Beleza, Comportamento, Pense  •  19 ago 2020

O consumo – e business – de beleza na pós pandemia

Sei que é dificil – pra não dizer ainda utópico – pensar na vida voltando ao normal (seja novo ou seja velho) numa era pós pandemia, logo, sem quarentena e com o dia-a-dia e consumo tentando voltar aos eixos.

Hoje em dia me apego mais à disseminação da vacina do que conscientização geral e lockdown (mesmo que tardio), mas pensando num futurismo, assunto que sempre gosto de abordar aqui no blog e nos podcasts do Fashionismo, como será o futuro do consumo de beleza?

Tenho lido em veículos especializados, prognósticos que indicam alguns movimentos de mercado que, mesmo antes do Corona, já apontavam para mudanças, separei 3 deles:

PRODUTOS TRI-FUNCIONAIS

Lembra do início da onda de skincare, uns 5 anos atrás? Nós passávamos dúzias – talvez literalmente – de produtos no rosto e corpo. Era uma farra, uma alegria se besuntar toda de creme, mas isso provavelmente vai mudar. 

Confesso que já ensaiava essa mudança e comecei a inserir na minha rotina produtos com funções múltiplas e ingredientes que tem funções diversas, por exemplo, o excelente óleo facial da Biossance que tem Esqualano, Vitamina C e Rosas, de manhã só passo ele e com isso tirei outro  produto extra (a vitamina c individual).

E o que se indica nesse momento pós-pandemia, é cada vez mais o surgimento de produtos Tri-Funcionais. Enquanto algumas marcas querem uma função em cada potinho, tudo visando mais dinheiro, surgirão outros produtos, ou até mesmo marcas com esse foco, que irão SINTETIZAR sua rotina de beleza, visando logicamente seu bem-estar, também seu tempo e até mesmo a sustentabilidade.

EMBALAGENS REUTILIZÁVEIS

Sabe quando você comprava uma coquinha gelada de vidro 290ml (saudades!) no bar da esquina e depois devolvia e trocava por outra, tudo com um preço mais em conta? Pois bem, essa prática será mais e mais comum.

Logicamente os refis são tradicionalmente utilizados no mundo da beleza, mas cada vez mais as marcas pouparão o ambiente de novas embalagens e focarão em produto de qualidade e com sustentabilidade.

ASSINATURA DE PRODUTOS

Lá fora vejo em algumas marcas a versão assinatura. Quer comprar um produto de beleza? Eles calculam quanto tempo ele dura na sua rotina e, assim que terminar, meses depois, te mandam uma nova embalagem sem você sequer pedir (mas pagando, claro rs). Pra marca é ótimo para fidelizar o cliente e pra gente vale a pena pois o preço sai em conta e tudo chega no conforto do nosso lar sem a gente planejar ou esvaziar o estoque!

Resumindo, o foco será total em reduzir o desperdício, o consumo em exagero e ainda incentivar um movimento sustentável e ajudar em rotinas menos flexíveis de seus clientes.

De repente num futuro, se Deus quiser, próximo, a gente vai viver a vida mais na rua e o momento de beleza, apesar, de imprescindível, vai ser um detalhe rápido na nossa vida. Será?!

Anterior
Próximo
Comente Aqui

3 comentários em "O consumo – e business – de beleza na pós pandemia"
  1. Suzane B.
    20 ago 2020 // 00h17

    Usar mil produtos nunca foi minha vibe, sempre tive agonia de ficar horas e horas com mil produtos… Confesso que sou entusiasta de coisas “de vó”. Uso creme Nívea na olheira e óleo de Rosa Mosqueta no rosto todas as noites há mais de 4 anos. Foi assim que eu clareei minhas sardas (que eu sempre odiei hehe) e muitas manchas de acne!
    A ideia de assinatura de produtos muuuito me interessa, eu sou capricorniana com touro, e não sou a maior fã de ficar pulando em produtos.. hehe Quando me acerto com um, é casamento na certa!!

  2. Gabriela C G Ramos
    20 ago 2020 // 10h48

    Thereza, no site da Época, alguns produtos como hidratantes faciais, aparecem no carrinho com a versão para assinatura tb!!! Eu fiz a minha da Vitamina C da Avene! Bjo

  3. rafikhamat
    27 ago 2020 // 06h20

    Haya