AS MAIS
LIDAS!

Vamos falar de shampoo?

11/03/2013  •  Por Thereza  •  Beleza, Cabelos

Incrível que quanto mais lemos e nos informamos sobre questões capilares, mais descobrimos problemas que nunca antes poderíamos imaginar! No meu caso, se você pegar uma foto do meu cabelo 10 anos atrás e de agora, o da década passada era mil vezes melhor e isso porque eu só usava um Kerastasezinho básico.

Hoje em dia, mesmo com dúzias (dúzias mesmo) de produtos capilares na minha bancada, parece que meu cabelo envelheceu, infelizmente ele não é mais o mesmo. Bom, na realidade o nosso! Cabelo envelhece ;( E lendo sobre o assunto por aí, descobri que um dos fatores mais prejudiciais é justamente aquele discretinho, que pouco damos valor: o SHAMPOO!

shampoo

Lembram do slogan “shampoo qualquer um…”? A grande mentira da humanidade capilar. Primeiro de tudo vamos fugir dessa ideia de não gastar dinheiro com shampoo, precisamos sim BUT, o perigo está justamente na hora de usá-lo. Pouco, muito pouco!

Sabe quando você tem aquela sensação do couro cabeludo sujo e taca 2l de shampoo pra limpar? Pois bem, é essa quantidade extra que vai sujar ainda mais seu cabelo. O ideal é passar uma gotinha (quase que literalmente) e dissolvê-lo com água. É uma dica boba, que já até ouvimos falar, mas geralmente não colocamos em prática. Pois tá na hora!

Tudo isso porque quando usamos shampoo em excesso, ele tira os lipídios e óleos essenciais do nosso cabelo que previnem o ressecamento e a quebra, ou seja, nós mesmos produzimos coisas naturais que protegem nosso cabelo, aí vem o shampoo e tira tudo? Não pode.

beleza

Ok, já aprendemos que temos que usar uma gotinha de shampoo e de preferência misturada na água, depois disso é só se banhar e pronto? Quase! Massagear o cabelo é uma arte, lenta e vagarosa. Massageie com cuidado e calma para evitar frizz, embaraçado e cutícula aberta. No final das contas esse simples detalhe fará muita diferença!

Agora se você já sabe a técnica, mas continua achando que o seu shampoo está errado para seu tipo de cabelo, é bom ficar atenta no nome: Sulfato! Na hora de escolher um shampoo, que ele seja 100% Sulfato-free! Se você já fez todo tipo de tratamento e seu cabelo continua com “algum problema”, talvez seja esse sulfato (detergente presente na maioria dos shampoos) que esteja potencializando isso, especialmente quem tem cabelo cacheado! Então é bom testar um sem pelo menos uma vez.

E as cutículas? Você aí só preocupada com as dos dedos! Que nada, as cutículas dos fios tem jeito e até um simples e caseiro! Quando você reparar que seu cabelo está mais “ouriçado”, fraco e poroso, muito se deve a essa questão do shampoo errado (ou em excesso) e cutículas danificas. A dica caseira pra você cuidar disso é uma solução de, tome nota amiguinha: 1 xícara de chá verde, 2 colheres de chá de limão e  e colher de vinagre de maçã. Daí você deixa num potinho com spray e aplica no cabelo 3 ou 4x na semana!

didi kruger

Se no final das contas você só quer que seu cabelo cresça mais rápido, anote produtos naturais que ajudarão nessa jornada: Óleo de amêndoa, de girassol, de côco e vitamina B. Além disso, fazer massagem no couro cabeludo diariamente também ajuda. E acredite, quanto mais você corta o cabelo, mais ele cresce, aliás, essa é a dica número 1 da Jennifer Aniston que corta o cabelo a cada 4 semanas.

E aí, vocês já deram atenção ao shampoo nosso de – quase –  todo dia antes? Ou ainda estão na ideia do shampoo qualquer um!




Deixe seu comentário!
*Preenchimento obrigatório (seu email não será divulgado).
Quer que a sua foto apareça no comentário? Clique aqui e cadastre-se!

48 Comentários
  1. Lara - 11/03/13 - 18h27

    Eu sempre divido o shampoo em dois potes e completo com água! É ótimo pro shampoo ficar menos concentrado!

    Responder
  2. Sara Pereira - 11/03/13 - 18h48

    Eu vou na dica de shampoo sem sulfato!!! Recomendo muito!!!

    Responder
  3. Luiza - 11/03/13 - 18h55

    Colocarei essas dicas em pratica amanha mesmo! Obrigada The!!

    Responder
  4. Marcia - 11/03/13 - 18h56

    The, eu passo a dica caseira com o cabelo molhado, seco, antes do banho, ou o que?
    Obrigada pelas dicas. Beijo!

    Responder
    • Thereza - 11/03/13 - 19h28

      eu li que é no cabelo seco!!

  5. Tamires - 11/03/13 - 19h13

    The adoro seus posts, você escreve tão engraçado. Boas Dicas!

    Responder
    • Thereza - 11/03/13 - 19h27

      Obrigada querida :*

  6. Tatiiane - 11/03/13 - 19h21

    Adotei a pratica de dissolver o shampoo, mas acabo colocando muito. Agora vai ser só uma gotinha rsrs

    Responder
  7. Rafaela M - 11/03/13 - 19h34

    nossa passei por uma crise existencial capilar tem pouco tempo… ahahahha eu mudava de shampoo mas ele continuava uma merda :( ae minha cabeleireira falou para usar a linha pro series da wella, e ele melhorou ( E MTO) em tres lavagens… serio fiquei ate assustada… ele tava mega sem brilho e seco e ficou mtomtomto bom :) Bem the, fica a dica, The, para quem nao pode gastar mto com shampoo e nao ta achando um baratinho e bom!

    beeijos e ADORO os posts capilares hahahaha

    Responder
  8. Lara - 11/03/13 - 19h57

    Nooossa, até que enfim uma blogueira com a a sua visibilidade falando de shampoo sem sulfato, já uso há mais de um ano e foi a melhor coisa pro meu cabelo, e toda vez que eu falo ninguem sabe o que é, pergunta se é sem sal…. Nunca vi em revista ou tv falando sobre isso e acho que devia ser mais divulgado porque faz muita diferença mesmo! Várias marcas nacionais já estão investindo em linhas sem sulfato. Já usei da Amend e da Eh! e hoje uso o Oro Argan da Bioderm e é muuuito bom…. Nunca mais boto sulfato no meu cabelo, gente sério parece exagero mas faz muita diferença!!
    Bjoss!

    Responder
  9. Bel - 11/03/13 - 20h12

    Parabéns pela matéria !!!! Blog sensacional

    Responder
  10. Raquel - 11/03/13 - 20h21

    Adorei o post, e muito obrigada pelas dicas!!!Dicas com “produtos” baratos são as melhores hein The!!!
    Beijos

    Responder
  11. Letícia - 11/03/13 - 20h41

    E eu que só estou autorizada a usar shampoo para bebê? P
    É péssimo pq não posso usar nenhum shampoo para tratar do cabelo…

    Responder
    • cristiane - 13/03/13 - 19h17

      Já que vc usa shampoo de bebê, o Mamãe e Bebê da Natura é uns dos poucos q não tem sulfato, então é uma ótima p vc e p qquer um q queira se livrar dos shampoos com sulfato, q na verdade é um detergente. Eu só uso os sulfatos free e real/e acabou com meu frizz. Em algumas mascaras e condicionadores eles tb estão presentes, precisamos ler rótulos e fugir das irmãs más LAURIL E LAURETH.

  12. Elianie Lobo - 11/03/13 - 20h57

    Adorei as dicas, só me preocupa é esse limão no cabelo. Receio de queimar o couro cabeludo ou manchar o cabelo. Mas valeu vou prestar mais atenção com a quantidade de shampoo e e os livres de sulfato.

    Responder
    • Thereza - 11/03/13 - 21h02

      é pra aplicar nas pontas! eu nunca aplico esse tipo de coisa na raiz, sempre nas pontas! BJUSS

  13. Letícia - 11/03/13 - 22h30

    Eu tento passar menos shampoo porque sei que deixa o cabelo sem brilho, mas como fazer se pouquinho shampoo te faz sair do banho com o cabelo sujo e oleoso? Vou ter que lavar mais vezes, daí não vai compensar!

    Responder
    • Julia - 16/03/13 - 18h23

      Leticia, não sou cabeleireira nem nada, mas já pesquisei bastante sobre esse excesso de shampoo que usamos, e o que tenho lido (e experimentado!) é que mesmo que vc não retire completamente a oleosidade presente no cabelo, ele se regula com o tempo. O couro cabeludo percebe que não precisa trabalhar mais pra compensar o óleo natural que foi retirado, logo ele começa a produzir menos. E não se preocupe, um pouquinho de shampoo sem sulfato diluído em água já limpa o necessário, eu costumo passar esse mistura, enxaguar e passar de novo, nem chega a fazer espuma, mas meu cabelo sai limpo do banho!
      Isso da regulagem de oleosidade pude testar na pele também, quando precisei fazer uma cirurgia e não pude lavar o rosto com NENHUM cosmético durante 2 semanas, só água! Minha pele ficou ótima! Só não continuei fazendo isso porque uso maquiagem.
      Faça o teste no cabelo e vê o que vc acha. Mal não fará. um abraço!

  14. Geovana Cybele - 11/03/13 - 22h36

    Adorei as dicas…Vou correndo colocar em prática…Beijos.

    Responder
  15. Wanila Goularte - 12/03/13 - 00h13

    Gostei das dicas, com certeza vou colocar em prática!

    Responder
  16. Flavia - 12/03/13 - 00h27

    The, faz post com dicas de bons shampoos, que com pouca quantidade fazem espuma (ideal pra conseguirmos usar menos e termos sensacao de limpeza) e que sejam sem sulfato!

    Responder
    • Thereza - 12/03/13 - 14h09

      eu tb nao sei muito, descobri esse lance do sulfato tem pouco tempo, mas com certeza vou pesquisar e dps postar!

  17. Bianca Lopes - 12/03/13 - 00h45

    adorei as dicaaas, mas eu concordo com a Flavia, queria um post com dicas de bons shampoos :) Vou colocar essas em prática!
    beijos,
    http://www.therandommarmalade.com

    Responder
  18. Marcela - 12/03/13 - 08h52

    E esses produtos pra crescer o cabelo é pra tomar ou passar?

    Responder
    • Thereza - 12/03/13 - 14h08

      os óleos sao pra passar! inclusive o de amendoa é otimo pra qd vc vai mt p piscina e o cabelo fica meio verde! ja a vitamina é p tomar mesmo! bjs

  19. Bruna - 12/03/13 - 10h51

    Oi The!
    Primeiro queria falar que adoro seu blog…vc eh demais!
    Tava vendo essa semana umas fotos do meu cabelo há uns anos atrás….caraca, como mudou!! Impressionante como os fios envehecem, alias, foi o que mais notei de mudança agora que cheguei aos 30!! Mto triste!
    Vou seguir suas dcas!
    Bjos

    Responder
    • Thereza - 12/03/13 - 14h07

      Muito ne??
      O meu tb! Mas li varias materias falando sobre isso mesmo, ate pq o sol que bate na cabeça potencializa muito isso especialmente no topo do cabelo, dai qt mais velhas ficamos, mais gastamos, porém cabelo de bebe nunca mais hehehe
      bjuss

  20. Aurélia Mattos - 12/03/13 - 11h21

    Oi Thereza, muito interessante, eu misturo com agua, principalmente pq meu cabelo é fino, postagem excelente. bjss
    http://www.aureliamattos.com.br

    Responder
  21. […] Quer saber tudo como deixar seu cabelo lindo? Confere aqui no blog Fashionismo. […]

    Responder
  22. Talita - 12/03/13 - 12h51

    The, fala um pouco mais sobre o chá verde e o chá de limão…
    Sachezinho não rola, né? rs

    Responder
    • Thereza - 12/03/13 - 14h06

      eu vou fazer com sachet de cha, tipo o natural e o limao mesmo!! dps conto ;))

  23. Vi Gonçalves - 12/03/13 - 14h10

    Thereza, em conversa com a minha cabeleireira ela afirmou que usar Óleo de amêndoa amarela o cabelo loiro.
    O que você acha sobre isso ? É verdade ?!

    Responder
  24. Laura - 12/03/13 - 19h44

    Oi!! Gostei do post mas queria saber de onde você tirou essas informações e se consultou algum dermatologista!

    Responder
  25. ana carolina - 12/03/13 - 20h34

    tinha tempo que não lia post tão bom na blogosfera !! Agora é ir a caça de shampoos sem sulfato ><

    Responder
  26. Aline - 12/03/13 - 21h07

    Oiee, adorei a dica de spray, mas tenho uma duvida, tem q ser o chá mesmo ou posso usar o suco de limão, será q estraga o cabelo? Obrigada adorei o post Beeeijos

    Responder
  27. Daniela - 13/03/13 - 11h18

    The, fiz a “poção” dos óleos. Só q o óleo de coco tem cheiro super forte e ativo. Não dá pra usar no dia a dia. Só tipo à noite, pra dormir e lavar no dia seguinte.

    Responder
  28. Rayssa - 13/03/13 - 12h46

    Amiguinha, que post perfeito! :D Tomei nota das dicas, agora vamos ver os resultados. Muito amor pela minha blogueira predileta! <3

    Responder
  29. catharina - 13/03/13 - 19h45

    nossaa muito boa a informação! tenho uma dúvida: os condicionadores também tem sulfato? estava pensando em usar um shampoo sem sulfato e um condicionador ”de farmácia” já que o shampoo é muito caro.. o que acha?

    Responder
  30. Rafaela M - 13/03/13 - 20h13

    The,

    fiz o teste hoje do pouco shampoo, coloquei um poquinho só e ainda dilui em agua… parece que fiz escova no cabelo, ta lindo!!!! e ele geralmente fica marcado mto facilmente, e hoje nao ficou!!! Obrigada pela dica! E concordo com as meninas de cima, faaaaz um post falando os shampoos sem sulfato! bjs

    Responder
  31. Nayana Rangel - 13/03/13 - 21h25

    Mas gente, quais marcas tem shampoo sem sulfato? olhei todos os que eu tenho no banheiro, loreal, avon, jonhson, senscience e toooodos tem! indica algum pra gente que não conhece!

    beijos!

    Responder
  32. Heloize - 13/03/13 - 23h42

    Que dicas ótimas, The!
    Já garanti o meu Schwarzkopf Bonacure Color Save Sulfate Free. (:

    Responder
  33. Ana Luiza - 14/03/13 - 00h12

    Oi The!! o que tu acha de shampoo de farmácia de manipulação? comprei um essa semana, já usei duas vezes e notei meu cabelo mais soltinho, macio e até mais bonito! beijão!

    Responder
  34. Gi - 14/03/13 - 17h05

    Uso qq umm! Sei q isso é horrivel mas eu uso o mais barato mesmo. Tenho q mudar esse hábito urgente! Depois eu fico reclamando q meu cabelo não tá legal..

    Responder
  35. Raq - 14/03/13 - 22h03

    fui olhar e meu kerastase tem sulfato :(

    Responder
  36. SUSAN NAIRA AUGUSTO - 18/08/13 - 22h15

    Olá adorei vou passar bem menos shampoo no cabelo depois de ler fui correndo ver meus shampoo e está escrito DODECYLBENZENSULFONATE e outro SULFATE é a mesma coisa, obrigada!!!

    Responder
  37. […] dois posts muito legais sobre o assunto: um que trata também sobre envelhecimento e outro de qual shampoo é o mais indicado. Vale a pena […]

    Responder
  38. andréia - 26/01/15 - 20h25

    Ok, o shampoo é sem sulfato. Mas e o condicionador , tem alguma restrição ? quando eu era pequena me falavam para passar só o shampoo , e lavar , e depois passar o creme para pentear. Ou passar o condicionador só nas pontas!

    Responder