AS MAIS
LIDAS!

Manifesto pelos poros mais à mostra em 2018

11/01/2018  •  Por Thereza  •  Beleza, Maquiagem, Pense

Eu amo reboco, adoro uma pele eventualmente carregada e, especialmente, acho incrível o poder que uma maquiagem  dá de nos transformar, disfarçar imperfeições (espinhas, olheiras) e tudo de acordo com nosso humor e vontade própria.

Agora veja bem, às vezes é bom lembrar que podemos nos libertar de tudo isso, sem necessariamente levantar bandeira de “dia-sem-make” ou “sou-linda-de-cara-lavada”. É bom lembrar que é possível se encher de sombra, exagerar no rímel e extravasar no batom e ainda assim não ser refém de se rebocar toda, sabe? Especialmente no verão. Eu tô falando de pele!

É que estamos muito condicionadas a nos inspirar nas maquiagens gringas (especialmente em tempos de tuto de 1 minuto no Insta) e lá o reboco corre solto. Repito, amo rebocar minha cara quando saio principalmente à noite, mas preciso relembrar à mim mesma que é possível sair com uns porinhos à mostra sim e ainda se sentir plenamente maquiada E BEM.

Os poros viraram vilões. Aceite seus poros.

Essa pequena reflexão veio depois que comecei a seguir a maquiadora, Katie Janes Hughes. Vocês precisa seguir a Katie! A inglesa maquia famosas (Rosie Huntington e Kerry Washington) e campanhas, não é fenômeno na internet, não tem milhões de views, mas me deixou uma lição importante. Ela brinca com a maquiagem, ousa, inventa, mas a pele dela é mais natural, sabe?

Ela adora criar pontos focais de make nos olhos e sabe qual é o procedimento na pele? Muita preparação, creminhos, primers e fim, o acabamento dela fica o glow dos próprios produtos e nada de necessariamente criar o tal do brilho através de iluminadores, o glow vem dela. Lógico que ela usa os melhores produtos e procedimentos estéticos, mas você sente que a pele dela é natural e tem um viço surreal. Ele meio que inspirar a deixar o mate de lado e mostra que uma pele reflexiva é muito linda também.

Teoricamente assim não dá pra explicar bem, mas Katie vale muito o follow justamente por nos mostrar um outro caminho, e que a gente cada vez mais encontre um meio termo entre o reboco excessivo e a cara limpa demais. Pra completar, ela ainda faz tutoriais ao vivo, no Stories, enfim, ela compartilha mais na prática e de forma absurdamente real.

Porque às vezes a gente vê aquele tutorial lindo de 1 minuto, mas que levou 20h e 200 makes, mas pareceu tão fácil, já com a Katie é mais vida real e desconstruído, vale muito seguir pra entender o que eu estou falando. E ela ainda tem um plus de não ter 20 anos e a pele naturalmente perfeita, ela se transforma, surpreende e nós aqui do lado de cá achamos possível, simples assim.

FLUFFY LASH COMING RIGHT UP – @lancome Crayon Khol in black coffee and black ebony with @maccosmetics Upward lash

Uma publicação compartilhada por katie Jane Hughes (@katiejanehugheswastaken) em


Por exemplo, depois de uma vida refém do gatinho, agora só tô fazendo o olho assim, obrigada Katie! E vocês, tem outra mulher que te inspire a quebrar alguns padrões de make, seja dessa forma por uma make mais real ou seja qual for a sua realidade?




Deixe seu comentário!
*Preenchimento obrigatório (seu email não será divulgado).
Quer que a sua foto apareça no comentário? Clique aqui e cadastre-se!

26 Comentários
  1. - 11/01/18 - 02h21

    Acho que esse foi o melhor post que eu já li sobre maquiagem nos últimos tempos. Não conhecia a Katie, mas acompanho a Lisa Eldridge e Mary Greenwell e reparo que elas nunca (ou raramente) fazem rebocão na pele. No Brasil, acho que quem é mais adepta da pele radiante com “o glow que vem de dentro” (como ela mesma diz) é a Vic Ceridono. Amo maquiagem com pele mais natural, acho que o efeito fica mais bonito que do reboco, principalmente pessoalmente. E acho mais incrível ainda a variedade de estilos de maquiagem que a internet nos proporciona conhecer. <3

    Responder
  2. Isabella Bernat - 11/01/18 - 07h36

    Gostei da reflexão e da indicação. Vou seguir pra conhecer melhor! :)

    Responder
  3. Mariana de Oliveira - 11/01/18 - 08h35

    Otimo,
    make da vida real, pq por mais que siga as dicas de instagram e youtube, nem sempre da o mesmo efeito.
    bjs
    :)

    Responder
  4. Martha - 11/01/18 - 10h12

    Nathalie Billio é minha amiga desde criança, acompanhei o trabalho dela há muito tempo e hoje em dia ela faz a make desde mariana ximenes a bruna marquezine e tassia naves. A vibe dela é total pele glow, com bastante hidratante e outros produtos q valorizam a pele fresh! Vale muuuito seguir ela no insta pq além de super profissional ela é uma fofa ❤️

    Responder
  5. Silvia - 11/01/18 - 10h53

    Amei, vou seguir! Adoro esse tipo de pele! Como comentaram, nessa pegada tem a Nathalie Billio e tambem a Carla Biriba!

    Responder
  6. Helisa - 11/01/18 - 11h11

    Eu na vida… Amo olho maquiado, sobrancelha marcada, batonzão, mas odeio reboco…

    Responder
  7. Patricia - 11/01/18 - 11h14

    Eu tenho tentado muito adotar o no makeup. Primeiro, porque sinto que minha pele TEM que respirar! Segundo, porque tenho percebido uma forte relação entre me maquiar e ser aceita. Logo, nesse processo de me aceitar, tenho abandonado mais a tentativa de perfeição e incorporado a aceitação aos poros, espinhas, machinhas. Cuidado sempre, claro!

    A pele da Katie é linda e, imagino que, de pouco “reboco” precisa.

    Responder
  8. Angélica - 11/01/18 - 12h01

    Vou seguir-la ja!!!! Adoro o estilo da Vic Ceridono, da Kristie Dash tb!!

    Responder
  9. Fabiola - 11/01/18 - 13h13

    Você conhece a @jkissamakeup ela tem um canal onde ensina maquiagens lindas, coloridas, iluminadas sem usar base e com produtos Cruelty Free, vale a pena conhecer! Amo o conteúdo dela, também não uso base no dia a dia, uso corretivo só nas olheiras e deixo até as manchinhas aparecerem! :heart:

    Responder
  10. SILVIA ELAINE DA SILVA - 11/01/18 - 13h51

    Eu tô começando a maquiar e uma coisa que me incomoda muito é que eu não gosto de fazer pele pesada, bem reboco e as pessoas me falam que “preciso melhorar/treinar mais a pele”. Não é falta de treino, não é que eu não saiba fazer, só acho que 90% dos maquiadores já fazem desse jeito e eu realmente gostaria de fazer diferente. Obrigada por isso! Esse post me deu um quentinho no coração, pois não é um problema eu não querer fazer como todo mundo!

    Responder
  11. Luísa Moura - 11/01/18 - 14h00

    Amei esse post! Já vou seguir

    Responder
  12. Beatriz Lima - 11/01/18 - 14h24

    Conheci ela tem pouco tempo, o estilo dela me cativou. Acho muito bonito esse ar fresh e natural, que acredito que esteja realmente ganhando força aqui no Brasil tbm. A Bruna Marquezine anda usando essa vibe e eu estou obcecada.

    Responder
  13. Thalyta - 11/01/18 - 14h53

    Finalmente um post desse! A mais de 2 anos q eu sigo essa linha de make pelo fato de ter horror a todo aquele reboco no rosto. É uka coisa que pesa e esconde a sua pele. Claro que eu amo make e uso desde de sempre, mas o que eu não gosto é de excesso. Prefiro ter essa pele mais clean por que assim EU apareço e não aquela base x ou y ou aquele contorno absurdo. Sou fã das makes da Charlotte Tilbury e do Patrick Ta.

    Responder
  14. Chris Anelise - 11/01/18 - 15h21

    É muito raro ver alguém se maquiar assim, e é o meu jeito preferido, reflete mais o meu próprio jeito de ser. Gosto muito de usar sombras e batons coloridos, mas a pele, por mais que a minha esteja precisando de maiores cuidados, sinto pouca vontade de cobrir tudo.
    Reboco é lindo, mas eu particularmente prefiro só em certas ocasiões.

    Responder
  15. Geovana Weber - 11/01/18 - 15h46

    Amo esse tipo de maquiagem. Durante a semana, mesmo para trabalhar, minha make é super leve pq detesto aquela sensação de maquiagem derretendo durante o dia. Quando volto de festa a primeira coisa q faço é tirar a maquiagem, sentir a pele respirar é um alivio!

    Responder
  16. Luisa - 11/01/18 - 16h30

    Sempre que eu vejo os vídeo de maquiagem reboco pro dia-a-dia eu só fico com aflição de pensar em passear assim no calor 40 graus do rio de janeiro rs. De uns tempos pra cá, investi em cuidar da pele e cada vez mais a correção ficou de lado. Pra mim, que fico incomodada de sair de dia com algo na pele, mesmo que seja só bb cream e/ou corretivo, foi a melhor coisa! (mas é preciso disciplina, admito)

    Responder
  17. Ana Porto - 11/01/18 - 17h57

    Amei o post e a indicação! Vou seguir já!

    Responder
  18. Suriane Silva - 11/01/18 - 19h04

    Adorei a dica! Vou acompanhar ela! Gosto muito das makes da Lisa Eldridge e da Nikki Makeup, elas não parecem reboco, gosto do Patrick Ta também! Nacional acho que só conheço a Vic Ceridono nessa vibe mais “não tire seu glow natural” e “quase nada é tão legal quanto maquiagem” hehe sou fã. Vou procurar as outras sugestões dos comentários!! Para quem se interessa por cuidados com a pele, indico muito a Alex Steinherr. As dicas dela são ótimas e com a pele boa, dá pra usar cada vez menos maquiagem (mas vez ou outra um reboquinho vai bem hehe).

    Responder
  19. Carla - 11/01/18 - 22h09

    Nossa como me incomoda o reboco. Acho as makes incríveis. Adoro sair sempre maquiada. Mas acho que a pele não precisa ser tão pesada como vejo por aí. Bjo

    Responder
  20. Camila Valeriano - 11/01/18 - 23h31

    Eu nunca fui muito boa em maquiagem, então nunca gostei de reboco, apesar de gostar de gostar de pele matte por ter tendência a oleosidade, mas aos poucos eu vejo desmistificando isso e entendo que faz parte da vida, então não tem porque esconder. Acho que a mudança na forma de ver a pele é um pouco de moda (ela mais iluminada, por exemplo), mas também de mudança pessoal!

    Responder
  21. BRUNA PEREIRA - 11/01/18 - 23h57

    Amo reboco, mas adoro o efeito glowing com produtos para o dia. Como a minha pela é muito seca, eu uso hidratante diariamente, o que dá esse efeito luminoso é o nívea de lata azul sabe? Aí só uso corretivo nos lugares que precisa e fica mara!

    Responder
  22. Liza - 12/01/18 - 08h51

    Eu amo um reboco mas fazer em casa para o dia a dia nao rola, toma muito tempo, amei a dica!

    Responder
  23. Thaís - 12/01/18 - 11h40

    KATIE MINHA MUSAAAA amo essa mulher, ela e Ania Milczarczyk são minhas inspirações de make fresh, com foco na pele saudável e sem muito reboco! As lives da Katie são maravilhosas, me rendi à Glossier (alô haloscope moonstone) por causa dela hahaha amei vê-la por aqui!

    Responder
  24. Karla Lopes - 12/01/18 - 15h18

    Apesar de amar as maquiagens dela, o aspecto oleoso ainda me incomoda um pouco. Acho que é algo meio cultural, né? Pelo nosso clima, a forma como nos maquiamos… Acaba que a gente tende a ter essa aversão por uma pele que brilha demais – mesmo sabendo que esse brilho é saudável. Minha pele estava MARAVILHOSA há uns meses, mas aí usei um produto que acabou com ela e agora estou lutado para que volte ao normal. Eu não gosto muito de usar base e quando uso escolho a mais leve possível, mas não abro mão de um pózinho para matificar!

    Responder
  25. Débora - 12/01/18 - 16h06

    Amei o post! E sou super a favor de pele natural! Não aguento mais ver essas makes e tutoriais com a pele rebocada.
    Adorei a dica da maquiadora, vou começar a segui-la.
    Nunca gostei de usar muito produto na pele, até porque minha pele é oleosa e os poros são abertos, com o tempo o reboco vai derretendo e a make fica horrível.

    Responder
  26. THAMY - 12/01/18 - 23h23

    Amei demais essa dica e já estou seguindo.
    Adoro pele leve e fresh!

    Responder