Cabelo envelhece!

16/04/2013  •  Por Thereza  •  Beleza, Cabelos

Poisé, envelhece! Já tínhamos meio que tocado no assunto no post capilar sobre os perigos do shampoo #drama, mas li uma matéria bem legal na Allure (<3) e fiquei impressionada como um simples fio de cabelo pode sofrer com a idade!

HAIR2

Se você acha que o sinal de envelhecimento capilar está naquele fio branco que surge lá pelos 30 e poucos anos, esse é apenas o primeiro sintoma, o tal do envelhecimento vai bem além disso.

Tudo começa lá pelos 40, quando depois de um ou outro fio branco (se sua genética não for boa, acrescente dezenas) o diâmetro do seu fio começa a diminuir, AKA, seu cabelo vai ficando mais fino e  ralo, e não tem Moróca que resolva, acontece e pronto.

Eles chamam isso de miniaturização capilar, pesquisei sobre o tema e para homens é a tal queda de cabelo, mas para nós significa um fio mais flácido (juro!) e com tendência a quebrar, coisas da idade.

HAIR

E depois dessas duas fases, acontece o pior, o couro cabeludo passa a produzir 40% menos óleo, se você acha isso bom, eles dizem que não, pois esses tais óleos tem lipídios hidratantes fundamentais pra proteger o couro cabeludo, e sem eles, nossas madeixas ficam sem vida e com frizz.

O engraçado da matéria é que eles falam que tudo isso acontece com mulheres que vivem de secadores e chapinhas, bem como as que “vivem na caverna”, ou seja, não temos pra onde fugir.

HAIRLOVE

Ok Thereza, você despejou um monte de problemas na minha cabeça (literalmente falando hoho), mas qual é a solução? Como prevenir tudo isso?

A regra é clara, devemos nos inspirar nos tratamentos e ingredientes que usamos para o tratamento da nossa pele. Se buscamos produtos anti-idade pra pele, a premissa do cabelo é basicamente a mesma. Produtos umectantes, como a clássica glicerina ajudam na batalha contra o envelhecimento.

Além disso, desde já, tipo 30 anos (tipo eu), procure produtos que tem essa preocupação mais a longo prazo e principalmente sua própria dermatologista pode te guiar nesses tipos de produtos específicos. Pra complementar, a revista contou outras diquinhas básicas:

DICAS1

Um dos itens principais é evitar penteados frequentes e tudo que puxe o cabelo, de rabo de cavalo a toalha molhada. Um fiozinho quebrado e partido, com a idade pode piorar!

Já falamos nesse post aqui dos problemas do shampoo, seja com o sem sulfato, o que vale é usar pouco e de preferência só na raiz! E eles ainda indicam shampoos e condicionadores da linha de tratamento de cor como sendo os que menos causam danos.

O item 3 é clássico, mas a gente sempre faz (eu faço quase todo dia)! Os cabelos molhados são mais frágeis e quanto menos mexermos, melhor. O indicado é sempre desembaraçar no banho e com carinho :)

Os secadores com íons (tipo esse da Taif, meu favorito) e chapinhas de cerâmica (da mesma marca) não são nenhuma frescura, se for pra gente usar (e é lógico que a gente vai!), que sejam essas versões menos agressivas. E pra completar, o serum termoprotetor é imprescindível antes de qualquer escova.

Finalizando com os produtos que contém álcool na sua composição principal,  evitem-os pois eles ressecam o cabelo, e se você já os tem, fuja! Enfim, são dicas que vão além do pensamento a longo prazo, são hábitos pra gente incorporar djá!

CABELIN DE ANJO

E vocês, sabiam que cabelo envelhece?

 

Deixe seu comentário!
*Preenchimento obrigatório (seu email não será divulgado).
Quer que a sua foto apareça no comentário? Clique aqui e cadastre-se!

28 Comentários
  1. Nath Barros - 16/04/13 - 13h32

    Estou ferrada… apenas isso! hahahha
    Como um cabelo loiro, trabalhado do estica estica, sobrevive? Meu cabelo já é ralo… “imagina na copa” hahaha Mas sério, imagina com a idade chegando! Ai meus bons fios!

    Responder
    • Camila Santos - 16/04/13 - 13h37

      hahaha “imagina na copa” foi óteemo!!

  2. Camila Santos - 16/04/13 - 13h34

    Só pra esclarecer pras meninas… fios brancos está muito mais linkado a genética, que a idade e stress como muitos dizem. Eu, por exemplo, tenho “apenas” (haha) 24 anos e já tenho váaaarios fios (enormes!) brancos.
    E isso é bem normal viu girls…

    A matéria tá ótima, Thê! Beijos

    Responder
    • Thereza - 16/04/13 - 13h38

      Isso!! Mais genética e menos stress, mas na matéria diz que na chegada dos 40 eles invariavelmente começam a aparecer ;))
      Juro que nao me incomodo com fio branco, (até tê-los, será?) bjus!!

    • Ana - 17/04/13 - 17h08

      Muito obrigada Camila! Vim justamente pedir pra alguém com 25 anos dizer que tb tem cabelos brancos, pq eu tenho vários!kkkkkkkk!E tenho cabelo preto (preto mesmo, nada de castanho escuro) natural, sente o drama?! Me sinto mais normal agora hahaha beijos!

  3. Isabela - 16/04/13 - 13h42

    Tenho tanto cabelo que até ia agradecer se ficasse mais ralinho (Deus, isso não é um desafio, grata)

    Responder
  4. Alanna - 16/04/13 - 13h54

    E eu aqui jurando que tinha a genética e as práticas naturais (não uso nem secador xD) a meu favor, que meu cabelo nunca na vida iria envelhecer por que minha mãe tem mais de 60 e só agora os fios brancos estão começando a aparecer!! Ai! Sonho meu!

    haha

    Brigada pelas dicas Thereza! Ótimo post, como sempre! :)

    Responder
  5. karina - 16/04/13 - 13h58

    Ja não me basta a preocupação da flacidez no corpitcho, e agora também terei que me preocupar com meus fios loiros flacidoz?! ta dificil ser mulher hoje em dis rsrsrs.
    Só me resta então, começar a utilizar suas dicas em 3, 2, 1 …

    Responder
  6. Flávia Teles - 16/04/13 - 14h06

    A única exigência que tenho em reação ao shampoo é que seja Sem Sal. Aah e sempre dou uma secada rápida com o secador pra progressiva durar mais.

    Responder
  7. Isabela Hartze - 16/04/13 - 14h09

    The, fiz um super comentario sobre o post, pois to trabalhando com cabelos “velhos” no laboratório, e não enviou! =(
    hahaha… agora to com preguiça de escrever tudo de novo! Enfim,te adoro e vc é muito fofa, sabe muito!Parabéns!
    beijosss

    Responder
    • Thereza - 16/04/13 - 14h12

      ahhh fala de novo!! fiquei curiosa e é sempre bom um comentário mais técnico
      bjuss

  8. Luciana Santos - 16/04/13 - 14h47

    É… Não tá fácil pra ngm!!

    Responder
  9. Maria Luiza Maia - 16/04/13 - 15h01

    Amooooooo post sobre cabelos!

    Responder
  10. Rayssa Pascoal * - 16/04/13 - 15h21

    Muito bom o post, agradecemos as dicas, MAS…Fiquei depressiva agora… Se hoje em dia o meu cabelo já está quebradiço, vou estar careca aos 40! =/
    E para as aloiradas? O jeito é começar a pesquisar boas perucas!!!

    Responder
  11. Ana Beatriz Martin - 16/04/13 - 15h31

    Adooorei o post!
    Vejam meu blog: glamforfashion.blogspot.com.br

    Responder
  12. Bianca Lopes - 16/04/13 - 15h35

    é, melhor seguir as dicas senão não vai ter por onde fugir!
    beijos,
    http://www.therandommarmalade.com

    Responder
  13. thamires - 16/04/13 - 17h54

    theee, cade o live de domingo ?? =((

    Responder
    • Rayane - 16/04/13 - 19h31

      também senti falta!! :/

    • Mayanna Gottlieb - 16/04/13 - 22h40

      Eu também estou me perguntando até agora sobre o live de domingo , o porquê de ele não ter acontecido e nem sequer a justificativa foi dada .
      Adoro o blog , sobretudo a cobertura total de red carpets , por isso senti muita falta do live do MTV Movie Awards .

  14. Catiane - 16/04/13 - 19h10

    Flor, acho que o meu tá envelhecendo muito mais precocemente, uashuauashua.

    Xoxo!:)
    blog ❤ Meu Mundo Fashion ❤

    Responder
  15. Cristine - 16/04/13 - 19h32

    Esqueceram de contar que o cabelo envelhece para a Jennifer Aniston, cabelo de 18 em uma cabeça de quarenta e poucos.

    Responder
  16. Rayane - 16/04/13 - 19h34

    The, lendo o post, juro que pensei que você ia colocar uma foto do cabelo da Vera Fischer! haha
    E lá vamos nós… mais uma preocupação pra gente! :(

    bjs, amei o post!
    http://www.queridovestidobranco.com

    Responder
  17. Letícia - 16/04/13 - 21h02

    VIXE! tô ferrada!
    eu tenho zero cuidado com o meu cabelo, sempre deixo ele enrolado molhado na toalha, amarro ele toda hora…
    será que consigo mudar meus hábitos??

    Responder
  18. Isabela Hartze - 16/04/13 - 21h41

    Então The, sou estudante de química da Unicamp e to fazendo um projeto lá num dos laboratórios de pequisa na área de cosméticos relacionado exatamente com isso! Eu só quis comentar a primeira vez, que o cabelo de uma pessoa mais velha realmente é mais fino e produz menos “óleo” no couro cabeludo! Além disso, faz muito sentido vc recomendar o uso de menos shampoo, pois todos possuem surfactantes, já que é isso que limpa os fios, porém, existe um, muito famoso, o Lauril Sulfato de Sódio, que está em praticamente todos os shampoos que eu conheço ( inclusive os da Kerastase!!) que provoca muitos mais danos na cutícula. Também vale o comentário de que o fio de cabelo é uma estrutura morta, assim, qualquer dano que ele sofre, não é regenerado! O que acontece são que os (bons!) produtos que usamos possuem silicones e outros agentes que melhoram o aspecto e deixam os cabelos muito mais maleáveis.
    Enfim, vc deu ótimas dicas, e eu só quero dar umazinha: não confie muito no que as marcas de cosméticos dizem. O cabelo pra ser saudável precisa ser poupado o máximo possível de procedimentos danosos!
    Beijossss
    adoro seu blog!!

    Responder
    • Cindy - 16/04/13 - 22h50

      Tenho pesquisado sobre ingredientes de shampoo – porque comecei a usar os que não tem sulfatos – e pelo que vi o álcool nem sempre é ruim, vai depender do tipo (eu tinha uma certa paranóia com cosmético com álcool – não faz o menor sentido!) Salvei um texto (da Wikipedia, será?), que explica melhor: “Stearyl alcohol is a fatty alcohol that generally is not damaging to the skin, unlike other chemical-based alcohols. A product that is labeled “alcohol free” usually is free of harsh alcohols, but it most likely does contain fatty alcohols. These substances can, in fact, be quite beneficial for the skin and are excellent moisturizers. Other examples of fatty alcohols are cetyl alcohol, cetearyl alcohol, and lanolin alcohol.”

      Qem sabe a Isabela pode confirmar ou nos dar alguma dica sobre isso? :)

  19. fAbI - 17/04/13 - 09h22

    Momento depressão. Meu cabelo está sem nenhuma química, nunca vê chapinha e raramente secador, e mesmo assim é tão frágil e fininho. O que será de mim nos próximos anos?

    Responder
  20. Li - 17/04/13 - 18h01

    Acredita que já tinha percebido uma vez que todo mundo que envelhece fica com cabelos ralos e finos? Minha curiosidade aumentou quando percebi que a Ivete Sangalo está ficando assim! Esse post foi muuuuito esclarecedor! Adorei! Parabéns! Beijos

    Responder
  21. Sofia - 19/04/13 - 20h39

    The, além da questão do shampoo e dos sulfatos, vc já leu sobre “no poo” e “low poo”? Uma cabeleireira inglesa que fez estudos e experiências pra descobrir como cuidar de cabelos crespos e chegou a várias conclusões. O shampoo com sulfato é o grande vilão quanto ao ressecamento, mas vários ativos de máscaras e condicionadores também, como óleos minerais, silicone (derivado de petróleo) e outras substâncias. Elas formam uma película protetora nos cabelos que, no começo, é benéfica, mas depois impede a hidratação de chegar ao fio. Só shampoos de limpeza profunda removem esses tipos de ativo. A longo prazo, película que impede a hidratação + sulfato que resseca = palha!
    Eu tenho cabelos lisíssimos, mas estavam super fragilizados, mesmo usando só produtos caros. Resolvi testar uns meses atrás e, em coisas de 2 dias, o cabelo já era outro! Aí voltei ao normal pq ainda tinha uns produtos pra acabar, logo o cabelo voltou a ficar ressecado. Acabei com os produtos, renovei o estoque só com shampoo sem sulfato e cremes sem silicones e óleos e, em 2 dias, a diferença já é gritante!
    Além de trocar os produtos, as meninas crespas devem usar shampoo 1 a 2x na semana e lavar o couro com condicionador mesmo. Sendo “lisa”, dá pra manter a dignidade usando shampoo dia sim, dia não, mas sem condicionador na raiz.
    Procurando por “low poo” e “no poo” vcs acham o passo a passo, uma lista de ativos proibidos e recomendados, bem como lista de produtos que podem ser utilizados.
    Pra começo de conversa, eu estou usando o shampoo Amino Acid da Kiehls (sempre diluído em água), uma máscara de limpeza profunda da Haskell (banho de gelo – vou usar a cada 15 dias), e uma máscara da Alfaparf (diamond alguma coisa) como condicionador. A única coisa que ainda não substituí foi a máscara reparadora, que é da Joico e não está liberada, mas essa só uso 1x por mês. A hidratante da Joico é liberada e aquela verde poderosa da Kerastase (reparadora) também. Ah, pelos produtos q analisei q as Kardashians usam, elas parecem seguir essa “doutrina”, viu?

    Responder