AS MAIS
LIDAS!

ALGUMA COISA ESTÁ FORA DA ORDEM – ESTILISTAS EDITION

29/10/2015  •  Por Thereza  •  Moda, News, Pense

Em junho, conversamos nesse post aqui sobre as significativas mudanças no meio da moda, seja através do comércio, editorial ou simplesmente comportamental. Recentemente, dois fatos importantes confirmaram que o mundo fashion está numa significativa transição.

Captura de Tela 2015-10-29 às 02.09.01

RAF SIMONS FORA DA DIOR: Durou 3 anos e meio a carreira do estilista na maison francesa. E esse período é muito pouco (seu antecessor, John Galliano, ficou 15 anos) para uma marca como a Dior que não pode viver de momentos, mas sim de gerações e estilistas que fiquem décadas, criando assim uma identidade concreta para a marca.

A saída foi amigável e tudo indica que Raf, um gênio que sempre trabalhou com moda masculina, estaria cansado do frenesi que seria trabalhar na maison, com isso, optou por um momento mais low profile e sem  a grande pressão que é ser diretor criativo na Dior.

Se uma ou outra pessoa (nós aqui!), comentava que o estilista ainda não tinha se encontrado com a marca – vide os looks questionáveis de sua principal garota propaganda, Jennifer Lawrence – o que os insiders afirmavam é que, depois de uns ajustes, Raf finalmente estava trazendo o frescor e renovação que a marca precisava. Só que agora… terão que começar tudo de novo.

Captura de Tela 2015-10-29 às 02.07.30

ALBER ELBAZ FORA DA LANVIN: E o povo da moda mal se recuperou do baque de Raf e ontem veio mais um, Alber saiu da Lanvin. E dessa vez, o que se especula, é que não foi nada amigável. Dizem que houve um sério desentendimento entre o proprietário da marca e o estilista que, em 15 anos à frente da Lanvin, trouxe de volta a notoriedade, estilo e personalidade em looks memoráveis no tapete vermelho.

Daí o que se imaginou imediatamente? Alber saiu da Lanvin para assumir o cargo de diretor criativo na Dior e recuperar a opulência e extravagância da marca, que sempre se fez presente no dna do estilista. Será? Mas outra corrente diz que essas mudanças não podem ser feitas imediatamente, pois existem contratos que impedem um estilista de trocar de time assim automaticamente.

De qualquer forma, taí estilista incrível e que tem a cara da maison Dior.

Captura de Tela 2015-10-29 às 02.09.48

BÔNUS: MARC JACOBS FORA DO EIXO Marc foi um dos primeiros dessa recente geração a sair de cargos pomposos com grifes francesas. Em 2013, ele encerrou seu contrato com a Louis Vouitton e, desde então, o estilista está mudado.

A famosa – e mais lucrativa – Marc by Marc Jacobs encerrou suas atividades esse ano e lembram que seus desfiles eram os mais aguardados e falados das semanas de moda? Bom, dizem que não mais e que o estilista perdeu seu ‘mojo’ e anda numa forte entresafra criativa.

Essa semana saiu no NY Post duas matérias bem pesadas acerca de seus problemas pessoais e criativos, que logo o próprio estilista rebateu – de forma bem revoltada – em seu Instagram. De qualquer forma, a matéria tem pontos interessantes e de fato mostra que o estilista já teve seus dias de glória e que hoje passa por um momento de reformulação interna, que vai inclusive de acordo com a crise global que não olha nem bolso, nome ou estilo.

Em comum entre os 3, existe uma palavra: Pressão. Em tempos de concorrência acirrada e até mesmo a internet e suas multi redes sociais, estilista precisa de sossego e liberdade poética pra criar, apenas.

Vocês também já tinham reparado nessa mudança do Marc Jacobs? E tem suas apostas para a dança das cadeiras Dior e Lanvin?




Deixe seu comentário!
*Preenchimento obrigatório (seu email não será divulgado).
Quer que a sua foto apareça no comentário? Clique aqui e cadastre-se!

18 Comentários
  1. Carolina Campanha - 29/10/15 - 14h35

    Nossa, Marc tá até parecendo um Dândi com essa pinta de almofadinha. Não tá honrando o bob esponja dele.

    Responder
  2. Carolina Campanha - 29/10/15 - 14h41

    Marc tá com uma pinta de mauricinho Dândi demais, não tem mais a pegada de “sou subversivo, olha minha tatuagem de bob esponja”. Gostava mais da fase vida loka.

    Responder
  3. dayna - 29/10/15 - 14h47

    O Alber pra mim foi bem chocante… 15 anos gente… ele já era Lanvin e Lanvin ele… ! Mas realmente…deve ser dificil lidar com toda a pressão,manter a tradição da marca e ao mesmo tempo inovar,se manter em tempos de crise…enfim…é muita coisa!!!

    Responder
  4. gil - 29/10/15 - 15h36

    oi the, amo moda mas nao necessariamente marcas famosas (barra) caras, eles ditam estilo sim mas existem centenas de estilistas q buscam seu espaço e tem criatividade tao grande quanto, pena q nem sempre sao reconhecidos :/
    the, me visite tambem:
    http://www.gylvaniaevans.com

    Responder
  5. liana - 29/10/15 - 16h26

    Oi The, vi seu post e logo lembrei de um artigo da Suzy Menkes na vogue
    http://vogue.globo.com/Suzy-Menkes/pt/noticia/2015/10/por-que-moda-esta-quebrando.html

    Ela fala exatamente das pressões que os estilistas estao sofrendo em razão das metas de venda, no qual os estilistas acabam sucumbindo em detrimento da criatividade.
    A Julia Petit, no canal dela Petit Comite, tambem falou um pouco disso em um video, falando que hoje as coleções não são mais inovadoras e criativas, visando um lado inteiramente comercial.

    Responder
  6. Jaqueline - 30/10/15 - 00h11

    A melhor notícia foi a do Raf Simons, ele nunca deu certo na Dior, era ele tentando fazer algo que não tinha nada a ver com o DNA dele e com isso a Dior passou três anos produzindo peças que não tinham a cara e o glamour da narca. Acho que o Albert traria a Dior aos bons tempos novamente.

    Responder
  7. Juliana - 30/10/15 - 02h55

    Pois é ritmo frenético está acabando a criatividade.A moda está passando por uma reestruturação porque a forma como se encontra tá dando sinais de esgotamento.

    Responder
  8. Isabella - 30/10/15 - 08h38

    http://vogue.globo.com/Suzy-Menkes/pt/noticia/2015/10/por-que-moda-esta-quebrando.html

    The,
    Essa matéria fala bastante disso também!
    O mundo da moda esta muito insano, eu trabalho em uma tecelagem e se não mudarmos esse conceito todos vão ficar loucos!!
    Beijos

    Responder
  9. Natalia - 30/10/15 - 12h34

    Oi Thereza, td bem?
    Olha eu particularmente fiquei extática de felicidade que o Raf saiu da Dior. Ele nunca teve nada a ver com a marca. Estou super curiosa p ver quem vai ocupar o posto!
    E eu queria te fazer um pedido, de comentar sobre a nova coleçao da Gucci, achei super relevante e inovativa, vintage and costume like…. Eu particularmente amei. Mas nao ouvi criticas sobre ela ainda, será q o povo nao sabe direito o q pensar? Viva Alessando Michelle! Energia nova pra uma marca q estava meio esgotada, convenhamos.
    Bjo

    Responder
    • ALTAIR STAY-MAKER - 30/10/15 - 19h54

      O que eu achei o máximo foi aquela campanha Miss Dior Eau de Parfum no inicio do ano com aquele vestido de noiva .

  10. Luiza - 30/10/15 - 21h59

    Há um pouco mais de tempo teve a história do Alexander Wang na Balenciaga, mas o q se diz foi q era conta da marca dele mesmo

    Responder
  11. […] (repost de fashionismo.com) […]

    Responder
  12. […] O mundo da moda sofreu um baque semana passada com saida de Raf Simons da Dior e Alber Elbaz da Lanvin. A The do fashionismo fez uma reflexão sobre isso.mudanças […]

    Responder
  13. eliana menescal - 03/11/15 - 11h51

    O pós venda do Marca Jacobs era muito ruim. Compreu uma sapatilha com a cara de gatinho, caiu umampeça e só fazem o conserto em Nova York.
    TAmbém comprei uma bolsa na loja de adri, a bolsa desbotou toda , levei numa loja da marca e me deram a mesma resposta: só em New York. Não compro mais nada da marca.

    Responder
    • Natalia - 04/11/15 - 12h19

      Nossa!!

  14. Bruna Genovese - 03/11/15 - 12h02

    A crise chegou no mundo da moda. Brincs! :joy:
    Também gostava mais de Marc ~vidaloka~.

    Responder
  15. Carlos Rivero - 08/11/16 - 01h22

    Bom dia!
    Quase sempre fico preso a leitura pois o texto é muito bom.
    Mas será que em algum dia, talvez num futuro distante, rolasse algumas dicas sobre estilo de moda masculina?
    Ou é contra a visão e objetivo do blog?

    Abraços!

    P.S. Minha esposa está quase infartando pra chegada do sábado.

    Responder
  16. […] (repost de fashionismo.com) […]

    Responder