AS MAIS
LIDAS!

Gastro de Sexta: Azeitonas marinadas

25/04/2014  •  Por Thereza  •  Decorismo

Já que hoje é sexta, aproveito pra recuperar uma tag perdida no passado: Gastrô de Sexta, popularmente conhecida como Gastronismo :D A última que fiz foi com batatas trufadas deliciosas e a ideia é bem simples, nada de incorporar a Ana Maria Braga, mas sim compartilhar dicas gastronômicas fáceis e eficientes!

É que eu sou TÃO viciada no Pinterest, que muita coisa que vejo por lá eu assimilo por osmose e já quero fazer em casa, de um detalhe decorativo até… uma receita esperta!
Semana passada caí num board cheio de fotos de azeitonas e nos mais variados estilos, daí como eu AMO uma azeitoninha, resolvi fazer em casa! Daí compartilhei no meu Facebook – e no meu grupo Vipão do Whatsapp – e todo mundo pediu a receita hehe (beijos!) e cá estou!

azeitona marinada3

Azeitonas marinadas! Nenhum mistério, iguaria presente de boteco tradicional a restaurante sofisticado e a contar pelas fotos acima, é simples de fazer e o resultado fica uma DELÍCIA e super diferente daquela simples de latinha, fica mais saborosa e é ótima pra receber amigos, tomar aquele choppinho ou um vinho esperto.

Só de olhar as fotos já dá pra ver que os ingredientes são simples e vai de acordo com seu gosto mesmo, se você curte mais temperada, apimentada ou aromática. Fiz uma listinha dos ingredientes que usei e a quantidade vai de sentimento mesmo #receitasprecisas olha só!

RECEITA AZEITONAS MARINADAS

Sobre as azeitonas em si, acho que quanto mais variada (de cores também!) melhor. Por exemplo, eu amo azeitona portuguesa que é durinha, daí misturo com uma azapa que é maior e mais suculenta e assim vai, de acordo com suas favoritas.

Também coloco alcaparronas, que são essas giga giga alcaparras aí da primeira foto e são deliciosas (vende em qualquer mercado), também misturo alcaparras normais pra incrementar, cebola roxa, dentes de alho, folhas de louro, tomilho e muita pimenta! Eu acho que a calabresa é a mais eficiente e coloquei bastante quantidade e não senti muito picante, mas vale ir provando. Pode também incrementar com detalhes, seja salsinha até casca de laranja pra dar cor, aroma e sabor.

azeitona marinada

Simples, né? No final eu coloquei tudo num pote e cobri de azeite (não precisa gastar com um super caro!), em poucas horas você já sente as azeitonas saborosas e quanto mais tempo deixar melhor (só não deixo na geladeira porque pode endurecer o azeite). Acho que é uma ótima opção de acepipe do lanche até a copa do mundo e a contar pelas fotos, fica super charmoso sobre a mesa com o recipente certo e algumas firulinhas a mais, tipo nessa foto acima que era um casamento com bar de azeites e azeitonas, amei essa ideia e vou fazer com certeza!

Vocês gostam dessas mini receitas e de uma boa azeitoninha pro feriado?!




Deixe seu comentário!
*Preenchimento obrigatório (seu email não será divulgado).
Quer que a sua foto apareça no comentário? Clique aqui e cadastre-se!

2 Comentários