UM DIA NA FÁBRICA DA CARMEN STEFFENS EM FRANCA

12/08/2015  •  Por Thereza  •  Acessórios, Publicidade

Vocês sabem que uma das minhas tags favorita aqui no blog é mostrar sobre a parte mais, digamos, técnica de grandes empresas de moda. Já fui a fundo na história de marcas como Zara, Forever 21, Urban Outfitters e Victoria’s Secret (vale ler cada post, são meus xodós), mas dessa vez a empresa é nacional e muito especial.

A Carmen Steffens está presente aqui no Fashionismo há mais de 4 anos (aliás, fomos o 1º parceiro do mundo do blogs da marca, show né?!) e finalmente pude conhecer in loco sua fantástica fábrica de bolsas, sapatos e muito mais, e digo fantástico, porque é mais do que um lugar que produz itens usados mundo afora, mas também pela proposta, empreendedorismo e todo o histórico empresarial que a marca tem e nos dias de hoje isso é admirável.

A fábrica fica em Franca, interior de São Paulo e a cidade tem nos calçados masculinos seu forte, mas 22 anos atrás chegou a Carmen Steffens pra trazer um pouco mais de moda feminina à região.

FABRICA-CARMEN-STEFFENS-1

Vocês acreditam que na fábrica, em um dia só, são produzidos 10.000 sapatos e 2.200 bolsas? Muita coisa! Também pudera, a marca tem 540 lojas no Brasil e 35 no exterior (já conheci a de LA, Vegas e Cannes) e o plano de expansão é ambicioso, apesar da crise, qual mulher não resiste a um parzinho de sapatos, hein?!

Em conversa com Mario Spaniol, criador da CS, ele contou mais sobre os projetos e modelo de negócio da marca. Já Monalisa, diretora criativa, contou sobre a parte do design e como eles tem  se reinventado a cada dia e para cada público – acho que os blogs ajudaram um pouco nessa! – sem perder sua essência, mas ficando cada vez mais democrática e agradando diversos estilos.

fabrica-carmen-steffens-3

Só na fábrica em Franca, são 3.400 funcionários e por lá vemos que a produção de cada peça é totalmente artesanal, apesar das máquinas poderosas (tem umas super high-tech que valem milhões de dólares), é um trabalho minucioso, feito por uma equipe extremamente dedicada e que conhece os mínimos detalhes, do salto alto a alça da bolsa!

Quem me acompanhou no Snapchat, viu que nosso passeio incluiu uma visita à área da produção, onde vimos uma bolsa ser produzida na hora, até o curtume (local que transforma o couro “cru” em pronto pra ser usado). E foi lá o local que mais me impressionou, bem legal ver o processo de transição de um material tão especial e que por lá recebe qualquer tipo de cor e até textura (através de uma giga carimbada que transforma o couro de vaca em avestruz, cobra ou jacaré, a gosto do freguês). A Couroquímica, desenvolve couro pra diversas marcas, não só de moda, mas também pra indústria automobilística e mais.

fabrica-carmen-steffens-curtume

As fotos mostram um pouquinho da imensidão de uma empresa completa, que gera muitos empregos, exporta coisa nossa para todo o mundo, tem uma moda para todos os estilos, é antenada com as novidades e, o principal, é interessada com o que o cliente acha, pensa e gosta, e nos dias de hoje, esse já é um segredo de sucesso, ser fiel e se preocupar com seu público.

Adorei conhecer Franca (e um pouquinho de Ribeirão Preto, Campinas) e espero voltar outras vezes à região!

Deixe seu comentário!
*Preenchimento obrigatório (seu email não será divulgado).
Quer que a sua foto apareça no comentário? Clique aqui e cadastre-se!

13 Comentários
  1. Amanda - 12/08/15 - 08h40

    QUE DEMAISSSSS THE!!!!!!!!
    Eu que sou apaixonada em moda, amo amo amo esses tipo de post, sucesso e muita luz sempre linda!!!!
    Ahhhh e bom dia!
    Todos os dias no primeiro horario estou por aqui <3

    Responder
    • Thereza - 12/08/15 - 11h53

      Que bom Amanda!! Fico feliz com essa sua rotina heheh
      bjsss

  2. Lud Valente - 12/08/15 - 09h22

    De todas as blogueiras que foram e postaram baboseiras, seu post foi o melhor, pois você retratou a marca na essencia e acho que isso que eles queriam, uma identificação a longo prazo.

    Moro perto e sei da importância da fábrica para a região e seu post fez jus!

    Bjinhos
    :kiss: :kiss: :kiss:

    Responder
  3. liv - 12/08/15 - 10h06

    muito legal!

    Responder
  4. Carolina Wegman - 12/08/15 - 10h48

    Que legal, The! Confesso que no início não tinha nenhuma identificação com a marca, mas depois de você falar melhor dela e compartilhar seus favoritos, a minha visão mudou! Inclusive, assim como vc, sou viciada em sapatilhas e já comprei algumas que vc usou!

    Bjs e parabéns pelo post!

    Responder
  5. Ana P. Souto - 12/08/15 - 11h47

    Parabéns pelo, post, Thereza!
    De todas as blogueiras presentes, você é minha favorita pois sabe retratar fielmente o que é a marca, muito além do produto x ou y bonito, você realça e destaca a marca como um todo e pouquíssimas (acho que nenhuma) blogueira sabe fazer tão bem quanto vc!

    Bjs! :high_heel:

    Responder
  6. Mica - 12/08/15 - 13h11

    Por Não fazer as coisas na China já tem minha atenção. E a matéria prima vem da onde? Vc poderia perguntar. N tinha nenhuma simpatia pela cs mas vou prestar mais atenção. As propagandas as vezes passam a impressão que é sapato de perua… Reciclar a imagem as vezes é um bom negocio.

    Responder
  7. [email protected] - 13/08/15 - 09h23

    The amei seu post sobre a Carmen, você foi a melhor! Ficou na sua e fez o post com toda atenção merecida, já as outras bloggers que também sigo, caíram um pouco no meu conceito porque ficaram de mimimi preocupadas com comidas, look das outras, gravar snap e fazer foto juntas. VOCÊ É 10, A MELHOR :sparkling_heart: :clap: :clap:

    Responder
  8. larissa - 13/08/15 - 09h25

    The amei seu post sobre a Carmen, você foi a melhor! Ficou na sua e fez o post com toda atenção merecida, já as outras bloggers que também sigo, caíram um pouco no meu conceito porque ficaram de mimimi preocupadas com comidas, look das outras, gravar snap e fazer foto juntas. VOCÊ É 10, A MELHOR sparkling_heart clap clap

    Responder
  9. Aline Lima Louzada - 13/08/15 - 12h52

    Moro em Franca e fico feliz que tenha gostado da cidade. Realmente a Carmen Steffens é uma das principais empresas do setor calçadista em Franca e amei conhecer um pouquinho mais da marca através do seu post.

    Responder
  10. Raquel Glerean - 16/11/15 - 22h24

    Olá gostaria de abrir uma franquia da loja, Carmen Steffens qual seria o correto investimento ??

    Responder
  11. Vinicius Franco Franzao - 26/08/16 - 22h49

    Eu gostava muito da rafhael steffens mas infelizmente os sapatos masculinos não estão vindo mais do meu agrado. Vocês lançavam uns modelos muito bonitos e ultimamente procuro e não vejo mais

    Responder
  12. silvia santos - 10/09/17 - 03h42

    Bom dia, sou de Portugal, e gostaria de saber se você vendem restos de stocks para vender em Portugal…. Contacto 932371851 obrigado

    Responder