AS MAIS
LIDAS!

De onde vem as tendências de moda: das décadas passadas aos dias de hoje

10/10/2019  •  Por Thereza  •  Pense, Tendência

Mais um post sobre nossa série especial, “De onde vem as tendências de moda”! Se falamos de tendência, no post 2 citamos a precursora Elizabeth I, como podemos identificar as tendências pelas eras? Exercício bom para os atentos e apaixonados por moda!

ANOS 50

Se os anos 50 foi tomado pela era pós-guerra, e a “retomada” do glamour e feminilidade. A silhueta – muito oriunda dos desfiles de alta costura – tinha cintura marcada e saia rodada cada vez mais curta (ainda que na altura do tornozelo). Usava-se muitos acessórios, tais como, luvas, chapéus e joias. O mundo da moda era regido pelas divas hollywoodianas, como Audrey Hepburn e Marylin Monroe e o rock dava o tom, ambos eram o grande foco de influência da moda e cultura em geral.

ANOS 60

Depois da formalidade (e feminilidade da década anterior), os anos 60 foram um pouco mais descolados (ainda que numa era formal) e tem um nome que dita a moda: mini saia! Além disso, fala-se de conforto, depois de décadas (séculos) de aprisionamento feminino, o corte era reto, simples e muito prático. De Brigitte Bardot a Twiggy, uma época importante de transição da moda.

ANOS 70

Já nos anos 70, muito fácil pensar: Jeans, Woodstock, o visual hippie, estampas psicodlélicas, flores, franjas e cores, muitas cores. Provavelmente uma década muito marcante, com um quê caricato pra uns, mas cheios de memória de moda para muitos outros, até mesmo aqueles que não viveram tal era. Até hoje o saudoso David Bowie e a soberana Cher ditam e inspiram uma década marcante.

ANOS 80

Anos 80 já vai ficando um pouco mais fresco na memória (pelo menos na minha, apesar de ainda criança): glam, ousadia, brilho e exagero, que época boa para se estar vivo! E se um nome define a década: extravagância, uma mulher é a síntese do período (e até hoje, claro!): Madonna.

ANOS 90

Anos 90, esse dá pra falar com tranquilidade (e sem recorrer aos livros de histórias). Entramos numa era mais minimalista, em contraponto à ousadia oitentista. Do grunge às topmodels, era uma década, eclética e, provavelmente a mais divertida, onde nos guiávamos pela tv, novela, cinema, celebridade, ou seja, qualquer coisa que a gente via pela frente.

ANOS 00

Anos 00, creio mais uma década de transição, afinal, os anos 90 foram tão fortes, símbolos da música e tv surgiram no final dos 90 e ainda levaram sua herança pro milênio seguinte. E aí uma transição marcante: a internet e a fast fashion. Quando o assunto é moda, elas são essenciais pra onde quero chegar depois de resumir uns 60 anos!

 

Se em cada década conseguimos elencar uma moda e um símbolo, como vamos lembrar de grandes tendências dessa década ’10 nos livros de história do futuro? Eu não sei e sabe o motivo? Nunca houve uma década onde houvesse tantas referências… passadas e misturadas! Com o advento da internet, nos enchemos de inspiração e profusão de referências numa miscelânea de tendências nunca antes vista. Estaríamos perdendo a essência e a autenticidade necessária pra ditar e marcar uma década?

Você consegue citar alguma moda, uma grande tendência autoral pra deixar registrado nos anais da moda? Eu só penso em tênis, o grande registro que veio forte e democrático, de resto, entre instamodels e looks do dia, a década está para acabar e provavelmente precisamos ver de longe pra saber qual foi a grande tendência ’10. Apostas?

 




Deixe seu comentário!
*Preenchimento obrigatório (seu email não será divulgado).
Quer que a sua foto apareça no comentário? Clique aqui e cadastre-se!

7 Comentários
  1. Odilia - 10/10/19 - 15h01

    A altura da Cintura se manteve no lugar, pra alta…

    Responder
  2. Odilia - 10/10/19 - 15h09

    A altura da cintura esteve no lugar, para alta…

    Responder
  3. daniella - 10/10/19 - 15h49

    A semana sobre tendências está demais! Este formato de destrinchar um tema está muito interessante e teu olhar faz tudo ficar mais leve e até mesmo didático, The.
    Sobre a tendência ’10… teu insight do tênis, concordo total e também tenho uma singela contribuição: penso em algo como o a ascensão do vintage e da moda consciente.
    Parabéns mais uma vez pelo conteúdo! <3

    Responder
  4. Jade Fuchs - 10/10/19 - 16h33

    Olha, eu não sei se é inovador, mas um combo que eu vi muito nesses últimos anos foi: calça esportiva, tênis e top cropped. Eu particularmente não usei kkkkk apenas o tênis. Mas vi muito essa vibe “esportiva”!

    Obs: estou amando esses posts!! Manda mais! Kkkkkkk

    Responder
    • Carla - 12/10/19 - 18h01

      Tb acho o tenis O marco dessa decada, com isso essa vibe esportiva foi bem forte, apesar de particularmente so ter aderido ao tenis para tudo.

  5. livia - 19/10/19 - 18h18

    eu diria que os coletes e blazers vieram com tudo nessa década. o cropped tem, mas nunca usei.

    Responder
  6. duda maciel - 30/10/19 - 16h38

    definitivamente cropped…. seja com calca baixa, calca de cintura alta, saia curta, saia longa e short.. ele ta em tudo e em todas, rsss

    Responder