AS MAIS
LIDAS!

Dignidade fitness: como cuidar do seu cabelo depois da academia!

04/06/2018  •  Por Thereza  •  Beleza, Cabelos, Saúde

Depois de #Thethezen, vem aí #ThetheFitness! Já tem 2 anos que frequento a academia acima da minha média de vida (que era zero rsrs), mas foi nesses últimos meses que intensifiquei minha rotina de treino junto com uma reeducação alimentar que vem mudando até meu sono (conto em breve).

Se antigamente ia à academia 3 ou 4 vezes por semana e focava só na musculação (aka suar um menos), agora tenho ido 6x e feito 50 minutos de musc e 40 de cardio. Ok, vocês podem estar dizendo, ihh lá vem outra blogueira pagar de fitness, bom, nada disso! Onde eu quero chegar é que: essa rotina de suadouro tem mudado minha experiência capilar!

Quem me acompanha no Stories sabe que adoro uma boa e bela escovinha pra deixar meu cabelo intacto e ela sempre durava 3 ou 4 dias (com muito esforço e shampoo seco), mas agora os tempos são outros e ela dura apenas sexta e chega sábado com muito sufoco (adoro academia aos finais de semana #vazia). Com isso, tenho lavado muito mais o cabelo em casa e sentido que o suor tem mexido com ele. Li algumas matérias sobre e vai que o meu problema é o seu problema.

O MITO DE LAVAR O CABELO TODO DIA

Nossas mães nos ensinou a lavar o cabelo todo dia, certo? Pois bem, daí crescemos e lemos que você pode ficar 3, 4, 5 (tem gringa que fica 7) dias sem lavar o cabelo e tá tudo ok, afinal, a oleosidade natural que o cabelo produz também faz bem. Mas recentemente li algumas matérias dizendo que o ideal é lavar o cabelo todo dia sim. Daí, junte tudo isso o fator suor nível 5.

Se antes eu lavava o cabelo mais no salão, agora tenho lavado mais em casa e basicamente todos os dias. Acho que nesses casos, vai de cabelo pra cabelo. Muita gente diz que o sal do suor faz mal aos fios, mas lavar o cabelo diariamente também, com isso, como a gente fica? Sim, nesse caso vale conversar com sua dermato, pois cada caso é um couro cabeludo e nesse quesito não tem como afirmar definitivamente.

FUJA DO ELÁSTICO

Não o exercício, mas a presilha! Sabia que essa belezura é uma das maiores causas de quebra do fio? Minha cabeleireira fica desesperada sempre que chego com aquele elástico bem puxado. Dicas, não temos muitas, mas vale variar a altura do rabo pra ele nem sempre ficar na mesma área e também focar mais num coque, mas não muito puxado, pois isso quebra também!

PRATICANTE DE BANHO DE GATO?

Na vida real você chega tarde do trabalho, vai mais tarde ainda pra academia, logo, chega em casa e fica com preguiça de lavar-e-secar o cabelo pra começar tudo de novo no dia seguinte? Daí o que muita gente faz? Dá uma molhadinha com a mão mesmo na pia e passa um condicionador de leve pra desembaraçar. PÉÉN, errado!

Li uma matéria na Allure falando que não é muito recomendável, “Isso é tão ruim para o seu cabelo, pois não só você está espalhando o suor salgado para as suas extremidades, mas a água também resseca o cabelo e oxida até mesmo sua cor. Além disso, condicionador é feito para ir em cabelos limpos. Se for em cabelos sujos, você vai ter um acúmulo de ligações protéicas encontradas no condicionador, o que pode eventualmente fazer com que o cabelo resseseque e comece a quebrar”.

Quer um banho de gato improvisado? se você for molhar o cabelo, é melhor usar shampoo mesmo! Lá fora, numa era pós shampoo seco, muitas marcas tem lançado o “Shampoo Foam”, versão mousse espuminha e ótimo pra essa ocasião.

A ORDEM DO SHAMPOO A SECO IMPORTA

Daí que você não vai tomar banho de gato, mas aplicar aquele shampoo a seco esperto pós malhação. PÉÉN, errado também! Nessa mesma matéria eles contam que “se o seu cabelo está encharcado de suor, nenhum shampoo a seco será forte o suficiente para absorver isso. Além disso, certos shampoos a seco têm muito álcool em sua composição e a mistura dele com suor vai ressecar seriamente o seu cabelo”.

Eu não sabia dessa e fiquei chocada, na matéria eles ainda dizem que vale pra qualquer produto em spray rico em álcool. Ou seja, vale procurar um dry shampoo sem álcool ou com pouco álcool em sua composição (se ele não estiver em primeiro lugar na lista de ingredientes da embalagem, já ajuda!).

ESCOVE O CABELO

Dica trivial, mas importante! Nosso cabelo pode se nutrir de seus próprios óleos naturais, mas esses óleos não chegam ao meio do cabelo a menos que a gente escove! “Certifique-se de escovar o cabelo com uma escova de cerdas, que ajuda não só a distribuir os óleos para os comprimentos do cabelo, mas também impede qualquer congestionamento que você possa ter no couro cabeludo”.

Tenho penteado muito mais o cabelo em casa antes e depois da malhação e sempre tenho usado o  Uniq One Coconut da Revlon, que é um Leave-In cheio de benefícios e que no caso da academia, combate o frizz do momento e ainda deixa com um aspecto mais simpático (sem ficar descabelada depois de um agachamento).

E vocês, tem truques de beleza pro momento pré ou pós academia? Compartilha com a gente!




Deixe seu comentário!
*Preenchimento obrigatório (seu email não será divulgado).
Quer que a sua foto apareça no comentário? Clique aqui e cadastre-se!

20 Comentários
  1. Jessica - 04/06/18 - 05h25

    The, uso óleo ou proteína SH-RD antes da academia, troquei o shampoo por um mais leve, e seco com jato frio para ver se não acabo meu cabelo ! Não sabia essa do elástico quebrar os fios e já estou em pânico!

    Responder
    • cibele - 04/06/18 - 10h45

      The, uso shampoos leves low poo ja q tenho q lavar todo dia. Geralmente lavo de manhã pra trabalhar, malho fim de tarde e só lavo de novo no outro dia de manha pq fico com preguiça de secar pra dormir haha. tambem faço o cronograma certinho entao acho q meu cabelo acaba não sofrendo tanto. mas o elástico eh um problema real :(

  2. Stefani Rubia - 04/06/18 - 08h55

    Amei as dicas, vou guarda-las pra quando entrar na vida fitness tbm

    Responder
  3. SILVIA ELAINE DA SILVA - 04/06/18 - 09h14

    Amei! Algumas dicas já aplico, outras são novidade

    Responder
  4. Clara Damasceno - 04/06/18 - 09h51

    1 ou 2x por semana passo óleo de coco no cabelo inteiro antes do treino, e lavo depois. Lavo depois de todo treino, pois faço cardio todo dia e suo muito, não dá pra manter… fora isso, tento deixar o elástico bem frouxo ou até mesmo fazer o treino de força de cabelo solto (um saco, massssss) e prender só na hora do cardio!

    Responder
  5. Valter Rosa - 04/06/18 - 12h52

    Olá, boa tarde para você.!!
    Obrigado, pela dica. Se eu souber de algo, informo você.!!!

    Responder
  6. Stella Ravalhia - 04/06/18 - 13h15

    Amei, The! Chocada com isso do shampoo seco, confesso que já fiz muito.

    Responder
  7. luciana - 04/06/18 - 15h26

    Sobre prender o cabelo tem aqueles elásticos que prometem não marcar, que lembram um arame de caderno, espiral, sabe? Super uso e não sinto quebra….

    Responder
  8. Mila - 04/06/18 - 17h33

    Já quero mais posts sobre esse tema! Sofro com meu cabelo pós academia… sempre achei que lavar todo dia faz mal. Faz um post com dicas de produtos

    Responder
  9. Vitória Gonçalves - 04/06/18 - 19h07

    uma dica boa pra quem acha que lavar o cabelo todo dia não tá fazendo bem é fazer um cowash (eu uso yamasterol), é uma limpeza menos agressiva mas ainda sim uma limpeza

    Responder
  10. Amanda - 05/06/18 - 08h09

    The, primeiro, parabéns pela força na peruca! Não é uma rotina fácil essa de academia quase td dia! E segundamente por falar sobre esse assunto, pq, na vida insta, só vemos cabelos lindos after trenó, mas na vida real é bem diferente né?! É sim, as x não estamos com saco p lavar e secar o cabelo td dia. Uma dica de elástico é um que parece uma espiral de caderno, ele não arranca 1 fio! Testado e aprovado! A dica óleo de coco tb é vida! Bjs

    Responder
  11. Wanessa - 05/06/18 - 10h12

    Que dicas maravilhosas. Lavo meu cabelo quando ta bem suado e eu não to suportando tanta oleosidade! Faço bastante hidratação e nutrição ao longo da semana pra não acabar, ja q vivo de chapinha e babyliss.
    :D http://www.diadebrilho.com

    Responder
  12. Milena Chaves - 05/06/18 - 10h41

    The, eu faço natação 5x na semana então sou obrigada a lavar bastante o cabelo! Isso eu já fazia antes pq pra mim tomar banho inclui lavar o cabelo, só que tive que alterar os produtos. Antes da natação eu usava um shampoo transparente e um condicionador e já tava bom. Hoje em dia eu uso shampoo transparente e depois lavo com um shampoo perolado pq hidrata mais.

    Responder
  13. Karla - 05/06/18 - 15h22

    Uma vez por semana eu passo um óleo (de coco natural ou anti quebra da Organix), faço uma trança/rabo bem solto e vou malhar. Na volta, lavo e seco. Tem diminuído bastante o impacto do suor no meu fio!

    Responder
  14. Beatriz Lima - 06/06/18 - 00h50

    Anotando pra usar o dia que eu frequentar uma academia ahhahahah

    Responder
  15. Camilla - 06/06/18 - 02h11

    Não pode esquecer de lavar a escova. Com o tempo ela acumula a meleca da cabeça. Num mundo ideal lavaria todo dia but não rola então todo fds tem banho pras escovas de cabelo.

    Responder
  16. Abilene - 06/06/18 - 10h41

    Eu ri muito nesses PÉEEEN, imaginei a The falando, kkkkkkkk

    Responder
  17. Ana Luiza - 06/06/18 - 14h39

    Que post maravilhoso! Voltei pra academia tem mais ou menos três semanas e tava doida atrás de dicas que fossem além do shampoo seco (porque se eu lavar-secar-pranchar o cabelo todo dia acho que ficarei careca hahahah) e mesmo sabendo que elásticos quebram super o cabelo não consigo usar outra coisa na academia :( meu cabelo escorrega e desprende toda hora

    Responder
  18. Helo Inoue - 11/06/18 - 12h25

    Aguardando o post do seu sono, THe !!!
    Eu uso o Guarda chuva liquido antes de malhar as vezes, qdo preciso que a dignidade dure um pouco mais.
    esse aqui https://www.belezanaweb.com.br/lee-stafford-poker-straight-dehumidifier-spray-defrizante-200ml/

    bjo

    Responder
  19. Heloisa Carvalho - 11/06/18 - 13h27

    Eu nunca fui de lavar o cabelo todo dia e não comecei a fazer isso nem quando a academia virou rotina. Eu dou meus pulos, rs. Lavo, em média, 3x na semana -terça, quinta e sábado. Eu suo bastante na cabeça, mas como tenho muito cabelo, isso não fica muito evidente. Eu também evito prender demais o cabelo (até porque ele é ondulado), então só tiro o cabelo do rosto ou uso um elástico bem molinho. Assim que saio, já solto pra desgrudar da cabeça e secar o suor! Raramente uso xampu seco.

    Responder