Pense, Saúde  •  06 jul 2017

5 Coisas que vão ajudar a você ter uma noite de sono melhor!

No episódio de hoje eu compartilho com vocês um problema: a crise dos 35 chegou! Quando eu vejo alguém falando da virada dos 30 e a preocupação de ser uma neo-balzaquiana eu acho graça, miga, 35 anos é a verdadeira trasnformação!

Vocês escuta coisas como “é o último ano do seu relógio biológico, corre” e ainda eventualmente olha pra trás e vê toda a ~juventude que passou. Bom, quem tem nessa fase sabe o que eu tô falando (me abraça), com isso, minha mente mudou.

Eu não consigo ser a mesma pessoa de anos atrás, eu ando ansiosa, estressada (eu sempre fui bem tranquila). Todas essas sensações afetam minha rotina e até meu trabalho (aqui parece tudo normal, mas tem difícil manter a sanidade criativa e gerar posts como se nada tivesse acontecendo).

E todo esse somatório reflete em um ponto, o sono. Eu nunca fui de dormir muito, sempre fui da madrugada, mas agora senti que com essa ansiedade do dia, acaba refletindo na noite. Com isso, tenho buscado mais e mais técnicas naturais que possam me ajudar ao menos a ter minhas 7 horas de sono respeitadas e um dia inteiro mais calmo e centrado.

Postei uma delas no Stories e me pediram post sobre, logo, venho compartilhar o assunto com ilustração de Gisele Bundchen!

Florais de Bach

Confesso que sou apavorada com remédios pra dormir, na realidade, não gosto de tomar nenhum tipo de remédio, mas desde que experimentei casualmente Florais de Bach tenho recorrido a eles para momentos insones.

Por tempos tomava melatonina pra dormir, só que a quantidade que tenho estocada é de 10mg e estava me deixando com muito sono e gerando outros problemas. É que eu dormia tão pesado, que acordava dolorida. Daí entre insônia e dor nas costas, conheci o Floral!

Apesar de não ser necessário receita, perguntei ao meu médico e ele recomendou. Se você busca algo levinho e natural, vale perguntar ao seu. Inclusive a própria Gisele usa o Bach Rescue (encontrei o meu na farmácia Discover aqui do Village Mall).

Aromaterapia

E nesse momento do sono tenho buscado alternativas pra criar um bom ambiente pra dormir na santa paz de Deus. Junto com o Floral, recorro à aromaterapia. Comprei na Duane Reade esse produto que é um Blend de óleos essenciais e serve pra aplicar na roupa de cama. Não sei se me faz dormir, mas é um cheiro delícia e relaxante, até Rodrigo ama e pede pra passar.

Máscara facial

Se sua janela não é 100% vedada e sempre entra aquela claridade, a máscara pra dormir pode ajudar. Lembro que antigamente tentei usar aquelas de avião e acabei tendo tersol, de tão apertada que era. Daí ano passado ganhei uma poderosa da Iluminage.

Ela é de cetim, o material ajuda a rejuvenescer a pele e bloqueia qualquer tipo de luz do dia. Quando você dorme com uma máscara assim você perde a noção do tempo e isso às vezes é muito bom.

Mindfulness

Esse tema terá um post exclusivo em breve. A meditação com ênfase no Mindfulness tem mudado minha vida. Sério. Sempre fui uma pessoa ao mesmo tempo que desligada, com a cabeça criando um turbilhão de ideias, de coisas criativas boas a pensamentos nocivos (eu sou uma pessoa extremamente hipocondríaca e isso me faz sofrer muito), com isso a meditação tem me ajudado a controlar minha mente, me dar foco e treinar meu cérebro. Nunca pensei – na realidade, nunca levei a sério – que aos 35 anos aprenderia a respirar corretamente e isso tem sido incrível.

Estou lendo o livro Atenção Plena e se você tem curiosidade sobre o tema e a técnica, recomendo MUITO! É uma forma alternativa, mas muito eficaz de combater esses problemas de ansiedade da vida moderna e acho que todo mundo deveria dar uma chance. Assim que terminar o livro farei um post exclusivo.

Aplicativos de meditação

Se você se interessou pelo tema, existem vários aplicativos de meditação guiada que vão te ajudar a ter um dia mais relaxado, logo, um sono melhor. Eu costumo intercalar entre o Headspace e o Breathe e o legal é que muitas dessas “aulas” duram 5 ou 7 minutos e você pode fazer a qualquer momento, com o tempo, acredite, esse hábito fica incorporado ao seu dia a dia e você se sente melhor, refletindo no seu dia e noite. Quando eu fico um dia sem fazer me sinto estranhe, eu poucos dias ele já estava 100% na minha rotina.

Gostam desse tipo de post com uma pegada mais vida real e menos moda?! É que com o passar do tempo nossas prioridades vão mudando e compartilhar temas assim acredito que seja tão válido quanto uma tendência ou look. Se vocês tiverem algum segredo de bem-estar, compartilha!

Anterior
Próximo
Comente Aqui

33 comentários em "5 Coisas que vão ajudar a você ter uma noite de sono melhor!"
  1. Luh
    06 jul 2017 // 12h51

    The, isso q vc sente aos 35 n tenho certeza se é exatamente sobre a idade…se trata dos tempos em q vivemos mesmo… Eu sofro de ansiedade desde os 20 já são 6 anos convivendo com isso já baixei até em pronto socorro com sensação de morte iminente era – só ansiedade :( não consegui ainda meditar sou ansiosa é impossível ficar parada de mente vazia… Mas algo q tbm mudou minha vida foi a respiração! Devo tudo a ela! Tbm gosto de uma página no yt chama white noise lá tem sons da natureza como chuva raios corredeiras … Me acalmam… :* P.s: nunca pensei ver esse tipo de post por aki… Amei!

    • 06 jul 2017 // 13h21

      Luh, é muito ansiedade mesmo, em abril aconteceu a mesma coisa comigo, fui parar na emergência achando que tava morrendo e era só ansiedade. mas junto a isso ainda tem o fator idade e essa questão de relógio biológico e pressão de vários lados, principalmente do nosso mesmo, com isso a meditação ajuda e muito, super recomendo! Eu tb não consigo ficar parada, mas o livro me ajudou MUITO, mas muito mesmo, to amando!

    • dai
      06 jul 2017 // 15h30

      Luh essa ansiedade chama Ansiedade Generalizada, também já tive e parei na emergência do hospital eu pensava que estava infartando mas não era nada disso, me tratei com o psiquiatria e fiquei curada, mas experimenta o Floral de Bach “Rescue Remedy” vai te ajudar com a ansiedade.

  2. Camila
    06 jul 2017 // 13h27

    Amo esse tipo de post. Vc tá sempre arrasando no conteúdo!
    Sobre essa mascara vc acha q ela aperta a cabeça? Já usei várias normais e sempre senti mt dor de cabeça de usar pela forma q ela fica apertada

    • 06 jul 2017 // 13h56

      Obrigada! Não mesmo, eu gosto dela justamente pq ela tem o ajuste atras com velcro e não aperta, diferente das de aviao que eu ja tive ate tersol de tao apertada e ainda amassa a cara toda, essa é mais confortavel! Bjs!

  3. Mariana
    06 jul 2017 // 14h04

    muito me interesso por esse tipo de conteúdo. to me sentindo bem ansiosa esses dias e to exatamente buscando alternativas p relaxar um pouco. uma delas, que eu ainda n comecei, é a mindfulness. fico na espera do post dele :)

  4. Laila
    06 jul 2017 // 14h08

    Amei o post! Comecei a ler (ainda Tô no 1o capitulo rs) Despertar – Um guia para a espiritualidade sem religião e parece ser interessante. Já coloquei o que vc mencionou na minha lista :)

  5. Talita
    06 jul 2017 // 14h19

    Thereza, gosto muito dessa temática e quando vi o post corri para ler. Na realidade, mesmo tendo menos idade, me sinto muito pressionada em várias áreas da minha vida, o que além de me trazer ansiedade, me tira o sono. Dicas como essas são muito boas. Obrigada por compartilhar!

  6. 06 jul 2017 // 15h01

    Obrigada por esse post! Acho que esse é um dos motivos de aqui ser ainda o único blog que sigo mesmo, pelo fato de caminhar conforme e juntamente as nossas “necessidades” da vida. Estou caminhando para os 35 e estou com essa mesma sensação. Além do fato das pressões par ser boa mãe, esposa, profissional dedicada… Enfim, não importa em que fase você esteja sempre haverá essas pressões, que acabamos somatizando sim. Por coincidência semana passada olhei os florais Bach e agora vou ver as outras indicações. A gente percebe o quão importante uma boa noite de sono é fundamental para tudo o resto nas nossas vidas. Inclusive afetando nossa relação com as pessoas a nossa volta e que tanto amamos.

  7. dai
    06 jul 2017 // 15h26

    Sou um pessoa estressada e muito ansiosa, infelizmente tenho depressão e por isso já tomei muitos remédios controlados, mas esse ano descobri o MARAVILHOSO Floral de Bach eu uso o Rescue Remedy e minha vida mudou a mais de uma semana, não ficou mais sem e abandonei os remédios tarjados, Floral de Bach é vida ❤

  8. Bruna B.
    06 jul 2017 // 15h44

    Meu problema é outro: meu relógico biológico está regulado para das 3h da manhã até 11h.
    Estou lutando bravamente para mudar isso, porque essa rotina me deixa cansada. Eu tenho que trabalhar 8 horas por dia, acabo trabalhando das 13h até 21h. Fico com a sensação que eu só trabalho…, só faço isso da vida.
    Comprei uma almofada para meditar, mas ainda não consegui incluir isso na minha rotina. Vou tentar com esses aplicativos.
    Obrigada pelas dicas!!
    Beijos

  9. 06 jul 2017 // 16h32

    a maior dificuldade DA VIDA é sair das telas (computador, celular) antes de dormir. sei que faz um mal danado, mas não consigo não ver um filme ou um episódio de série no escuro antes de dormir. já tentei meditar, tudo! mas nada vingou ainda ahuhauha

  10. Paula
    06 jul 2017 // 16h34

    Amei o post, Thê! Eu sempre fui bem ansiosa e desde que comecei a fazer yoga ano passado minha ansiedade melhorou muito! As técnicas de respiração e meditação são ótimas!

  11. Daiana
    06 jul 2017 // 19h42

    Oi The! Adorei o post, parabéns! Tenho enxaqueca crônica desde muito nova e a ansiedade é um gatilho. Meu tratamento inclui meditação e também faço uso da melatonina e máscara para dormir, me ajudam muito. Sinto que a meditação faz com que eu me sinta mais presente, no momento. Vou aguardar seu post para comprar o livro, mas já me interessei muito! Aguardando novos posta de bem estar.

  12. Carolina Messeder
    06 jul 2017 // 20h15

    AMEI o post! Sou psicóloga e uso muito o mindfulness com os meus pacientes, indico sempre essa leitura do Atenção Plena pros ansiosos. Sempre fui meio desconfiada com essas coisas meio “Zen” mas no final da minha graduação os professores traziam muito e eu acabei testando e aprovando. Passou de algo q eu olhava meio torto, a ferramenta de trabalho mesmo!

  13. Andréia
    06 jul 2017 // 21h16

    Com certeza gosto muito desse tipo de post, aguardando o de meditação

  14. 06 jul 2017 // 22h55

    Sempre uso os florais de Bach, tanto para insônia, quanto para a minha ansiedade! Ajuda muito mesmo!
    Tem sido um milagrezinho desde que descobri <3

    http://rainbowsandcia.blogspot.com/

  15. Marilia
    06 jul 2017 // 23h21

    Oi, The, acabei de completar 35 anos e posso dizer: tá pesado, viu? Eu já não sou mais aquela jovem que era, eu to sentindo como se tivesse perdendo o brilho… e meu Deus do céu, como as pessoas são inconvenientes!!!! Eu estou solteira, não é por opção, se eu tivesse o poder de decidir, eu tava muito feliz num relacionamento, e não me sentindo mal sozinha. MAS O MUNDO SE SENTE NO DIREITO DE SE METER NA MINHA VIDA! Desculpem escrever assim em caixa alta, mas é fogo, são tantas perguntas invasivas que eu recebo, as pessoas tem um check list de perguntas a fazer: tu já tem filho? tu já casou? mas tu tem namorado, né? paquera? E eu percebo que tem um “nível” nesse check list, que vai decrescendo, e só falta terminar me chamando de fracassada. Enfim, desculpe pelo textão, acho que tô precisando desabafar.

  16. Luiza Campolina
    07 jul 2017 // 00h26

    AMEI o post The!!! passei por uma fase muito ansiosa, normalmente sou bem tranquila, e não sabia nem lidar com o meu ‘eu’ ansioso/estressado, acho que as vezes acontece isso com quem é calmo… minha fase ansiosa ainda teve problema e tristeza no meio, mas hoje acho que consegui melhorar mtoo essa ansiedade, justamente com meditação, o aplicativo calm me ajudou muito, gosto tbm de ouvir um album que se chama soul of healing affirmations. obrigada pelas dicas e aguardo mais posts de bem estar e lifestyle :)

  17. Angélica
    07 jul 2017 // 07h33

    Ótimo post!
    Eu comprei o livro através de uma indicação no MG e só preciso colocar em prática. Esse post foi como um alerta me dizendo “faça!”. :)
    Sucesso para vc!

  18. Ana Paula Tedesco
    07 jul 2017 // 08h38

    Amo esse tipo de post, pode fazer mais que são muito bem vindos!!!
    Eu realmente não senti pressão nenhuma com a chegada dos 30, só achei que mudou um número, acho até engraçado ver as meninas de 20 e poucos temendo eles e julgando quem já tem como se qualquer atitude fosse culpa da idade, ainda faltam uns anos pros 35, vamos ver o que me espera.
    Tô tentando começar a meditar mas ainda não conseguir fazer o mindfulness correto, vou procurar o livro pra ver se ajuda.

  19. Lisa
    07 jul 2017 // 08h52

    Nossa, me senti uma pessoa que precisa bem rápido descobrir meios novos de dormir… tenho problemas sérios com isso! e tenho 25 anos, 10 a menos… e tomo remédio desde os 18… Achei o post super útil, por descobrir sobre o floral, e sobre as meditações, no pilates também tenho aprendido a respirar melhor e ajuda muuuito! Agora uma curiosidade, você comprou a melatonina aqui no Brasil? Queria muito mudar para esse método mas não acho para comprar, e quando acho não confio em quem vende. HEELP!

  20. Thalita
    07 jul 2017 // 09h37

    Que post maravilhoso. Obrigada por compartilhar conosco.

  21. JESSICA EUFRAZIO DE OLIVEIRA
    07 jul 2017 // 12h06

    Thereza é muito bom ver posts assim! Meditar realmente muda a vida, assim como respirar corretamente, a gente acaba enxergando a vida de uma outra forma!!!

  22. Waleska
    07 jul 2017 // 14h41

    The, acho que por isso ainda leio seu blog, leitora assídua desde 2009. Porque mesmo nessa era de youtubers, digital influencers, no qual ler está cada vez mais raro, você conseguiu deixar o seu blog interessante. Parabéns!

    Esse post é sensacional, acabei de comprar o Atenção Plena, vamos ver se gosto.

    Também estou nessa da ansiedade, na crise dos 30, etc. Estou fazendo yoga (recomendação médica) e aulas de meditação, estou bem no começo, apenas 2 meses, mas boto fé que logo estarei mais plena, hehehehe.

    Continue assim, com um blog relevante, mesmo em tempo de relevância rasas.

    Bjs!!!!

  23. Vivi
    07 jul 2017 // 16h42

    Me dá uma abraço? Tbm tenho 35. Mas tive essa crise com 34. Nunca havida me sentido tão feia, gorda e velha como me senti com 34 anos. Durou um ano inteiro essa crise. Agora estou mais conformada, só não gosto das perguntas inconvenientes sobre filhos.. mas, como não quero (nem posso) ser mãe, já dou logo um coice e fim de papo (porém, acho que ano que vem estarei em crise novamente, porque 36 é mais próximo de 40 do que de 30…rssss)

  24. Angelica
    10 jul 2017 // 00h20

    Amei as dicas The!! esperando pelo post do mindfulness!! Adoramos post assim

  25. Marcela
    11 jul 2017 // 00h20

    Amei o post!!!

  26. Jordana
    12 jul 2017 // 23h24

    Maravilhoso o post! Tenho 29 anos e passo por problemas parecidos. Vejo pelos comentários que não sofro sozinha…kkkk Seu blog é maravilhoso. Tem muito conteúdo. Continue assim. Bjs!

  27. Patricia
    03 ago 2017 // 11h27

    Demorei pra ler esse post, Thê, mas adorei!
    Continue trazendo essa vibe que tens vivenciado para cá!
    Tenho buscado o autoconhecimento e a meditação é um ponto chave… Às vezes tenho dúvidas que penso ser ridículas e saber que não estou é muito válido. Compartilhe sua experiência conosco! Dá força! :sunglasses: :facepunch: :heart_eyes:

    • Patricia
      03 ago 2017 // 11h28

      serem*

    • Patricia
      03 ago 2017 // 11h28

      Não estou só*

      eitaaa! hahaha

  28. Alessandra Salgado
    08 ago 2017 // 12h34

    The,

    super te entendo! Eu lembro que achei meus 30 melhores que os 29 (nada mudou, só melhorou), mas com 35 o bicho pegou fato, por várias razões, rsrs…
    Eu também tenho aderido à meditação e comecei a fazer pelos aplicativos, uso o Calm e o Zen e gosto muito. Ainda não consigo entrar em um estado totalmente contmplativo, mas me ajuda mto a dormir. Agora, tenho pensado em comprar uma mascara porque maridão na cama vendo Ipad antes de dormir atrapalha demais!
    Bom saber que você curte a sua!

    Bjss e faça mais posts assim ;)