Moda, Pense, Tendência  •  03 fev 2011

A história do paetê

Não sou jornalista, muito menos historiadora, mas sou uma excelente curiosa (acho que blogueiro tem que ser curioso). Daí outro dia me peguei pensando no paetê. Qual mulher não ama paetês (surgindo 6 mulheres que não amam paetês em 3, 2..)? Pelo menos em algUM momento da vida, alguém já teve sua fase-paetê (canutilhos e outros formatos semelhantes).

Ele vai de acordo com seu humor, desejo de brilhar ou até nível de piriguetismo. Então resolvi pesquisar, será que paetê é coisa de Joãozinho Trinta?

Claro que não! Muita coisa pode ser especulação, mas crê-se que a lantejoula já era usada desde 2.500 A.C., obviamente com propostas beeem diferentes. O formato original eram discos dourados e brilhosos, feitos de metal, que também já foram encontradas na India, Peru e Egito. Inclusive foi descoberto resquícios de paetês no túmulo do Tutancamon (aquele esperto, queria levar com ele!), e uma bela camisa de lantejoulas, do próprio faraó.

O nome Paetê = Sequin (inglês) = Sikka (árabe), significa moeda, que serviam pra embelezar as roupas dos Reis e Rainhas. E também para adornar a roupa de ciganos viajantes. As tais moedas (em versão fashionista) eram costurada nas roupas pra designar riqueza e status, nada estava ali à tóa, diferente da gente que adooora banalizar o negócio!

Em algumas culturas elas serviam pra desviar os espíritos malígnos, e também evocar a luz do divino. Dizem que até Leonardo da Vinci criou uma máquina de “colocação” de paetês, mas por algum motivo o projeto não foi pra frente.

Mas foi nos EUA (é claro!), no início do século passado, que os paetês foram industrializados, comercializados e servido aos porcos consumidores. Feitas de plástico, elas foram popularizadas por uma fábrica em Nova York (que produzia 6 milhoões de paetês/dia) e eram usados nos espetáculos da Broadway. E quem não lembra no célebre Mágico de Oz? Para os sapatos vermelhos de  Dorothy foram utilizados 4.600 peças!

E chegando bem perto do nosso mundo fashionista-pop, o mito Michael Jackson usava e abusava das pecinhas brilhosas (o formato dela é pra refletir mais e mais), era é praticamente sua marca registrada. Hoje em dia, musas da música, que não são bobas nem nada, usam do histórico artifício pra brilhar muito nos palcos.

O paetê tem seus altos e baixos, momentos de glória e, sim, cafonice, mas é impossível não passar despercebido pelo nosso guarda-roupa!

Anterior
Próximo
Comente Aqui

46 comentários em "A história do paetê"
  1. 03 fev 2011 // 16h04

    Eu sou louca pra ter um casaqueto de paetês, acho isso vida!

  2. Rosa Moura
    03 fev 2011 // 16h09

    Amo paetê. Tenho blusa, vestido, bolsa, diadema …

  3. 03 fev 2011 // 16h09

    Eu estou em uma fase de paetês e estou adorando usar minha blusa preta!
    Olham só: http://www.garotamimada.com/

  4. 03 fev 2011 // 16h11

    Adoro paetês, Thê!!! Na verdade, adoro brilhos!!! Meu armário anda cheinho de peças com paetês, me empolguei…hehe
    Bjs, Tati
    http://loveshoesblog.wordpress.com
    @loveshoesblog

  5. 03 fev 2011 // 16h13

    Amei o post, amo paetes
    ah, tá com um errinho ali na foto vc falou que foi criação de Da Vinci, mas na foto apareceu “Criação de Van Gogh”
    :p
    ADORO o seu blog. Beijos!!!

    • 03 fev 2011 // 16h33

      Isso que dá fazer o texto num dia e a montagem num outro!!
      É Da Vinci mesmo!
      É que to fazendo um post do Van Gogh pro Decorismo!!
      tksssssssss
      <3

  6. 03 fev 2011 // 16h17

    Oi Thê!!! Ontem mesmo tive meu momento paetizado!!! tava louca por um casaco da Maria Filó no melhor estilo Michael e aproveitei a liquidação pra adquirir o meu :)
    Olha ele aqui: http://ospobrestambemcompram.wordpress.com/2011/02/02/louca-por-um-paeti/
    bjos!!!!!

  7. 03 fev 2011 // 16h17

    Eu amooo Paetê….acabei de roubar um vestido leeendo da minha mãe super vintage de quando ela era nova, com ombros marcados e todo trabalhado no paetê e na cintura envelope a la Kate Middleton hahaha
    Amei sua pesquisa…nunca imaginei que fosse tão antigo.
    Beijos

  8. 03 fev 2011 // 16h19

    The, muito legal esse post! Adorei!!!

    O negocio ta tao popular que achei nas araras da Urban Outfitters por $10 dolares! hehe! Nao pude resistir!!!

    http://www.paraminhamae.com/blazer-de-paetes/

  9. 03 fev 2011 // 16h21

    Nossa, amei saber dessa história pois não conhecia ainda as origens haha. Mas é bem isso o que você falou, o paetê tem seus “altos e baixos” assim como a algum tempo atrás, era terrível usar. Eu particularmente fugia, mas ainda acho que é preciso tomar muito mas muuuito cuidado com o paetê, tem alguns tipos que empobrecem a peça, dá um arzinho de laje, né não?
    Mas dependendo, adoro! eu que a uns 3 anos detestava, tenho 4 vestidos empaetêzado (uhum) no meu guarda-roupa! Impossível não se render ao brilho. Toda mulher que se preze, precisa ter pelo menos UM enfeitando o cabide.
    Beijoss The!

  10. 03 fev 2011 // 16h31

    Eu gosto de paetê. Acho que com bom senso dá pra arrasar na balada e com parcimônia da até pra usar no dia a dia. E dependendo da cor e do tamanho sempre ajuda qndo queremos dar uma ousada no look. =**

  11. 03 fev 2011 // 16h33

    Oi The! eu ADORO paete, lantejoulas e seus afins, to colocando direeto nas minhas criacoes, da um charme a roupa e tem muitas cores pra usar e abusar! beijos

  12. 03 fev 2011 // 16h36

    The confesso que eu gostava :( mas tinha motivo viu?!
    As maiorias das pecas que eu via sempre eram meio cafoninhas ou mal feitas!
    Mas de um tempo pra cá passei a amar!
    Semana passada comprei uma t-shirt de paetês cinza da Joulik que estava namorando a muito tempo! E namoro um casaquinho de paetês coloridos da Farm também a bastante tempo, só não comprei ainda porque não achei o meu tamanho :)

  13. Leticia
    03 fev 2011 // 16h47

    Nessa epoca de fashion pra cá, hits pra lá, vc consegue ser diferente no conteúdo e sair da mesmice de outros blogs que parecem irmãs gemeas se vestem tudo igual…
    Sem sair , claro, do tema…que é moda e paête ta ai explodindo pra todos os lados…
    beijo!

  14. 03 fev 2011 // 16h49

    Adorei o post, sempre fico me perguntando sobre a origem das coisas, sou uma eterna curiosa. Achei ótimos o antagonismo dos exemplos, Michael-Jackson-divo e S-girls-piriguetas! Infelizmente, acho que os paetês foram um pouco banalizados, eu sempre vejo peças muito mal feitas com cara de joelma-do-calypso, daí não me apego muita a peça… mas dá pra arrumar coisas muito boas e com bom senso dá pra arrasar sem parecer roupa de show!
    Van Gogh x Leonardo da Vinci :-)
    beijo

  15. Monique
    03 fev 2011 // 16h55

    thereza, você precisa parar com isso! toooda vez que vejo seus posts fico com vontade de usar o “artifício” imediatamente. Ontem foi o batom vermelho, hoje foram os paetês. Socorro! onde isso vai parar??

    • 03 fev 2011 // 17h12

      KKKK comprou o batom??
      mas só coisa da boa que indico hein!!
      vms comprar paetê hj??
      huhuh
      bjss

  16. 03 fev 2011 // 17h01

    Amamos!!! Que legal toda essa história dos paetês!! Agora é só ter cuidado para não abusar nos acessórios. Para as leitoras que quiserem combinar os looks de paetês com algumas Semi Joias ou Bijouterias finas, acessem nosso Blog. E ainda tem várias promoções. http://www.delikada.com.br/blog/

  17. 03 fev 2011 // 17h22

    The!!! Minha mãe tem um vestido de paetes dourado mara que ela usava quando tinha 15 anos!!! E hj ele faz o maior sucesso pois é “exclusivo”!!!! kkkkk!!!
    Eu amoooo paetes, acho que fui do tempo da brilhantina!!!!
    Beijosss
    Carol
    http://www.lovelolas.com

  18. 03 fev 2011 // 17h40

    Nammm…que joaozinho 30 que nada, ele foi feito p/colocar p/fora (e com classe) a drag queen que mora dentro de mim…kkkkk!! Adoroo paetê, strasssss, lantejoula e qlqr coisa que brilhe..ahahahahah!! Bjoooss The

    http://www.deedue.com.br

  19. Bianca Ferrari
    03 fev 2011 // 18h15

    Essa foto das spice girls no madame tussaud é demais hahaha, tenho uma foto com elas. Como sempre, to rindo demais dos seus adendos e parênteses.
    Beijos The

  20. Jaque
    03 fev 2011 // 18h33

    Paête é vidaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa !!

    visitem: http://jaquemode.wordpress.com ;D

  21. Cecilia
    03 fev 2011 // 20h02

    Acho paête fofo e bem próprio pra essa época pré-carnaval! Thê como sou perfeccionista lá vem um pitaco: essa imagem menor do que as outras no final não rolou pra estética do blog ok? prefiro suas imagens grandonas e legendas bem humoradas!

  22. Tereza
    03 fev 2011 // 20h38

    Thereza,
    Um dos vestidos que usei nos meus 15 anos, isso faz 11 anos, foi bordado com alguns paetês e canutilhos. Os canutilhos, por sinal, foi “herança” de uma vestido de baile da minha tia, isso coisa de quase 50 anos “pra trás”! A cor era uma dourado fechado, lindo e não mais encontrado no mercado de brilhos.
    Hoje tenho vestido e regata de paetê, que deixarei no meu testamento, pois nunca saem de moda.

    Em tempo, qual a diferença entre paetê e lantejoula?

    Beijos

    • 04 fev 2011 // 00h49

      Hummm xará, boa pergunta!
      Eu achava que era o formato, mas parece que não, que são sinônimos! tudo a mesma coisa!!
      bjuuu

  23. 03 fev 2011 // 20h50

    Adoro um paetezinho!!! Dependendo da ocasião ele realça um look sem graça!
    Beijocasss
    http://charminhodaldeia.blogspot.com/
    http://clarabambina.blogspot.com/

  24. Helen Miranda
    03 fev 2011 // 21h19

    Não consigo pensar em paetês e não lembrar desse look levamente inspirado em MJ: http://lh5.ggpht.com/_8L3saNDle1g/TR1UcUb2SVI/AAAAAAAABEs/8A4wVmmGCpY/blakelively2902_thumb3.jpg mas pessoalmente, não gosto muito de paetês. Talvez nos pés, talvez numa tiara ou discretas em um cinto, mas em peça inteira, not.

  25. Joanna
    03 fev 2011 // 21h26

    até curto paetês…. nos outros!!
    não tenho cara pra usar isso, acho demais pra mim
    mas acho demais quem consegue usar sem ficar over

  26. 03 fev 2011 // 22h47

    Vivendo e aprendendo com Thereza!! kkkk Adorei o post e confesso que tenho umas peças de paêtes no meu armário que eu não tenho coragem de me desfazer! Bjos Rê

    http://www.soladovermelho.com

  27. 03 fev 2011 // 22h59

    adooro paetês! a história é muitoo legal!
    acho que são peças atemporais se você souber combinar!
    beijoos, thê!

  28. Thereza,
    Amei o post, achei criativo e muito interessante!
    Obrigada por sempre nos trazer textos tão bacanas!
    beijos,

  29. 04 fev 2011 // 10h50

    Sou um pouco suspeita para dizer sobre paetes, porque simplesmente estou IN LOVE por peças assim.
    Sem contar que quebramos o tabu de usar paete só para looks de noite e dá pra apostar looks para o dia a dia também!
    Muito bom o post!

    Beijos!
    Vivi – Fashion Storm

  30. 04 fev 2011 // 12h45

    Hahahahah adorei o post Thereza… eu amo tanto paetes e brilhos (com moderacao e criterio obvio) que minha amiga diz que eu tenho complexo de mosquito, sou atraida por qualquer coisa que reluza. É batata, é só eu entrar numa loja que vou direto no que brilha!
    -Dany

  31. 04 fev 2011 // 16h09

    Thereza, amei o post o tanto quanto amo paetes!!
    Cafona ou não, para mim são peças eternas e must have!!
    Você é demais mesmo, na escrita e na estética dos seus pots. Nao é a toa que seu blog é esse sucesso. Esperamos um dia ficar grande assim!!! XO XO

  32. 04 fev 2011 // 17h13

    Eu só queria saber quem é que contou os 4600 paetês do sapatinho da Dorothy. huauhauhauha

  33. Bru
    04 fev 2011 // 18h29

    “mas é impossível não passar despercebido pelo nosso guarda-roupa!” pelo contrário, nè, The!? É impossível passar despercebido. Concordo totalmentee, beijos.

  34. Paola Bernardes
    04 fev 2011 // 21h32

    Aiiii, adorei… realmente paête é oq há! Adoooooro td no blog pq vc sempre busca d inserir GG nos post’s, LadyGaga aí é um exemplo! adooooooro

    bjoooos,
    Paola.

  35. Bia
    05 fev 2011 // 05h22

    Ai, tb comprei o casaquinho de paetê da Ma Filá e agora estou naquela situação: “não podia viver sem X como vou usar isso?”
    Pois é, vou precisar da sua ajuda para combinar esta peça súper chamativa sem ficar pirigueti e nem spice girl! Só me imagino usando em festas!
    ME ajude a não me arrepender!!!!!

  36. Ana Carolina
    05 fev 2011 // 15h54

    paetê é tudo e um pouco mais. To numa fase brilho agora e esse post não poderia virr em hora melhooor, amei ! hehe

  37. 06 fev 2011 // 01h01

    Fashionismo também é cultura!
    Tive uma aula da história do paetê…
    Adorei

  38. Mody
    06 fev 2011 // 17h16

    Este post é total http://www.sanduichedealgodao.com.br/ #feelings!
    Não que você tenha clonado, longe disso, pq vc tb é super criativa, só que a Helô era a unica até então a fazer “A história de …” rs

    • 06 fev 2011 // 17h44

      Mody, na realidade eu já fiz alguns posts com “historinhas” assim, seja relacionado a moda, arquitetura ou algo que me despertasse curiosidade ;)
      Acho super normal buscar o passado de alguma peça ou algo marcante da moda, né?
      Bjss

  39. Analú
    26 out 2012 // 03h09

    Qual a fonte de onde vc retirou essas informações? É que sou estudante de Moda no primeiro periodo e estou fazendo um trabalho sobre isso, por isso a pergunta. Obrigada e me ajudou bastante