AS MAIS
LIDAS!

Wishlist de vinhos!

18/12/2014  •  Por Thereza  •  News, Vinho

 

5f7878c554950c874aaa15438381d964

Já falamos tanto sobre vinhos aqui no blog, algumas vezes de forma mais didática, outras com wishlists que ajudam a encontrar um vinho legal e com todos os tipos de preço. Ano passado, nessa mesma época, fiz uma seleção dos meus vinhos favoritos, agora volto com mais uma leva e 25 rótulos que recomendo, dos espumantes aos tintos, passando por rosés, brancos e champagnes, é claro!

Esse post conta com a ajuda total e irrestrita do Rodrigo (meu marido <3), que é o entendedor de vinho da família. Ele é o expert e eu bebo (ok, eu sei identificar um vinho bom ou ruim, dizer se tem ameixa ou é amadeirado, mas não me pergunte de onde é!), então é um post totalmente colaborativo, espero que ajude dessa época do ano, seja pra consumo próprio, presente ou comemoração natalina e ano novo!

dica-espumante

 

Gran Legado Champgnoise: Considerado um dos melhores espumantes nacionais. Desenvolvido com a mesma metodologia de Champagne. Floral, agradável, seco e fácil de tomar.

Première Bulle: O primeiro espumante produzido no mundo, antes mesmo de champagne! Perlage (borbulhas)  em abundância, cremoso e fresco. Ainda tem uma versão com toques sutis de chocolate, uma delícia! Sempre compro no Free Shop daqui.

Pol Clement: Espumante francês muito honesto e agradável. Ótimo para comprar em quantidade para eventos e comemorações, pois tem bom preço aliado a paladar democrático.

Chandon Passion: Além da garrafa linda, é um espumante docinho, super feminino e indicado para tomar com duas pedrinhas de gelo (o famoso piscine!).

Rústico: Prosecco frutado, alegre, vivo e vibrante. Tem um toque a mais de complexidade, impossível de não gostar, um dos meus favoritos.

 

dica-champagne

 

Montaudon: Opção mais barata de champagne no mercado brasileiro. Mesmo assim surpreende pelo frescor e as deliciosas notas de mel (mas não se assuste, pois ele é seco!). Pra quem quer iniciar com valor mais razoável, é uma boa opção.

Jacquard: Exótico! Muita torrefação (aroma de pão tostado maravilhoso), mas ainda refrescante e elegante. Excelente opção para fugir dos rótulos óbvios.

Billecart-Salmon Brut: Meu favorito!! Denso, encorpado, muitas notas de frutas brancas, flores e borbulhas que explodem na boca. Daquele tipo de champagne fácil de agradar os mais difícil paladares e ótimo para presentear, por ser um rótulo de boutique (não muito comum). A versão rosé é igualmente incrível. Pra quem mora no Rio, compro sempre numa loja chamada Canto do Vinho que é um ACHADO, lá ele custa R$200, enquanto em outras sai por até R$350.

Perrier Jouet: Muito cremoso, suculento, frutado e com notas de pêra e um tostado delicioso. Um champagne autêntico, cheio de história e personalidade, ótimo pra fugir dos rótulos clássicos como Veuve e Moet.

Krug: Champagne poderoso! O meu favorito para comemorações especiais. Você pode encontrar de tudo dentro desse líquido precioso: pêra, figo, pêssego, avelãs, amêndoas e por aí vai, é uma explosão de sabores na boca, sem nenhum exagero! Não vejo a hora do ano novo chegar <3

 

dica-vinho-rosé

Bis Rosé: Um achado português sensacional. Mineral, com corpo médio e ótima acidez, rosé sem erro (agrada até o Rodrigo, que não é fã de rosé hehe).

M de Minuty: Um clássico delicioso de Provence, daquele tipo de rosé que você toma bem geladinho e é cheio de sabor. Tem aroma de pêra, é cítrico e ótima acidez (essencial pra um rosé!). Comprei o meu na Premium Drinks e tem um ótimo custoxbenefício, quem gosta – ou quer iniciar – com rosé, vale experimentar esse.

Chateau Léoube: Mais uma delícia de Provence! Vinho cheio de personalidade, que significa sabor do início ao fim, pois tem certos rosés que não conseguimos nem beber até o final.

Chateau Roubine: Um dos meus rosés favoritos (provavelmente irei falar isso de todos hehe), leve, com boa acidez e muito refrescante, como deve ser.

Domaine Ott: Rosé maravilhoso! Sempre bebo em Paris (pois tem em tudo que é restaurante!). Delicado, elegante, leve e muito saboroso! Um dos melhores de Provence.

 

dica-vinho-branco

 

Ventisqueiro Queulat Chardonnay: Clássico branco sulamericano. Muita fruta madura, com toque de baunilha característico dos brancos que envelhecem em madeira. Vinho sem erro pra ter sempre em casa!

Villa Antinori: Meu branco favorito pro “dia a dia”, super clássico! Muito leve, feminino e casa bem com saladas, comidinhas leve e tudo a beira da piscina, para aqueles momentos descompromissados. Fui à vinícola em Chianti e postei aqui.

Riesling Prestige Hunawihr: Riesling delicioso. Leve, mineral e fresco. Pra tomar a noite toda, impossível enjoar.

Pinot Grigio Di Lenardo: Frutado, guloso e vai agradar dos iniciantes aos mais entendidos.

Capellania Blanco Reserva: Um branco espetacular! Tão denso quanto azeite, parece uma compota de damasco. Bom presente para surpreender entendedores, pois surpreende e sai do óbvio (favorito do Rodrigo).

dica-vinho-tinto

 

Pesquie: Tinto do sul da França, que faz muito sucesso na crítica internacional, por sua relação qualidadeXpreço. Mineral, macio, cheio de frutas vermelhas e é um coringa pra acompanhar qualquer prato.

Fetzer: Californiano típico do novo mundo. Estilo moderno, com muita fruta, amadeirado e pouca acidez. Fácil de agradar aos iniciantes que gostam de vinhos encorpados, mas não querem se complicar.

Robert Mondavi Cabernet 2011: Clássico americano e cheio de personalidade. Frutas negras, baunilha e leve toque vegetal.

Marques de Casa e Concha Carmenere: Clássico da Concha y Toro – maior produtora de vinhos da América do Sul – não tem erro! Frutas negras, geléia de amora, chocolate e bem apimentado. Encorpado e que acompanha bem carnes mais fortes. No Mercado Mundial tá sempre em promo!

Le Difese: Maravilhoso super toscano. Potente, sem perder a elegância e complexidade. Da mesma vinícola que produz o Sassicaia, um dos melhores e mais caros vinhos italianos!

f468e8b609799c47cd39f7f09abbd74c

Pra finalizar, uma seleção dos principais e-commerces de vinhos aqui no Brasil. Essa é uma pauta que vale um outro post inteiro, mas aqui fica uma seleção de TOP10 lojas que já compramos e tivemos uma boa experiência.

E-commerce: Wine.com | Mistral | Grand Cru | WorldWine | Expand | Walmart.com | Wine Brands | Enoeventos | Adega Brasil |  Ravin

Gostaram da nossa seleção de vinhos? Se alguém tiver alguma dúvida, pode perguntar! E aguardem para 2015 mais novidades sobre o tema :)




Deixe seu comentário!
*Preenchimento obrigatório (seu email não será divulgado).
Quer que a sua foto apareça no comentário? Clique aqui e cadastre-se!

16 Comentários
  1. Fê Davim - 18/12/14 - 17h49

    Amei o post, The.. super didático e esclarecedor! Otimas dicas pra quem está iniciando no mundo dos vinhos! ;) Parabéns!

    Responder
  2. Carolina - 18/12/14 - 18h43

    Amei The, ainda mais agora fim de ano, vamos para praia e eu e meu marido adoramos um vinhozinho, gostei principalmente pq são ideias para variar o que já estamos acostumados!
    Beijoss

    Responder
  3. Dani - 18/12/14 - 19h42

    Nossa The, nenhum rótulo argentino! Não curte? A Argentina produz ótimos espumantes!

    Responder
    • Thereza - 18/12/14 - 22h46

      nossa, sabe que nem me toquei! é que por exemplo nos tintos tinhamos selecionado 10, mas como o post tava ficando mto grande cortei 5, entre eles o trivento que to ate tomando hj, é mto bom! tomo sempre argentino, especialmente os tintos!
      bjs!

  4. Carol B. - 18/12/14 - 20h27

    Estou louca para provar o Miraval, da Angelina e do Brad. Já experimentou?

    Responder
  5. Mila - 18/12/14 - 21h05

    Melhor post!!! Salvei nos favs! <3

    Responder
  6. Dayane - 18/12/14 - 21h34

    Adorei o post, muito bem feito! Não sou muito fã de vinhos e muito menos entendo do assunto.
    Mas fiquei com vontade de experimentar!

    Responder
  7. Marcela - 18/12/14 - 21h51

    Um dos meus posts favoritos até então! Vale até para salvar e consultar depois! Obrigada The ;)

    Responder
  8. Fernanda - 19/12/14 - 10h11

    The, adorei o post…não bebo vinho, mas quero começar rsrs Todas as vezes que tentei beber vinho, sempre achei muito forte, sentia o gosto do álcool sabe!! Já experimentei espumante e champagne também, mas na época não achei a menor graça..isso é pq sou uma pessoa adepta de ice até hoje (que vergonha rs)..
    Qual vc indica para inciantes de tudo: espumante, rose, vinho branco ou tinto?

    Responder
  9. Betina - 19/12/14 - 21h37

    Adorei The!!! Adoro um bom vinho mas nao entendo nada!! hahahaha Ja passei pro namo a listinha pra vermos quais achamos aqui na Inglaterra pra ir provando!!
    Humm… deu ate sede!! hahah
    Beijoos

    Responder
  10. Carol Ingizza - 20/12/14 - 10h50

    Thereza, qual você indica para presentear uma pessoa que entende de vinhos? Sabe, qual deles é sem chance de passar vergonha? Porque eu não sei se a pessoa prefere branco, rose ou tinto, sei que tem um interesse em vinhos gregos e só.

    Responder
  11. Isabella - 21/12/14 - 21h51

    Ameiii o post! Super didático e informativo! Já mandei pros apreciadores de vinho da família e pro meu namorado, arrasouu The!

    Responder
  12. Maria Cecília - 22/12/14 - 09h47

    Thereza,
    Muito legal esses post. Arrasou!
    Vc se lembra onde comprou o BIS Rosé? Não encontrei…
    Bjs

    Responder
  13. Cris - 24/12/14 - 12h12

    Amei esse post, The. Me descobri recentemente uma apreciadora de espumantes (e olha que nunca gostei de álcool rs) e adoro quando vc dá dicas desse assunto por aqui. Já anotei vários na minha lista de desejos.

    http://www.blogamorreal.com.br

    Responder
  14. adriana - 27/12/14 - 19h35

    “sempre tomo quando estou em Paris”
    Ai, é duro ser phyna e rycah, né??
    hehehe
    Adorei o post, deu vontade de provar vários!!!

    Responder
  15. Natalia - 28/12/14 - 20h30

    Oi Thereza, sou do time sempre-leio-nunca-comento. adorei o post! fica a sugestão de virar uma seção fixa, hein! Até dei print no celular pra lembrar das dicas quando estiver no mercado! amo tintos e curto uns bem encorpados, mas sou chata pra beber brancos, rosés e champagnes. vou me aventurar :) beijos

    Responder