falando sobre esses potinhos , mas mesmo com essa idéia descartada em minha mente queria saber se tipo para ter um blog de sucesso a pessoa precisa usar tanta coisa desse tipo , ter tanta renda para bancar diversas roupas , sapatos e tal de marcas carissimas , ou se isso é só quando o blog já está com pleno sucesso , ou se muitas blogueiras já começam assim sabe no auge ? Beijoos : )

    Responder
  165. Tassia B - 02/02/11 - 04h24

    The, sou suspeita a falar pq tô SEMPRE aqui, o Fashionismo é um dos meus blogs favoritos, eu adoro a forma como vc escreve, sempre despretenciosa e humilde (sim, humildade é importante, todo mundo prefere vc vibrando em ver seu trabalho reconhecido do que blogueira blasé), e acho a sua paixão por Gossip Girl um dos seus diferenciais! É muito legal ver referências de uma série que a gente acompanha, fica parecendo conversa de comadre que vê novela haha
    Fora o fato de a sua formação em arquitetura influenciar algumas das suas opiniões, o que tb te diferencia.
    Enfim, acho que o bacana de um blog é ser diferente. Ninguém quer ver os mesmos comentários, sobre as mesmas fotos, nos mesmos assuntos, em todos os blogs! Eu por exemplo, posso ver a cobertura de um red carpet lá no Petiscos, mas não deixo de ver aqui tb, são leituras completamente diferentes, informando da mesma forma.
    Ai que comentário enorme, sorry! É que eu vejo muitos pontos a seu favor, e achei que precisava apontá-los :) parabéns por esse post, muito bem explicado! Espero que ajude novas blogueiras!

    beijos!

    Responder
  166. Vivian Alves - 02/02/11 - 08h20

    Oi The!!! Admiro muito o seu trabalho e o seu blog foi um dos primeiros que lí e acompanho até hoje diariamente. Me orgulho muito de já ter feiro parte dele =D http://www.fashionismo.com.br/2010/03/a-escrivaninha-das-leitoras/
    Me achei o mááááximo hehehhehe
    Tenho muita, mas muita vontade mesmo de ter um blog, mas sempre fico insegura pq não quero fazer por fazer sabe, e como tem taaaantos blogs bacanas por aí, sempre fico achando que o será só mais um nesse mundão da internet. Como uma autêntica virginiana sou mega perfeccionista e aí rola aquele medo de não dar conta do recado sabe hehehe acho uma p.. responsabilidade ser formadora de opinião e admiro muito quem dá a cara pra bater e se dá bem ainda. Não tenho paciência para o tal Networking, então não sei se “vingaria” nesse meio.
    Bom, parabéns por mais esse post mega interessante, me fez pensar muito na possibilidade de criar um espacinho pra mim.
    Grande beijo!

    Responder
  167. Universo Delas - 02/02/11 - 08h26

    The … ótimas dicas! Pra mim que estou começando então!! :D
    http://www.universodelas.wordpress.com
    @universodelas

    Responder
  168. Carol Lancelloti - 02/02/11 - 08h38

    Oi, The!

    Legal você fazer um post/tutorial desses! Muitas meninas precisam dessa indicação e, principalmente, precisam saber que blog não é fácil e não é só festa! rs
    Estou repaginando os meus e o primeiro a ir ao ar com novo layout é o da Lgarta! Tô animada! :)
    E depois ve seu email, hein! A Lagarta te enviou umas coisas rs.
    Beijos saudosos!

    Responder
  169. Liliane - 02/02/11 - 09h21

    Oi Thereza, sem dúvida esse foium dos melhores post que já li na blogsfera!
    Eu tenho blog a pouco menos de um ano, estou engatinhando, tudo é muito recente. Uma coisa que me incomoda muito, é a pessoa ir no meu blog, não ler meu post e deixar um comentário “passa no meu”. As pessoas acham que ter seguidores é o suficiente para manter um blog no ar.
    Nunca tinha ouvido falar sobre o mídia kit. Li o outro post com dicas sobre o assunto, mas vou reler com mais calma.
    Obrigada por dividir sua experiência conosco.
    Um beijo, Liliane

    Responder
  170. Theresa,
    Realmente esse post veio para agregar muito conhecimento para nós, blogueiras iniciantes!!!
    Vc foi muita clara e deixou bem evidente que criar um blog, não é simplesmente ficar jogando um monte de informações na net sem eira nem beira ,e sim tem um grande trabalho de pesquisa ,edição, montagens , entre outras coisitchas mais!!!
    Parabens ….
    http://blogtipsandtrends.blogspot.com/
    beijos
    Ma Amorim – Blog Tips and Trends

    Responder
  171. Flaviana - 02/02/11 - 09h52

    Oi Theeza
    Eu, aimplesmente, amei este post. Eu, como muitas, também estou com um projeto de montar um blog e você conseguiu ser muito clara em todos os tópicos. A minha maior dúvida é como que você elabora as matérias. Por exemplo, na época o oscar todos os blogs falam disso, ok, mas e quando não tem nenhum assunto em evidência? De onde tira as ideias sobre o que escrever a cada dia?
    Beijos.

    Responder
  172. Malu - 02/02/11 - 10h03

    Oi tudo bem? Sou visitante mas raramente comento, mas dessa vez resolvi comentar.
    Tenho quase certeza que este é o melhor post seu nos últimos tempos, claro, objetivo e fala a real, quem tem medo de ouvir ou melhor ler a verdade é melhor ficar de fora.
    Mas vamos por partes, gostei porque esclarece coisas que somente depois que tem blog você se preocupa. Tenho um blog mas é para meu prazer e opiniões, mas tem sempre aqueles comentários, “queremos sorteio”, “cadê video”, “look do dia”, etc, etc. Penso que as coisas acontecem com o tempo, competência e experência. E por isso estou com tranquila, mas sei quando a coisa torna-se maior terei que ter atenção e dedicação total ao blog.
    Gostos que você responda tanto aqui quanto no twitter, isso é importante para que possamos voltar ao blog e ter interesse no que escreve. Outra coisa que sinto a vontade aqui é poder contar com você como profissional e outra área, mostrando que podemos ter outra formação além de moda e falar de moda. Sempre estudando e tendo fontes do assunto.
    Obrigada pelo espaço, desculpa a estensão do comentário. Amei o novo visual e gosto dos espaços da midia no seu blog ser menor e previlegia o leitor com seu trabalho e não com propagandas.
    Bjokas sucesso!

    Responder
  173. Barbara - 02/02/11 - 10h36

    Oie, venho sempre aqui pois gosto muito da maneira despretensiova que escreve. Leio outros que não gosto muito da atitude da blogueira (mas confesso que muitas vezes o conteudo me agrada então acabo sempre voltando).
    Raramente comento, mas fiquei com vontade hoje. “Cruzei” contigo na ultima sexta-feira (na C&A shopping Iguatemi), fiquei timida em ir conversar, até porque acho que não é sempre que a gente quer ser abordada rs
    Adorei post e principalmente os links sobre dicas blogger, estou querendo fazer blog há alguns meses, estou amadurecendo a ideia, e seu post veio super em boa hora :)
    Parabéns pelo otimo trabalho e bom humor!
    Bjo

    Responder
  174. Dani - 02/02/11 - 10h38

    Oi The, leio seu blog assiduamente, só não comento tão assiduamente assim. kkk Mas acho que se te encontrasse na rua ia te abraçar como se você fosse minha amiga de infância! kkk #aloka É claro que o conteúdo do blog me atrai e a maneira simples como você fala são um dos principais motivos pelo qual passo aqui diariamente, mas analisando bem o principal motivo é como você é acessível, isso sim conquista leitoras fiéis.

    bjs e sucesso.

    Sou sua fã!

    Responder
  175. Liz - 02/02/11 - 10h40

    Puxa, ótimo post, bastante completo para quem está iniciando (assim como eu).

    O meu blog não tem nada ver com moda. Sou apixonada por moda e acompanho vc Theresa, De Chanel, Camila do GE, Ana Paula Pedras, Flávia do Fashion Coolture,
    entre outras, todos os dias.
    Eu sou desenhista de mangá (desenhos japoneses) não sou muito popular em redes socias, (e desde que conheci Garance Dorè resolvi me aventurar na blogosfera)
    mas o mesmo com número mínimo de até agora 21 pessoas q seguem o meu blog já me deixa super satisfeita pois eu sei q são pessoas q apreciam e respeitam o meu trabalho.

    mas enfim…. quem quiser vistar ficaria contente,
    http://www.thpaper.blogspot.com

    embora eu duvide que muita gente aqui se interesse.

    ;D

    Abrços e sucesso!

    Responder
  176. Marcia - 02/02/11 - 10h41

    Oi Thereza,muito bom seu post!!!
    Fiz há algum tempo atrás um blog,aproveitando minha experiencia como mãe de intercambista.
    Adorei a experiencia,e embora seja um público muito segmentado,o blog alcançou a meta que eu desejava.Como trabalho e não tenho muito tempo para ele atualmente, e também não tenho mais muito o que dizer,acabei soltando-o na web, para que as pessoas interessada possam consultá-las.
    Mas o dia que me aposentar,penso em fazer um voltado para mulheres da minha faixa etária, com interesse em moda e beleza,seria algo como”Tô velha mas não tô morta” hahahahahhah
    Adoro seu blog, sou uma assídua frequentadora!!!
    Mil Bjusssss

    Responder
    • Raíza Zingalli - 02/02/11 - 11h28

      Todas essas reflexões são super importantes pois os “verdadeiros” blogs de moda estão mudando nosso jeito de absorver informação e, numa escala mais ampla, de nos relacionarmos com as outras pessoas, estejam elas do nosso lado ou lá longe também. Enfim, os blogs e nós como pessoas temos ciclos e com o surgimento desse meio eficaz de comunicação torna-se possível injetar novo frescor às idéias impressas das revistas de moda, que suprem algumas de nossas necessidades femininas relativas a moda e beleza (principalmente), mas que parece ter perdido o fôlego para a rapidez evolutiva dos blogs,tal qual nos presenteia dia após dia com uma enxurraga de sugestões e um bocado de referências, já diluídas, onde nossos desejos contraditórios passam a dispor de múltiplas facetas.

      Parabéns pela dedicação, talento e autenticidade. Se o presente é ótimo, o futuro reserva dias melhores ainda. Theresa teus posts são incríveis e você tem diferencial com conteúdo. “Para poucas…”

  177. Ivana - 02/02/11 - 11h16

    Thereza, adoro seu blog e depois desse seu post fiquei ainda mais fã.
    Eu acho que você se estaca entre a maioria das blogueiras porque os seus posts são sempre diferentes e muuito divertidos, eu me mato de rir com as coisas que vc escreve.
    Enquanto todo mundo fala das bolsas de moletom inspired, você está falando do Chuck Bass ( mesmo que seja repetitivo tenho certeza que todo mundo ama) rs rs. E achei a sua iniciativa de não participar do SPFW super legal tbm, pq eu acho que ninguem mais aguenta ouvir falar das mesmas pessoas e dos mesmos assuntos.

    Enfim, continue dividindo as suas experiências com nós leitoras.Eu ainda sou uma blogueira iniciante mas vou usar muitas das suas dicas!

    Beijos,
    Ivana.

    http://styleupdate.worpress.com

    Responder
  178. Juliana Rodrigues - 02/02/11 - 11h32

    Excelente post Thereza!! Sou administradora (se precisar estamos aí!rs) e faz apenas uns 6 meses que comecei a frequentar os blogs de moda e beleza. O seu foi indicado por minha prima e, talvez como consequencia da sua linguagem e conteúdo peculiar, já é meu favorito. Parabéns pela capacidade de comunicação (coisa rara hj em dia é gente que se expressa bem) e pelos assuntos dos posts, que mesmo entre vários gossip girls, são sempre interessantes e de utilidade feminina!

    Responder
  179. Ligia Salgueiro - 02/02/11 - 11h32

    Já pode dar aulas de como fazer seu blog. E tem gente se dando bem com esse tipo de curso!

    EXCELENTE post..

    Responder
  180. Camila Leite - 02/02/11 - 11h47

    Dicas ótimas e mega válidas, como você disse no outro post, vamos lutar pela não banalização dos blogs!
    Nós blogueiras temos um papel importantíssimo para as leitoras, é importante valorizarmos isso!
    Eu quando estou sem idéia prefiro não postar nada, acho que é melhor do que postar qualquer coisa!

    Beijos The, amo seu blog! =D

    Responder
  181. Marianna - 02/02/11 - 11h49

    Gosto muito do seu blog, Thereza. Foi um dos primeiros blogs que comecei a acompanhar e me serviu de referência para vários outros blogs interessantes.
    Esses dias desenterrei uma dicussão nos comentários de um post do “De Chanel na Laje”, no qual ela justamente dava dicas bem humoradas sobre como ter um blog interessante.
    Vc aparecia nos comentários, sempre com uma postura bacana.
    Acredito que vc escreve de uma maneira muito mais voltada pro conteúdo e pouco ou quase nada egocentrada, como muitos blos fazem. Acho ótimo!

    Responder
  182. karina - 02/02/11 - 11h57

    Miga, vou ser totalmente sincera, dps desse post deu até vontade de fazer um blog??!!!
    vc acredita??!! euzinha e um blog??!!! rsss
    enfim, até para leigas como eu, vc conseguiu esclarecer esse “mundo tecnológico”..rsss
    dps vou precisar de uma dica de um tal creme que ilumina a pele… vc conhece algum?? dps me liga!! bjss

    Responder
  183. Isa Junqueira - 02/02/11 - 11h59

    Oi Thereza!! Eu leio muitos blogs mas confesso que não sou de comentar,mas esse post me deixou com muita vontade de te escrever e parabenizar..você deu todas as dicas!!!!!Que bacana..clareou minhas idéias pq acabei de fazer um blog,por diversão,mas to vendo que é muito mais sério…
    Obrigadaa…adorei mesmo!!

    Responder
  184. Natalia Bretones - 02/02/11 - 12h12

    Olha, vou ser bem sincera.. queria a tempos ver um post sobre Blog igual ao seu!!! menina, como é difícil para as blogueiras “até as mais tops” escrevem sobre “como criar um Blog bacana!”..

    Todo dia quando entro no meu escritório, a primeira coisa é acessar os blogs que visito todo santo dia!! mesmo aqueles que você sabe que não estarão atualizados, (o que eu acho péssimo!!! tipo, você perde seu tempo indo visitar e abri o bog e cadê?????). Visito uns 40 blog todo dia!! e já faz um tempo que quero escrever e tals, mas sabe que parece um bicho de 7 cabeças??.. tipo, começo escrevendo e depois? Outra é questão de layout, já tive um blog no wordpress, mas os layouts são tão feios.. cruzes!!! Acho que se o layout não lhe agradar, acho que não tem nem porque escrever numa coisa que você acha feia.. uhauhauah já fiz cotação com algumas pessoas para fazer o blog, mais nossaa, como você falou “passa dos 3 digitos!”.. uhauhaa

    As vezes morro de vontade de ter o blog, escrevo tudo em um caderno, porjetos e tals, e depois.. me dâ vontade de desistir total!!! sei lá porque…

    Bom, eu sei que NUNCA comentei no seu blog, mais saiba que você faz parte da listinha dos 40 blogs diários!!;.. uhauha mas pra quem nunca cometou, um cometário desse tamanhão tah de bom tamanho, neh?.. uhauhauah

    Parabéns pelo post!!! Ameiii!!!

    Responder
  185. Catarina Flor - 02/02/11 - 12h18

    Olá Querida,

    Estou passando para avisar que tem promo no nosso blog. Sorteio de um Ensaio fotografico e uma peça da Catarina Flor!!!! Divulgue e participe…

    Bjinho

    Responder
  186. nicole - 02/02/11 - 12h46

    the, esse é um dos melhores blogs ever! e acho super importante esse respeito que vc tem com as leitoras. pq blogueira que não responde e ainda fala que não tem tempo (!) é muito absurdo.

    Responder
  187. NATALIA - 02/02/11 - 12h48

    Oi Thereza,

    Adorei o seu post e o jeito esclarecedor que você escreveu…Adoro moda e acompanho diversos blogs, tenho muita vontade de criar um, mas não me sinto preparada para tal coisa ainda, acho que ter um blog é se dedicar bastante e inovar todos os dias.
    Vale lembrar que existem blogs que são cópias idênticas de outros e na minha opinião, é preciso ser muito cirativo para entrar neste mundo, pois os leitores nao aguentam entrar em 10 blogs com as mesmas idéias e o mesmo jeito de escrever.
    Adoro o seu jeito e os seus posts.
    Parabéns!

    Natália

    Responder
  188. Dayane Cruz - 02/02/11 - 13h32

    Thereza, será que você poderia fazer um post com os preços médios que blogueiras cobram por um espaço?
    Waleu pelas dicas….

    http://everborys.blogspot.com

    Responder
  189. Paola - 02/02/11 - 13h34

    Primeiro queria parabenizá-la pela dedicação ao blog e ao mundo da blogosfera! Esse pots prova o quanto vc tem paixão pelo o que faz! As dicas foram ótimas!
    Beijocas,
    Paola

    Responder
  190. Flavia Roque - 02/02/11 - 14h04

    Entre Zilhões de blogs que entro por dia, nunca deixo de ver o seu, não porque você fala de moda, cosméticos e etc… mais você é muito próxima das leitoras, admiro isso! Eu estou pensando em fazer um blog com uma proposta bem legal e achei seu post SUPER útil, além de tudo, você espalha essa filosofia de não estar num pedestal de “Sou blogeira e inalcansável !”… afinal blog é pra isso mesmo, expressar sua opinião e ser próxima das usas fans!

    Você vai longe queridona!!

    Bjo bjo !

    Responder
  191. Chris Pereira - 02/02/11 - 14h26

    Oi Thereza! Eh a primeira vez que comento porém leio seu blog ha algum tempinho e sou super fã. Primeiro pois, como carioca da gema morando fora do Brasil ha alguns aninhos, acho o seu jeito de escrever incrivel e me remete aos bons tempos de Rio. Me sinto como se estivesse batendo papo com uma amiga na praia, sabe? Segundo pois voce parece ser incrivelmente pé no chao e procura se manter longe das afetaçoes que invadem grande parte do mundo da moda (infelizmente, isso existe bastante no “fashion world”). Por fim, seus posts sao deliciosos de ler, com conteudo, informaçao e leveza. Parabéns! Sou sua fã!

    Responder
  192. Asrai - 02/02/11 - 14h29

    Thereza,com razão vc disse que responder às leitoras e um ponto forte das blogueiras.Claro que não dá pra responder TUDO,mas isso mostra carinho e sobretudo RESPEITO com seu público.Ontem fiz dois comentários num blog de um recifense “famosa” e ela simplesmente deletou-os,não sei por qual motivo.E juro que não estava ofendendo ninguém…

    Responder
  193. Liica - 02/02/11 - 15h22

    Oi Thê! Adoreeei o post! Super bem feito e ajudou bastante blogueiras iniciantes como eu, Thanks! Com certeza vou seguir tuas dicas (:
    Bjosss

    http://www.womans-secrets.blogspot.com

    Responder
  194. Laiza Barcellos - 02/02/11 - 15h40

    Oi Thereza!Adorei o post! Tu falo de uma forma como tu mesma disse “sem muito poetismo” do que é ter um blog e as preocupações….Eu acabei de criar um então ainda to meio perdida, mas oq é mais complicado pra mim é a pesquisa pra fazer as postagens tenho pouco tempo então as vezes entre postar de qualquer jeito e não postar prefiro não postar.Outra coisa bem comum é as pessoas lerem e não comentarem oq mi deixa meio agoniada pq gosto de opiniões e apesar de ter várias visitas, comentário que é bom nécas!Mas continuo postando com carinho pq sei q isso vou conquistando com o tempo ;D
    Bom ameiiii o post e sempre que tenho um tempinho passo aqui é quase uma leitura diária, só não é por falta de tempo mesmo!
    Beijoooo flooor

    Responder
  195. Nathalie - 02/02/11 - 15h47

    Thé,

    É inacreditável a capacidade que você tem de dar bola dentro! kkk Que post incrível! Mais atual do que nunca! A muito tempo que acompanho blogs, tenho os meus favoritos, que olho todo dia e minha cabeça fervilha de idéias mas morria de medo de criar um, não sei se saberei lidar om questões de divulgação e networking…Mas mesmo assim comecei, como você disse, sem pretensão!
    Li seu blog chocada, TUDO que eu precisava ler para o começo do meu…

    Como eu já lhe disse, vc é a top do meu blogroll, referência mesmo. De humor, de sacadas, de inovação, de qualidade! Parabéns Thé! Sou sua fã!

    Não é marketing, mas se tiver um tempinho (mesmo) passa lá no meu blog http://www.mesmotempoagora.com/ me diz o que achou?!

    Obrigada querida!

    Bjs,
    Nathalie

    Responder
  196. Reciclothes - 02/02/11 - 15h48

    Thereza,

    Será que você poderia nos dar dicas de como fazer montagens (em photoshop, principalmente), ou indicar links de vídeos e tutoriais que ensinem?

    Acabei de criar um blog chamado Reciclothes, para venda de peças que as pessoas não queiram mais ter no armário (estilo brechó), e quero poder associar essas peças à looks atuais, mas não sei como fazer.

    Enfim, se de alguma forma você puder me ajudar, te agradeço muito!!!

    Obrigada!!!

    Bjs!

    http://reciclothes.blogspot.com/

    Responder
  197. Juliana - 02/02/11 - 16h09

    Faz alguns meses que o Fashionismo é visita diária na minha lista de blogs, e não estou puxando o saco. Gosto muito! Obrigada pelas dicas e pela inspiração, haha! Um beijo.

    Responder
  198. Rafaela Gaudie-Ley - 02/02/11 - 16h24

    The, posso fazer uma perguntinha meio indiscreta? Que photoshop vc usa? Essa é uma das minhas maiores preocupações, fazer a apresentação do post ficar boa, mas ainda sou muito iniciante e não consegui escolher um bom e prático ps para usar! Help me?

    Responder
    • Thereza - 02/02/11 - 16h45

      Uso o CS5!!
      Mas só as ferramentas básicas hehehe não sou mestre no assunto ;)

  199. Camilla - 02/02/11 - 16h40

    Thereza, parabéns pelo post! Além de ser uma excelente ajuda àqueles que estão começando, demonstrou (ainda mais) o quanto vc se preocupa e leva à sério todos os seus leitores!!! Muito legal meesmo! E mto sucesso para o seu blogg! uhuuu

    Beijão!

    Responder
  200. Raísa - 02/02/11 - 17h54

    Thereza,adorei seu post,tenho o endereço do seu blog aqui nos meus favoritos do computador,entro todo dia,e sempre tem alguma novidade!Sou estudante de Moda,tenho vontade de fazer um blog,e depois deste post seu,vou trabalhar bastante nesta idéia,antes de colocá-la em prática.Este é meu último ano de faculdade,então acho que já tenho algum conhecimento que eu possa passar!Continue com este blog maravilhoso,e fazendo este sucesso,Parabéns mesmo!;*Beijos!

    Responder
  201. Tâmara - 02/02/11 - 17h55

    Olá thereza, visito seu blog todos os dias, mas não comento, mas hoje nao poderia deixar passar … acho seu blog extremamente original,com postagens claras e dinâmicas. Não resistir e criei meu blog há uma semana atrás e estou ainda na fase de descoberta, o seu blog é um referêncial pra mim apesar de ter um foco em um público diferente… mas espero está no caminho certo… Gostaria de ter a honra da sua visita, e saber a sua opinião sobre o ele. Beijos e abraços, aguardo sua resposta.

    Responder
  202. édipo - 02/02/11 - 18h02

    Nossa, thereza!

    gostei muito do post que ajuda quem é blogueiro e pensar mais sobre conteúdo e o layout e o gerenciamento do blog… muito útil, viu?! obrigado!

    mas tenho cá minhas dúvidas sobre a blogsfera! rsrs

    na ferramente de hospedagem que eu uso (o blogspot!) não tem esse negócio – que eu super amei! – de responder aos comentários! #comofaz?!

    e sobre o conteúdo. no meu blog eu TENTO falar sobre moda, lifestyle (o meu, mesmo não sendo uma coisa que se diga MY GOD, QUE LIFESTYLE É ESSE?! kkk) e afins… mas nem sempre tenho sobre O QUE postar… ai fico uns dias de férias e o blog fica lá meio desatualizado… alguma dica?

    e – não que eu esteja obcecado em atrair visitantes, porque criei o blog por diversão mesmo e sem muitas pretensões – mas o que eu posso fazer para as pessoas verem o meu blog e notarem a minha existencia, tipo, divulgar as minhas ideias…? porque até agora só os meus amigos mesmo que leem o meu blog e comentam por lá – e olhe lá! kkk

    bom , acho que é isso!

    amo o seu blog, super sigo ele e já me sinto íntimo seu mesmo nunca tendo comentado por aqui! hehehe

    super bejos!

    – xoxo

    theedipodiaries.blogspot.com

    Responder
  203. Carol Weizmann - 02/02/11 - 18h32

    Parabéns Thereza!! Adorei o post.. usou uma forma objetiva, mas lembrando de cada detalhe! Tinha muitas dúvidas sobre como manter um blog e esse post esclareceu bastante! Sempre passo por aqui, você deveria fazer posts inovadores assim sempre, acho a sua forma de se expressar muito boa e isso lhe renderia ótimos textos que nem esse!

    beijoss

    Responder
  204. Teamgunn - 02/02/11 - 19h03

    No dia em que saiu este post, eu tinha publicado no meu blog como tema a originalidade (ou falta de) do blog. Achei este post muito esclarecedor, e muitas meninas/meninos o deveriam ler. A realidade é que vejo cada vez mais blogs, sem qualidade (claro que há muitos bons blogs), as pessoas preocupam-se mais em dizerem que têm um blog e que publicam, sem fazerem o mínimo esforço em pesquisarem seja o que for. O que acontece? Vemos 100 blogs com a mesma notícia que mais parece um “Copy/Paste”.
    É desanimador visitar blogs novos e velhos e ver que isto acontece, e com isto quero dizer que também é bom ler um post destes que partilha da nossa opinião, em devemos sempre personalizar o nosso blog. Mostrar que o nosso gosto ou opinião está lá acente.
    Bjs kininha

    http://www.teamgunn.wordpress.com

    P.S. Thereza, não percebo isto mas…já não é a primeira vez que isto acontece , ando com problemas em enviar comentários para aqui. Desta vez apareceu que tinha repetido o coment, mas depois não foi publicado.
    Enfim…haverá aqui algum problema ou ando a fazer alguma coisa mal.

    Responder
  205. Mai Saraiva (Cremilda) - 02/02/11 - 19h58

    Mesmo depois de 173 comentários te elogiando horrores, preciso fazer mais um!! Rsrs
    Thereza, que post incrível!! Você falou de todas as coisas que todas as blogueiras iniciantes (ou não) gostariam de saber!! Como sempre a linguagem de fácil acesso e exalando carinho com suas leitoras!! Fã clube mesmo!!

    Parabéns, The!! Sucesso sempre! ;****

    Responder
  206. Francine Nickel - 02/02/11 - 20h23

    puuuutz, arrazou eiiiin Thee o/
    adorei o post de hj
    eh bom para nós leitoras viciadas em blogs sabermos o q rola por tras destes lindos posts :D
    tenho a certeza de q mtas das suas leitoras, assim como eu, jah tiveram a vontade
    de criar um…
    bjinhos

    Responder
  207. Marcella Vilhena - 02/02/11 - 21h36

    Oi Tereza,
    Sou leitora assídua do seu blog e dentre todas as notícias e dicas que já vi por aqui e amei, essa foi a que mais me impressionou. Veio bem calhar para a fase que estou vivendo. Mas, mais do que isso a forma como você repassou as dicas e suas experiências como blogueira foram MARAVILHOSAS. Parecia que estávamos tendo uma conversa… Bom, estou nessa onda online há 3 meses e já estou sentindo como é o “drama”, mas tenho certeza que com a sua ajuda vamos seguir no caminho certo. Muito obrigada!! Sucesso…

    Responder
  208. Cynthia Storck - 02/02/11 - 21h38

    the, querida, amei muito ler esse post seu. sabe que sou sua fã, além de amiguinha de encontros, né? gosto de vc, viu! vc tem um jeito tão próprio e autêntico, com bom humor, com conteúdo e estilo, simplesmente, o fashionismo é uma referência pra mim e mil outras meninas. bjsss linda!
    cy

    Responder
    • Thereza - 02/02/11 - 22h30

      Cy!! Que bom tê-la por aqui!
      Você é um amor, uma boneca de verdade!!
      Adoro nossos encontros bloguísticos!!
      bjss

  209. Aline de Castro - 02/02/11 - 21h39

    Parabéns pelo post!!! Ótimooooooooooooooo… Bjss

    Responder
  210. Melissa Tavares - 02/02/11 - 22h37

    Oláááá!
    adorei o post!! tirou minhas duvidas e me desanimou.. rsrsrsrsrs
    um blog vai tomar mto meu tempo e eu nao tenho tempo!! rssrs
    faculdade, estagio e cursinhos nao me deixam nem dormir direito..

    mil beijinhos

    Responder
  211. Nini Vianna - 02/02/11 - 23h04

    Adorei ler esse post! O meu sonho é ter um blog mais eu preocupo muito com o conteúdo e eu tambem nunca estudei o português. Eu nasci e fui criada aqui nos EUA (sou filha de pais brasileiros). Eu fiz um curso bem básico de um mês e pouco no Rio quando tinha uns 8-9 anos, e depois eu fui aprendendo sozinha, lendo muitos livros e jornais. Mesmo assim eu não tenho muita confiança em escrever um blog, e as leitoras americanas não são que nem as do Brasil. Eu quero estudar mais um pouco antes de começar um blog. Enquanto isso eu leio blogs super interessantes que nem o seu! P.S. – Eu sou estudante de arquitetura e amei achar uma arquiteta blogueira =]

    Responder
  212. tyta - 02/02/11 - 23h55

    Putz! Adorei essa roupa, visita o meu blog
    Xêro bunita

    Responder
    • Thereza - 03/02/11 - 00h57

      Qual roupa???????

  213. Suellen - 03/02/11 - 01h07

    AMEIIII e condordo plenamente!!!!!!!!

    Responder
  214. Fernnandah Oliveira - 03/02/11 - 01h10

    Obrigada, Tê porque estas dicas chegaram em boa hora. Tenho um blog e este mês ele completa um ano e estou aprendendo a lidar com as demandas que surgem e crescem cada vez mais para fazê-lo mais atraente, criativo e inovador dentro de um nicho tão pequeno, no segmento de blogos, que é falar sobre beleza, com o recorte da mulher negra em matéria de cuidados com cabelos, pele, unhas e maquiagens.

    Não é fácil, porque a busca tem que ser constante, mas o aprendizado que temos também com nossas leitoras é uma excelente contra-partida e também um grande motivador em nos fazer prosseguir sem observar às dificuldades.

    Vou ler e reler este tópico sempre porque ele é um grande guia da blogueira principiante…

    Se puder e desejar, visite meu espaço: criloura.blogspot.com

    Abraços,

    Responder
  215. Muito gentil da sua parte dividir essas informações, pra mim foi super importante, já que tinha algumas coisas que n sabia.
    Adorei

    Responder
  216. Lólis - 03/02/11 - 13h57

    Adoreei as dicas ! tbm tenho um blog e vc esclareceu algumas das minhas duvidas ! Parabééns pelo seu blog, com certeza vc merece !
    aki o meu :
    http://blogdalolis.blogspot.com/
    , divulgação de cada dia , kkkk

    Responder
  217. Dandara Maia - 03/02/11 - 14h31

    O que acho mais legal de tudo é fazer um blog por prazer. Essa coisa de profissão blogueira é vem naturalmente, fazer um blog apenas com intenção de viver disso é meio sem graça, superficial.
    O post tá muito legal e essas coisas de mídia kit eu nem conhecia!
    Eu optei pelo blogspot por permitir manipular o html de graça e deixar com a minha cara!

    Beijo e parabéns pelo blog!

    Responder
  218. solange - 03/02/11 - 18h02

    Oi, seu blog é uma delicia de ler. Parabéns. Te achei no google quando procurava dicas de compras em NY. Realmente os tags e a especificação por categorias funcionam mesmo. Curti suas 10 dicas de NY e fui a TODAS as lojas que vc comentou. Amei e por isso te visito todos os dias. Bjs no coração

    Responder
    • Thereza - 03/02/11 - 18h06

      Jura, Solange?
      Fico muito feliz que as dicas tenham funcionado!!
      Amo NY e compartilhar dicasss
      em BREVE MAIS HUUHHU
      BJSSS

  219. Alessandra brimont - 03/02/11 - 20h53

    Ola,

    Como muitas outras blogueiras visito diariamente varios blogs e a verdade é que atualmnente sao tantos que fica dificil acompanha-los, por isso a necessidade de selecionarmos aqueles que responde as nossas buscas.
    So vou afirmar o que muitas outras falaram, o seu blog é natural e expontaneo, o que lhe torna realmente atrativo.Le-lo e como se a conhecessemos diretamente. Imanino encontra-la e ja saber como vc se posiciona face as situaçoes. Isso passa transparencia e confiança. mais uma vez parabens!!!

    Responder
  220. Mafe Furquim - 04/02/11 - 00h19

    Fiz um postzinho sobre esse seu post!
    Adoro seu blog!
    da proxima vez q estiver em SP nao esuqece da visitinha na bo.bo do iguatemi! e aproveita, q a colecao nova ta muito linda!!!!!
    Beijo

    Responder
  221. Gabriela Rainer - 04/02/11 - 12h59

    Ameiii… copieiii e arquivei no meu pc suas dicas!!!
    beijãooo

    Responder
  222. azania - 04/02/11 - 13h09

    oie td bem cm v? bom eu adoro seu blog tds os dia pelo menos umas 10X estou ai marcando presença e tbm uso seu blog como referencia para varios outros como futilish, fui ler este post soh hj engraçado eu olhei e disse nao eh o momento rsrsr tinha q ser uma coisa bem espontenea e lida cm atençao entend? sempre tive vontade de ter um blog, um blog cm msm perfil”” porem cm um publico diferente um blog voltado para meninas que gostam adoram moda como eu e varias outras porem nao sabem como aplicalas a sua condiçao social e principal como eu tbm achava (td muito caro nao tenho como) e nao lendo acompanha blogs como o seu e afins percebi q a moda tbm foi feita para minha pessoinha rsre é muito util acompanho seu blog desde junho de 2010 eé assim vejo um blog novo q me agrda lei tds as postagens antigas heheh parabens pelo trabalho e pelo talento bjs

    Responder
  223. azania - 04/02/11 - 13h14

    eu d novo heheh seu blog eh me agrada tanto q normalmente eu espiava blogs para olhar figurinhas rsrsr (fotos) hj nao, leio msm lei td qndo nao entendo lei novamente realmente para adquirir conhecimento visito sites como o da sack’s, recomendado tbm pelo seu e varios outros sites se algo q nao conheço em seu blog corro para o google web ou ateh o tradutor para aprender a pronunciar rsrsr adoro amadureci bastante cm seus posts e de blogs amigos ADORO

    Responder
  224. Bárbara - 04/02/11 - 13h23

    Obrigada pelas dicas! O meu blog aínda é recem-nascido :) Dá uma passadela por lá… Beijo

    http://www.poimpacto.blogspot.com

    Responder
  225. Mariana Caires - 04/02/11 - 13h35

    Entrei nessa vida de blogueira agora, ler esse post foi mmtto bom pra mim! Ter a visão de uma blogueira bem sucedida é importante pra quem está começando e ter sucesso também. O importante é gostar do que faz e procurar melhorar a cada dia.
    Parabéns pelo seu trabalho, agora eu vejo como a vida de blogueira é difícil, uma incessante busca..rs
    Bjus, Mah

    culturedelamode.wordpress.com

    Responder
  226. raq - 04/02/11 - 14h34

    vc é fofa!

    Responder
  227. […] Thereza Chamma é uma graça, seu blog também é uma graça e as suas dicas são precisosas. Leia o post dela sobre suas próprias experiências como blogueira, e suas informação úteis de como ter um […]

    Responder
  228. Flávia Guimarães - 04/02/11 - 22h08

    Parabéns pelo post.. ficou muito bom!

    Responder
  229. Elisa Prado - 05/02/11 - 00h12

    Não sou blogueira, mas algo que sempre quis saber é: realmente dá pra viver de blog? Sei que isso beira a indelicadeza de perguntar o salário de alguém, mas há algum tempo li uma matéria onde a Marina do 2Beauty dizia que o patrocínio da Sack’s rendia 1k/mês e que o lucro do blog era só um complemento ao salário. Considero isso o mais natural, mas ao mesmo tempo várias donas de blogs “bombados” dizem viver só disso mesmo e parecem ter um estilo de vida, digamos, classe média alta. Será que tem blogueira por aí ganhando algo como 5-10k, 20k, 30k por mês…?

    Responder
    • Thereza - 05/02/11 - 01h51

      Elisa,
      olha, eu posso responder por mim, que tenho uma vida razoável (tipo não fico comprando Chanéu a torto e a direito e não faço ponte aérea com Paris todo finde), consigo viver com o blog e com tudo que gera além (tipo escrever pra outros sites).
      Acho que com o tempo as pessoas vão se encaixando, você vai sabendo usufruir com lisura e bom senso. Lógico que tem vezes que chegam ações incríveis e que valem a pena, mas isso não é uma coisa diária, entende?

      bjsss

  230. Stephanie Moreira - 05/02/11 - 03h23

    Aaaaai que vergonha, eu leio seu blog a mais de um ano, e se esse é meu segundo comentario é muito.
    Mas com muito tempo de leitora (eu voto em todos os LDS tá?), sempre me imaginei criando meu próprio blog, com um um linguajar limpo como o seu, sendo descontraida e inteligente ao mesmo tempo igualmente a você. Adoro isso e sinto que depois desse post, eu vou tirar meus planos dos papeis(é, eu anoto mesmo) e vou colocar a mão na massa. Se um dia eu conseguir, eu aviso. E prometo que como leitora fiél, vou comentar mais… afinal é começo de ano, ainda estou em tempo de fazer promessas!
    Beijos

    Responder
  231. Mary Ellen Aquino - 05/02/11 - 11h24

    Parabéns! Adoro seu blog!

    Responder
  232. Sara - 05/02/11 - 14h31

    sempre quando uma blogueira experiente faz um post dando dicas pra iniciante eu leio até o fim, e aproveito ao maximo as dicas. Seu blog é super gostoso de ler, e como você disse, um blog mais clean é muito melhor pra ler. Quando chego em blogs poluidos, mesmo que o conteudo seja bom, eu não consigo ficar lá, fecho a pagina na hora.
    Super amei as dicas Thereza <3

    Responder
  233. Ana Carolina Alves - 05/02/11 - 19h34

    Oi Thê,
    você está de parabéns, eu amo seu blog, principalmente a linguagem que você usa, e dando dicas para suas leitoras é melhor ainda. Quero utilizar muitas dessas dicas e colocá-las na prática.
    Beijos

    Responder
  234. Clarice Dewes - 05/02/11 - 20h32

    Olá Thereza,
    Primeiramente, excelente post!! Essa semana estreei meu Blog, exatamente no dia 1 de fevereiro! Em apenas alguns dias tive muitos acessos (bom, não tenho muita noção do que são muitos acessos, mas me surpreendi! hehe) e percebi o quanto é importante o nosso comprometimento com as leitoras! Apesar da idéia inicial era apenas ser um hobby (sou advogada e vivo disso), estou completamente viciada e buscando coisas legais. Quem sabe não consigo conciliar as duas profissões?! Tomara!! Tem um link para o seu blog na minha página. Mas é porque eu gosto e indico, e sei que minhas leitoras vão gostar! Parabéns pelo trabalho! Clarice
    http://www.blogdaclaire.com.br/

    Responder
  235. Luziane - 05/02/11 - 20h40

    Oi Thereza,amei seu post.Acho muito legal quando uma blogueira responde os comentários,como o seu que tem uma forma rápida de responder e você faz isso!
    A Hêlo Gomes me surpreende positivamente tem vezes que ela coloca “=)” uma carinha e só!acho tão fofo é tipo algo como eu li seu recadinho.
    Uma coisa que gostei no post foi o seu comentário sobre publieditoriais,valorizo muito quem coloca *este post é patrocinado ,mostra o quão ética a pessoa é!Tem um blog que leio e ultimamente percebi propagandas pelo jeito de se expressar no post e isso se repetiu três vezes na semana logo depois vi banners da marca citada 1 semana antes!!Que bobagem sabe,uma coisa é vocÊ dizer que gosta e recomenda(sem ganhar nada).Outra coisa é querer “empurrar” coisas.Então,perdeu minha confiança,acho que o legal dos blogs é a informalidade e a troca com pessoas que não conhecemos mas ao mesmo tempo conhecemos e isso é algo muito sério,daí a profissionalização dos blogs.

    Fiz um post sobre a importância dos blogs de moda : http://www.desapatilha.com.br/2010/11/importancia-dos-blogs-de-moda.html
    porque aqui onde moro (Paraíba) tem gente que nem sabe o que é blog rsrs.

    Tenho um blog há 4 meses,comprei o domínio há pouco porque sinceramente achava que não ia durar muito rsrs.E vou mudar o layout,porque quero meu cantinho mais fofo =D(e ao mesmo tempo clean!).

    Bjos,

    Adoroo seu blog,estou sempre marcando presença na sua caixinha de comentários =D e falo muito as vezes kkk

    Luziane,
    http://www.desapatilha.com.br

    Responder
    • Thereza - 05/02/11 - 20h45

      Adorei seu comentário, Lu!

      De fato o publieditorial é em claro e objetivo se a pessoa encará-lo com seriedade e transparência.
      Aqui no blog uso a tag e ainda identifico na montagem, então acho que nao tem erro.
      Mas infelizmente sei que tem outros blogs que não fazem uso dessa lisura, c’est la vie, cada um tem seus motivos!

      Mas quem sabe, sabe né!
      bjsss

  236. Deise Gomes - 06/02/11 - 00h20

    Thereza, Parabéns! Esse post foi muito precioso pra mim (recém-chegada nesse universo de blogueira) e com certeza, fez com que eu te admirasse mais. Seu carater e comprometimento ficaram claros em tudo que você disse.
    Te admiro, pois não teve medo de dar “dicas” para blogueiras – que são ou talvez um dia sejam – suas concorrentes, mas com isso ganhou o respeito de todas nós.
    Muito obrigada por essa oportunidade de aprender mais e se um dia puder, adoraria sua opinião (sincera, como já vi que você é) sobre o meu blog.
    Bjos

    http://www.smooch.com.br
    @deisedgomes

    Responder
  237. Natália Clementin - 06/02/11 - 11h52

    Arrasou The! É mais ou menos isso mesmo!
    Bjosssss

    Responder
  238. Isadora - 06/02/11 - 12h24

    Ola Thereza.. Sou amante do seu blog já faz um bom tempo,e assim que dou um click na minha janelinha do google chrome eu abro o Fashionismo(que está na minha barra de favoritos haahha). Mas é por gostar tanto de blogs,moda e decoração que me identifiquei com o Fashionismo e agora estou tentando fazer um blog legal também.Por isso queria pedir algumas dicas,afinal de contas só tenho 15 aninhos e não posso usar nada mais do que criatividade para atrair meu leitores.. Obrigada desde já..parabéns.. Beijos da Isa *-*

    Responder
  239. Andressa - 06/02/11 - 20h10

    Oiii….demorei pra comentar, mas o que eu mais precisava na minha viiida ultimamente era um post com dicas como essas…. Muuiiito Obrigada mesmo.
    Só resta um mistério em minha vida de blogueira:
    Porque as pessoas não comentarm???? Eu tenho um numero de visitas que considero bom pra quem esta no começo, mas é raro alguem comentar! Eu respondo TODOS que comentam, mesmo que nao tenham feito perguntas, tento fazer perguntas nos posts, dar ganchos pra uma discussão maior….mas nao tem adiantado.
    Tem alguma dica pra me dar???

    Amei seu blog, vou seguir sempre. Vc eh aquele tipo de pessoa q da vontade de ser amiga, sabe???rsrs
    Beijosss

    Responder
  240. yara - 06/02/11 - 23h07

    amei o post, já tinha lido mas quis reler pra anotar umas dicas pra bombar meu blog de arquitetura! bjks
    http://adoredeco.blogspot.com/

    Responder
  241. yara - 06/02/11 - 23h15

    um guia pra fazer o blog bombar, amei, já havia lido mas voltei pra anotar umas dicas pro meu blog de arquitetura…
    o meu começou com um projeto da faculdade e não consegui mais parar, por mais que eu ainda não tenha milhares de leitores, aprendo d+ escrevendo e desenvolvendo os posts, me divirto muito! bjks yara
    http://adoredeco.blogspot.com/

    Responder
  242. Claudia Piccoli - 07/02/11 - 01h32

    Olá!! Obrigada pelas dicas!! Eu já tenho um blog que eu gosto bastante e como vc diz, é mesmo dedicação. Ainda é mto simples pois o blogspot, do google, é um pouco limitado, não me dei conta de que o wordpress era melhor, agora deixa assim hehehe. Mas com o que eu posso, tento fazer o melhor e falar das coisas que me inspiram, assim como você, em uma linguagem de fácil acesso, como todo blog deveria ser! quero aprender mais photoshop para fazer umas montagens mais legais. imagem em blog chama muita atenção e complementa os posts!! adoro mesmo seu blog e vc é uma inpiração! abraços!! e seria uma honra uma visita sua ao meu blog!

    Responder
  243. Luís - 08/02/11 - 14h31

    Eu tava no twitter, e minha namorada tweetou esse link, e achei muito interessante, mas o que falta nele, é o seguinte, Linkar outros blogs é muito importante, não fique um ser egocentrico, mesmo que seja concorrente, é bom linkar, veja o Slashdot e Engadget, são concorrentes e vivem se linkando, é uma boa para conseguir muito acesso.

    Responder
    • Thereza - 08/02/11 - 14h58

      Luis, em nenhum momento falei que troca de links não era bacana, pelo contrário:

      “Acredito que a troca de links seja um acontecimento natural e espontâneo, geralmente são nossas leituras diárias que fazem parte do blogroll, aquele tipo de blog que a gente recomenda de verdade e acredita que a nossa leitora vá gostar.”

      Se você olhar na minha barra lateral, tenho 26 links de blogs e todos eles que sinceramente recomento, sejam concorrentes ou não. Acredito que Slashdot e Engadget sejam assim também.

  244. kelly - 08/02/11 - 16h55

    eu amo que vc fale de gossip girl SEMPRE!

    Responder
  245. Andessa - 08/02/11 - 18h56

    j

    Responder
  246. Isabella - 10/02/11 - 00h58

    Concerteza essas dicas me ajudaram bastante, mesmo, vou começar a usar tudo que você escreveu e me inspirar no seu texto ! :)
    Parabéens *—–*
    Beijosss s2
    http://chaestilo.blogspot.com !

    Responder
  247. Michele C. - 10/02/11 - 15h17

    Olá Thereza!
    Primeiramente quero dizer que AMO de paixão seu blog! Olho diariamente, desde o comecinho, quando você e suas amigas resolveram criá-lo.
    É gostoso ver e ler seu crescimento profissional aqui, e confesso: inspirador também!
    Sabemos que não existem fórmulas certas ou perfeitas, mas sim conseguimos enxergar num turbilhão de coisas e acontecimentos o que é bom ou ruim não é?
    Achei esse seu post e essa sua declaração incrível, e sinceramente li umas duas vezes pra ficar guardado mentalmente mesmo! Como blogueira nova (ao menos de um blog próprio), suas confissões e dicas foram de extrema importância e relevância pra mim.
    Obrigada de coração e parabéns por esse trabalho bárbaro.
    Com certeza suas leitoras (estou me contando junto viu?!) apreciam e adoram isso!!!!!

    P.s – Espero um dia encontrá-la por aí, além da blogosfera!
    Muito sucesso viu?!

    Beijinhos
    Michele

    Responder
    • Thereza - 10/02/11 - 19h00

      Michele, foi justamente por isso que fiz!
      Adoro saber que posso ser útil de uma forma e repassar minha informação
      Tentar ser menos filosófica e mais eficiente, pois tem pontos desse post que eu mesma demorei meses pra compreender!!

      Bjs e vamos marcar um evento além blogosfera sim, se vc for carioca, mais fácil ainda!!
      bjsss

  248. Jeissiane - 10/02/11 - 20h14

    Oi =) Bom so nova aki no blog! conheci vc atraves da nati vozza que tbm adoro!bom vamos ao post neh? olha The eu amei tudo que escreveu todas as dicas achei tudo muito valioso..mais o que mais admirei msmm foi quando voce fala da importancia de se ter uma relação bacana com as leitoras…da importancia que voce da as suas leitoras, simplesmente porque vejo muitas garotas que tem tipo um ano de blog..e acha que é a ultima blogueiira do mundo e por isso nao precisa ficar tirando duvidas ou respondendo as leitoras..fico muitoo triste com isso…mais muitooo! feliz em conhecer blogueiras como voce! parabens pelo trabalho.

    Responder
  249. Elô Gerolin - 16/02/11 - 16h47

    Concordo em genero, numero e grau dona Thereza!

    Responder
  250. Mariana Seabra - 15/03/11 - 22h36

    Oi The!
    Adorei esse post, já li umas três vezes, hehe.
    Um ótimo guia e, como uma leitorinha espeta disse ali em cima, tem muito da perseverança mesmo. Ninguém começa com 50 mil views, e os leitores a gente conquista aos poucos, com material bom e DIFERENTE. O que tem de coisa igual por aí… Aconselharia também a ler muitas revistas, livros, blogs (obvio), ver muitos filmes, ouvir muita musica e estar sempre ligado em cultura atual, por que são dessas coisas que as boas ideias surgem. A ideia do meu blogg, recem criado (sem nem layout ainda, pq ainda to aprendendo a fazer isso) hehe, por exemplo, surgiu quando eu estava lendo a Vogue de novembro passado. Vou investir na minha ideia, me deseje sorte!
    Espero que o conteúdo do meu blog seja um dia tão bom quanto o do seu é.
    E se não for pedir demais, vc poderia me dar a sua opinião sobre o nome do meu blog? Ela conta muito!!!
    Beijão Mari

    Responder
  251. Mariana Seabra - 15/03/11 - 22h37

    esperta*

    Responder
  252. Mariana Seabra - 15/03/11 - 22h45

    Ah, Thereza, e você acha que poderia faze rum posto mais tecnico sobre como mexer no wordpress?
    beijinhos again

    Responder
  253. Priscila Karen - 26/03/11 - 13h33

    Olá como vai? Estava fazendo algumas pesquisas sobre etiqueta virtual e cai no seu post. Pois escrevi um post sobre sorteios e de como é feio pedir seguidores nos blogs. A linha da blogosfera está mudando muito, não sei se isso ocorre com blogs grandes como o seu e de outras, nos blogs pequenos e bem pequenininhos como o meu ocorre muito, eu não aguento mais todo dia ter varios comentários passa no meu blog tem sorteio, me segue, link meu blog! É só isso que tem nos comentários, irrita muito. Fico pensando e cadê as postagens? cada uma matéria interessante, uma postagem inédita, algo gostoso para se ler? Não tem, os blogs menores só querem saber se conseguir produtos para sorteio e só isso, o tempo todo e angariar o maior número de seguidores possível. Para que isso? Eu acompanho os blogs há mais de 4 anos e vejo a febre que virou, mas mudar o foco apenas para ter seguidores e realizar sorteios a qquer custo, é feio, massante, e chato. O meu blog é uma agulhinha no palheiro, e eu recebo um monte de comentários assim e já me irrito, penso vcs blogueiras que possuem muitos acessos, quais os tipos de comentários deve chegar. Acho que até pedir produtos, emails de assessorias e uma ajudinha deve ter! Afff muita maria brinde, e devem lotar de email as assessorias de imprensa.
    Qualquer dia escreva um post sobre etiqueta virtual novamente, pois este tema nunca deve ser esquecido, ainda mais pelas novatas!!! Beijos

    Responder
  254. Flávia - 03/04/11 - 23h13

    Oi Thereza!
    Não conhecia o teu blog, fiquei conhecendo hoje através da dica de uma amiga. Ela nem tem blog, mas ao ler esse post lembrou de mim porque eu acabei de criar o meu – coisa de 10, 15 dias!
    Adorei as dicas, vou salvar esse post nos meus favoritos para reler sempre que estiver pensando sobre o meu bloguinho! hehehe
    Vou seguir te acompanhando, gostei muito do jeito que tu escreve!
    Beijocas!
    Flávia

    Responder
  255. ìsi - 15/04/11 - 23h08

    OOie Thereza como que consigo seguidores para o meu blog? = /

    Responder
  256. Amanda Encina - 12/05/11 - 15h30

    Oi The! acompanho teu blog diariamente e te sigo no twitter, no meu caso estava procurando alguma coisa no querido google e te achei por la, e desde entao nao te larguei mais, acho as dicas de beleza, moda, decoracao muito uteis, os LDS tambem! E vim procurar esse post em particular hoje, porque leio varios blogs de moda, sou estudante de moda e to sempre ligada no mundinho fashion e estou pensando seriamente em virar uma blogueira, mas nao pela parte ”glamurosa” e etc, por saber o que vem por ai, tendencias e outras coisas pra poder compartilhar com os outros, acho que cada blogueira tem seu jeitinho cativante de falar sobre um assunto e nem todos falam sobre a mesma coisa! Estou encantada mesmo, e vou comecar pelo wordpress e vou deixar o tempo falar por mim! Beijos e muito sucesso

    Responder
  257. Jackeline - 17/06/11 - 10h26

    Oba!! Consegui achar o post que vc me indicou!! Que maravilhaaaa de post, Thereza!!! Parabéns!!
    Olha, voltando ao meu e-mail e, agora, cheia de informações, eu tentei fazer uma conta do wordpress e ele informa que preciso pagar uma tx de USS17 para registrar o domínio. É Aí surgiu a dúvida. Os sites que vc registra dominio e paga hospedagem custam 35 reais/ano e a hospedahem 60/ano. Eu já queria iniciar com o .com.br e para isso não poderei iniciar pelo wordpress.
    Se eu começar pelo .com e depois quiser passar para o .com.br e não tiver disponibilidade??
    Beijos e obrigada!

    Responder
  258. ANA CECILIA - 27/06/11 - 21h58

    OI,adorei o post…ajudou muito…a divulgação do blog é realmente muito dificil…
    só não entendi como faz para conseguir ganhar dinheiro com o blog,voce poderia por favor ser mais especifica?obrigada…
    MEU! http://shofiavasconcelos.blogspot.com/
    OBRIGADA!!!

    Responder
  259. Jackeline - 08/09/11 - 18h26

    Oi Trereza! Estou enlouquecida com tantas dúvidas para iniciar meu blog… Me ajuda!!!
    Olha, já reli seu post umas 10X…hahaha… E ainda não consegui concluir….rsrsr
    Eu registrando meu dominio no Porta08 que vc indicou para hospedagem, onde eu faço aquelas animações externas do blog? (aquela externa do blog que todo mundo ver)
    Me responde, please!!!!!!!
    Beijoss

    Responder
    • Thereza - 08/09/11 - 18h27

      Oi Jakeline, quais animações??

      Vc diz do layout? Vc ta fazendo layout proprio? pois so assim vc consegue modifica-lo do seu jeito. Tem que pedir pra um webdesigner criar isso pra vc, vc tem um?

      bjs!!

  260. Jackeline - 08/09/11 - 18h33

    Mais uma dúvida. Eu posso registrar o meu dominio em qualquer site, mas eles dão a opção de montar o site?? Tipo: Registro meu dominio no “registro.com.br” aí depois quero montar a parte externa do site. Onde faço?? No prórpio registro.com.br?? acesso um outro site como wordpress e faço o site por lá??? Ajuda, please!!!
    Beijos

    Responder
  261. Jackeline - 08/09/11 - 19h46

    Oba!! Que bom receber seu retorno!!
    Então, eu não estou fazendo layout próprio. É justamente isso que queria saber. Onde consigo fazer um bem legal?!
    Acabei de registrar meu dominio no “registro.br” conforme sua indicação. Agora preciso fazer a parte principal que seria a montagem do layout para assim poder usá-lo!
    Beijos

    Responder
  262. Victoria - 29/11/12 - 14h07

    Oi Thereza, tudo bem?

    Há um ano atrás minha mãe me deu a ideia de começar um blog de moda e tal, pelo fato de que eu amo moda e quero transformar esse amor em profissão, começando a faculdade de moda no ano que vem.

    Enfim, já tenho ele a um ano e como não aguentava mais o layout, contratei uma empresa para fazerem para mim e ele já está quase pronto. O meu problema seria mais com as montagens do blog em si porque não tenho nenhum conhecimento com o Photoshop.

    Queria saber qual a tua opinião sobre montagens, se é realmente necessário ou se depende de cada blogueira mesmo. Gostei muito dos teus posts, inclusive esse e tenho muitas opiniões parecidas com as tuas, então acho que um conselho de alguém parecido comigo seria o mais apropriado.

    Desde já, obrigada! Teu post já me ajudou a entender um pouco mais sobre esse mundo cyber-trônico! hehe

    Responder