Vinho  •  17 mar 2016

6 Regras do mundo dos vinhos que você pode quebrar!

Como é bom quebrar regras, não é? Semana passada li uma matéria na Vogue americana (que a Thereza me encaminhou), que falava sobre algumas regrinhas que podemos quebrar no mundo do vinho. Achei muito interessante e pensei que poderia ser válido fazer um post voltado para a nossa realidade, com regras que eu acredito que podem ser quebradas!

Além de desmitifcar certos pontos, é uma boa oportunidade para estreitar seu relacionamento com o vinho e transformar seu momento de degustação em algo muito mais leve e descontraído. Além, é claro, de você já ficar com uma resposta na ponta da língua no caso de algum enochato torcer o nariz!

regras vinhos

“Vinho tinto com carne e vinho branco com peixe”

Tema de muita discussão entre os conhecedores, a harmonização não precisa seguir à risca regras estabelecidas. É comum em um restaurante, o sommelier sugerir um vinho tinto robusto para acompanhar pratos de carne vermelha ou comidas mais pesadas. Isso é harmonizar por semelhança, vinhos encorpados com alimentos encorpados e vinhos leves com pratos mais delicados. Entretanto, deve-se levar em conta o fator acidez.

Você pode combinar uma comida mais gordurosa com um vinho branco bem mineral e fresco. A acidez do vinho vai cortar a gordura da comida limpando o paladar. Uma combinação que eu adoro, é feijoada com espumante. E os tintos mais leves podem harmonizar perfeitamente com peixes de mais estrutura como o salmão. Portanto, se você estiver num restaurante e quiser tomar um branco com aquela costela, pode dar essa explicação que vai ficar bonito.

“Vinho tinto no inverno e branco no verão”

Quem nunca ouviu essa afirmação? Essa é outra regrinha boa para quebrar, ou pelo menos burlar. É óbvio que se você tomar um tinto pesadão num sol de 40 graus, será bem indigesto. E se partirmos do princípio que você vai degustar num restaurante ou em casa com ar no máximo? Aí não importa a temperatura lá fora!

Para o consumo em locais abertos e quentes, saiba que existem vários tintos leves como os Pinot Noirs, Cinsault dentre tantos, que podem ser tomados mais frios sem problema nenhum, e não tem coisa melhor do que um vinho fresco no churrasco com os amigos. Em contrapartida, muitos vinhos brancos encorpados e com sabores amanteigados e complexos combinam perfeitamente com um friozinho gostoso. Uma dica é ler na descrição do vinho branco, se ele é envelhecido em madeira, pois geralmente são mais estruturados e casam com o inverno. Chardonnay é uma boa pedida.

regras vinhos

“Uma taça para cada estilo de vinho”

Se você já viu aqueles gráficos mostrando uma taça específica para cada tipo de vinho separando até por variedades de uva, deve ter se assustado. Não há armário de cozinha que suporte tantas taças. O que você precisa saber é que uma taça para os brancos, uma para os tintos e uma para espumantes, está mais do que perfeito. Invista em taças de qualidade, pois elas são bem versáteis.

Caso não tenha taças para brancos, não tem problema, toma na de tinto que ninguém vai morrer por isso. Eu até prefiro, pois taças maiores oxigenam melhor a bebida que fica mais aromática. Pode dizer isso se um mala te criticar!

“Use sempre o decanter”

Acessório considerado indispensável pelos “conhecedores”, o decanter é aquele recipiente de vidro ou cristal que serve para oxigenar o vinho mais rápido. Salvo algumas exceções de vinhos muito especiais, ou que possuam sedimentos no fundo da garrafa que precisem ser separados, você não precisa obrigatoriamente comprar um.

Abrir a garrafa com antecedência fará com que o vinho “respire” e fique mais redondo e franco na hora de beber. Muitas lojas virtuais ou até informações nos rótulos recomendam decantar o vinho antes de tomar. Se a recomendação for a de deixar o vinho no decanter por uma hora antes de servir, você pode simplesmente abrir a garrafa umas duas horas antes que vai dar no mesmo, e ainda não vai ter o trabalho de lavar o acessório depois!

“Não compre vinho no supermercado”

Foi-se o tempo em que se dizia que não era bom comprar vinhos em supermercados, tanto pelo armazenamento quanto pela qualidade da seleção. Atualmente a maioria das redes de mercado possui uma boa estocagem para conservar o produto, além de contarem com especialistas para selecionar rótulos de várias categorias. Muitos desses especialistas são profissionais renomados que não colocariam seus nomes e reputações em risco com escolhas de vinhos ruins.

regras vinhos

“Quem experimenta o vinho é o homem”

Casais que pedem vinhos em restaurantes já passaram por isso. Quando o garçom ou sommelier abre a garrafa, é de praxe servir um pouquinho para o homem provar e ver se é do seu agrado. É uma regrinha de etiqueta (a Thereza considera gesto machista) que vocês, meninas, devem quebrar.

Por que o homem deve experimentar e não vocês? As pessoas assumem que o homem entende mais e por isso ele deve aprovar a escolha. Besteira, em primeiro lugar, quem disse que a mulher não pode conhecer sobre vinho? Vocês mesmas, leitoras desse post, devem ter mais conhecimento que muito marmanjo, rsrs. Em segundo lugar, se quem bebe é o casal, os dois tem que gostar. Gosto é algo particular e a mulher não deve aceitar simplesmente porque o namorado ou marido falou que é bom. Vocês tem duas alternativas pra sair dessa situação, ou fazem como a Thereza que tira a taça da minha mão sem a menor cerimônia (especialmente quando envolve champagne), ou podem mostrar ao garçom quem está no comando.

regras vinhos

Pois bem, espero que tenham aproveitado. Tem uma infinidade de conceitos que estão aí para serem quebrados. Se tiverem dúvida sobre alguma regra que achem que não precisam seguir, é só deixar um comentário que eu tento ajudar!

Anterior
Próximo
Comente Aqui

32 comentários em "6 Regras do mundo dos vinhos que você pode quebrar!"
  1. 17 mar 2016 // 21h21

    O que eu mais faço é comprar vinho no supermercado. Se eu não comprar lá, onde que eu estudante estagiária vou comprar né não?

    • Rodrigo
      19 mar 2016 // 20h40

      Pode comprar sem medo.
      Abs!

  2. Beyoncé
    17 mar 2016 // 21h39

    Achei que minha foto com o Jay estaria no post.. mas mesmo assim achei excelente, só preciso aprender a segurar a taça kkkk bju

  3. Madame Lourenço
    17 mar 2016 // 21h41

    Aqui na Barra sempre é hora para tomar um bom vinho, independentemente da estação!
    Adorei as dicas, vou quebrar todas as regras! RSRS
    um beijo no coração e um beijo na The

    • Rodrigo
      19 mar 2016 // 20h42

      Obrigado, querida.
      Pode quebrar as regras sem medo!
      Abs.

  4. Daniele
    17 mar 2016 // 21h44

    Nunca tinha pensado em champagne e feijoada, não vejo a hora de experimentar!!
    ótimo post!

    • Rodrigo
      19 mar 2016 // 20h43

      Oi, Daniele.
      Champagne e espumantes em geral, com mais acidez combinam bem com pratos pesados.
      Abs.

  5. Samanta
    17 mar 2016 // 21h46

    Adorei as dicas!

    • Rodrigo
      19 mar 2016 // 20h43

      Valeu, Samanta.
      Abs.

  6. Marcela Rossato
    17 mar 2016 // 21h52

    Amei as dicas! É muito bom quebrar esses conceitos

    • Rodrigo
      19 mar 2016 // 20h44

      Oi, Marcela.
      Muitos conceitos já estão ultrapassados. Dá pra quebrar mesmo.
      Abs.

  7. Vanessa Rodrigues
    17 mar 2016 // 23h35

    Adoro quando o Rodrigo fala sobre vinhos, já pode escrever mais!!!!!

    • Rodrigo
      19 mar 2016 // 20h45

      Obrigado, Vanessa.
      Abs.

  8. Fernanda
    18 mar 2016 // 09h24

    Adorei o post! Muito interessante ver que não precisamos seguir regras para saborear um bom vinho!

    • Rodrigo
      19 mar 2016 // 20h45

      Oi, Fernanda.
      A graça está aí mesmo.
      Abs.

  9. Patricia Seraphico
    18 mar 2016 // 09h38

    Oi, Thereza. Sou a Patricia, que falou com você no Snap sobre o Melhor Grupo. Você poderia me adicionar, por favor? Meu e-mail é: patriciaseraphico@hotmail.com

    Bjs e obrigada.

  10. Silvia
    18 mar 2016 // 11h04

    Adorei!

    • Rodrigo
      19 mar 2016 // 20h46

      Valeu, Silvia.
      Abs.

  11. Regina
    18 mar 2016 // 11h35

    Amei sua colocação, Rodrigo! É muito importante que homens ajudem no empoderamento feminino! Já me senti suuuper constrangida (tipo fantasminha) e sempre achei um absurdo, em pleno século XXI, restaurantes tratarem as mulheres como seres sem opinião.

    E a Thereza está certíssima, isso é machismo sim! Afinal de contas, tantos exemplos por ai… quantas vezes já vimos uma mulher fazendo um comercial de carro? quantas vezes já vimos viu uma mulher fazer o comercial de sabão em pó? Né, não.?! A sociedade machista ta ai p/ sempre nos dizer o que é “coisa de mulher” e o “que é coisa do homem”. Quem já não notou isso: se são dois homens na mesa, o garçom pergunta. Se é homem e mulher, o garçom não pergunta. Que recado, né?! Isso não não é etiqueta, além de machismo, é falta de educação.

    Thereza, continuaremos tomando a taça sim! Na verdade, vamos fazer melhor: a partir de agora, quando formos em um restaurante com nossos namorados, solicitaremos ao garçom que PERGUNTE antes quem gostaria de experimentar primeiro. Sim, primeiro. Não apenas um dos dois experimentar. Como disse o Rodrigo, gosto é individual e nós mulheres merecemos ser tratadas como seres humanos capazes de escolher o vinho que tomamos!

    • Rodrigo
      19 mar 2016 // 20h51

      Olá, Regina.
      Concordo com vc. Acho essa situação de ser o homem o responsável por experimentar o vinho extremamente antiquada, além de indelicada. Acho que a mudança deve começar por todos nós. Se são os dois bebendo, os dois devem experimentar, simples assim. A maioria dos lugares ainda seguem padrões de etiqueta ultrapassados, e acabam partindo do princípio de que o homem é o entendedor de vinho. Com o tempo isso cai!
      Abs.

  12. Erika
    18 mar 2016 // 15h02

    Concordo 100% com o post! Meu esposo é francês e já há um bom tempo a Europa as pessoas tem entendido que a questão da harmonização é relativa. O mais importante é o prazer de quem toma o vinho. Quanto ao machismo, meu esposo adora envergonhar os garçons, passando a taça para mim e dizendo que sou sommelier (o que não é verdade! Hihihi).

    • Rodrigo
      19 mar 2016 // 20h53

      Oi, Erika.
      Harmonização é a coisa mais relativa do mundo, assim como o gosto pessoal. Legal, seu marido te passar a taça!
      Abs.

  13. Amanda Vilela
    18 mar 2016 // 17h04

    Ótimo post! Infelizmente não entendo quase nada de vinho, apesar de adorar beber. É bom saber um pouco mais de um jeito simples e descontraído assim.

    • Rodrigo
      19 mar 2016 // 20h54

      Oi, Amanda.
      Tem que ser simples e divertido. Fica muito mais leve.
      Abs.

  14. Leo
    18 mar 2016 // 19h39

    Ótimo post! Só em relação a quem experimenta o vinho, eu ACHO que é quem pede. Uma vez estava com uns amigos no restaurante e quando um deles, homem, pediu, foi servido a ele primeiro para experimentar, mas quando uma amiga nossa pediu a outra garrafa, o garçom serviu para ela primeiro. Mas pode ter sido coincidência também!

    • Rodrigo
      19 mar 2016 // 20h56

      Oi, Leo.
      Isso é verdade, mas geralmente a própria carta de vinhos vai para os homens, então ele acaba escolhendo. No caso da mulher escolher, o garçom está corretíssimo em servir para ela experimentar.
      Abs.

  15. Débora Quirino
    21 mar 2016 // 12h15

    Amei Rodrigo!
    Vim comentar pq adorei a ultima regrinha, meu ex sempre me dava a taça pra experimentar e sempre achei o gesto muito fofo =D

    • Rodrigo
      21 mar 2016 // 16h36

      Oi, Débora.
      Ele está certo mesmo!
      Abs.

  16. marianam
    25 mar 2016 // 22h01

    Já tinha experimentado feijoada com uma cerveja levíssima e frutada e achei que ficou suave e agradavel. Com champanhe deve ser sensacional. Dica anotada

  17. Mari
    04 abr 2016 // 15h27

    Rodrigo, só agora tive tempo de ler o post e adorei..
    asisti um documentário no netflix chamado SOMM, não sei se vc já viu, se não viu ,fica a dica pq é mto interessante a dedicação e comprometimento do pessoal, em que pesse ser uma prova super rigorosa, sem entrar no mérito da real necessidade disso, mas achei bem legal..
    volte com mais frequencia, adoramos suas dicas, sempre mando pro meu marido tb..
    bjs

  18. Andréa
    16 jun 2022 // 12h18

    Um amigo vai inaugurar um café? Cai bem dar um espumante ou é bebida “mais feminina”?

    • 20 jun 2022 // 19h47

      Com certeza vale a pena! Espumante tem a ver com celebração, festa e nada mais justo que a bebida pra comemorar a inauguração do novo espaço!