Vinho  •  28 jan 2016

8 ERROS COMUNS NA HORA DE DEGUSTAR UM VINHO!

Hoje falarei um pouco sobre erros comuns pra quem está ingressando no mundo no fantástico mundo de degustar vinhos. É mais do que normal, pessoas com pouco conhecimento no assunto, cometerem alguns desses enganos e acabarem por prejudicar a experiência. Acreditem, degustar o vinho correto, da forma adequada transforma uma simples bebericada em uma experiência fascinante e muitas vezes enriquecedora.

erros comuns degustar vinho

Conforme você vai se aperfeiçoando, passa a se interessar por estilos diferentes, regiões inusitadas e aprende bastante, desde o conhecimento do seu próprio paladar até fatos históricos. Contudo, engana-se completamente quem acredita que para isso, precisa-se de uma sofisticação exagerada, que para mim, soa soberbo. Vinho tem que ser descomplicado, divertido e principalmente saboroso.

Com o tempo, você vai adquirir conhecimento de forma orgânica e as informações serão absorvidas naturalmente. Não dá pra empurrar conhecimento goela abaixo, o processo deve funcionar quase como por osmose. Então vamos aos errinhos básicos, que quase todo mundo comete, às explicações para melhorar o “desempenho”.

TEMPERATURA: Um dos erros mais normais e compreensíveis, o brasileiro está acostumado a tomar tudo muito frio! Desde o chopp estupidamente gelado até o vinho. É óbvio que por estarmos num clima tropical, isso é mais do que aceitável, porém para degustar vinhos e até cervejas especiais da forma mais prazerosa, é necessário prestar atenção nesse detalhe.

Temperaturas muito baixas podem esconder os aromas da bebida, pois seu paladar fica quase anestesiado. O ideal para os tintos, é que fiquem entre 15 e 18 graus, tintos mais leves podem sem ser servidos um pouco mais frios.

Como eu sei que ninguém anda por aí com termômetro de bebida, minha dica é colocar uns 15 ou 20 minutos no congelador. O correto é que o vinho esteja fresco. Brancos e espumantes podem ser mais frios, pra terem mais refrescância, que combina com a acidez mais elevada deles.

erro-degustar-um-vinho

TAÇA: Não é apenas uma questão de apresentação ou estética. Uma boa taça faz toda a diferença. Seja pelo formato, que é desenvolvido para o vinho exalar todos os seus aromas ou pelo material (cristal, titânio ou vidro especial), que possui porosidade para “quebrar” as moléculas do vinho, liberando os sabores.

É crucial ter uma taça adequada para tintos, brancos ou espumantes. Não pensem que os preços são exorbitantes, tem muita opção no mercado por valores atrativos, vale pesquisar! Aqui tem post antigo mais detalhado sobre o tema.

QUANTIDADE NA TAÇA: Outra coisa que atrapalha bastante, até por uma questão de conforto. Muita gente tem a mania de encher a taça até a boca. Além de ficar pesado pra segurar, isso influencia nas sensações da bebida. Mas por que? Simples, para que um vinho, qualquer outra bebida alcoólica intensifique seu aroma, é normal e aconselhável girar a taça em movimentos circulares para que as moléculas se agitem de desprendam mais sabores. Não é frescura, é química básica.

Podem fazer a experiência em poucos segundos. Primeiro, cheirem o vinho parado na taça, depois agitem e vejam como os aromas frutados ficam mais evidentes. Pode demorar um pouco pra pegar o jeito, mas vale a pena. A Thereza, que já é conhecida por derrubar bebida e estabanada confessa, fica mais confortável girando a taça com a base encostada na mesa. Funciona da mesma forma. Tudo isso foi pra exemplificar porque fica impossível encher uma taça até a boca e girar depois.

SEGURANDO A TAÇA: Muita gente segura a taça pelo bojo, e não pela haste, pois dá mais segurança. E como isso pode influenciar no vinho? Simplesmente pelo fato da temperatura da mão aquecer a bebida mais rápido. É só começar a treinar que rapidinho você se acostuma.

dica_erro_vinho

NÃO DEIXAR O VINHO ‘RESPIRAR: E vinho respira? Podemos dizer que sim. É frequente alguém abrir a garrafa e já sair tomando. Eu fazia muito isso no início, mas com tempo fui percebendo que alguns vinhos, logo que abertos, estavam muito austeros, rústicos e com poucos sabores, e após algum tempo, iam se suavizando e ficando mais macios.

Isso se dá pelo fato de que alguns vinhos, principalmente os jovens ou mais encorpados, precisam de um tempinho em contato com oxigênio para evaporar um pouco do álcool e mostrar seus aromas de forma mais ampla. Nos restaurantes, utiliza-se muito o decanter, aquela jarra que parece um vaso de flores, para aumentar a superfície de contato com o ar e oxigenar a bebida mais rápido.

Em casa, simplesmente deixe o vinho aberto pelo menos meia hora antes de começar a tomar. Não é todo vinho que precisa disso, porém aqueles mais estruturados merecem. Vale a pena esperar.

BEBER SEM CHEIRAR: Não é todo mundo que fica cheirando as bebidas, mas eu garanto que 50% do prazer da degustação está nos aromas. Pra quem não sabe, nosso olfato é capacitado para perceber milhares de aromas distintos, tem sensibilidade muito maior do que o próprio paladar. Portanto, ao servir um vinho, gire a taça, enfie o nariz lá dentro, não é deselegante, e aspire.

Tente sentir as diferentes nuances, o frutado, as especiarias, os aromas do envelhecimento em madeira e por ai vai. Na hora de beber, deixe o vinho passear pela boca, bocheche e sinta os sabores de um modo mais complexos, a acidez e o corpo. Uma dica importante, é oxigenar o vinho dentro da boca puxando um pouco de ar pelos lábios fazendo o líquido borbulhar. É uma explosão de sabor.

Depois de engolir, preste atenção no gosto que persiste por um tempo. Esse é o chamado, final do vinho. Pode cronometrar, pois com esse processo, a garrafa vai durar muito mais, assim como o prazer.

erro vinho

FICAR NO MESMO ESTILO: Geralmente, quem começa a se aventurar por essas águas e gosta de um determinado vinho, tende a repetir sempre o mesmo rótulo. Não há nenhum pecado nisso, mas assim, não tem como conhecer novos vinhos, uvas, produtores e regiões.

Tente procurar por algo novo sempre. Caso não goste de algum, paciência, a vida é feita de tentativa e erro. Esse é o método mais eficaz de identificar e aprimorar seu gosto!

COMEÇAR COM VINHOS CAROS: Cada um sabe o dinheiro que tem, mas não é por isso que deve-se iniciar no mundo dos vinhos com rótulos caros e famosos. Geralmente, esses vinhos possuem características muito complexas que demandam um certo tempo e conhecimento para se apreciar.

Alguns vinhos franceses e italianos possuem sabores de difícil assimilação, que muitas vezes lembram charuto, terra molhada e até estábulo. Começar assim pode traumatizar. Conforme você for ficando mais experiente, seu paladar pedirá por coisas novas e a transição mais tranquila. Sendo assim, pra começar, opte por vinhos mais frutados, simples, mas bem feitos.

degustar vinho erro

Então é isso, pessoal! Espero que tenham gostado, tem muitos erros que acabei não mencionando por uma questão de espaço, principalmente as dúvidas que se tem sobre harmonização. Se tiverem qualquer pergunta, não deixem de comentar!

Anterior
Próximo
Comente Aqui

16 comentários em "8 ERROS COMUNS NA HORA DE DEGUSTAR UM VINHO!"
  1. Camila
    28 jan 2016 // 16h40

    Engraçado como depois de conhecer mais, os sabores realmente mudam. A algum tempo atrás comprei um vinho da Koyle e achei simplesmente horrível. Recentemente fui ao Chile e fiz alguns passeios guiados pelas vinícolas, onde eles ensinam estas técnicas referente ao aroma, a decantar, etc. Provei exatamente o mesmo vinho, só que decantado, e o sabor dele foi incrível….

    Parabéns pelas dicas… está sempre agregando coisas novas….

    • Rodrigo
      29 jan 2016 // 23h41

      Oi, Camila.
      Vc está coberta de razão. Conforme vamos nos aprimorando, passamos a entender melhor os aromas e sabores. É assim que se evolui o paladar e olfato. Eu também adoro os vinhos da Koyle.
      Abs.

  2. Paula Ribeiro
    28 jan 2016 // 17h24

    Oi, Rodrigo! Sou mega fã do blog da Thereza e tenho curtido muito suas publicações aqui sobre vinho! Não faz muito tempo que eu aprendi a gostar dessa bebida e tem um assunto que me intriga e que eu acredito que vc ainda não tenha tratado aqui: é sobre o que fazer quando o garçom serve a bebida! rs. Eu e meu namorado não sabemos muito o que fazer e nos revezamos nessa tarefa, mas basicamente giramos a taça, cheiramos, experimentamos e fazemos sinal positivo para o garçom sem saber o que estamos fazendo… hahaha… vc consegue me entender? Afinal de contas, o que tem que ser analisado nessa hora??? :wine_glass:

    • Rodrigo
      29 jan 2016 // 23h39

      Oi, Paula.
      Isso é normal. O garçom serve uma provinha pra vc ver se gosta. É mais ou menos pra saber se o vinho está do seu agrado. Se não gostar, pode dizer sem vergonha nenhuma.
      Abs.

  3. Luh
    28 jan 2016 // 19h54

    Rodrigo adoro seus textos, VC poderia indicar um vinho pra quem n toma bebida alcoólica? Provavelmente um levinho e até doce talvez, minha mãe adora vinho mas odeia todos q meu pai oferece pra ela :) obrigada!

    • Rodrigo
      29 jan 2016 // 23h35

      Oi, Luh.
      Você pode tentar vinhos da uma gamay, pois geralmente são bem leves e com teor de álcool mais baixo.
      Abs

  4. Paula
    28 jan 2016 // 22h31

    Rodrigo,
    adoro a maneira que você escreve! Descomplica as coisas e preciso falar que aqui em casa somos todos leigos no assunto e amamos de verdade seus posts. Um super diferencial no blog. Até meus pais perguntam se seu post já foi pro ar para que possamos aprender algo novo! Você indica algum curso de sommelier aqui no Rio ?

    • Rodrigo
      29 jan 2016 // 23h33

      Olá, Paula. Obrigado pelo carinho!
      A ABS é uma boa referência e possui cursos pra diversos segmentos.
      Abs.

  5. tamy
    29 jan 2016 // 06h11

    “A Thereza, que já é conhecida por derrubar bebida e estabanada confessa.” kkkkk tá certo, rodrigo, nao deixa passar o episodio da bermuda msm nao :sunglasses: :sunglasses: :wine_glass: :wine_glass:

  6. tamy
    29 jan 2016 // 06h13

    faz um video depois pra ensinar a galera a girar o vinho :wine_glass: :wine_glass:

    • Rodrigo
      29 jan 2016 // 23h32

      Oi, Tamy.
      Eu estava pensando justamente nisso. Um vídeo ensinando as formas de degustação cairia bem.
      Abs.

  7. Leo
    29 jan 2016 // 22h14

    Descobri o blog por acaso numa pesquisa sobre vinhos e, desde então, retorno sempre. Parabéns por transmitirem conteúdo de forma leve e descomplicada.

    • Rodrigo
      29 jan 2016 // 23h30

      Valeu, Leo!
      Abs.

  8. natalia i.
    04 fev 2016 // 19h02

    Gostei muito do texto! Eu fiz minha primeira degustação no Uruguai e como estávamos sozinhos foi bemmm didática e achei a experiência incrível. São detalhes básicos que fazem toda a diferença.. Eu, infelizmente, ainda cometo o erro de não sair da minha zona de conforto.. Fico muito tempo escolhendo, mas acabo levando sempre Casillero Del Diablo – Merlot =/

    E super apoio vídeos!

    abraço!

    • Rodrigo
      15 fev 2016 // 12h52

      Olá, Natalia.
      Isso é bem comum, não se preocupe. Pra começar a mudar aos poucos, aconselho a variar dentro da própria linha que vc já está acostumada. Se vc já gosta do Merlot da Casillero, pode tentar provar uma outra uva do mesmo vinho, como o Casillero del Diablo Carmenere. É muito bom!
      Abs.

  9. Rosa fernandes
    17 jun 2021 // 17h57

    Adorei!! Aprendi agora como saborear um bom vinho, agradecida!