AS MAIS
LIDAS!

KIM EM DOIS MOMENTOS: O CORPO CONSTRUÍDO “IDEAL” OU A VERSÃO DESCONTRUÍDA “REAL”?

22/07/2015  •  Por Thereza  •  Moda, Pense

Kim-Kardashian-Cover-Vogue-Brazil-June-2015-2

“E definem um novo corpo ideal” quantas vezes lemos essa afirmação nas publicações mundo afora? Mas o fato é outro e até mais simples, porque pra se ter o corpo ideal basta estar viva, olha que legal, estamos vivas, isso é o ideal.
De resto a gente dá um jeito, somos seres humanos, uma hora ficamos mais satisfeitos, outra hora um pouco encucados. Faz parte da gente querer estar em constante transformação, mas nos aceitarmos como somos é o primeiro passo.

Outro dia li um comentário interessante e muito óbvio, mas sabe quando a ficha cai? Você não é obrigada a nada. Você não é obrigada a ser linda, você não é obrigada a ser magra, talvez a nossa única obrigação seja estar viva, o que vier depois disso é lucro.

Lógico que esse papo surgiu por conta dessa capa da Vogue Br de junho, alçando Kim Kardashian como o ~novo~ corpo ideal. Apesar da polêmica, vejo essa capa até como algo positivo (não por conta de quem está nela, ok?! Gosto de falar da família, mas sempre busco algo a mais), o tal corpo ideal está sendo amplificado. No mês anterior, o corpo ideal era aquele lânguido e desnudo da Gisele, lembram? Já a Elle variou e, numa capa espelhada, mostrou que o corpo ideal era aquele que você via no seu reflexo, aka, você mesma, simples assim. Se esse mês o corpo ideal é o da Kim, que bom, os ideais estão sendo diversificados.

Acho o rótulo do ideal desnecessário, logicamente pra vender revista e pra mexer com quem ainda não tem uma referência real, mas acho interessante ver um momento onde as revistas andam flexibilizando o tal ‘padrão’, o receio é seguir generalizando algo tão individual. Tem-se muito que aprender, mas um passo de cada vez e em breve todos os corpos serão ideais ou o ideal acabará e será simplesmente seu corpo, sem rótulo algum.

57cd5f1d29fa4d6d112450d2829bfcf9
Esse post acima, escrevi na época que saiu a Vogue brasileira. Depois de ter postado, li vários comentários legais questionando a capa e me sugerindo a falar mais sobre, daí rascunhei, mas não postei. Agora posto embalada por outra capa da Kim para outra Vogue, dessa vez a espanhola. E arrisco a dizer que é meu editorial favorito já visto com ela. Por que? Ela está natural, à maneira dela ok, mas ela está o oposto do “Bombshell” da última capa, achei legitimamente bonito.

11232220_10153508080213442_3902336425760996358_n

Kim sem maquiagem, sem filtro, sem looks nababescos. Lógico que rola uma make (mas comparado ao que ela usa é quase pele de bebê) e uma cena, mas a proposta do editorial é ser uma Kim desconstruída e não deixa de ser um alívio ver algo mais simplório, porém muito bem feito.

Enquanto a capa bombshell propõe opulência e glamour, a versão espanhola é mais condizente com o momento e lifestyle atual. Uma leitora lembrou muito bem que essa capa também reflete aquele nosso papo de como a “Forma que consumismo moda está mudando”. Pois bem, agora os editoriais também refletem novos tempos, mesmo que seja por uma edição, tá valendo como um bálsamo e um tok de realidade.

E vocês, preferem o lado bombshel ou a versão descontruída? E acreditam que o tal corpo ideal está sendo diversificado até não termos mais ideal nenhum?




Deixe seu comentário!
*Preenchimento obrigatório (seu email não será divulgado).
Quer que a sua foto apareça no comentário? Clique aqui e cadastre-se!

41 Comentários
  1. Mayara - 22/07/15 - 15h00

    Amei, amei, amei o ensaio da Kim pra Vogue Spain. Que mulher!

    Responder
  2. Gabriela Ganem - 22/07/15 - 15h02

    Nunca vi tão linda! Amei esse editorial da Espanha… Tão melhor que a versão Marilyn! E a história de corpo ideal me cansa também… Faltou visão nessa capa loira, desculpa Vogue, com todo respeito.

    Responder
    • Sabrina - 23/07/15 - 13h43

      Concordo inteiramente.

  3. Mari - 22/07/15 - 15h05

    Adorei as fotos, mas só eu acho q ela não se sente à vontade sem a maquiagem na área da boca? 80% das fotos ela tá tapando a parte debaixo do rosto… rs

    Responder
  4. isabella torres - 22/07/15 - 15h32

    Achei maravilhoso REAL o ensaio, achei incrível essa forma natural..que vejamos mais ensaios assim!
    Kim musa e linda!

    Responder
  5. Haydana - 22/07/15 - 15h37

    Acho que pensando exatamente na história de sermos apenas nós, não acho nem justo escolhermos uma ou a outra, até porque na vida também somos assim, dia glamour, dia pijama. O que eu gosto mesmo de ver é o espaço pras duas coisas.

    Responder
  6. Fernanda Olivera - 22/07/15 - 15h40

    Com todo respeito a Vogue Brasil, chegou a hora deles repensarem capa e conteúdo.
    E Kim fica tão mais bonita de jeans e camiseta! <3

    Responder
  7. Debora - 22/07/15 - 15h52

    Essa postagem é um acalento para milhares de corações! E mais me parece como sinais, pq esse fim de semana consegui verbalizar (total primeira vez) para uma amiga minha, quão profundo é o meu problema com o meu corpo. Ela é seguidora assídua do blog e até participa do grupo no face (mas eu não pq não sigo o blog a tanto tempo qto ela). A verdade é que me peso no mínimo 5 vezes ao dia e sei a variação de gramas entre uma refeição e outra. Aparentemente é só um hábito, mas na verdade é muito triste vc acordar TODAS as manhãs e o seu primeiro pensamento ser “qual o meu peso de hj?” e levar a mão direto a barriga.
    Não pensem que sofro de anorexia, sooo far not! Peso 60 kg e poucos(poucos, não muitos) em um corpo de 1,55m, mas boa parte da vida pesei na casa dos 70 kg (e muitos!). Deveria estar feliz com esse corpo, ok?! Mas o padrão imposto me tornou uma eterna insatisfeita comigo mesma.
    Por isso acho super valido o mercado estar em processo de mudança e dou Parabéns por vc escrever algo a respeito, pq assim como eu, devem ter milhares aí foram que choram em silêncio nos provadores de roupa, recusam convites para pegar um sol por medo dos biquínis e ao invés de olharem seu corpo como um templo, só fazem rejeita-lo.

    Responder
    • Thereza - 22/07/15 - 16h54

      Fico muito feliz, Debora! Gosto de falar da família, mas especialmente buscar relacionar com temas assim, que mexem com nossa autoestima ou simplesmente nos fazem refletir!
      Bjs e está mais que bem-vinda a entrar no #melhorgrupo bjs!!

    • Debora - 25/07/15 - 15h16

      Nossa, ficaria mais que feliz em participar. Só ouvi coisas boas a respeito do grupo. Fico aguardando o convite (acho que é por email, ok?!) :high_heel: :blush:

  8. Eve - 22/07/15 - 16h09

    Convenhamos que a Kim está linda e natural depois de 20 cirurgias plasticas né? Assim até eu fico confortável.
    E um 10 litros de silicone na bunda também não acho seja a representação do corpo ideal.
    Mas cada um com o seu gosto! Sou mais a Kendall!

    Responder
    • Thereza - 22/07/15 - 16h25

      Sou mais a Kourtney, 36 anos, 3 filhos, certeza que já fez lá suas intervenções estéticas, mas tem uma beleza natural e é muito estilosa!

    • Eve - 22/07/15 - 16h50

      Poisè, também! Bem menos artificial que as irmãs. Gosto da Kendall também por esse motivo, mas ela tem 19 aninhos ainda…

    • ALTAIR STAY-MAKER - 22/07/15 - 19h43

      Hi Kylie ! I love you .

  9. Paula - 22/07/15 - 18h59

    Sou nova por aqui, acompanho seu blog há mais ou menos 3 meses. A cada pode penso porque não descobri este blog antes. Além das dicas super interessantes vc faz com que repensemos a forma que vemos o mundo da moda ou qq outro assunto. Eu acho isso ótimo porque opiniões, valores devem ser revistos. Acho que o legal da Kim é ser genuína ela é linda dos dois jeitos. É muito bom nos reconstruir e descobrir que ficamos ainda melhores. É exatamente o que ela faz sempre se reconstruindo.

    Responder
  10. Fany - 22/07/15 - 18h59

    Esse segundo editorial ficou muito lindo!!
    Simples, sexy e lindo!

    Responder
  11. Mariana - 22/07/15 - 23h28

    AI Thee!! Muda de assunto porfavorr!!

    Responder
    • Ana P. Souto - 23/07/15 - 00h45

      Não muda não, Thereza! Continua falando sobre as Kardashians e eu nem sou fã delas, mas sou sua! Você sempre fala de maneira apropriada, vai além do óbvio e o principal, seu blog é muito além disso, você posta de tudo e inclusive a família (há de se convir que elas estão em todo o lugar). Acho um saco essa patrulha com blog alheio, você é uma das poucas blogueiras que segue fiel e muito assídua nas postagens que acho que vc pode postar o que quiser e será bem-vindo!

      Continue assim!

      Beijos :kiss:

  12. Rhainara - 22/07/15 - 23h29

    Duas capas e duas versões de uma mesma mulher,fantástico! Pois é exatamente assim que todas nós somos, um dia podemos querer mostrar glamour, no outro sensualidade, no outro ser mais delicadas…. e isso tudo mantendo nossa essência única e exclusivamente nossa! E viva a versatilidade feminina!

    Responder
  13. Mirtes - 22/07/15 - 23h39

    Gosto do seu blog mas acho esta frase “Você não é obrigada a nada” bem rasa. Exemplo: Você não é obrigada a alisar os seus cabelos crespos, mas todas as propagandas de xampú falam pra alisar e passar chapinha e as pessoas na rua estranham o seu cabelo afro porque não encaixa no padrão de beleza da Tv e das propagandas. Você fala pra sua filha de cabelo afro que ela não é obrigada a nada quando o mundo ao seu redor cobra sim que ela alise o cabelo. Não assisto os programas de tv que tem kardashian, nem compro revistas, nem leio posts sobre ela porque ela dissemina uma cultura de consumismo e superficialidade e ela influencia sim meninas e jovens, é deprimente.Apesar de selecionar os posts seus que leio, essas duas capas parece deboche, sempre impondo padrões irreais que fazem as mulheres se sentirem objetificadas , essa capa sem maquiagem é piada para alguém que enfrentou sei la quantos procedimentos cirúrgicos pelas razões mais fúteis possíveis. Repense o “Você não é obrigado a nada”, propaganda é uma ferramenta ideológica.

    Responder
    • Tassia B - 23/07/15 - 03h35

      Amo amo amo essas fotos novas da Kim! E concordo com o que algumas meninas disseram aqui, que existem mais de uma so de nos, e que e uma delicia ser a “glamourosa”, e tambem ser a “natural”. A Kim pode ter feito plasticas, mudou muito o rosto, mas hoje a vejo tao confortavel com ela mesma, e nao acho que as plasticas tenham influencia nisso. Alem disso, o corpo dela foge totalmente dos padroes. Ninguem manda a gente ser magra, mas realmente existe a influencia da midia. Mas dai vai a Kim, e ela aumenta a bunda, mostra pernao, peitao, roupa marcando a silhueta, e se achando linda! Cada vez menos vejo gente mediocre que a chama de gorda, quando ela ama o corpo que tem!
      Amo o fato de uma revista de moda ter uma mulher nada “top model” na capa, amo que passei a adorar mais meu corpo depois de tantos looks da Kim. Amo vestir saia lapis, marcando a bunda, e me achar uma Kardashian!
      Os valores vao mudando e a gente tem que comemorar sim!

      Otimo post, The!!!!!

    • Tamara - 23/07/15 - 12h06

      Sim, as propagandas de shampoo sempre mostram cabelos lisos mas você continuam não sendo obrigada a seguir esse padrão. Eu alisava meu cabelo durante um tempo pq essas propagandas me influenciavam e simplesmente deixei pra lá, assumi meu cabelo cacheado e ele é simplesmente lindo. Não sou obrigada a seguir padrões de revista, não me deixo ser influenciada.

    • Nana - 24/07/15 - 07h47

      Hoje não tem mais dessa não! Conheço vaaaaarias pessoas que simplesmente A M A M cabelo afro!!! Eu me incluo entre elas, acho lindo, perfeito uma negra e seu cabelo afro, e acho mais lindo ainda porque se aceitam assim!!! Tem muita gente que faz questão de viver no passado, arraigando os antigos sofrimentos!!! Vivam, se aceitem primeiro para que os outros te aceitem, isso é válido para qualquer raça, credo ou pessoa!!!

  14. Bibi Moreira - 23/07/15 - 00h25

    KIM quanto mais simples, mais DIVA! De todas as capas dela que já vi, com certeza a espanhola é a minha preferida. :heart_eyes:

    Responder
  15. Tassia B - 23/07/15 - 03h36

    Desculpa, meu comentario saiu como resposta a um outro! :/

    Responder
  16. Carla - 23/07/15 - 09h07

    Honestamente eu não entendo, eles chamam de mulher real e louvam tanto a kim mas as curvas dela são falsas, basta ver aqui http://www.google.com.br/imgres?imgurl=http://i.imgur.com/yJcXxhr.jpg&imgrefurl=http://www.reddit.com/r/comments/2ms5iv&h=598&w=517&tbnid=_NYgdkAFk04O6M:&docid=R13nvx9Qs-INUM&ei=KtiwVZGsPMaXwASd_5gI&tbm=isch&ved=0CEgQMygWMBZqFQoTCJHp1_Oa8cYCFcYLkAodnT8GAQ o antes e depois.Não só as curvas mas todo o rosto dela.Queria ver uma mulher real, que não tem centenas de plasticas, isso sim.

    Responder
  17. Caroline® - 23/07/15 - 09h36

    Eu até queria falar sobre as fotos “ao natural” (ah vá!), mas o anelão estrategicamente distrai a visão do rosto! Sabida essa KIm (e o editor, e o fotógrafo…)!!!

    Responder
  18. Tamara - 23/07/15 - 12h02

    Amei TANTO essas fotos da Kim. Básica, com pouca ou nenhuma maquiagem, olheiras aparecendo, roupa simples… inclusive, acho que a próxima tendência é basic is the new black. Tenho um faro pra isso e ver Beyoncé básica em NY e depois Kim desconstruída assim, realmente significa alguma coisa. Quanto ao ideal de corpo, observo uma mudança de padrões até mesmo aqui no Brasil, as próprias mulheres-frutas ou panicats , que já não são muito padrão mas foram durante muito tempo, vem mudando o tipo de corpo, querem diminuir suas medidas pra ficarem mais elegantes. Valesca e Anita, por exemplo, diminuíram seus manequins para ficarem melhor em roupas, mas sem a intenção de serem super magras. Acho que o corpo natural tem sido valorizado.

    Responder
  19. Jessica - 23/07/15 - 12h05

    Linda linda linda, mas confesso que fui distraída pelo anel colossal no dedo dela em todas as fotos hahahaha.
    Que maravilha saber que tudo pode mudar até que não seja necessário rotular nada! E não precisa mudar de assunto não, viu? Por mais criticada que a família K seja, nunca vi tanta oportunidade de pauta e todas elas sendo reais e de cunho social. Good job como sempre, The!

    Responder
  20. Bianca andrade - 23/07/15 - 13h42

    Só eu que notei uma certa insegurança na Kim versão ~desconstruída~ para a Vogue Espanha? Em quase todas as fotos ela tá com a mão no rosto, cobrindo o rosto de alguma maneira (com a caneca, com pedaço de pano…). Quando ousou encarar a câmera de frente foi em cliques mais distantes… Gosto dela mais natural, prefiro essa versão fresh do que a bombshell. Mas a Kim precisa acreditar mais nisso! Outra coisa que notei é que o corpo dela parece mais harmônico, não necessariamente magro, quando ela coloca roupas mais leves e soltinhas. A Kim é maravilhosa, estonteante, mas precisa pegar mais leve. Essa foi a confirmação que tive ao comparar as duas Vogues.

    Responder
  21. Carol Freitas - 23/07/15 - 17h58

    O foco do ensaio espanhol é o anel! Com um diamante desses, não precisa de mais nada… rs

    Responder
  22. Rafaela - 23/07/15 - 18h36

    Amei a vogue Espanha! A kim ta linda, e com pouca ou sem make, o que vale é se sentir bem na própria pele. Acho que hoje a kim é um exemplo disso: cada uma pode fazer o que quiser pra se sentir melhor. Não a vejo como um estímulo a fazer plásticas, mas sim como uma pessoa que se encontrou e se aceitou, e por que não, mostrou que não é preciso ser magra e alta pra vestir o que quiser., basta querer!

    Responder
  23. Liza - 23/07/15 - 21h13

    Ele é muito mais bonita assim, já li explicação dela de pq não sorrir nas fotos, mas desnecessário uma mulher tão bonita escondendo a boca, que tb é linda em todas as fotos, claro q não tá sem make, mas comparando com o reboco q ele sempre usa, e fica linda tb, tá bem natural mesmo.

    Responder
  24. joana - 23/07/15 - 23h51

    tb nao aguento mais esse papo… e me poupe que ela está sem maquiagem, acho que ela tem é sorte de estar tao na midia… nao gosto e nao acho que acrescenta nada…bjs

    Responder
  25. Vivian - 24/07/15 - 02h24

    Não entendo porque vc gosta tanto da Kim Kardashian, ela é uma fraude, seu corpo é totalmente falso, tem inúmeras cirurgias plásticas, nada nela é verdadeiro, tudo o que ela fez foi pela fama e ainda é HIPÓCRITA em defender o “corpo cheio de curvas”, o “corpo real”, sendo que ela originalmente não tem. Ela é só uma mulher insegura que odeia a si mesma e fez de tudo para virar outra pessoa, inclusive retirar todos os seus traços étnicos. Ela só é exemplo de hipocrisia, nada mais.

    Responder
    • Carla - 28/07/15 - 12h44

      Concordo em numero , gênero e grau.Até que enfim alguém que vê ela como ela é.

  26. Daiana - 24/07/15 - 10h18

    A Vogue espanhola está antenada com a tendência #backtobasics que já dominou até a culinária, imagina a moda. Orgânico, sustentável, saudável… se sentir bem consigo mesmo. Gente, isso é vida, é tudo de bom. Se a pessoa se sente melhor bombshell, tudo bem também… Viva a liberdade de ser quem você quiser, se envolve cirurgia ou não, orgânicos ou industrializados. O importante é estar consciente das consequências das suas ações e estar em paz com elas. Beijos The e viva a análise crítica da moda!!

    Responder
    • Paloma Martins - 11/08/15 - 14h51

      Um dos melhores comentários!!! :heart:

  27. Priscila - 26/07/15 - 20h16

    Que maravilhoso esse ensaio da Kim para a Vogue Espanhola!

    Responder
  28. Taynara - 28/07/15 - 13h46

    Já faz um tempo que eu estou achando a Vogue Brasil atrasada nessa “nova moda”, nesse quesito a Elle está mil anos na frente. Não dá mais pra se fazer moda pensando apenas em glamour, em imposição de padrões e looks caros. Parece que eles vivem em um universo paralelo onde não existe trabalho escravo, onde não se busca a humanização do cotidiano, onde busca-se apenas a ultima tendência ou a a it-bag, a it-ggirl ou a it-roupa.

    O mundo está maior do que isso.

    Responder
  29. Paloma Martins - 11/08/15 - 14h45

    Descobri o blog hoje, e lendo várias publicações me encantei, principalmente quando foi abordado a representação do corpo e o comportamento na moda, hoje em meio a tantos blog de moda, fica difícil encontrar um que realmente te acrescente e fale de assuntos sérios, com certeza seguirei acompanhando e continuem assim meninas!!! :clap:

    Responder