AS MAIS
LIDAS!

SKINMINIMALISM, de volta ao básico do cuidado com a pele

08/06/2021  •  Por Thereza  •  Beleza

Já ouviu falar em “skinminimalism”? O minimalismo-da-pele é um movimento que ganhou força no último ano e preza pela volta ao básico. O básico de passar um creminho vez ou outra? Não, mas de agir com bom senso e também intuição.

E se foram as sul-coreanas que espalharam a palavra dos 10 (ou 20) passos da rotina de skincare, as próprias vem revendo seus conceitos e mostrando que, assim como a célebre frase da arquitetura, menos pode ser mais.

O movimento minimalista consiste em basicamente buscar um EQUILÍBRIO, DESCOMPLICAR e ter uma uma ESTRATÉGIA. Segundo o movimento, nada adianta passar 15 cremes VEZ OU OUTRA ou SEM EFICIÊNCIA, mas o ideal mesmo é aplicar nem que seja 1 ou 2 de forma consistente e sempre numa rotina regrada e saudável.

Segundo dermatologistas especialistas, existem passos que não podem ser deixados de lado, por exemplo: limpeza, proteção solar e hidratação. E também questões pontuais, como acne ou rugas. É tipo ficar no essencialismo, mas também atacar as questões que incomodam, mas sem muita invenção de moda.

Outros pontos que precisam ser levados em conta é o tipo de pele e que pode mudar devido a vários fatores (já fale sobre post aqui), do clima até a gravidez (!!!). A estação do ano também pode fazer com que uma rotina de pele precise de ajustes.

E agora, mais do que nunca, a pandemia não só interfere no nosso psicológico – e isso reflete na pele – mas também diretamente nela, com o surgimento das temidas espinhas de máscara (já falei da Maskne aqui). Resumindo, cada vez mais o cuidado precisa ser INTUITIVO e que não siga uma fórmula pronta imutável.

Outro tema que já abordei aqui no blog ano passado é a proliferação de produtos multiuso, em um potinho 2 ou até 3 funções. Confesso que às vezes, ainda mais agora com Maria Eduarda presente em minha vida (e ZERO tempo de fazer meu skincare noturno), tenho tido preguiça de aplicar mil cremes, então se tem um que seja multifunção, bom pra mim! Pode até ser um pouquinho mais caro, mas se for prático e eficiente, perfeito! E acredito que assim será o movimento do mercado de beauté, prático, objetivo e minimalista!

Vocês curtem essa ideia ou ainda preferem a rotina de beleza completa?




Deixe seu comentário!
*Preenchimento obrigatório (seu email não será divulgado).
Quer que a sua foto apareça no comentário? Clique aqui e cadastre-se!

7 Comentários
  1. Avatar
    m a - 08/06/21 - 13h07

    Finalmente essa rotina voltou a moda! hahaha Eu falo por mim mesma, trabalho, vou pra academia, fazer jantar… nunca tive energia (nem dinheiro) pra tantos produtos de skincare. Se um dia eu consigo lavar, hidratar e passar protetor, já é sinal de felicidade. E além disso, com essa rotina mais simples, você consegue ter mais tempo pra outra coisa que ajuda muito na skincare: dormir bem! hahaha Acredito também que é melhor gastar em tratamentos que realmente façam a diferença (botox, peelings, lasers) do que rios em creme. Se eu tivesse dinheiro gastaria com tratamentos e não com cremes, sabe?

    Responder
  2. Avatar
    Carol - 09/06/21 - 10h07

    Tem também uma coisa do consumo né, o pessoal não tá podendo gastar rios de dinheiro pra ter 10 cremes. É melhor ter um efetivo. Aqui em casa já mudei esse comportamento e o que compro, uso até o final, até pra ver se funciona mesmo a longo prazo. Super necessário seu post!

    Responder
  3. Avatar
    Pousada na Ilha Grande - 09/06/21 - 11h40

    Ótimo post :yellow_heart:

    Responder
  4. Avatar
    Suzane - 09/06/21 - 12h21

    Essa sempre foi minha vertente, hehe

    Curto muito o momento e tals, mas não tenho condiçõe$ de seguir uma rotina coreana com 20 passos, não! rs

    O que eu não vejo a hora é do momento que minha pele vai entender q é adulta e q sendo adulta é de bom tom não ter acne heheh

    Responder
  5. Avatar
    Paula - 11/06/21 - 09h48

    Meu dermatologista sempre me indicou o básico e é o que dá certo.
    Ele indica há anos Dermatus e sempre: sabonete, loção Beatriz ( clássico) e um esfoliante.
    No inverno sempre usamos um ácido ( vitanol/ viacid).
    E sempre protetor solar.
    Sempre tive problema com acne e esse ritual sempre me ajuda muito. Acho que essa rotina com 1772637 produtos além de não ser adequada para a pele brasileira, só estimula um consumo excessivo e produção de lixo.

    Responder
  6. Avatar
    Gabi - 11/06/21 - 11h05

    Sou adepta sem saber kkkk fico na limpeza, protetor e hidratante (que uso só a noite pq o protetor já me faz sentir hidratada durante o dia ).

    Responder
  7. Avatar
    Aline Costa - 13/06/21 - 17h55

    Eu nunca fui a pessoa fã de passar mil produtos na cara. Na make e nos cuidados com a pele sempre preferi usar menos produtos mais que fossem eficientes e de qualidade.

    Responder