AS MAIS
LIDAS!

16 sugestões de vinhos para fim de ano (e o ano todo também)!

08/12/2013  •  Por Thereza  •  Gastronomia, Vinho

e1cf8701f486925efc5de6907c8220d5

Acho que vocês me conhecem bem: gosto de peônias, Chuck Bass, batom rosa e… vinho! Quem me acompanha no Insta sempre me vê pelos bordejos etílicos e já fiz alguns posts sobre o tema e até contando como essa entrada no mundo de Baco me fez bem e mudou até meu relacionamento (já falei que meu marido deixou de tomar chopp no boteco pra degustar vinho comigo hehe) e ainda é mais saudável que bebedeira de vodka, whisky e afins.

Já fiz post com dicas pra iniciar nesse meio aqui, pra experimentar champagnes aqui e agora, atendendo a pedidos, dicas de 16 vinhos pra você tomar e dar de presente nessa época de fim de ano! Sempre recebo pedidos pra falar mais sobre o tema e tá na hora de compartilhar meus favoritos e dizer o que vale a pena pra todos os paladares e bolsos. Tentei ser sucinta na descrição e também não especificar muito sobre as safras pra não complicar, mas certeza que são rótulos consistentes ano após ano. Obrigada Rodrigo por ajudar na escolha e comentários sobre os vinhos (viu, agradeci :P).

VINHOS 1

Cava Cristalino Bru: Espumante espanhol (Cava!) perfeito para festas. Tem ótimo custoxbenefício e bem mais a oferecer do que a maioria dos espumantes de renome e muitas vezes com o dobro do preço. Fresco e super frutado, não é muito seco, mas também zero enjoativo, agrada a qualquer paladar, pra beber a noite toda!

Alta Vista Premium Chardonnay: Branco argentino típico! Vinho muito tropical, com excelentes aromas de maracujá, banana e abacaxi. Ótima opção pra quem quer começar no mundo dos brancos. Simples, mas muito bem feito.

Muga Branco: Espanhol de Rioja. Possui notas de baunilha, mel e ervas, super fresco e ótimo para bebericar no verão. Harmoniza muito bem com canapés e frutos do mar. Bom ter sempre por perto para qualquer ocasião, aliás, gosto tudo que venha de Rioja.

Biot Rosé: Espumente brasileiro da Serra Gaúcua. Ótimo custoxbenefício, boa surpresa e rótulo fofo! Cremoso, frutado, super saboroso e com muitas borbulhas (aka perlagio). Ótimo para festas de fim de ano e perfeito aperitivo!

Lua Cheia Branco: Português bem interessante e uma ótima sugestão de presente, pois impressiona conhecedores e agrada novatos. Muito frutado, cremoso e floral, vinho branco sem erro!

M de Minuty: Rosé francês de Provence super clássico! Leve, com boa acidez (o que significa zero doce e enjoativo) e ótimo para degustar em dias quentes. Aquele tipo de rosé clássico e sem erro, um dos meus favoritos (achei na Premium Drinks).

Champagne Lanson Brut e Rosé: Um dos meus champagnes favoritos. Bom preço que super justifica e ainda superior a muitas marcas mais conhecidas. O branco tem aromas de pêra, amêndoas e frutas cítricas. O rosé lembra frutas vermelhas frescas e é bem seco (ou seja, zero enjoativo), amo! Champagne com bom corpo e fácil de agradar aos mais diversos paladares, vale muito experimentar (sempre compro no Mundial)!

VINHOS2

Antano Crianza: Espanhol de Rioja, saboroso, frutado, com toques de madeira e defumado, vinho com ótimo custoxbenefício. Bem coringa, harmoniza bem com carnes vermelhas e molhos fortes.

Milcampos Tempranillo: Espanhol de Ribera del Duero, encorpado e com deliciosas notas tostadas. Também é um ótimo custoxbenefício e harmoniza muito bem para churrasco. Daqueles pra ter sempre em casa.

Stellenzicht Pinotage: Nome complicado, mas vinho muito fácil de gostar! Sul africano que representa bem a uva mais conhecida da região. Frutado, levemente doce, com muitas ameixas maduras e toques de café. Harmoniza bem com carne e agrada diversos tipos de paladares, especialmente o feminino (por ser levemente doce, é fácil de tomar).

Trivento Golden Reserve Malbec: Vinho denso, suculento e bem encorpado! Com muitos aromas de geléias, frutas negras e chocolate, vai agradar quem gosta de um “pancadão”, pra dar onda rápido (brinks)! Um malbec clássico, com tudo que tem direito e que todos precisam experimentar!

Erasmo Reserva: Chileno com corte de bordeaux. Muito complexo, com ótimos aromas de couro, especiarias e tabaco. Para os entendidos, é um vinho com excelente pontuação pela crítica e com uma forte pegada européia. Bom presente para surpreender entendidos e ótimo para novatos que querem avançar no conhecimento. Por ser muito fechado/intenso, vale usar decanter ou abrir horas antes de beber.

Chatau Caronne: Bordeaux clássico para quem quer ingressar na região mais prestigiada e famosa do mundo! Vinho intenso, elegante e com aroma frutas negras. Ótimo presente que representa bem a elegância de Medoc, uma das minhas regiões favoritas!

Blog por Tiago Cabaço: Português moderno e um dos meus vinhos favoritos (e não é porque se chama blog hehe mas, confesso, o nome me seduziu!). Bem encorpado, com explosão de frutas maduras, mentolado e um frescor maravilhoso. Ótimo potencial gastronômico e harmoniza bem com pratos de sabor mais acentuado.

Rocca delle Macie Chianti Clássico Riserva:  Esse italiano é uma jóia da Toscana, tipo de vinho que encanta os mais exigentes, ótimo para surpreender um entendendor! Elegante, complexo e bem estruturado, um vinhaço, vale cada centavo, excelente presente!

c1c55fabf51b2b56a9248c86b6dd9e9e

Agora pra finalizar, vocês sabem que sempre indico lojas especializadas de vinho como a melhor opção, pois tem bom armazenamento, o que garante a qualidade do vinho (sério, já comprei vinho em mercado que não deu pra beber um gole justamente por essas questões de conservação). Sempre compro na Cavist, que tem na Barra, Ipanema e Leblon, lá é ótimo que é loja+Restaurante.

Também compro sempre na World Wine do Fashion Mall e Grand Cru, essas duas tem no Brasil todo! Também compro na Lidador, Candy e Cadeg. Em mercados, encontro boas promoções no Mundial e Pão de Açucar, mas vale ver a tal questão da conservação nessas grandes redes.

Gostaram das minhas dicas! Se alguém tiver uma boa sugestão ou achado etílico, compartilha por aqui!

 

 




Deixe seu comentário!
*Preenchimento obrigatório (seu email não será divulgado).
Quer que a sua foto apareça no comentário? Clique aqui e cadastre-se!

16 Comentários
  1. Andrea Machado - 08/12/13 - 15h50

    Adorei as dicas, já estão devidamente anotadas.Em Janeiro estou indo pra California (São Francisco e Carmel),você teria alguma dica de vinhos da região?
    Obrigada Andrea

    Responder
    • Thereza - 08/12/13 - 16h12

      Oi Andrea, de californiano adoro os Coppola, são super famosos e deliciosos, pena que aqui no Brasil é difícil de encontrar!
      E vc vai em janeiro e eu vou em fevereiro, tô animadíssima hehe bjs!!

  2. Lívia - 08/12/13 - 17h00

    Esses posts sobre vinho tinha que virar tag fixa de tão bons que são! Nem q fosse assim mensal… Seu blog eh top!!

    Responder
  3. Rayssa Pascoal =) - 09/12/13 - 10h24

    Ai, The… Pura cultura você!
    Eu até tenho um tio, chamado Homero, que é enólogo e escreve coluna em revista MAS só consigo gostar dos vinhos mais doces – que parecem que são os menos apreciados pelos entendedores… #chatiada
    Vou comprar uns da sua seleção, adoro beber com o boy e às vezes fico sem criatividade, agora já temos uma lista extensa para experimentar! ;) hehehe

    Responder
  4. raq - 09/12/13 - 11h00

    post para favoritar.
    vc consegue deixar um assunto que acho super chato leve, divertido e útil. vou concordar com a Lívia: devia virar tag fixa.

    Responder
  5. Bettie - Pin up That Girl - 09/12/13 - 11h27

    Olá Thereza,

    Adorei o post! Nada melhor do que um bom vinho para começar o ano!

    Uma dica para a mulher moderna, antenada e que quer manter o ritmo, mas sem perder a pose. Nada de farol acesso, alça de sutiã aparecendo, barra mal feita, de cores que mostram mais do que devem, manchas surpresas que acabam com o bom humor, os produtos da That Girl ajudam a resolver os seus problemas com muito estilo e charme.

    Um grande beijo,
    Bettie – Pin up That Girl
    http://www.thatgirl.com.br

    Responder
  6. Muriel - 09/12/13 - 16h16

    Adorei as dicas e também acho que deveria ter uma tag mensal algo do tipo falando sobre vinhos, seria muito bom aprender um pouco mais sobre esse assunto tão bom não é? hehe Adoro seu blog beijoss

    Responder
    • Thereza - 09/12/13 - 16h27

      Fico feliz que gostaram!
      Vou tentar inserir mais sobre o assunto aqui no blog!!
      Bjss

  7. Talana - 10/12/13 - 14h33

    Aprendi a gostar de vinhos com o boy e agora amo!
    E agora que ficou delícia mesmo: moda e vinhos! Vc arrasa Thê!
    Vinho rosé Crios é uma delícia e excelente custoxbenefício. Já provou?

    Responder
    • Thereza - 10/12/13 - 23h04

      Melhor coisa né? pq eles deixam a cerveja de lado (de vez em quando) pra tomar vinho hehe

      e eu ja tomei o Crios sim, é excelente!! Ja tomei o torrontes
      bjs!

  8. Leca - 10/12/13 - 14h35

    Adooooro seus posts de vinhos! Tenho uma pergunta…tanto no caso dos vinhos como do champagne como você conserva eles DEPOIS de abertos? Nem sempre a gente toma a garrafa toda né, rs!
    Quanto tempo eles duram?
    BEIJOS

    Responder
    • Thereza - 10/12/13 - 23h03

      Oi Leca, se for pra tomar de um dia para o outro, dá pra fechar com a rolha mesmo e colocar na geladeira que ele ainda mantem as caracteristicas, mas claro que isso depende de cada vinho, alguns ficam até melhor no dia seguinte. Se quiser guardar por mais tempo tem um acessório chamado Vacu Vin que sela a garrafa a vacuo e conserva o vinho por até duas semanas.

      Já champagne, por ter o perlagio (borbulhas) o ideal é consumir no mesmo dia!

      bjs!

      no final das contas, se nao der certo pra beber, dá certo pra comer (como tempero) heheh
      bjs!!

  9. Rose - 10/12/13 - 17h40

    The, voce conhece o espumante Veuve du vernay? É frances… algum comentario sobre ele?

    Responder
    • Thereza - 10/12/13 - 22h58

      eu conheco de vista hehe mas nunca bebi!
      ja vi em varios restaurantes, mas agora vou experimentar ;)
      bjs!

  10. Ana Carolina - 11/12/13 - 17h00

    Thereza, muito bom o post. Principalmente porque voce colocou pra todos os gostos e (o mais importante), todos os gostos. Amo vinhos, e ultimamente to louca viciada no Casillero del Diablo, da uva Carmenere. Acho sensa! O que eu acho que seria bem legal de voce falar é do vinho Rosé, que eu acho perfeito pelo nosso clima ser mais quente e é muito pouco difundido aqui no Brasil. Eu tenho tomado um muito bom, que esqueci o nome (sou péssima pra decorar), mas sei que é da região da Provence, FR. Dizem que todos os rosés daquela região são muito bons! Uma dica legal seria voce fazer um post sobre pretiscos que harmonizem com os vinhos. Desse jeito juntará dois assuntos que pelo visto, voce ama.
    Sou a loka viciada do blog e adoro a sua criatividade e senso de humor. Continue assim e muito sucesso!

    Responder
  11. Renata - 12/12/13 - 16h43

    Adorei as dicas! Faz mais posts com este assunto!

    Responder