AS MAIS
LIDAS!

Cuidado com a pele: você se preocupa com o algodão que usa?

14/11/2018  •  Por Thereza  •  Maquiagem

Quem nunca foi à farmácia precisando de um algodão, viu o mais baratinho e comprou, afinal, “é só um algodão”. Pois bem, muita gente pensa assim! No meu caso, em 2 ocasiões tive problemas com algodão e precisei rever essa falta de preocupação com algo tão essencial.

Uma vez comprei aquele algodão em disco e na hora de passar ele arranhou meu rosto, porque a borda dele era fininha e “plastificada”. Já mais recentemente, fui comprar um algodão nessas lojas famosas de produtos japoneses e o algodão mais parecia plástico que, bom… algodão! Dito tudo isso, tenho pensado cada vez mais na hora de escolher o “veículo” certo pros meus produtos de beleza.

ALGODÃO CUIDADO COM A PELE

E sabe quem é obcecada pelo tema? Sim, claro, as coreanas! Tenho lido muito sobre o assunto e acho válido compartilhar com vocês. É que independentemente de quantas etapas tenha sua rotina de cuidados com a pele, ou de quais produtos você usa, para muitas coreanas é com qual ferramenta esses produtos são aplicados  o que mais importa.

Por exemplo, sabia que sem o algodão apropriado, as águas micelares e os toners, que são aspectos essenciais da icônica rotina de 10 passos das coreanas, tornam-se basicamente inúteis? Pois bem, em alguns casos nossas mãos bastam na hora de aplicar, mas os dermatologistas revelam que certos algodões permitem que Toners e Essences sejam aplicados com muito mais eficiência!

ALGODÃO CUIDADO COM A PELE

Tudo muito bom, tudo muito bem, mas um algodão baratinho pode ser tão prejudicial assim? Sim, especialmente se sua pele for sensível! Ele pode irritar sua cútis e, no geral, tornar-se uma parte contraproducente da sua rotina de cuidados com a pele. Ele também pode entupir os poros, então, enquanto você pensa que está eliminando as impurezas, na verdade está piorando sua situação.

Percebi depois que o “algodão plastificado” que comprei, deixou minha pele com mais “bolinhas” especialmente na testa (e olha que minha pele nem é sensível). Na época, joguei fora a embalagem e não percebi a composição do produto, mas nos dias de hoje, com profusões de algodões, é muito importante se atentar a esse detalhe sim.

O algodão cultivado não-organicamente pode conter vestígios de transgênicos, fertilizantes sintéticos, produtos químicos tóxicos e pesticidas do processo de colheita do algodão. Essas toxinas são um risco para qualquer tipo de pele, mas são especialmente ruins para pessoas com pele sensível. Para evitar esses produtos químicos, verifique se você está usando uma versão feita com algodão estritamente orgânico!

Na Coréia do Sul, a obsessão por algodão é tão grande que existem centenas de opções. Tem algodão 2em1 com um lado de cada textura, tem algodão específico para cada tipo de pele, tem algodão esponjoso (que vai liberando o produto gradualmente, evitando o desperdício)  e, principalmente, a maioria dos algodões são 100% orgânicos (eles ainda são mais naturalmente absorvente, o que significa que irá reter o produto de forma mais eficaz e redistribuir mais na sua pele).

ALGODÃO CUIDADO COM A PELE

O mercado dos algodões é tão grande e bem sucedido, que cada vez mais as embalagens são sofisticadas, criativas e ainda decoram o banheiro. E obviamente tem até algodão grifado, marcas como Chanel e Shiseido tem versões de muitos dígitos e algodão praticamente haute couture. Sei que na prática a gente não consegue ser sempre tão meticulo$a, mas vale ficar ligada no algodão que está passando pela sua pele diariamente!

ALGODÃO CUIDADO COM A PELE

Quais algodões nacionais você usa e recomenda?! Conta aqui!

 




Deixe seu comentário!
*Preenchimento obrigatório (seu email não será divulgado).
Quer que a sua foto apareça no comentário? Clique aqui e cadastre-se!

16 Comentários
  1. SÍLVIA ELAINE DA SILVA - 14/11/18 - 11h38

    Amo o da Panvel! Suave, não desfia e não some com produto
    Fujo correndo do da Cremer! Desmancha todo…

    Responder
  2. Ludmila - 14/11/18 - 13h16

    Esse da Shiseido é caro mas é maravilhoso. Eu dividi o pad no meio para duas aplicações e ele acaba rendendo bem.

    Responder
  3. Mariana - 14/11/18 - 16h15

    Nossa! Fiquei preocupada! Só uso aqueles algodões qud o poco faz a unha mesmo….
    Nunca tinha parado pra pensar na importância dele…

    Responder
  4. Ana Clara Sixel - 14/11/18 - 20h01

    Chocada com isso! Nunca pensei q algodão poderia interferir tb

    Responder
  5. Luiza Curzel - 14/11/18 - 20h15

    Chocada! Amo essas pautas curiosas, The!

    Responder
  6. Tábata - 14/11/18 - 20h44

    O algodão da Panvel tem ótimo custo X beneficio. Super recomendo!

    Responder
  7. Gisele - 14/11/18 - 21h59

    Eu não costumo usar algodão. Uso no máximo cotonete pra remover resíduo de maquiagem dos olhos. Amo os óleos de limpeza por isso, aplico direto com a mão.

    Responder
  8. Karla - 15/11/18 - 07h16

    Essa semana fui usar um algodão baratinho e arranhou meu rosto… Parecia ter um pedaço de plástico no meio. Eu sempre compro o mais baratinho da farmácia, então esse post veio na hora certa. Vou começar a pesquisar melhor.

    Responder
  9. Claudia - 15/11/18 - 10h26

    Eu uso 3. Um que compro no Carrefour, para limpar bumbum de nenê. É um quadrado maior, macio. Tenho o da Shiseido e compro um no Santa Luzia chamado Isababy q é muito macio.comprei os da Daiso, mas são mínimos.

    Responder
  10. Camila Valeriano - 15/11/18 - 15h31

    Eu uso o da BellaCotton a versão baby. É um quadrado grandão e um é suficiente para limpar o rosto todo e tirar toda a maquiagem. Pensando agora, depois de ler o post, eu entendi porque nunca me adaptei 100% a outros tipos de algodão além do citado

    Responder
  11. Camilla - 16/11/18 - 11h54

    eu sempre usei o Apollo tradicional, nunca dei muita confiança pra algodão, até comprar esse mesmo japonês e passar pelo mesmo problema. Agora, uso um maravilhoso que comprei na Pacheco pra neném, é um quadradão enoooorme que dá pra dividir em 4 e super macio! Recomendo!

    Responder
  12. Stella Ravalhia - 16/11/18 - 13h53

    tem coisa mais Chic que ter um algodão da Chanel?

    Responder
  13. Ka - 19/11/18 - 16h26

    Pra quem é do mundo do vape, algodão orgânico é importantíssimo. Assim acabo comprando esses pacotões orgânicos que servem para as rotinas de beleza e higiene também. Aqui um exemplo https://br.gearbest.com/vapor-accessories/pp_343196.html

    Responder
  14. Geovana - 21/11/18 - 14h02

    Acho que vale a pena fazer um post com indicações para comprar! :)

    Responder
  15. Vitória Gonçalves - 29/11/18 - 22h29

    ainda não cheguei ao patamar fancy de algodão chanel e shiseido, mas gosto muito dos da muji, que são muuuito macios e com preço excelente! também tenho usado os da miniso e na textura nunca me incomodou, mas agora com esse post fiquei meio preocupada com a procedência e composição, vou ficar ainda mais atenta!

    Responder
  16. Ana Luiza Carvalho - 03/12/18 - 23h31

    Acho que até cheguei a comentar no facebook, amo quando você toca nessas pautas que me fazem pensar em coisas que passam totalmente desapercebidas no meu dia a dia. Nunca que eu ia parar pra reparar se a marca do algodão que eu uso estaria me dando alguma irritação na pele ou não estava sendo bom pra ela. Vou observar bem mais agora na hora de comprar algodão

    Responder