Moda  •  07 nov 2022

Caos, inflação e salto alto.

00094-loewe-spring-2023-ready-to-wear-details-credit-gorunway

Da série, não sabíamos, mas agora estamos aqui pra contar! Você sabia que existe um estudo de moda que analisa o salto alto como indicador econômico? Quanto maior o salto, maior a crise global?

Pois muito que bem, ou mal… já viu a febre do momento? Saltos vertiginosos, mais precisamente plataformas descomunais retornaram graças (graças??) à Versace, reforçada por Valentino e agora espalhada em toda e qualquer loja do gênero. E como vai a economia? Mal, de mal a pior e não só no Brasil, mas o mundo inteiro se recupera da pandemia, enfrenta outras questões sociais e políticas e o resultado é caos, inflação e salto alto.

E foi justamente um estudo da IBM que analisou esse índice “Big Mac” (já ouviu falar?) no reflexo do salto alto. Agora vamos aos fatos, afinal, é mais que teoria. Sabe quando foi o grande marco da elevação… dos saltos? A grande depressão americana de 1929. Foi nessa longa crise do século que as mulheres viram na moda uma forma de abstrair e subir no salto. Depois disso, pula pros anos 70 e a crise do Petróleo, sabe qual salto se popularizou? Justamente essas plataformas que vemos hoje e aqueles saltos altos e grossos bem seventies.

Pra completar, outro grande momento de intervenção saltonística (rs) econômica, a crise imobiliária de 2008 e essa, já ~televisionada pelos blogs, e aquele boom de saltos altos, lembra? Sabia que altura média dos saltos das mulheres atingiu um pico de 17 centímetros durante essa crise econômica que abalou os EUA, há 14 anos. Corta pra 2011, período econômico mais tranquilo e, segundo levantamento feito por postagens nas redes sociais, esse número caiu para cerca de 6 cm.

E fashionisticamente falando qual é a relação e razão? É basicamente pela nossa necessidade em se afastar da realidade, o salto alto remete uma certa fuga, a moda funcionando como escapismo para momentos difíceis da economia, logo, da vida. O que é curioso e só alimenta o ~bom e velho capitalismo, estamos em crise e o que fazemos? Compramos \o/

No final das contas, no frigir dos ovos e na subida do salto é apenas a moda pautando cultura, economia e, talvez, fisioterapia pq é cada salto enorme que a gente vê por aí!

 

Anterior
Próximo
Comente Aqui

2 comentários em "Caos, inflação e salto alto."
  1. Gabriela D.
    12 nov 2022 // 17h12

    Nunca tinha pensado a respeito, mas não é que faz todo o sentido?

  2. Paola
    16 nov 2022 // 21h23

    Te sigo religiosamente no blog há uns 8, 10 anos. Você NUNCA decepciona. Que artigo incrível! (triste. mas incrível). :)