Moda  •  15 nov 2022

COP27 E A MODA

 
A COP27, Conferência do Clima organizada pela ONU, é o assunto do momento e o meio ambiente é pauta não só relevante, mas urgente, mas onde que a moda vem entrando nessa? Considerada por muitos como a segunda indústria mais poluente depois do setor de petróleo e gás, obviamente fala-se de moda na #COP27.
 
Os painéis, palestras e reuniões não são apenas para debater os temas urgentes e ações propositivas, mas também para oficializar compromissos em busca de um futuro melhor. Abaixo separamos algumas das pautas relevantes debatidas na última semana, quando o assunto é moda.
 
– Grandes grupos de moda, como H&M, Zara, Kering e mais de 30 nomes do mercado, já se comprometeram em comprar mais de meio milhão de toneladas de fibras alternativas e tecidos com baixo impacto ambiental. Outra ação afirmada é a melhor – e mais sustentável – escolha de papéis de embalagens
 
– A Global Fashion Agenda, ong que promove a agenda de sustentabilidade e moda para acelerar o impacto positivo,  apresentou pautas e propostas relevantes a serem afirmadas com diversos nomes do mercado de moda presentes  na COP27.
 
– Rota mais positiva (e menos longa) entre materiais da indústria têxtil; Alianças mais compromissadas para descarbonizar a cadeia de moda; Soluções mais inovadoras de baixo carbono para ajudar a reduzir o impacto no clima e proteger as florestas; Ações mais contundentes para promover a moda circular e de reciclagem; Ambientes de trabalho mais respeitosos, seguros e com salários dignos.
 
– Acha que o Brasil está de fora desse evento? Além da presença do presidente eleito, Lula, e de Marina Silva, marcas brasileiras também foram convidadas para a COP27! Vale ficar de olho em nomes como @renner @malwee, @gruposoma  @simpleorganics @lacesandhair que se destacam na preocupação com o meio ambiente.
 
Agora como conseguir honrar essas propostas ambiciosas e de fato transformadoras? A organização pediu investimentos mais acelerados, metas mais abrangentes (ainda que realistas) e alianças mais ambiciosas em toda a cadeia de valor.
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