maternidade  •  16 ago 2022

10 conselhos pra você montar o enxoval do bebê sem erros!

Se a Internet e, mais precisamente, o blog, é troca de espaço, dicas e experiências, esse post é a resolução de tudo isso, versão bebê! Como uma mãe de primeira viagem navegando em mares desconhecidos em plena pandemia, fazer um enxoval de criança não foi nada fácil, mas também foi muito instigante e praticamente uma terapia para uma época que não se podia fazer basicamente nada rs.

De antemão, confesso: gastei um pouco mais que deveria rs, mas em minha defesa também assumo que será minha única filha e participei da experiência completa! E com muitos erros e acertos dessa jornada, os 2 anos da Maria Eduarda se aproxima, e esse marco me permitiu duas coisas: compartilhar esses 10 conselhos em forma de listas e também realizar um bazar com suas peças, que eu carinhosamente chamei de MINI FASH!

Desde o mês passado tenho compartilhado no Instagram esse pop up bazar por um período limitado e peças muito bem analisadas, cuidadas, lavadas e passadas pra quem tem bebê de RN a 18 meses, então se é a sua praia, clica aqui! O MINI FASH entrega para todo o Brasil, temos as principais formas de pagamento, frete grátis* e ainda cupom MINIFASHIONISMO para 20%off!

 

LISTA DE ENXOVAL IMPORTA, MAS NÃO MUITO

Listas funcionam como referência, mas não siga fidedignamente! Explico, quando a gente engravida, uma das primeiras coisas (no quesito enxoval) é procurar aquelas listas de roupas pra montar o enxoval completo! Dos básicos aos tricôs, são centenas de produtos e quando você olha… assusta! Confesso que fiz check em muitas das listas que vi por aí, mas chegou uma hora que simplesmente a gente acelera um pouco e pensa “pra que tudo isso?”.

Eu, por exemplo, risquei da minha lista a quantidade ernorme de bodies brancos e básicos, cueiros e muita quantidade de itens de um determinado segmento. Com isso, foca na estrutura, no básico, mas não tente seguir rigorosamente. Como comprei 99% das coisas de forma remota, por conta da pandemia, comprei a maioria só até os 6 meses, com isso não fiz tanto volume e fui adaptando às demandas dela.

VERIFICAR A ESTAÇÃO É FUNDAMENTAL

Desde o início li muito para se atentar às estações no qual o bebê se desenvolveria pra saber a roupa a comprar no “estilo” certo! No início não dei muita bola, mas é fato: se atentar a isso faz toda a diferença! Duda nasceu final de outubro, Rio de Janeiro já muito quente e o que a burra faz? Comprou uns 10 tricozinhos lindos e maravilhosos, outra dúzia de bodies fofuchos, com golas e mangas e cadê que eu usei? Nas primeiras 2 ou 3 semanas a gente tem até a tendência de encapotar a criança, mas depois não!

Então se atente nos meses do bebê e nas estações do ano. E lembre que bebê >3m se incomoda mais com calor que com frio.

KIT DE MATERNIDADE IMPECÁVEL

No trimestre final da gestação a gente, por razões óbvias, está cansada e também pilhada, com isso, um bom momento pra finalizar o tal kit maternidade! Do que se trata? Um pack com 4 ou 5 (é o que a maternidade sugere)  looks completos pro bebê passar os primeiros dias por lá (geralmente são 2 dias, no meu caso, fiquei 36 horas e olha que tive cesárea rs, mas deu tudo tão certo e a pandemia acelerou esse processo da alta)

Esse pack tem da fralda a touca, passando por meia, body de dentro, macacão, conjuntinho, manta ou o que for. E preciso dizer: essa organização completa ajuda e muito! Você fica tranquila antes (tudo arrumadinho dá uma paz) e no momento pós-parto você sabe que está tudo sob controle (as enfermeiras do hospital ficam a cargo dessas trocas) e você só fica esperando seu bebê limpinho and arrumadinho.

TIPO DE ABOTOAMENTO/FECHAMENTO IMPORTA

Sempre ouvi falar que o tipo de fechamento, abotoamento das roupas não é o pequeno detalhe e faz diferença! Não apenas pro conforto do bebê, mas especialmente pra hora da troca e afirmo com tranqulidade: SIM!

Tem uns bodies que tem uns fechamentos que mais precisam de instrução e na hora do vamo-vê, na pressa, no cocô espatifado, esse detalhe complica! Então repare nos tipos de abotoamento, especialmente dos pijamas.

TECIDO FAZ DIFERENÇA

É uma dica óbvia, mas em se tratando de bebês é bom reforçar! Se adulto não gosta de tecido à la poliéster e piniquento, imagina bebê. Outro ponto muito importante, tecido que estica! Sempre olhar a composição, checar se tem elastano, o que garante uma durabilidade maior nesse período já tão curto de uma roupa de bebê.

Lembro que ainda grávida comprei um body lindo com gola toda bordada pra ela usar na maternidade, mas não tinha elastano (era 100% algodão) então ela nunca usou (inclusive está no MINI FASH, pra quem busca body pra saída de maternidade ele é lindo)

Entre as marcas mais populares, a Carter’s é conhecida por seu tecido que faz milagre, parece que ele vai se adaptando ao corpo esse esgaçar e as roupinhas deles sempre duram MUITO mais que o mês na etiqueta, eu amo! As da Zara também são assim, mas com um tecido um pouco fino e que se ajusta bem também. Pra mim estão entre as melhores marcas no quesito body.

QUER GASTAR, PRESENTEAR? TOALHA!

Sempre recebo perguntas sobre o que presentear e se tem algo que muitas vezes passar despercebido ou acabamos comprando “qualquer uma” é: toalha! E esse é o item vigente do enxoval da Duda que ela usa do dia 001 até hoje!

Tenho 2 toalhas lindas da Trousseau, bordadas com o nome dela e que foram a melhor e mais útil compra! Tem um tecido maravilhoso, enxuga bem, quentinha, tem o capuz que protege, resumindo, excelente presente ou aquela compra um pouco mais cara que pela quantidade de uso, sai baratp!

DESAPEGUE DOS PANINHOS MIL

Por falar nisso, durante a montagem do enxoval você vai passar pela famigerada lista de PANOS MIL! É pano de boca, de ombro, de fralda, cueiro, swaddle… eu comprei milhões e usei quase nada! Sério, lembro que imprimi uma colinha pra entender cada função e na hora h, com a golfada em curso a gente pega o primeiro que vê pela frente!

Então foquem em dois pontos: alguns (2 ou 3) mais compridos, que vão te servir de ombro ou pra forrar lugares pro bebê ficar e mais alguns (3 ou 4) menores pros sos de limpeza da madrugada e dia a dia. Lembro que comprei no mesmo kit de toalhas da Trousseau uns paninhos menores e uso até hoje, pq todos os outros já foram pra doação e seguimos adiante.

PIJAMA DE PÉZINHO

Pijama é meu fraco, vejo um pijama bonitinho e já quero comprar! E tem um item que acompanhou Duda fidedignamente até os 18 meses: pijama com pézinho! É o item mais simples, prático e eficiente de todos! É fácil de colocar, não precisa de meia (e ela não cai!), o abotoamento é sempre simples e perfeito pra troca e ainda é muito charmoso! A única coisa que fazia era comprar umas versões mais quentinhas pro inverno (de tecido tipo plush, atoalhado) e no dia a dia (carioca) os de algodão com elastano foram perfeitos e super confortáveis!

O que mudou agora depois dos 18 meses: parei de comprar pelo simples fato que a Duda é muito mais agitada na troca de fralda e já meio que sabe se vestir sozinha, então é nessa fase que entram os conjuntinhos de calça/bermuda e blusa, mas até os 18m os pijamas com pé (na Carter’s eles chamam de Sleep n’ play) são itens de colecionador.

ATENÇÃO AO VESTIDO

Fez o chá revelação, descobriu que é menina e lá vão as mães comprarem os vestidos mais fofos e que praticamente romantizam e oficializam essa jornada da maternidade! Corta pra realidade que uma mãe de primeira viagem só se dá conta na prática: vestido só fica bonitinho/arrumando em bebê depois dos 6 meses… na realidade, depois que fica em pé (aka depois dos 9m)! Antes disso, o bebê mais “molinho” e o vestido não fica lá muito funcional, pelo menos foi essa minha experiência x expectativa.

O que eu acho que vale muito a pena? Aqueles vestidos que tem a base de body por dentro, que fica mais uma sainha e a calcinha acoplada! Eles são fofos e cumprem essa função. A Fábula e a The Mini Forrest tem uns lindinhos e que preenchem essa nossa carência por vestidos.

O DILEMA DO SAPATO

Outra coisa que a gente sai comprando sem pensar (pois muito fofos!) são os calçados, mas já aviso de antemão: economize! Vou partir pra minha experiência pessoal, eu tinha um de napa da Zara que a Duda usou até os 9 meses e ele servia pra todas as ocasiões, afinal, ele era meramente decorativo rs.

Junto a isso, tinha muito daquelas meinhas que tem um popompomzinho ou adereço em cima que criam esse diferencial entre meia e sapato. Depois que o bebê começa a ficar em pé e depois andar que aí sim os sapatos exercem sua função, mas outro aviso: perde-se muito rápido!

Chega a dar agonia como um Adidas passa rápido, quando um Nike ou Melissa ela só usou 2 ou 3 vezes. A sandália Upiá lindíssima do 1 ano dela (que inclusive tá no MINI FASH) ela só usou 1 vez pq até ter a outra ocasião especial… perdeu! Então acho que até 2 anos pense em um modelo fechado, um aberto, um chinelinho e tá show! E também não se esqueça de adequar as estações pra não correr o risco de não usar aquela bota em pleno verão!

Espero que tenham gostado dessas dicas e aqui no MINIFASH ainda tem alguns achados do nosso BAZAR e se leu esse post e quer aproveitar, use o códio MINIFASHIONISMO para 20%OFF! <3 

Anterior
Próximo
Comente Aqui