Tendência  •  14 mar 2022

Estética Old Money

Uma das minhas funções favoritas aqui no Fashionismo é observar, logo, compartilhar, tendências! Das mais óbvias e urgentes às mais nichadas e alternativas. E tem uma que vem chamando minha atenção: a “old money aesthetic”, ou seja, a estética do dinheiro velho, ou seja mais ainda, aquele look herdeira, mas herdeira mesmo! Bom, de onde veio um ideal de estilo que de primeira a gente acha um pouco óbvio e/ou problemático, mas vai um pouco além.

Essa estética veio dele, o soberano viralizador de tendências, o TikTok! Por lá são mais de 500 milhões de hashtags com o termo, com isso, o estilo se dissipou e popularizou, o que é EXTREMAMENTE irônico já que não tem nada de popular e democrático no tal “old money” rsrs (nervosos e problematizadores).

Mas afinal, do que se trata esse ideal? Bom, tecnicamente o “old money” tem que ser old mesmo, nada de novos ricos, classe média alta, influenciadores e celebridades, a estética se aproxima de um estilo mais pra socialite low profile dos anos 90 ou mais vintage ainda.

Acha que o old money é de jovens aristocratas ou monarquistas? Não, é dinheiro de quem fez fortuna de séculos atrás, mais precisamente na era da Revolução Industrial. Traçando um paralelo que nos é bem familiar: é uma coisa bem Gossip Girl! Aquelas famílias à la Archibald, van der Woodsen, Waldorf, aquele povo que fundou Nova York, que tem ala em museu com nome próprio, galera que tem uma dinastia consagrada e exclusivérrima. Essa gente existe e está sendo reproduzia por tiktokers kkk.

 

Dito isso, como é o estilo característico? Bom, é low profile, mas milimetricamente low profile, tipo a galera “old rich” se identifica no olhar (e no look). Alfaiataria, roupas bem cortadas, clássicos. Do colar de pérolas a conjuntinho de tweed. Do lenço de seda a camisa social. Elementos clássicos, com aspecto vintage, mais precisamente atemporal. É um estilo prep, mas mais carregado pro maduro. Na prática (quedize, na dramaturgia) é o look que Blair Waldorf usaria hoje lá pelos seus 30 e poucos anos.

Outro ponto importante, nada de logomania, marcas aparentes ou óbvias. As labels clássicas, discretas, mas de extrema qualidade dão o tom. Nomes como Brunello Cucinelli, Zegna, Armani, Ferragamo, The Row, Celine, ou até mesmo Ralph Lauren e seu lado mais polo. Isso sem contar as marcas exclusivas-e-secretas que nem sabemos o nome e produzem looks sob medida (não necessariamente alta costura, pq americano adora exaltar suas marcas rs).

Agora sabe quem chamou minha atenção e que mudou o estilo drasticamente, ainda que sutilmente rs? Kendall Jenner! Pode reparar, de 1 ano pra cá (ali no meio da pandemia) a outrora trendsetter fashionista aos poucos começou a surgir com looks mais discretos, com quê vintage, toque masculino, menos sexy e mais elegantes aka totalmente old money. Não sei qual é a mensagem ou propósito, mas vindo quem vem (a Kendall sempre ditou moda), é perceptivo e significativo.

E, como tudo na moda é cíclico e cheio de opostos, afinal, estamos vivendo fortemente a era Y2K e também da logomania, looks modernosos, cheios de informação de moda e praticamente uma disputa digital de quem se veste mais e mais fashionista. Daí vem o estilo “old money” e mostra mais discrição, ~elegância e looks mais clássicos e menos fashion victim. Lógico que tem espaço pra tudo, não precisa ter old ou new money, às vezes nem money tá tendo pras brusinhas kry, mas apenas identificar e se ajustar a sua tribo.

Minha opinião pessoal sobre o estilo é cheia de dualidades: o mundo tá do jeito que tá, guerra, desigualdade social, pandemia (que gerou mais desigualdade social) e chega uma tendência que de uma certa forma busca transmitir e escancarar tal desequilíbrio, deixa tudo mais complexo e sombrio. Mas, por outro lado, essa é uma estética que, no frigir dos ovos, se aproxima mais de uma sobriedade e discrição que muitas vezes tal geração precisa pra se descobrir mais e ir menos no automático (que o próprio Tiktok induz).

 

É obviamente sobre aspiração, mas também sobre escapismo –  de sonhar e fugir desse mundo real difícil, mas também subversão – “não sou rico, mas estou me ~apropriando dessa estética pq eu tô afim”. Enfim, mil interpretações e isso é o interessante da moda.

 

Anterior
Próximo
Comente Aqui

11 comentários em "Estética Old Money"
  1. Erica Teruel
    16 mar 2022 // 20h24

    Adorei o post, o tema e as reflexões! Adoro vir aqui no blog acompanhar conteúdos assim! Continue cultivando o blog, os velhos fãs, como eu, agradecem! hahaha

  2. Suzane Bahde
    17 mar 2022 // 14h52

    nossa, meus olhos clamavam por algo mais tranquilo de ver. a estética vigente tem me cansado! hehe

    • Valdeni
      24 mar 2022 // 18h41

      É tudo muito lindo

  3. 17 mar 2022 // 16h24

    The, você arrasa demais! Até agora não tinha entendido o que era o tal old money mas já to com toda a ilustração prontinha aqui hahahaha <3

  4. Uynna
    18 mar 2022 // 04h33

    Ótima reflexão. Vejo também que quanto mais as marcas se tornam “populares” (no sentido de aproximação com o público e não em valores), menos interessante ela fica para as pessoas dessa bolha.
    Pessoalmente, me agrada as características de serem looks com peças atemporais e sem logomania.

  5. Camila
    18 mar 2022 // 07h46

    Comecei a ler e logo pensei em succession e aí vejo a shiv roy na monatagem <3 os looks da série são maravilhosos, como sempre a moda é usada pra falar sobre o personagem, mas eu amo q eles são ainda mais literais pq tem looks com nomes q dizem mt dos personagens kkk amo ver o ig @successionfashion pra entender melhor. Essa trend é maravilhosa pra ajudar a gente a se vestir de adulta pra algumas situações da vida, to curtindo

  6. Bruna
    25 mar 2022 // 23h21

    achei que Lana del Rey merecia uma menção honrosa, mas lembrei que T tem um leve ranço dela (sim eu li o blog TODO na quarentena e notei isso)

  7. Bruna Belchior
    25 mar 2022 // 23h22

    achei que Lana del Rey merecia uma menção honrosa, mas lembrei que T tem um leve ranço dela (sim eu li o blog TODO na quarentena e notei isso)

    • 10 abr 2022 // 18h16

      HAHAHAH vc diz por conta de algum post no passado que fiz do Axl Rose quando eles supostamente namoraram? Peço perdão pelas palavras que não lembro que disse! Mas assim, eu não acompanho muuuito a Lana, até pq ela é mais low profile, mas nunca enxerguei um estilo old money dela, acho ela mais cool, alternativa e, principalmente, desapegada de não seguir tendencia, mas sim sua personalidade.
      Mas vou ficar mais de olho!

  8. Gabriela Barreira
    18 abr 2022 // 19h38

    Adorando esses últimos posts, com esse viés mais analítico da moda.
    Acaba que a função de compartilhar muitas imagens, que o blog tinha antes, se perdeu um pouco com o insta, então textos mais interessantes realmente fazem sentido nesse formato.
    Você sempre arrasa, The.

  9. Micheline
    01 maio 2022 // 19h09

    Estética que eu amo ver.