Comportamento  •  31 out 2022

HI-LO & OLD

 

Existem algumas expressões da moda, muitas delas catapultadas por blogs e redes sociais, que contextualizam looks e estéticas, e uma delas é o “HI-LO”. Uma expressão que basicamente configura uma combinação de roupas com peças caras e baratas, simples e elaboradas. É equilibrar elementos e fazer um statement fashion com estilos e/ou valores diferentes.

Agora é possível acrescentar um termo à essa famosa expressão, o old! HI-LO & OLD! Explicamos. Recentemente a Vogue americana publicou uma matéria que fala justamente sobre isso: num mundo não muito distante, as pessoas terão, em todo look, ao menos uma peça “pre-loved”, ou seja, amada por outra pessoa anteriormente. E esse futuro sustentável já é presente para fashionistas e early adopters e um mix quase que matemático de: luxo, contemporaneidade, fast fashion e resale, não necessariamente nessa mesma ordem.

E essa equação não é apenas sobre comprar em brechós ou garimpar achados de moda, mas  transformar essa EXPERIÊNCIA em HÁBITO. É assumir a necessidade social de comprar roupas usadas em detrimento das novas. É adotar esse gesto sustentável não pelo fato de ser um “achadinho”, mas incorporar de fato no dia a dia, logo, no look do dia!

Lá fora, especialmente em cidades como Nova York, Londres ou Paris, provavelmente existe um brechó a cada esquina. Logicamente você encontra aqueles de luxo, onde pode garimpar uma Birkin rara, mas também brechós a quilo com camisetas legais de 1 dígito.

No Brasil, a experiência ainda é um pouco exclusiva (do sentido de excludente) e ainda não encontramos profusões de brechós pelos bairros da vida. Por aqui o caminho foi inverso e o hábito vem ganhando força através de e-commerces como @Enjoei ou @Troc que se destacam no movimento de resale. 

Se por muito tempo o ato de comprar em brechó era só em busca do luxo, o padrão das entrevistadas pela Vogue é de incorporar cada vez mais o ato de comprar roupa usada (“mas muito amada!”, como diz a espécie de lema!) em algo comum e natural. A matéria crava que toda fashionista consciente que se preze tem em todo look que monta ao menos uma peça anteriormente usada. Será que essa moda, e essa média, pega por aqui? 

Anterior
Próximo
Comente Aqui

1 comentário em "HI-LO & OLD"
  1. 07 nov 2022 // 22h42

    nossa!! estava justamente vendo um vídeo de street style parisiense no fim de semana e uma das entrevistadas usou o termo “pre-loved” para quase todas as peças, fiquei super curiosa sobre a marca e fui pesquisar kkkkk até existe um brechó mesmo, mas lendo essa publicação acho que ela se referia ao ato e não a marca.