AS MAIS
LIDAS!

Dica de restaurante: Cozinha Artagão no Barra Shopping

01/06/2016  •  Por Rodrigo  •  Gastronomia, Rio de Janeiro

Como todo mundo aqui sabe, ou pelo menos deveria saber rsrs, semana passada foi aniversário da Thereza. Pra celebrar a data, fomos ao Cozinha Artagão no Barra Shopping e o jantar foi uma verdadeira experiência gastronômica. Inaugurado no ano passado, o restaurante é do mesmo proprietário do famoso Irajá, de Botafogo, e que agora na Barra da Tijuca, vem encantando a todos com sua releitura da cozinha tradicional com um toque diferenciado!

rest barra shop

O estilo do Artagão é baseado na gastronomia caseira, porém com uma pegada especial no preparo e escolha dos ingredientes, que dão uma roupagem sofisticada e saborosa aos pratos do dia-a-dia.

A casa possui uma área bastante aconchegante e com cozinha aberta, o que eu acho ótimo, pois dá pra ver de perto o agito das panelas – e aromas que saem dela! O atendimento é maravilhoso da entrada à sobremesa, com uma equipe pra lá de simpática pra explicar cada prato e dar sugestões.

unnamed-20

Começamos pelas entradinhas, não pulem essa parte, as opções são variadas e muito criativas. Os croquetes de pernil com compota de abacaxi são deliciosos e deixam aquele gostinho agridoce na boca. Os pães de queijo são um caso à parte, feitos com massa de tapioca, tem um sabor leve, textura aerada e uma crosta delicadíssima pra te deixar salivando!

Já o Carpaccio Cipriani, servido com fatias rústicas de filet mignon e uma farofa crocante de pão, ainda tem por cima queijo grana padano ralado que mais parece uma nuvem, bela combinação e homenagem ao original italiano! Pra completar, ainda experimentamos um tartar de atum delicioso, dos melhores que já comi.

COZINHA ARTAGAO

Para os pratos principais, fiquem tranquilos, pois as dúvidas vão surgir. Em meio a tantas alternativas de dar água na boca só de ler no cardápio, é normal rolar aquela indecisão. Sem problema, o pessoal da casa te ajuda! Fiquei em dúvida entre o Porquinho ao Barbecue e a Carne Assada por 12 horas no molho, mas acabei optando pela segunda, e posso dizer que essas 12 horinhas de panela fizeram toda diferença. A carne, que de tão macia dispensava a faca, desfiava no garfo, era suculenta e ficou perfeita com o spaghettini com gorgonzola.

A Thereza, que é apaixonada por steak, foi de Bife Ancho com risoto de 4 queijos e batata frita. A carne, grelhada no ponto, ainda deu um toque de churrasco no jantar.

unnamed-25

E a sobremesa? É aquela hora de usar aquele segundo estômago reservado para os doces. A Thereza foi no clássico da casa, Bolo quente de brigadeiro, delicioso, tenro e molhadinho, ainda mais depois que se derrama leite de baunilha, é melhor parar por aí. No meu caso, me fiz com o Naked Cake de Cheesecake, levinho e ideal pra alegrar o final da orgia gastronômica!

13315419_628503993964259_3870717795626257413_n

Nosso jantar foi acompanhado por um vinho americano de Columbia Valley, o 14 Hands Hot to Trot, frutado, sedoso, com sabor marcante de geleia de cereja e caramelo. A casa tem uma carta de vinhos enxuta, bem selecionada e com bons preços. Há também opções de vinhos em taça.

Espero que tenham gostado (a aniversariante adorou), o Artagão é o tipo de restaurante que utiliza o que há de melhor na culinária brasileira, valoriza os nossos ingredientes, cultura e usa a inovação sem perder o foco no elemento principal, o gosto. Excelente escolha pra quem gosta de sabores ricos e comida criativa.

No site do Cozinha Artagão você consegue ver mais fotos e também o menu completo. Boa sugestão pro dia dos namorados!




Deixe seu comentário!
*Preenchimento obrigatório (seu email não será divulgado).
Quer que a sua foto apareça no comentário? Clique aqui e cadastre-se!

5 Comentários
  1. Aurélia Mattos - 02/06/16 - 00h29

    Que dica maravilhosa. bjs
    http://www.aureliamattos.com

    Responder
  2. Carla - 02/06/16 - 13h11

    Que fotos! De até aguá na boca. Adorei a dica.

    Responder
  3. Naty - 02/06/16 - 14h50

    fui no Iraja a primeira vez e gostei muito. Adorei entradas, pedi esse pão de queijo é uma salada César com couve mineira que estava DELICIOSA. Pratos principais delicinha e o bolo… Ah o bolo de chocolate de chorar de tão bom!

    Responder
  4. Poliana - 02/06/16 - 15h50

    Não sei o sabor mas a caaaraaaa.. Huuuummmm, já quero!

    Responder
  5. pricila - 22/07/16 - 16h27

    Gente, onde fica?? Estou com água na boca depois de ver essas fotos!!

    Responder