Comportamento, News  •  22 ago 2019

Você se se considera uma pessoa criativa?

Na semana passada compartilhei com vocês a realização de 2 projetos que há tempos planejava: meu workshop e o lançamento do meu e-book sobre “PRODUÇÃO DE CONTEÚDO CRIATIVO”.

O workshop será presencial na Midrash do Leblon, dia 11/09 às 18:30h e ainda temos algumas vagas disponíveis aqui no site do Eventbrite. E quem se inscrever para o workshop, também ganhará em 1a mão meu livro sobre o mesmo tema, que será lançado no dia 12/09 para todo o Brasil!

E um dos temas pilares desse projeto será CRIATIVIDADE. Você se considera uma pessoa criativa? Pois bem, resolvi trazer pra cá um pouco sobre o tema e basicamente desmitificar esse estigma que criatividade é um dom ou bênção divina.

Nesse Igtv aqui falo um pouco sobre o tema e sabe em qual faixa etária estão as pessoas mais criativas? Na infância! Pois as crianças são mais livres, sem censura, pudor ou medo do fracasso. E o que as deixa menos criativa? A sociedade, que cisma em nos moldar, nos deixar mais formais e menos espontâneos.

A real é que todos nascemos criativos, mas o tempo nos ensina a deixar de ser! Há anos pesquisando sobre o tema, percebi que a pauta é muito mais recorrente entre neurocientistas do que entre artistas propriamente ditos. Logo, percebe-se que criatividade é muito mais ciência, técnica e aplicação de certas metodologias do que se imagina! Criatividade não é priviélgio de certos bem afortunados, mas é o que o cérebro faz.

E se você acha que criatividade tem mais a ver com rompantes esporádicos, muito pelo contrário. Criatividade é muito mais motivação e provocação de certos estímulos. No workshop falo justamente de técnicas para estimular a criatividade e também truques para driblar o famigerado bloqueio criativo. Mas no final das contas, sabe o que nos leva à criatividade? É deixar a criatividade nos levar.

O que esse tema tem a ver com um blog de moda? Basicamente tudo! O tema faz parte da minha ou sua rotina, seja eu uma blogueira de moda ou você uma doutora em medicina, criatividade é sobre tudo e para todos. E, no meu caso e na pauta do workshop, em tempos de redes sociais concorridas, com menos likes e mais ação, criatividade é o modus operandi que fará a diferença.

Gosta do tema? Além do meu workshop, claro, uma boa dica pro final de semana é o documentário da Netflix chamado, “Como o cérebro cria”. Nele, médicos, arquitetos, músicos e escritores falam da sua relação com a tal da criatividade.

Em especial, um novelista fala de um ponto muito relevante e que busco destrinchar no workshop: criatividade não é originalidade, já pensou nisso?

E se ficou interessado no meu workshop, abaixo tem o programa completo! Uma ótima forma para capacitar produtores de conteúdo, marcas, empreendedores e interessados no meio digital de produção de conteúdo e criatividade!

Anterior
Próximo
Comente Aqui

4 comentários em "Você se se considera uma pessoa criativa?"
  1. 22 ago 2019 // 18h35

    Oi Thereza, parabéns pelas iniciativas do workshop e livro. Lindeza teres colocado essas ideias em ação! Adoro teu conteúdo, entro religiosamente umas 5x por semana. <3
    Quero taaanto mas taaanto fazer esse workshop. Já estou de olho na oportunidade online já que sou de SC. Inclusive, já pensou em vir pra cá? Caso tenha interesse, posso te ajudar a organizar o evento por aqui, ok? Conta comigo!
    Abraços, Dani Rebelo

  2. 22 ago 2019 // 20h51

    Eu já tô é doida pra ter o workshop em São Paulo!!! kkkk Sobre o post, eu achava que criatividade era bem nesse estilo pá, tô criativa hoje e vou fazer mil coisas! Mas já aprendi que não é bem assim que a coisa funciona. Acho que realmente se a gente exercitar a criatividade a partir de estímulos, podemos ser mais criativos. Vai ser um sucesso esse workshop Thê!! E já quero o e-book também, óbvio hahaha Beijos

  3. Jade
    23 ago 2019 // 10h52

    Thereza,
    Uma ideia legal que você poderia colocar em prática no futuro seria uma palestra sobre esse tema! Por exemplo, eu não sou criadora de conteúdo digital, mas adoraria ver uma palestra sua sobre esse tema de criatividade! Seja nos nossos projetos pessoais em várias áreas ou na vida no geral. Seria muito bacana! Pense nessa ideia hehehe
    E se não fosse pedir muito (hehehe) em um local de mais “fácil acesso” porque reparei que muitos eventos no geral costumam ser na Barra, porém é mais difícil de ir… (Eu sei que seu workshop não será lá)

    Parabéns por esse tópico!!
    Beijos

    • 26 ago 2019 // 12h02

      Oi Jade! Com certeza o próximo passo desse meu novo projeto é criar um workshop apenas sobre criatividade, pois rende MUITO e é o assunto que tem mais me fascinado e, como vc disse, é um tema que cai bem em projetos pessoais e outras áreas! E pode deixar que vou sempre tentar fazer num local de fácil acesso :))
      Bjs!