AS MAIS
LIDAS!

Dica de restaurante: Le Vin, francês na essência

30/06/2016  •  Por Rodrigo  •  Gastronomia, Moda, Rio de Janeiro, Vinho

Mês de junho, conhecido também como o mês dos namorados e toda aquela atmosfera de romance, daí se levarmos em conta o inverno que realmente deu as caras, o programa mais propício, é sem dúvidas, comer bem.

Nada melhor do que ir a um restaurante legal, se encantar com pratos diferentes e deixar um bom vinho aquecer o coração nesse clima tão gostoso. E como aqui em casa seguimos essa filosofia, no dia 12, fomos ao Le Vin, no Barra Shopping.

le vin

Já somos fãs de longa data do restaurante, pois ele oferece o melhor da gastronomia clássica francesa, com receitas que vão desde o Steak Tartare com fritas no melhor estilo Bistrô aos pratos mais trabalhados, como o tradicionalíssimo Cassoulet, carinhosamente chamado de feijoada francesa. O cardápio engloba praticamente tudo com sotaque francês e não deixa nenhum paladar de fora, terrines cremosos, aves com diferentes preparos, seleção de ostras frescas, massas recheadas e carnes como o Entrecôte com molho Béarnaise que te leva à Paris!

le vin entrada

Vamos ao jantar. O couvert foi o clássico pão caseiro recém saído do forno, com patê e manteiga te convida comer a sem parar, mas bom segurar ímpeto para poder aproveitar os pratos. De entrada, pedimos a Brandade de bacalhau, que mais parecia um creme e ainda um Carpaccio de carne finíssimo, super delicado.

le vin barra shopping

Para o prato principal, a Thereza foi certeira na escolha da paleta de cordeiro assada lentamente no próprio molho, verdadeiro deleite pra quem ama carne de cordeiro que além de desfiar no garfo, tinha um sabor rico e encorpado pela suculência do molho. O prato ainda vinha com um risoto cremoso de funghi.

A minha pedida foi para o lado mais clássico da França, o confit de pato com batatas sautés. A coxa de pato, quase caramelizada tinha aquela crocância deliciosa e a carne desmanchava na boca. Até a Thereza, que não curte muito pato, roubou umas garfadas e deu o braço a torcer pra ave. Nunca pensei que fosse testemunhar minha esposa se deliciando com pato, mas rolou!

Antes da sobremesa ainda pegamos uma tábua de queijos variados para terminarmos de harmonizar com o vinho. E por falar em vinho, o Le Vin faz jus ao nome e tem uma carta muito bem elaborada apresentada no Ipad, com diversas informações para auxiliar sua escolha. Além disso, a unidade do Barra Shopping ainda conta com uma sommelière, isso mesmo, uma mulher, formada em nada mais nada menos do que Bordeaux para apresentar os vinhos e indicar a melhor opção para combinar com seu prato.

Posso dizer que ela acertou em cheio quando nos sugeriu o Chateau Bel Air Perponcher da própria região de Bordeaux. O vinho estava perfeito, repleto de aromas de amoras frescas e especiarias com leve toque de madeira. Outra coisa legal é que há diversas opções de vinhos em taça dos mais variados valores, entre brancos, espumantes, tintos, fortificados e até Champagne, o que não é tão comum em restaurantes no Brasil.

le vin sobremosa

E como não poderia faltar… a sobremesa! Pra fechar com chave de ouro, uma sensacional rabanada de brioche, super aerada com uma bola de sorvete de baunilha que derretia em cima. Pra completar, um bolo quente de chocolate versão petit gateau, assado na hora e com o recheio escorrendo pelo prato. Impossível não se deliciar!

Enfim, o Le Vin tem tudo pra fazer você ficar imerso no universo francês, decoração de Bistrô, ambiente aconchegante e romântico e uma gastronomia autêntica, muito bem elaborada e recheada de opções. Perfeito para um clima especial ou para quem simplesmente gosta de excelente comida!




Deixe seu comentário!
*Preenchimento obrigatório (seu email não será divulgado).
Quer que a sua foto apareça no comentário? Clique aqui e cadastre-se!

11 Comentários
  1. Gisele Pavellegini - 01/07/16 - 08h55

    Adoro seus post Rodrigo. Estou me aventurando no mundo dos vinhos e espumantes, como moro próximo a Argentina sempre que posso vou pra lá fazer aquisições. Adoro as resenhas de restaurantes…dá água na boca!

    Responder
    • Rodrigo - 01/07/16 - 12h30

      Oi, Gisele, que bom que gostou!
      Quando for à Argentina, me avisa para eu fazer umas encomendas, rsrs!
      Abs.

  2. Jakeline Melo - 01/07/16 - 10h22

    Thereza Amada!!! Você está destruidora nessa foto!!! Que blogueira márlinda Braseeeeeeeel!!!

    Responder
    • Thereza - 01/07/16 - 12h16

      Que linda, obrigada pelo comentário!! ameii
      bjsss

  3. Olá, Rodrigo!

    Que felicidade é saber que estiveram no Le Vin, que adoraram a visita e que são nossos clientes há tempos! Muito obrigado por nos recomendar e esperamos ver vocês de novo em breve. Como sempre serão muito bem-vindos!

    Responder
    • Rodrigo - 01/07/16 - 12h25

      Muito obrigado. Somos clientes há tempos mesmo, e nossas experiências sempre foram incríveis. Excelente gastronomia e uma equipe espetacular!
      Abs!

  4. Paula - 01/07/16 - 12h02

    Rodrigo, adorei seu review sobre o restaurante, fiz a besteira de ler isso praticamente na hora do almoço e eu, que também não gosto de prato, fiquei com água na boca com a sua descrição! Com certeza entra pra lista para a próxima ida ao Rio.

    Responder
    • Rodrigo - 01/07/16 - 12h23

      Oi, Paula.
      O pato confit é realmente maravilhoso e ainda tem um arroz de pato no menu, que vale muito experimentar.
      Abs.

  5. Vania - 01/07/16 - 12h42

    Queria não ter lido esse post na hora do meu almoço default arroz-feijão-frango grelhado!

    Responder
    • Rodrigo - 01/07/16 - 12h55

      Que pena, Vania rsrs!
      Deixa pro jantar… Se bem que arroz, feijão e frango não deixa de ser um clássico!
      Abs

  6. Jaime - 01/07/16 - 14h54

    Meu Deus essa mulher é uma Deusa!

    Quer ganhar um extra? Venda bolos de potes na faculdade, escola ou trabalho. Para saber mais click no link abaixo:
    http://goo.gl/zotylV

    Responder