” Staycation é uma viagem de férias que consiste em explorar a cidade onde se vive como se fosse uma viagem.”
E foi exatamente isso que fiz no primeiro final de semana de agosto: um adorável final de semana no Hotel MGallery Santa Teresa. Convenhamos, uma das benesses de se morar no Rio de Janeiro é justamente a possibilidade de se desfrutar a cidade do POV de um turista. Criar roteiros absolutamente turísticos, conhecer restaurante de hotel, viver experiências que qualquer turista viveria, só que sendo um autêntico carioca.
E Staycation é uma expressão que vai além desse “dia de turista”, pois vira pernoite de turista, final de semana inteiro curtindo sem sair do seu perímetro urbano. E tem algo melhor do que cama de hotel 5 estrelas? Do que café da manhã das estrelas com tudo que você tem direito (até mesmo uma providencial Mimosa às 10 da manhã)? Pois bem, assim curtimos um final de semana irretocável a convite do Hotel Santa Teresa.
O Hotel faz parte da linha MGallery do Grupo francês Accor, com foco em hotéis boutique e com um olhar mais apurado na cultura e no patrimônio local, oferecendo arquitetura, design e serviços exclusivos. E é justamente esse o charme principal do Hotel, ele fica no coração de Santa Teresa, um bairro que dispensa apresentações e, nesse caso, um casamento perfeito entre a sofisticação do hotel e a energia ~carioca way of life que o bairro garante.
Já fui algumas vezes ao hotel para eventos – aliás, melhor lugar não há, mas foi nossa primeira vez passando o final de semana e ainda vivendo mais que um vale night, um vale weekend! Então, pais com criança pequena (média ou grande rs) em casa, ativem a rede de apoio e vivam esse momento, pois vale muito! E se, como é o meu caso, você mora do outro lado da cidade, é a viagem perfeita!
ACOMODAÇÕES
Chique! Cara de casa, casa chique, mas aquela casa aconchegante, com muita madeira, texturas, luz natural, com designer nacional – que é orgulho do Brasil. Amei meu quarto, a cama maravilhosa com dossel, os welcome, amenities (já quero inclusive comprar a linha de coco da L’Occitane au Brésil), tudo impecável de um jeito acolhedor, ainda que formal e sóbrio, no estilo de um hotel 5 estrelas.
O Hotel tem 44 quartos e fiquei impressionada o quão bem distribuídos e planejados são. Sempre com uma boa vista da cidade e dos próprios espaços internos, charmosos e com uma surpresa em cada canto.
Agora menção honrosa pro lobby, ando estudando muito sobre design nacional, e a curadoria deles é uma AULA de como somos vistos lá fora. A gente não tem ideia, mas o mobiliário brasileiro é referência (assim como arquitetura, engenharia…) e o do Hotel Santa Teresa é impecável. Outro fator que conquistou meu coração foi o paisagismo (mais uma referência #coisanossa), muito bem pensado, orgânico e, logicamente, instagramável!
ATIVIDADES
Como eu já conheço bem o bairro, resolvi focar nas atividades do hotel e viver o dolce far niente que tanto almejo (e nunca mais consegui). No primeiro dia fizemos um lanche rápido na piscina e logo fomos contemplados com um happy hour de dose dupla de cerveja, imperdível! Junto a isso, jazz com banda ao vivo a beira da piscina, relax total e automaticamente transportada por um refúgio tropical.
Mas quem disse que parou por aí? Antes do jantar, o sonho de toda mãe cansada: massagem! E essa ainda contemplou o pai. Massagem relaxante para casal no LE SPA, o Spa do Hotel, que é belíssimo e aberto ao público, bien sur. Eu adoro essas experiências e sempre esqueço de me presentear com elas, então pra uma Staycation, nada melhor que dedicar uma horinha do seu dia à essa sensação de relaxamento.
Depois do autocuidado, a indulgência: fomos jantar no TÉRÈZE, que, apesar de eu não ter nada a ver com isso #quemdera, o restaurante é a minha cara :) Uma fusão impecável de comida francesa e brasileira, um deleite sem precedentes. Essa experiência merecia um post completo (feito lá nos Stories), mas vale reforçar: para além da Staycation (ou pra quem vem de fora mesmo!), é O lugar para se conhecer. A vista é linda, a comida é maravilhosa e a experiência inesquecível. Sempre disse aqui no Fashionismo que comer em restaurante de Hotel é nossa ponte aérea mais rápida pra qualquer destino e, nesse caso, me senti logo ali em Paris.
Agora vamos falar da minha parte favorita? O café da manhã! Nota: em casa não sou de tomar aquele cafezão, um ovinho, um café e tá bom, mas a oportunidade de se desfrutar um grande café da manhã é um acontecimento canônico para a minha existência e o do Hotel Santa Teresa foi uma experiência transcendental (nota astrológica: sou taurina).
O café da manhã é servido no próprio TÉRÈZE, tendo como moldura o centro da cidade e como companhia os adoráveis miquinhos da região. Dito isso, os pães de fermentação natural, frutas, iogurtes, frios, quentes, comida que você não sabia que existia, sabores incríveis em opções de buffet e à la carte. Não sei se já disse, ainda uma Mimosa pra dar aquela energizada. Chego a salivar só de lembrar!
PISCINA
Eu moraria nela! Linda, perfeita, é o coração do hotel, encravado bem no meio pra gente não resistir e ficar sempre em volta. Nosso segundo dia no hotel foi dedicado ao nada e ao nadar. Não só a piscina, como a hidro quentinha, que mais parece um abraço, foram o cenário idílico da nossa staycation. O serviço da piscina nos ajuda a não sair dela e, quando a gente achava que um petisquinho seria suficiente… churrasco de frutos do mar!
Aos sábados o hotel tem a versão mar e aos domingos é dia de carne na brasa. Vale dizer que é aberto ao público mediante agendamento e uma excelente opção entre um passeio por Santa Tereza e uma escapada da rotina. Por mim passava o finzinho do ano lá e voltava relaxada para 2025!
Obrigada MGallery Santa Teresa pelo convite, sua xará e fã <3