AS MAIS
LIDAS!

SUGESTÕES DE VINHOS PARA PRESENTEAR NO FINAL DO ANO – DA SUA MÃE AO SEU CHEFE!

19/11/2015  •  Por Rodrigo  •  Compras, Gastronomia, Vinho

E aí, pessoal? A Thereza pediu sugestões no #melhorgrupo dela de temas para o post de hoje! Primeiro, quero agradecer pelas dicas, foram muito úteis e certamente serão aproveitadas. Teve gente sugerindo post de vinhos para as festas de Natal e Reveillon, espumantes, formas de armazenamento, vinho verde e etc… Podem ficar tranquilos, pois tudo isso entrará em pauta mais pra frente e também até o final do ano nosso #VinhodeQuinta será semanal, ou seja, mais posts ainda!

Aproveitando o gancho de fim de ano, o post de hoje segue mais ou menos essa linha. Já estamos entrando no clima de confraternização e nada melhor do que presentear amigos e familiares com… vinhos! Seja reunião com parentes, comemoração em geral, amigo oculto, festa da firma, o que importa é inovar na escolha para agregar mais valor ao presente e dar aquele toque pessoal pra surpreender.

Assim sendo, vamos dividir os felizardos em grupos, para facilitar. Isso não é fórmula de bolo, tendo em vista que cada pessoa é um indivíduo, mas é legal pra dar uma noção do que oferecer em situações diferentes. O que vale mesmo é o carinho e preocupação que se tem para escolher um vinho.

10061DrinkThisWineTag

Parentes próximos: A minha mãe, por exemplo, adora um vinho bem docinho. Lembro de uma vez que ela ganhou um vinho espetacular e caro. Quando perguntei se ela havia gostado, minha querida progenitora disse que no começo não, mas depois de pingar duas gotinhas de adoçante, ficou divino. Após uma leve síncope e alguns segundos de silêncio, indiquei alguns vinhos italianos da uva Primitivo. São doces, mais em conta e principalmente não precisam de aspartame. Tente procurar por rótulos dessa casta que tenham a descrição de meio-seco. Outras boas opções são os brancos argentinos da uva Torrontes, são leves e tem aromas bem tropicais, as mulheres iniciantes costumam gostar.

Já para os pais, que tal oferecer aquele bom e velho vinho do Porto? É sempre uma boa pedida e existem belos exemplares no mercado, como o Fonseca Premium Reserva Bin 27.

Amigos: Nesse caso, o céu é o limite, mas acho que podemos ir numa opção certeira, fácil de agradar e que não estoure o orçamento. Que tal um belo Malbec, afinal, quem não gosta de um vinho macio e frutado?! O Crios de Susana Balbo Malbec é uma boa alternativa, assim como o Tilia Malbec, saboroso e encorpado.

Se quiser uma opção de branco, um Chardonnay com envelhecimento em madeira vai cair bem. O Casas del Bosque Reserva Chardonnay tem aquele gostinho de baunilha e tostado que agrada muita gente.

Namorado, Namorada, Marido ou Esposa: Hora de caprichar! Oportunidade perfeita para degustar o presente junto da pessoa amada, portanto nem pense em errar, eu que o diga! Indicar um rótulo sem conhecer o gosto da pessoa é delicado, então para o seu namorado ou marido, sugiro vinhos que caem mais no gosto masculino, mas sem serem pesados a ponto de você não poder degustar. Minha dica é escolher vinhos com bastante tanino (componente que deixa o paladar seco) e corpo um pouco mais robusto, de preferência de uvas como a Cabernet Sauvignon ou Syrah, com passagem por madeira.

O Antigniano Santa Caterina Torgiano Rosso Riserva 2007 é um excepcional vinho da Umbria, região central da Itália, com aromas já evoluídos pelos seus 8 anos de idade. Na boca tem grande estrutura e sabores de frutas negras e couro. Se quiser mostrar conhecimento, pode dizer que por se tratar de uma safra mais antiga, o vinho já apresenta notas balsâmicas. Complexo e fora do óbvio.

Um outro bom vinho pra apetecer o paladar é o Ferraton Crozes-Hermitage La Matiniere 2010. Taí um presente que eu adoraria ganhar. Vinho francês da região do Rhone, elaborado com a uva Syrah. Aromas de especiarias e café e na boca, um sabor defumado maravilhoso.

Para os rapazes presentearem as respectivas, um conselho – tirem o escorpião do bolso e comprem um belo Champagne. A Thereza, por exemplo, adora o Perrier Jouet, com sua cremosidade e sabor amanteigado. Uma outra sugestão é o Chandon Passsion, o nome já é romântico por si só e taí um espumante mais adocicado e que agrada à todas as mulheres.

Wine-Gift-Giving-Guide-and-Tips-750x400

Chefe: Quem nunca ficou na dúvida na hora de dar um presente de final de ano para o chefe ou algum contato profissional importante? Posso dizer uma coisa, vinho não tem erro. Seja para o seu companheiro de trabalho #networking ou até mesmo médico de família ou gerente de banco, que dá aquela segurada no seu cheque especial, um belo vinho fará com que eles se lembrem de você com carinho na hora da degustação. Entretanto, o que dar?

Se seu chef for um conhecedor do assunto, presentear com rótulos de regiões tradicionais, pode não impressionar muito, além de você correr o risco dele já conhecer. Desse modo, que tal surpreender com vinhos de locais menos usuais e que saiam da rota tradicional? Com certeza isso será uma surpresa gratificante.

Imagine um vinho proveniente do berço da democracia? Um vinho grego já tem história própria e o Opap Nemea Boutari 2008,  é simplesmente fabuloso. Produzido com a casta regional Agiorgitiko, é exótico no melhor sentido da palavra. Se preferir uma opção mais em conta, do mesmo país, aconselho o Ionos Red 2013. Leve, delicado e muito agradável.

Há diversas regiões menos conhecidas que você pode procurar. Bulgária, Líbano, Israel, Áustria, Marrocos, Hungria são apenas alguns exemplos. Agora, pra surpreender mesmo, um vinho da Transilvânia cumpre esse papel. Sério, a Romênia produz grandes exemplares e um dos melhores vinhos do país é o Principele R,  elaborado com a uva Feteasca Neagra, é o vinho oficial do governo de lá. Está longe de ser um vinho barato, mas é algo totalmente fora da curva e de qualidade excepcional. Quem puder, vale a pena. Afinal, presentear o Chefe com um vinho da terra Natal do Drácula, é uma boa forma de dizer que você está dando o sangue pela empresa rsrs!

110525_obama_toast_ap_283_regular

Lembrança de última hora: Sabe quando você quer presentear um conhecido, tem uma verba pequena ou simplesmente quer ter aquela lembrança curinga guardada pra esse período? Vinhos podem ser uma ótima solução e até mesmo com R$30 você encontra bons e democráticos rótulos. O Canepa Novisimo Pinot Grigio é um branco super fresco, levíssimo e perfeito para aplacar esse calor vigente e não tem quem não goste. Pra quem quer ter aquela sugestão no mercado mais próximo, o Pão de Açucar (que tem pelo Br todo) tem uma boa seleção de espumantes, vale destacar o brasileiro Salton e o da Concha y Toro, ambos nessa faixa de R$30 e rótulos sem erro.

Espero que tenham gostado. Não precisam seguir à risca, são só algumas opções para que vocês tenham uma visão interessante de vinhos como presente. Como disse no início, o mais legal é o carinho de pesquisar e escolher algo pensado para a pessoa. Se tiverem alguma dúvida, deixem um comentário que eu respondo.




Deixe seu comentário!
*Preenchimento obrigatório (seu email não será divulgado).
Quer que a sua foto apareça no comentário? Clique aqui e cadastre-se!

20 Comentários
  1. Ludmila Assumpção - 19/11/15 - 15h34

    Estou gargalhando aqui no escritório com sua referência com o Drácula!!
    Vou copiar essas palavras e ainda vai rolar emoticon do vampirinho. Deus me ajude! hahahaha
    Brincadeiras a parte, excelente post! Eu mesma fui uma das que sugeriu esse post porque sempre me pego com dúvidas na hora de presentear. Eu tenho um gosto meio inusitado pra vinhos, como diz meu namorado, sou meio machinho pra gosto e curto Malbec e Shiraz com aquele toque amadeirado bem presente. Minha mãe por exemplo acha o Catena Malbec super forte, se esse post existisse antes, acho que ia agradar mais. hahaha

    Responder
    • Rodrigo - 23/11/15 - 12h40

      Olá, Ludmila. Que bom que gostou. Se sua mãe gosta do Catena, pode tentar essas outras opções Malbec que eu acredito que ela vá gostar também.
      Abs.

  2. Lidia Corrêa - 19/11/15 - 15h40

    Oi Rodrigo, adorei! Vou dar vinho de presente pra algumas pessoas da minha relação profissional e achei as dicas ótimas! Sou da turma que quer dicas de vinho pro calor e saber mais sobre o vinho verde, tomei pela primeira recentemente e gostei bastante! Obrigada, vc é fera e escreve mto bem

    Responder
    • Rodrigo - 23/11/15 - 12h42

      Olá, Lidia.
      Pode deixar que eu falarei sobre Vinho Verde. Realmente é perfeito para o verão, leve e refrescante.
      Abs.

  3. tania - 19/11/15 - 16h06

    Oba,salvação desse fim de ano que vai estar “apertado” pra todo mundo! :D
    Amei as dicas,principalmente a do vampiro! :joy:

    Responder
    • Rodrigo - 23/11/15 - 12h42

      Valeu, Tania.
      Abs.

  4. Júlia Baccarin - 19/11/15 - 17h44

    Arrasou, Rodrigo! Eu amo vinho doce e nunca encontro um super legal, vou procurar pelos brancos da uva torrontes! Obrigadaaa :)

    Responder
    • Rodrigo - 23/11/15 - 12h43

      Oi, Júlia.
      Os vinhos torrontes são bem frutados e macios, boa opção para o verão.
      Abs.

  5. Gir - 19/11/15 - 19h10

    The, adoro esses posts sobre vinhos, mas sinto uma falta enorme de ter um post sobre vinhos brasileiros, temos ótimos vinhos da miolo, casa valduga, salton…

    Responder
    • Rodrigo - 23/11/15 - 12h45

      Olá,
      com certeza o Brasil está recheado de grandes vinícolas. Nossos espumantes, por exemplo, são reconhecidos no mundo todo. Pode deixar que farei um post sobre vinhos brasileiros.
      Abs.

  6. Karen - 20/11/15 - 09h49

    “Após uma leve síncope” :joy: :joy: :joy: :joy: to rindo até agora!

    Responder
    • Rodrigo - 23/11/15 - 12h45

      O pior é que é verdade.
      Abs.

  7. Raíssa - 22/11/15 - 13h01

    Maravilhoso o post Rodrigo!! Valeu melhor grupo pela sugestão…
    Passando o link adiante como dica base para os amigos!

    Responder
    • Rodrigo - 23/11/15 - 12h46

      Valeu, Raíssa.
      Abs.

  8. naty - 22/11/15 - 20h52

    Minha tia, à semelhança da sua mãe, mistura com coca cola vinhos amargos para dar uma adocicada!

    Responder
    • Rodrigo - 23/11/15 - 12h47

      hahaha, que bom que ela não é a única.
      Abs.

  9. Marli - 23/11/15 - 09h26

    Adorei a seleção, fora que o texto é simplesmente delicioso de ler rs vou seguir algumas dicas para presentear o chefe! Adoraria ver mais dicas como essas, obrigada, bjs

    Responder
    • Rodrigo - 23/11/15 - 12h49

      Valeu, Marli, depois me diz o que achou.
      Abs.

  10. Catia da Paz - 23/11/15 - 23h02

    Adorei o post! Sempre gostei de dar vinho de presente, mas é sempre bom conhecer novos rótulos. Quando for fazer um post sobre vinhos brasileiros, temos uma vinícula em Santa Catarina na cidade de São Joaquim, a Villa Francioni… o vinho rosé deles além de ser delicioso da para aproveitar a garrafa para decorar a casa!

    Responder
  11. Amanda Borges - 25/11/15 - 15h54

    Ótimo post, Rodrigo, gosto da linguagem descomplicada que vc usa, e como comentado no Melhor Grupo Day, dá até pra tirar uma onda de vez em quado…

    não sou da turma do vinho, mas é sempre bom ter umas dicas, fora que os preços dos indicados estão muito bons. Só atentar que o link do Canepa Novisimo Pinot Grigio não funcionou, pelo menos pra mim…

    A história do adoçante no vinho me é familiar, haha, minha vó faz isso também! :speak_no_evil:

    Responder