AS MAIS
LIDAS!

VINHO DE QUINTA: O RITUAL!

12/03/2015  •  Por Rodrigo  •  Gastronomia, Vinho

ce98e7a829c016454c493c24c0641afb

Olá, pessoal! Hoje resolvi falar um pouco sobre o “ritual” para consumir o vinho. Parece frescura, porém é justamente ele que diferencia o simples beber do degustar. Com algumas dicas vocês poderão notar como o seu paladar vai se adaptando à bebida e transformará a sua degustação em uma experiência muito mais interessante. Vale a pena se reunir com os amigos para que cada um detalhe suas sensações, pois gosto é uma coisa individual e subjetiva.

4339ec1bc8136a88b7efbc6d76ff1b2a

Um dos fatores que podem alterar completamente os sabores do vinho é a temperatura, que pode variar de acordo como o estilo do vinho. Brancos, tintos, rosés e espumantes tem características particulares e deve-se respeitar a temperatura de serviço de cada.

Por exemplo, um tinto servido a uma temperatura mais alta, pode ressaltar demais o álcool tornando-o desagradável, bem como um branco muito gelado pode esconder seus aromas e sabores e ficar insosso e vice-versa. Existem tabelas que apresentam a temperatura correta para cada tipo de vinho, mas cá entre nós, quem tem em casa um termômetro para bebidas? Assim sendo, vamos ser práticos!

7faf435156731b83804aa486752ea288

Para os tintos mais encorpados, o ideal é que a temperatura varie entre 16 e 18 graus, contudo, como vivemos em um país tropical, em dias mais quentes essa temperatura pode ser uma pouco mais baixa. Deixar a bebida por mais ou menos 10 minutos no congelador vai ajudar, mas o que vale mesmo é o gosto de vocês, se acharem que ainda está “quente” deixem um pouco mais. O vinho deve estar fresco na boca! Para tintos mais leves, a temperatura pode ser um pouco mais baixa.

Já para os brancos, uma dica: deixe pelo menos 25 minutos no congelador e quando servir, volte a garrafa para a geladeira para que se mantenha a temperatura. Champagnes podem seguir a mesma regra, eles não precisam ser bebidos estupidamente gelados, pois assim perdem suas características.

Experimentem, testem, avaliem as características em temperaturas diferentes. Isso certamente contribuirá para que vocês comecem a perceber as nuances da bebida, fazendo que  avaliem melhor os aspectos que consideram mais agradável. O processo de tentativa e erro é muito válido!

Captura de Tela 2015-03-12 às 17.55.42

Outra coisa que vai fazer vocês mudarem a percepção da bebida é o “cheirar” do vinho. Sério, pra mim, 70% do prazer da degustação consiste nos aromas.  Não encha a taça por completo, deixe mais ou menos 1/3, isso ajudará na oxigenação. Prestem atenção na cor da bebida, se é mais escuro, mais claro, rubi, violeta ou até mesmo quase negro de tão concentrado (num outro post falarei sobre as uvas e suas características). O ideal é inclinar a taça sobre uma superfície branca para enxergar melhor. Caso queiram, posso fazer um post só de taças e ferramentas etílicas pra incrementar o ritual.

Vocês provavelmente conhecem o esteriótipo do bebedor de vinho balançando e girando a taça que nem louco. Pode parecer bobeira, mas existe uma explicação bem simples, qualquer composto alcoólico, ao ser “mexido”, agita suas moléculas, volatiza o álcool e libera os aromas. Façam o teste, sintam os aromas com a taça parada e depois girando-a, é bem diferente!

drew_wine

Por fim, “mastigue o vinho”. Isso é bem legal e vai deixar sua degustação mais longa, fazendo com que aproveite bem mais. Coloque uma boa quantidade de vinho na boca e bocheche, isso mesmo, sinta o peso da bebida e todos os seus sabores. Outra dica é oxigenar o vinho dentro da boca. Não é difícil, puxe o ar “fazendo biquinho” enquanto estiver com a bebida na boca, como se estivesse fazendo borbulhas com o líquido.

O vinho se encherá de oxigênio e os sabores literalmente explodirão.  Não se importe em fazer barulho… faz parte! Após engolir, concentre-se um pouco e comece a perceber os sabores que ficarão na boca, frutas, chocolate, madeira e outros, isso se chama ‘sentir o final do vinho’.

c16ed9ddf152537ea30b7e9088b07d65

Esses pontos fazem parte do ritual de beber vinho, com o tempo incorporamos naturalmente e sem nenhuma obrigação! E no final das contas, gestos assim transformam esse momento em algo mais agradável e logo valorizamos cada garrafa bebida. Espero que tenha ajudado e qualquer dúvida pode perguntar nos comentários!




Deixe seu comentário!
*Preenchimento obrigatório (seu email não será divulgado).
Quer que a sua foto apareça no comentário? Clique aqui e cadastre-se!

21 Comentários
  1. raquel - 12/03/15 - 20h19

    sou leitora bem antiga, já pedi muitas dicas logo no início do seu blog. estou sempre por aqui, mas não comento mais. dessa vez tive que comentar. adorei o post. uma graça! divertido e informativo, eu achei. estilo muito parecido, o de vocês dois. vida longa ao casal!

    Responder
    • Thereza - 17/03/15 - 20h20

      Raq, fico feliz de vê-la aqui e saber que acompanha o blog desde sempre! Pra mim nada mais satisfatório que isso <3 <3 E que bom que aprovou o marido-blogueiro e que combinou com a pegada do blog
      bjs!!

  2. Lorena Lopes - 12/03/15 - 20h36

    Adorei!! Sexta vai ter vinho pq quero experimentar essas técnicas! :)

    Responder
  3. Ana - 12/03/15 - 21h12

    Genteeee, apenas a-man-do esse novo blogueiro e toda sua sabedoria!!! :wine_glass: :wine_glass: :wine_glass: obrigada Rodrigo! kkkkk

    Responder
  4. Adriana - 12/03/15 - 21h49

    Adorei o post! Adoro vinho e adoraria entender do assunto, me falta tempo para me dedicar. Mais posts serão super vindos! :wine_glass:

    Responder
  5. Daniele Rejane - 12/03/15 - 21h55

    Amei! Mais um post maravilhoso! Mandando agora pro meu marido p gente testar isso td juntos nesse fim de semana! :blush:

    Responder
  6. Raissa - 12/03/15 - 23h35

    Que texto bem escrito, formatado, ilustrado e divertido!
    Adoro essa pegada de vinho para leigos sem ser enochato ou boring!

    Não pare!

    Responder
  7. Thamy Lima - 13/03/15 - 00h12

    Pensando aqui qual é a taça da olivia pope hahahaha :wine_glass: :wine_glass: :wine_glass:

    Responder
    • Maki - 13/03/15 - 20h23

      Pensei a mesma coisa! Hahahahahhaha

  8. Nathália Duarte - 13/03/15 - 06h04

    Adorei! To amando aprender mais de vinho por aqui, e hoje já vai ser dia de colocar as dias em prática! =)

    Responder
  9. Aline - 13/03/15 - 07h42

    Amo vinho… adorei o post!!! :clap: :wine_glass:

    Responder
  10. Ana Luiza Oliveira - 13/03/15 - 09h23

    Não pude deixar de pensar no quadro que satiriza os apreciadores de vinho do programa Tá No Ar, já viu Thereza? Hahahhahahaah!!! O cara passa hooooooras girando a taça, gargareja, faz isso, aquilo, pra no final dizer, com a cara bem séria, “acho que é vinho”, Eu simplesmente explodo de rir com esse quadro!
    Outra coisa: morri de rir com esses quadrinhos que o Rodrigo colocou! Esse do “say when” então, rachei!
    Beijos e continuem com essa tag divertidíssima!

    Responder
  11. natasha - 13/03/15 - 09h53

    olha só esse infográfico sobre rolhas :blush: http://blog.dactylo.com.br/dactylo/infografico-vinho-porta-rolhas/

    Responder
  12. Aline Paulino - 13/03/15 - 10h16

    Rodrigo tá cada dia mais Expert-blogueiro hehehehe, ele fala divinamente bem e de ótimo entendimento. Confesso que não sou uma bebedora de vinhos, mas quando for usarei as dicas com veemência :)

    http://www.aceitaumcafe.com

    Responder
  13. Aline - 13/03/15 - 10h58

    Daí você lê achando que é a Thereza e descobre que é o Rodrigo só no final… :stuck_out_tongue_closed_eyes:
    Adorei! O post está cada vez melhor… dá até vontade de experimentar mesmo! :wine_glass:

    Bjs!!

    Responder
  14. Lari Mizukami - 13/03/15 - 11h31

    Adoro toda quinta por que sei que tem post sobre vinhos e eu amo!!!!!!!!
    Achei muito legal pois com o tempo bebendo vinhos e vinhos, tem certas coisas que a gente vai percebendo aos poucos, como a questão da temperatura para tintos, que fica tão claro com o tempo. Vinho tinto gelado, você sente só o álcool…
    Thereza, eu como leitora antiga adorava quando você falava sobre espumantes e vinhos, agora essa TAG nova arrasou!

    Responder
  15. Sandra Luz - 13/03/15 - 12h12

    Estou ADORANDO esses posts do Rodrigo!! Já está virando blogueiro profissional! rsrs
    Parabéns para o casal e continuem com a tag! Estamos aprendendo muito!!

    Responder
  16. Viviana - 14/03/15 - 08h04

    Não conhecia o blog, mas curti demais a postagem. Sempre tive meus rituais empiricos próprios para apreciação dos vinhos, mas aho que aprendi algumas dicas mais “científicas” que podem me ajudar muito a partir de agora ;)

    Responder
  17. Michi Ferretti - 14/03/15 - 17h15

    Adorei que o maridão apareceu aqui The!!!!
    A matéria ta linda!!!! :thumbsup:

    Responder
  18. Taiana - 19/06/15 - 17h16

    Top! adorando as dicas do Rodrigo! Amo vinhos, eu e meu namorado adoramos ler sobre! =)

    Responder
  19. Joana - 17/02/18 - 23h39

    Muuuito legal!!Estou lendo todos seus posts relacionados ao vinho!Já estou com uma looooonga lista para provar !!

    Responder