AS MAIS
LIDAS!

A CRISE CHEGOU PARA OS VINHOS! ENTENDA E SAIBA COMO DRIBLAR ESSE MOMENTO

14/01/2016  •  Por Rodrigo  •  Gastronomia, Vinho

Chegamos em 2016 e o Vinho de Quinta voltou com tudo! Espero que tenham passado a virada com muita alegria e é claro, bons drinks. No post de hoje, vou abordar um tema que tem gerado bastante repercussão no mundo vinho nos últimos meses. Afinal, o preço do vinho vai aumentar esse ano? Infelizmente a resposta é sim.

Não é meu intuito fazer uma resenha recheada de indicadores de mercado no estilo Valor Econômico, porém acho importante apontar o que de fato está ocorrendo e principalmente, indicar possíveis alternativas para encontrarmos boas opções sem estourar o orçamento.

018207-shopping-basket-of-wine-bottles

Há dois fatores primordiais para o aumento, o primeiro é a subida meteórica do dólar, que encarece de forma substancial qualquer produto importado. Seria o momento para o crescimento da indústria vinícola nacional? Não é bem assim. Mesmo com o desenvolvimento do setor de vinhos nacionais ao longo dos anos e com aumento inquestionável de qualidade e o surgimento de novas empresas, esse segmento carece de incentivos do governo e permanece com um volume de produção limitado. Isso nos leva ao segundo fator determinante.

Para 2016, alterou-se mais uma vez o modelo de tributação dos vinhos e destilados. Os impostos que já eram altos, ficaram ainda maiores! Antes, além das alíquotas base, havia uma tributação fixada em 73 centavos sobre cada garrafa. Para esse ano, criou-se uma medida provisória na qual o IPI é progressivo de acordo com o valor do produto. Para os vinhos, esse imposto ficou em 10%.

Resumindo, qualquer vinho de preço superior a R$7,30, fica mais caro. Foi uma forma um tanto controversa que o governo criou para aumentar a arrecadação. Digo controversa, pois na minha humilde opinião, tal medida, além de impopular, não leva em consideração a queda brusca e inevitável sobre o consumo e consequentemente, a desaceleração do setor. Resultado, faturamentos mais baixos, enfraquecimento de diversos segmentos da economia, como importadores, varejistas, comércio de alimentos e bebidas e indústria, além da queda nas contratações. Mais uma vez, os consumidores e trabalhadores pagando o pato para o acerto nas contas do governo.

Entretanto, ainda podemos encontrar alternativas para driblar esse aumento! Apesar de todos os problemas, o Brasil é um mercado atraente para qualquer vinícola do mundo. Sendo assim, é normal que estas façam algumas concessões comerciais para os importadores, garantindo um volume de compras. Os importadores, distribuidores e varejistas, por sua vez terão que se adaptar e diminuir um pouco suas margens para manter seus estoques girando afinal, ninguém quer perder venda.

wine-bottles

No início do ano, é comum a realização de promoções especiais pelas lojas com intuito de liquidar estoque do ano anterior. São os tradicionais Bota-Fora, no qual os importadores oferecem descontos agressivos durante um curto espaço. A maioria faz essa ação ainda em janeiro. Um dos mais tradicionais é o da WorldWine, que começa dia 19 desse mês. Melhor oportunidade não há, para comprar excelentes vinhos por preços convidativos.

Outra solução interessante, seria ingressar em um clube de vinhos. Isso mesmo, várias lojas virtuais adotam esse modelo numa espécie de confraria online, na qual você paga um valor fixo mensal e recebe vinhos da curadoria dos especialistas da empresa. É bem legal e divertido, afinal você fica na expectativa de qual será a seleção de vinhos escolhidos para o mês, e ainda aprende com o material informativo disponível sobre mesmos.

Geralmente, os valores cobrados são menores em comparação com o preço aplicado no mercado, em virtude da loja trabalhar com uma receita antecipada dos clientes. Wine.com.br e Sonoma.com.br são exemplos de clubes que fazem bastante sucesso. Você escolhe o plano de acordo com estilo de vinho, quantidade de garrafas, ou o que couber no seu bolso!

burgundy shop 2

Acho muito válido que procuremos por alternativas de vinhos com bom custo x benefício para estimularmos cada vez mais a prática de descontos, fazendo com que o mercado se mantenha aquecido. Eu mesmo, sou um caçador de promoções no universo do vinho e se garimparmos um pouquinho, dá pra encontrar muita coisa boa!

Se tiverem alguma dúvida, não deixem de perguntar e quem tiver dicas pra driblar a crise etílica, compartilhe com a gente.




Deixe seu comentário!
*Preenchimento obrigatório (seu email não será divulgado).
Quer que a sua foto apareça no comentário? Clique aqui e cadastre-se!

11 Comentários
  1. Avatar
    Fernanda - 14/01/16 - 22h31

    Rodrigo!

    Compartilha com a gente outros bota foras que vc souber!!!
    Adorei o post!!!

    Responder
    • Avatar
      Rodrigo - 19/01/16 - 00h26

      Olá, Fernanda.
      Tem um muito legal também, o da grandcru.com.br. Eles o chamam de grand solde.
      Abs.

    • Avatar
      Rodrigo - 19/01/16 - 00h28

      Olá, Fernanda. Tem também um muito legal que é o grand solde da importadora grandcru.com.br.
      Abs.

    • Avatar
      Gabriel - 25/03/16 - 16h00

      Participo do VinhoClube e estou achando bem legal. http://www.vinhosite.com.br

  2. Avatar
    Lyanna - 15/01/16 - 08h42

    Adorei o post. Tem uma frase que me deixa revoltada com a situação do País: “Mais uma vez, os consumidores e trabalhadores pagando o pato para o acerto nas contas do governo.”… Enfim. Adorei as dicas do bota-fora, já faço parte de um clube de vinhos e é um grande custo-benefício.

    Responder
    • Avatar
      Rodrigo - 19/01/16 - 00h26

      Valeu Lyanna.
      Abs.

  3. Avatar
    Maila - 15/01/16 - 10h40

    Oi Rodrigo,

    Adoro os posts d Vinho de Quinta. Gostaria de saber quais clubes do vinho você indica/conhece.

    Obrigada.

    Responder
    • Avatar
      Rodrigo - 19/01/16 - 00h21

      Oi, Maila.
      Existem vários clubes interessantes. O da wine.com.br é bem legal, pois oferece diversas opções de estilos de vinho desde brancos e espumantes até tintos exclusivos. Tem muito material informativo também. Farei um post sobre alguns clubes.
      Abs.

  4. Avatar
    Nanda - 15/01/16 - 11h00

    Rodrigoo, faz post sobre os clubes de vinho que existem. :wine_glass:

    Responder
    • Avatar
      Rodrigo - 19/01/16 - 00h19

      Oi, Nanda.
      Estava pensando mesmo em fazer algo relacionado aos clubes de vinhos. Valeu pela dica.
      Abs.