AS MAIS
LIDAS!

Instapoetas: Poesia em tempos de Instagram

30/10/2018  •  Por Thereza  •  Estilo

Quem diria que o famigerado Instagram, o app que mexe no ego e psicológico de muita gente, também é capaz de trazer à tona uma excelente leva de poetisas contemporâneas. Bom, o app é a maior vitrine do mundo e quem faz bom uso dela, sai na frente. E é bem isso que dois nomes da instapoesia vem fazendo, conhece essas duas figuras por trás das letras?

Rupi Kaur e Cleo Wade são os nomes mais proeminentes nessa era de poesia digital em tempo de empoderamento feminino, resgate da autoestima e, bom, feminismo como um todo. Você já deve ter visto imagens de seus poemas pelas redes sociais, mas vale conhecer cada persona por trás de mensagens muitas vezes simples, mas certeiras em tempo difíceis. Tipo, era tudo que a gente queria ouvir, sabe? Muita gente acha simplista ou óbvio, mas às vezes é aquele simples afago num mar de ego que o Instagram ilustra.

E o mais bacana é que as duas fogem do padrão vigente, cada uma com sua origem, história e background e que a gente consegue ver refletido em cada poema e, como vocês verão abaixo, looks!

Rupi Kaur looks

Rupi Kaur é a mais célebre dessa geração Instapoeta. A indiana mora no Canadá desde 0s 4 anos de idade, tem mais de 3 milhões de seguidores no Instagram e fala sobre amor, feminismo, perda e feminilidade. Seu primeiro livro, “Outros jeitos de usar a boca”, lançado em 2014, vendeu mais de 1 milhão de cópias, você tem noção do que é isso? Sério, é um feito enorme para uma garota que começou timidade nas páginas do Tumblr e atualmente seus livros foram traduzidos em mais de 30 línguas e é bestseller do New York Times e também aqui no Brasil.

Sobre seu estilo, obviamente a essência indiana fala alto através das cores, mas Rupi também abusa de peças fluidas, minimalistas e contemporâneas. Adora vestidos longos e vaporosos, mas também não larga mão de um terninho working girl. O legal do seu feed é que ela mistura imagens dos seus poemas com fotos inspiradoras.

Cleo Wade Looks

Insta girl poeta? É bem assim que podemos definir Cleo Wade. Nascida em New Orleans, mas criada em Nova York, Cleo é um mix perfeito entre as duas cidades. Artista e poeta, ela escreve para New York Times, Teen Vogue e W Magazine, mas foi através do seu livro, Heart Talk – Sabedoria poética para uma vida melhor, que ela entrou de vez nesse universo de poesias feminstas.

“Quando nos tornamos reais, honestos e crus sobre o que passamos, temos o poder de transformar nossas palavras em medicina e nossas experiências em sabedoria.” o livro é uma delícia, forte, inspirador e que nos faz refletir. Agora falando sobre seus looks, eles transmitem muito bem essa verve intensa e poderosa. Seus looks são de uma new yorker solar, cheia de estilo, personalidade e cores. De um look descolado passando pelo Lower East Side até uma grande noite no Baile do Met, seus looks e palavras inspiram também.

livro poesia instagram

Quer palavras que aquecem a alma, distraem e nos conectam? Vale aumentar a biblioteca com os 2 livros da Rupi, “Outros jeitos de usar a boca” e “O que o sol faz com as flores” e o da Cleo, “Heart Talk” (esse é o único que só tem em inglês). E se você conhece alguma instapoeta que vale o follow pra deixar nossa timeline mais confortável, conta aqui!




Deixe seu comentário!
*Preenchimento obrigatório (seu email não será divulgado).
Quer que a sua foto apareça no comentário? Clique aqui e cadastre-se!

10 Comentários
  1. luciana* - 30/10/18 - 23h08

    Rupi Kaur é tão linda, parece uma deusa indiana. <3

    Sigo algumas (só minas!) no IG:

    @s.l._gray,
    @bridgettdevoue,
    @unpublishedwords,
    @harpernightingale,
    @xsywritesx,
    @alfa.poet,
    @nayyirah.waheed,
    @euliricas,
    @verenasmit,
    @emery_allen,
    @inspira.poesia,
    @harpreet.m.dayal,
    @zahrah.pk,
    @manabernardes,
    @babiemversos,
    @escritosisp,
    @alex_elle,
    @merconfiltro.

    Responder
  2. Vitória Gonçalves - 30/10/18 - 23h46

    que post <3 eu já acompanhavas as palavras lindas da rupi mas não conhecia ela além das poesias e nunca tinha falado da cleo wade. adorei ler um pouco desse pano de fundo das duas, ver o rosto por trás dos textos e fiquei ainda mais curiosa e interessada!

    Responder
  3. Dandara Morena - 31/10/18 - 10h50

    Primeiro, quero te parabenizar pelo conteúdo do blog, sempre levando-nos a reflexões e inspirando-nos a ser mulheres mais fortes e melhores, Parabéns,
    Já li o livro da Rupi Kaur (e amei), mas nunca tinha olhando o insta dela e já me apaixonei! Não conhecia a outra poeta, mas já vou correr atrás desse prejuízo.

    Responder
  4. Milena Silva - 01/11/18 - 10h42

    Indico fortemente o Tudo que nela queima e brilha da Ryane Leão (brasileira <3 ). E recentemente comprei – totalmente pela capa – o Tem coração que faz barulho de água da Cris Lisboa, e também gostei bastante.

    Responder
  5. Camila Brito - 01/11/18 - 12h31

    no clube do livrismo nós amamos a rupi tbm! N conhecia a cleo wade, já vou procurar

    Responder
  6. Camila Brito - 01/11/18 - 12h35

    Aliás, thê dps dê uma olhada nos looks da chimamanda ngozi, escritora maravilhosa e super fashionista!

    Responder
  7. Angélica Maia - 01/11/18 - 13h47

    Nao as conhecia, mas que dica genial as insta poetas :) adorei

    Responder
  8. Liza - 04/11/18 - 18h46

    Eu não sabia que Rupi era tão nova e não linda, mas não gostei muito do livro Outros jeitos de usar a boca, esperava mais mas pra ser justa não sou muito fã de poemas.

    Responder
    • Liza - 04/11/18 - 18h47

      *tão linda

  9. SILVIA ELAINE DA SILVA - 12/11/18 - 21h19

    Cara, que maravilhosas! Como eu ainda não seguia?

    Responder