AS MAIS
LIDAS!

Como o Mindfulness tem mudado minha perspectiva sobre a vida

15/01/2018  •  Por Thereza  •  Pense, Saúde

“Nós só temos um momento pra viver, e é o agora, mas tendemos a nos apegar mais ao passado ou projetar o futuro. É raro notarmos o que está acontecendo no presente”

Sempre quando viajo, costumo falar em voz alta e de repente, “estou no lugar tal”, “estou fazendo coisa tal”. Seja num ponto turístico ou restaurante que sonhava conhecer, eu falo pra quem está do meu lado (que muitas vezes não entende rs) que eu estou naquela hora e naquele lugar fazendo algo que sempre quis fazer, é como se eu tivesse registrando aquilo na minha mente.

Eu não sabia, mas isso é Mindfulness puro (em português, Atenção Plena)! Conheci essa técnica no início do ano passado e posso dizer que minha vida simplesmente mudou. E foco aí na palavra simples. Coisas simples mudaram, mas que fizeram toda a diferença, entende? Explico.

Meu primeiro contato com o Mindfulness foi na fila do mercado, onde ficam aquelas revistinhas. Era uma publicação de saúde e tinha uma foto de um mulher estressada na capa e a chamada era algo como “descubra a nova técnica de meditação que está na moda e transformará sua vida”, daí eu comprei, claro. Logo depois, comecei a ver uma ou outra pessoa falando sobre a tal técnica e pronto, entrei nesse universo até então desconhecido e talvez desacreditado pra uma pessoa cética feito eu.

Mas afinal, do que se trata o Mindfulness? Apesar de ter uma referência budista, não é nada religioso, é uma técnica científica de meditação, é um estilo de vida que te faz simplesmente prestar a atenção no momento presente, te faz recuperar os sentidos. É um treino mental que te tira do piloto automático da vida e te mantém atenta, porém relaxada. Te faz receber as coisas que estão acontecendo com você (sejam as boas ou ruins), realizar, aceitar, encarar ou simplesmente aproveitar. O benefício é a conscientização da vida agora, encarand0-a de frente, mas com serenidade, a idéia é você valorizar cada bom momento da vida, mas também estar pronto pra lidar com as dificuldades de forma mais preparada e ponderada. Você fica mais resiliente, tudo isso a uma respiração de distância.

Como isso acontece? Treinando seu cérebro basicamente através da respiração, do reconhecimento do seu corpo, sensações e pensamentos. É uma percepção daquilo que você está sentindo e até mesmo ouvindo, se conectando com momentos cotidianos que formam o tal momento presente. Isso ocorre seja você deitado ouvindo sua respiração, caminhando e observando cada paisagem ou até administrando pensamentos nocivos. Muitas vezes, a Atenção Plena é também buscar se concentrar no nada, mas o mais importante: ter a plena noção e domínio da sua mente. Parece uma viagem ou uma loucura, mas é simples e MUITO eficiente.

Por que eu precisei do Mindfulness? Nada grave, mas eu tenho umas questões e até bagagens de vida, sou ligeiramente ansiosa e estressada, e quem não é um pouco disso nos dias de hoje? E o que mais me incomoda, a hipocondria. Eu sempre acho que posso estar com a próxima doença x e ter o piripaque y, com isso, muitas vezes esse misto de medo e ansiedade me consumia a um ponto que me incapacitava de realizar até mesmo simples tarefas. Junto a isso, o advento da idade deixava tais medos mais próximos, mais reais e me aproximava de pensamentos que talvez eu desejasse ter apenas aos 80 anos (se Deus quiser eu vou chegar lá rsrs).

Eu sempre fui muito tranquila, desapegada, mas sabia que esses pensamentos não eram mais apenas exceções e estavam me tirando do eixo de forma recorrente, logo, sem necessidade de ~intervenção maior, o Mindfulness tem me ajudado a me encontrar e buscar até mesmo um propósito. É simples, mas não é de uma hora pra outra.

O primeiro passo pra imersão ao Mindfulness, foi comprar o livro Atenção Plena, acredito que ele seja o mais famoso e é muito direto ao ponto. Ele faz uma boa introdução à técnica e depois completa com 8 exercícios de meditação pra ler/fazer 1 por semana, que vão da mais simples e com técnicas de respiração e BodyScan, até mesmo aquelas de “emergência” para quando você se vê estressado. O livro ainda tem exercícios bem legais como “liberadores de hábitos” e outras técnicas rápidas que deixam tudo mais interessante. Ele ainda vem com cd pra você ter a meditação guiada (mas eu ouvi todas online aqui).

O legal dessa técnica é que eles também desmitificam um pouco da meditação clássica (os mais ortodoxos dizem que Mindfulness é americanizada demais), você não precisa botar uma roupa zen, esticar um tapete, fazer pose, com o Mindfulness você pode se conectar no meio do trabalho, deitada antes de dormir, enfim, simplifica-se. O que se sugere, e acredito que isso sirva pra tudo na vida, é criar um hábito, sejam 5, 10 ou 20 minutos, que você busque um tempo conectado com você.  A meditação é uma prática simples que ganha poder com a repetição, ela não resolve nada a curto prazo, mas fornece a perspectiva de que é possível melhorar.

Outra coisa legal que aprendi mais ainda com a técnica, é que ela é mais que uma respiração, ela te dá mais compaixão. Ela ajuda você a observar seus pensamentos sem julgamento, ela basicamente respeita tudo que passa pela sua cabeça, te acolhe e te ajuda a tomar um rumo antes que qualquer pensamento negativo desencadeie sobre você. Agora mais do que isso,  ela te incentiva a ser uma pessoa melhor para com os outros, ter mais empatia e compreensão. Segundo eles, a parte do cérebro que é ativada como sentimos de empatia genuína é a mesma que é acionada pela meditação da atenção plena: a ínsula.

O legal é que em tempos de vida agitada e pessoas cada vez mais multiconectadas, o mindfulness tem surgido forte como uma forma de terapia barata, simples e eficiente. Nos Eua, existem aulas para crianças entenderem desde cedo e desde sempre foi recomendado pelo Ministério da Saúde como forma eficaz e cientificamente comprovada no combate às doenças ~modernas, que vão de ansiedade a síndrome do intestino irritável.

Esse post está ficando enorme e merecia uns 5 capítulos, mas vale lembrar que aqui eu obviamente não ensino ninguém a meditar, apenas compartilho minha experiência e incentivo fortemente que se deem a chance de fazer o mesmo. Se trocamos dicas de moda e beleza, acredito que esse universo de bem estar tem ganhado mais espaço e mais importância no nosso universo, pois no final das contas está tudo meio ligado! Se vocês curtem o tema, posso voltar com mais pautas pra gente trocar ideias (posso falar de mais livros sobre o tema) e se você tem vivenciado esse momento presente, conte sua história, quem sabe assim não incentiva mais e mais gente!

“Mindfulness significa conscientizar-se plenamente da vida que você já tem, em vez de focar na vida que você gostaria de ter.”

 




Deixe seu comentário!
*Preenchimento obrigatório (seu email não será divulgado).
Quer que a sua foto apareça no comentário? Clique aqui e cadastre-se!

46 Comentários
  1. Biessa - 15/01/18 - 14h51

    Amei o post The. Manda mais! :D Bjs

    Responder
  2. Angélica - 15/01/18 - 14h51

    Eeeeee obrigada por esse post tao didatico e cheio de informaçoes!!!

    Responder
  3. Anne - 15/01/18 - 14h55

    Muito interessante o tema! Adoraria se você pudesse falar mais vezes e nos incentivar a sermos nossas melhores versões! #girlpower :*

    Responder
  4. tamy - 15/01/18 - 14h58

    vc escreve mto bem, qro mais pauta assim :sunny: :sunny:

    Responder
  5. Anderson Machado - 15/01/18 - 15h08

    Ameeeei post!! Já tinha visto vários stories seus com o livro, mas confesso que fiquei interessado só depois de ler esse post!!

    Responder
  6. Patricia - 15/01/18 - 15h29

    Conheci o mindfulness por você e adoro o tema, embora eu não consiga colocar em prática.
    A dificuldade de meditar é o principal ponto … Mas depois deste post vou dá uma outra chance. Há respostas nas suas palavras em orações que fiz ontem hahahaha :open_mouth: :grin:

    Responder
  7. Iracema - 15/01/18 - 15h29

    Adorei The! Obrigada por compartilhar, já vou me informar mais sobre esse assunto!

    Responder
  8. Laís Athayde - 15/01/18 - 15h54

    Thereza, mulher, que sincronia comigo e meu momento presente, eu já li o livro de mindfulness, mas vou reler e fazer os exercícios, adorei que você citou uma das minhas doenças no post, é o meu chamadoo haha!

    Responder
  9. Nadine - 15/01/18 - 15h54

    Por essas e outras que o teu site é o meu preferido há muito tempo!
    Tenho o livro “Atenção Plena” e concordei absolutamente com toda a tua opinião sobre o movimento originado por essa técnica.
    Muito obrigada e parabéns por sempre pautar os temas (seja de moda, seja de entretenimento) dessa forma responsável, positiva, rica, inspiradora. Assim como o site “Razões para Acreditar”, teu site é um drops de alegria e positividade no meu cotidiano. Coisa rara nesses tempos tão sombrios que insistem em quererem fazer preponderar.
    Um grande beijo diretamente de Florianópolis em ti! :cherry_blossom:

    Responder
  10. Stefani Souza - 15/01/18 - 15h57

    Nossa The, até o modo que vc escreve já me acalma kkkk
    Sempre gosto muito dos cartões que vc posta no insta, agora vou procurar me aprofundar sobre o assunto, vou procurar esse livro pra ler.

    Responder
  11. Márcia Natal - 15/01/18 - 16h05

    The, eu ia amar um post com seus livros favoritos sobre essa vibe de autoconhecimento!

    Responder
  12. Camila Brito - 15/01/18 - 16h27

    Estava ansiosa por este post desde q vc comentou q tinha comprado esses livros no twitter. Eu to tentando me conectar mais comigo mesma, acho q isso é maturidade e q me negligenciei muito, preciso desse foco. Adoraria mais posts!

    Responder
  13. Anna - 15/01/18 - 16h37

    Thé, um comentário nada a ver com o tema, mas nunca mais vi a Olivia Palermo por aqui, gosto tanto dos looks dela. Você tem notícias?

    Responder
  14. Amanda Oliveira - 15/01/18 - 17h22

    The me identifiquei com a hipocondria! Tbm sou dessas que aparece qqer coisinha em mim diferente e já acho que estou com a pior doença :( mas esse ano de 2017 tentei trabalhar isso com ajuda, pq tava me afetando muito juntando stress ansiedade e tal.. já estou bem melhor! Mas queria muuuuito começar com meditação e tal. Mas não tenho muito saco pra falar a verdade.. vou dar uma chance pro mindfulness dps do seu incentivo! Bjos!!

    Responder
  15. Carol - 15/01/18 - 17h41

    Amei o post, ando bem estressada. Nas férias em simplesmente não consegui relaxar, apenas pensava no trabalho e nos meus prazos e agora que estou aqui não consigo me concentrar. =/

    Responder
  16. Dandara Morena - 15/01/18 - 17h47

    Sempre via você comentando nos stories e não entendia muito bem o que era. Adorei conhecer mais!

    Responder
  17. Renata - 15/01/18 - 17h55

    Oi Thereza,
    Comecei a fazer terapia comportamental cognitiva e a psicóloga me indicou o livro “Manual prático de Mindfullness” e tenho gostado,confesso que empaquei na segunda semana,pois como estou com transtorno de ansiedade,várias vezes me desconecto. adorei o POST!beijos

    Responder
  18. Henri - 15/01/18 - 19h56

    Eu amo esses posts mais lifestyle the! Super curioso c o livro

    Responder
  19. Gabriela - 15/01/18 - 20h53

    Adorei o post, esse tema tem me interessado cada vez mais! Sou ansiosa e sinto que isso vem aumentando de uns tempos pra cá, tenho sentido apreensão muito facilmente, diante de problemas que nem são tão grandes assim. Acho que o mindfulness é uma ótima opção pra melhorar esse e outros aspectos, mas ainda não consegui me dedicar à meditação como gostaria. Não sei se você já conhece, mas eu gosto muito de um aplicativo chamado Zen, ele tem umas meditações guiadas que ajudam a respirar e se concentrar no momento presente! Ah, adoro o seu blog!!! Beijos!

    Responder
  20. Rafaella - 16/01/18 - 06h45

    The, esse blog só fica melhor a cada dia! Muito feliz e me sentindo abraçada de ver esse tema aqui, que é a meta do meu 2018.
    Um livro que tem me ajudado bastante também (apesar do nome tosco, o livro é ótimo) é o “Você pode curar a sua vida” da Louise Hay. Ela faz vários exercícios focados no poder do agora e em como focar nossas energias e pensamentos no momento presente nos ajuda a criar um futuro mais feliz e com mais propósito.
    Não sei se vc já a segue, mas tem muitas dicas bacanas sobre esses temas no insta da Luiza Voll. Beijos!

    Responder
    • Ana - 16/01/18 - 11h59

      Esse livro é MARAVILHOSO!!!

  21. Mayara - 16/01/18 - 09h04

    Que legal! Nunca tinha ouvido falar em Mindfulness. Achei um conceito muito interessante. Irei ler mais sobre o assunto. Brigadinha The!

    Responder
  22. Mariana - 16/01/18 - 09h17

    The, parabéns pelo post!
    Pode escrever mais sobre esse temos, amei!

    Acho que não é somente uma questão de curiosidade, mas lembre que você está fazendo um bem sem fim para muitas pessoas! Conhecer um novo e melhor estilo de vida só faz bem!

    Gratidão :sparkles:

    Responder
  23. Jessica Oliveira - 16/01/18 - 09h39

    Thereza com certeza você pode falar mais sobre esse tema. A meditação tem me ajudado muito também, tenho notado que tudo é uma questão de percepção. O livro 10% mais feliz, é muito bom, pois aborda esse tema de uma maneira mais realista.

    Responder
  24. Amanda Machado - 16/01/18 - 10h48

    Oi The, q legal vc contar um pouco dos seus medos, acho q todo mundo tem seus fantasmas na cabeça e fica se achando louca, mas é normal. Tbem comecei a ler o mesmo livro, quero fazer as técnicas. Acho super válido continuar esse tipo de post.

    Responder
  25. Ana - 16/01/18 - 11h58

    Comecei a praticar meditação recentemente e estou amando. Estou evoluindo muito com essa prática.
    Amei seu post e acho super importante posts como esse. Continue!

    Responder
  26. Nayara Alencar - 16/01/18 - 14h12

    Amei o post The. Fiquei super curiosa, e deu mais vontade de saber mais…. Faça outros posts sim!

    Responder
  27. flavia vigoder - 16/01/18 - 14h38

    Arrasou!! Adoro o tema e já enviei o post para um monte de gente.

    Responder
  28. Desirée - 16/01/18 - 17h21

    Tava esperando você postar sobre isso!! Faz mais sim, apesar de já ter ouvido muito falar, continuo sem entender exatamente como funciona na prática.

    Responder
  29. Luana Oliveira - 16/01/18 - 18h21

    Adorei a dica! Excelente usar o espaço do seu blog pra algo que vai além do óbvio, parabéns!

    Responder
  30. Camila - 16/01/18 - 20h58

    Amei o Post. E como dica tem o app Zen. que é Brasileiro feito pela Juliana Goes –
    Na verdade The, ele é o primeiro app Brasileiro para meditação e mantras!!
    Vale o acesso meninas!!!!

    Responder
  31. Bruna - 16/01/18 - 21h15

    Demais The! Amooo esse tema e a sua abordagem foi especial. Escreve mais pra gente

    Responder
  32. Luiza Campolina - 16/01/18 - 21h55

    Ameii o post The!! Eu conheci e comecei a tentar fazer meditação e tecnicas de minfulness há um ano, e adorei, senti uma mudança enorme, muito positiva, em um momento que eu estava com crises pessoais e foi o que me ajudou muito a superar! infelizmente já fazem uns meses que não faço, mas está nas minhas metas para esse ano tirar um tempinho para isso sempre. Eu comecei a fazer a meditação guiada, com ajuda do aplicativo calm e zen, e amei, indico muito para quem quer começar! Também gosto muito do Deepak Chopra -Soul of Healing Affirmations, são afirmações que você faz e te ajudam a sentir você mesmo no momento presente, e também a pensar coisas positivas e tudo que vai dar/já deu certo.
    Estou querendo me aprofundar e praticar mais agora, já estou curiosa pra ler esse livro que você indicou, e apoio que tenham outros posts sobre o tema tbm.

    Responder
  33. Thay Antunes - 16/01/18 - 22h58

    Adorei o post, The! Acho o tema super válido e gostaria de ver mais vezes por aqui. Eu nunca usei essa técnica, mas há 1 ano fiz um curso de respiração na Arte de Viver – o hapiness program e foi um divisor de águas na minha vida. Desde então pratico essa respiração e medito diariamente. E há alguns meses inseri a Ashtanga Yoga na minha rotina. me sinto muito melhor, mais calma, tranquila e feliz.
    Pra meditar eu uso o app Sattva que tem meditações guiadas e é ótimo pra quem tá começando. Quanto a livros, to lendo um de yoga e meditação para iniciantes mas não lembro o nome rs. Esse da atenção plena e o propósito estão na minha lista!

    Responder
  34. Mabel - 17/01/18 - 04h59

    Muito legal, na minha faculdade estão oferecendo esse treinamento sem custos, vou participar. Obrigada pela dica. :sparkling_heart:

    Responder
  35. Mariana - 17/01/18 - 13h32

    Acho que é a primeira vez que comento aqui. AMEI muito este post!
    Traga sempre mais assuntos como este. Além disso, sempre acompanho o blog e amo tudo! <3

    p.s. já estou comprando o livro na Saraiva.

    Responder
  36. Anne - 17/01/18 - 14h14

    Amo o tema!!!!!

    Responder
  37. lbe - 17/01/18 - 17h30

    Arrasador.!

    Responder
  38. karen - 17/01/18 - 18h30

    Achei muito interessante a técnica, The!
    Vou comprar o livro e começar a estudar e praticar
    Sou ansiosa nível master e isso já me rendeu ansiolíticos leves e crises de ansiedade!
    Tomara que me ajude! ❤️ Obrigada por mais esse post!

    Responder
  39. Beatriz Lima - 17/01/18 - 20h54

    Nossa, The era isso que eu precisava ler hoje. Vou investir num livro e tentar caminhar nessa jornada tbm

    Responder
  40. Larissa michels - 19/01/18 - 11h46

    Gostei! acho que é disso que estou precisando The.
    As vezes não é facil, ja faz um tempo que procuro um psicologo, ja fui em alguns mas nenhum conseguiu me ajudar, talvez pq isso dependa de mim mesma! No consultorio eles ate tentam fazer algo como meditação pra buscar no interior o que a pessoa ta sentindo e pq acontece tal coisa, mas nao consigo me concentrar! e sinceramente nao me ajuda em nada!
    vou pesquisar sobre o tema e comprar esse livro ja! deu um estalo aqui que acho que talvez seja isso que eu precise!
    obrigada mais uma vez The , sempre maravilhosa nos posts! :heart:

    Responder
  41. Ena - 21/01/18 - 04h50

    Adorei o post! Para quem quiser se aprofundar no assunto leiam o livro O poder do Agora, está mudando a minha forma de ver a vida.

    Responder
  42. ADRIANA - 21/01/18 - 13h24

    Amei o tema, por favor faça mais post assim!!

    Responder
  43. Elis Chiachia - 21/01/18 - 23h22

    Estava enrolando para vir ler esse post, tinha visto no facebook, mas estava só adiando (não me pergunte por que).
    Gostei muito das suas dicas e sempre acompanho no stories, vou dar uma chance e aplicar na minha vida também! Estou precisando dessa mudança!

    Responder
  44. Taiane Monteiro - 13/02/18 - 12h10

    Amei o post…acho super legal que esses temas sejam também abordados.

    Responder
  45. Amanda Rezende - 05/07/18 - 11h00

    The, obrigada por esse post! Li logo quando ele saiu, mas agora to em um período de tanta ansiedade que reli e ele foi muito significativo. Nao lembro se tem algum post sobre os apps de meditação (vou procurar), mas vc usa algum?
    Beijosss

    Responder