AS MAIS
LIDAS!

Miroslava Duma: Moda, Tecnologia e Ciência

20/06/2017  •  Por Thereza  •  Cultura

O ano era 2008, muita gente estava começando a ler blogs e havia uma it girl, uma principal e soberana it girl, o nome dela era Miroslava Duma. A russa veio antes mesmo de Olivia Palermo e conquistava geral com seus looks cheios de personalidade, estilo e doses de fashionismo.

Bom, se você ainda é ligada nas redes sociais da vida pode cruzar com uma ou outra foto de Miroslava, mas a moça anda mais discreta, só que muito atuante. Casou, teve filho, mas ela foi além, ela se transformou: Miroslava agora investe seu rico dinheirinho (dinheiríssimo, muita grana, bilionária russa mores) em tecnologia de moda.

Miroslava se desgarrou dos looks do dia e agora usa sua experiência com ciência e tecnologia para moda pra tentar mudar o mundo a médio prazo. Em entrevista à Bazaar US do último mês ela revela o que tem feito e achei fantástico, logo, compartilho com vocês.

COMO A VISÃO DA MODA MUDOU

Na entrevista, Miroslava revela como rolou essa mudança de percepção sobre o mundo da moda, “Nasci na Sibéria, onde tem as maiores reservas de óleo da Rússia, com isso cresci sabendo que não havia nada pior para o planeta que isso. Com a minha relação com a moda, descobri que a poluição ia além do óbvio e que a indústria têxtil também era responsável por grande parte da degradação do ambiente e eu fiquei chocada”.

Miroslava ainda acrescentou que se sentiu envergonhada por “compactuar” com isso e diz que é constrangedor as pessoas se envolverem em algo tão poderoso e que rende muito dinheiro, sem ao menos se preocupar com o ambiente. Foi aí que ela começou a se envolver com mais pessoas interessadas no lado tecnológico da moda do que fashionistas que “só querem dar pinta”.

UM NOVO COMEÇO

Miro é fundadora do site de moda Buro247, mas recentemente ela foi além e abriu a Fashion Tech Labs Ventures Inc, um fundo de investimento e acelerador de tecnologia que visa conectar e apoiar boas ideias e alternativas de moda que não prejudiquem o meio ambiente. A empresa foi lançada no último mês e já tem como meta inicial o capital de U$50mi para investimento nessas ideias.

Miroslava revelou que hoje em dia ela frequenta mais São Francisco (sede da empresa e conhecida como celeiro tecnológico) do que semanas de moda, pois lá ela consegue se conectar com cientistas, engenheiros e empreendedores em geral que buscam essa transformação no universo da moda.

OS PROJETOS DA VEZ

A empresária revela alguns projetos que a fascinaram e ela já vem apoiando como, por exemplo, um laboratório que desenvolve couro e pele para roupa através de célula-tronco. Uma empresa que recicla a casca da laranja, transformando-a em cetim (Salvatore Ferragamo já lançou uma coleção usando esse material). E também uma empresa que está desenvolvendo diamantes sintéticos usando energia solar (Leonardo DiCaprio também apóia essa empreitada).

ELA VÊ UM NOVO COMEÇO DE ERA

Como Miroslava vê a roupa do futuro? “Elas serão fabricadas com os tipos de materiais que colhem energia do sol e do vento, e também podem coletar dados do seu corpo – os passos e movimentos que você faz. E ainda ajustar a temperatura do seu corpo quando começar a sentir frio ou quente”. E quando Miroslava é questionada quais estilistas já estão a frente nesse quesito? Ela é categórica “Nenhum!”.

Ela conta que essas novas tecnologias ainda seguem em laboratório para estudos e testes, mas que busca levar essas inovações para faculdades de moda, para que os novos estilistas se adequem e já cheguem ao mercado de trabalho com essa nova visão.

Fiquei bastante impressionada com essa nova Miroslava e feliz em ver essa revolução além do look do dia! 

 




Deixe seu comentário!
*Preenchimento obrigatório (seu email não será divulgado).
Quer que a sua foto apareça no comentário? Clique aqui e cadastre-se!

14 Comentários
  1. Isabella Bernat - 20/06/17 - 14h45

    Nossa, eu amei muito. Quando li o título eu lembrei que acompanhava os looks dela e tal. Demais, foi pra um lado que eu nunca vi alguém da moda ir. :facepunch: :purple_heart:

    Responder
  2. Angelica - 20/06/17 - 14h49

    Nossa que surpresa boa! Lembro muito dela, rainha dos looks fashion, aparecia sempre aqui, e nunca a acompanhei de perto pq nao fazia meu estilo. ‘Mas muito bom mesmo ver como as it girls “originais”, amadureceram, se reiventaram, e no caso dela uma mudança incrivellll! Adorei saber

    Responder
  3. Tata - 20/06/17 - 18h02

    AMEI a matéria!!!!! E uma salva de palmas pra Miroslava!! Ela ja tinha minha admiração, agora então….

    Responder
  4. Patricia - 20/06/17 - 18h16

    Muito bom! Eu tinha visto algo a respeito, mas não tinha entendido.
    Bom saber que o amadurecimento dessas it girls raiz tem dado bons frutos :heart: :clap:

    Responder
  5. maki - 20/06/17 - 18h42

    gente, a Miroslava é muito referência! ela é incrível e acho essa iniciativa dela maravilhosa. é um jeito de se envolver com o ramo em outro nível, né? e fica fácil perceber que esse é o caminho mesmo!

    Responder
  6. Tatiana - 20/06/17 - 18h51

    minha primeira grande referência ~modística e agora isso <3
    que destruidora essa mulher está!

    Responder
  7. dai - 20/06/17 - 19h59

    Russos sempre empreendedores poderosos com a Miroslava não seria diferente, sempre admirei o jeito dela se vestir e agora mais ainda

    Responder
  8. Paola Durante - 20/06/17 - 22h57

    Legal!!! :-D

    Responder
  9. Paola Durante - 20/06/17 - 23h21

    Legal!!! :-D Evolução da espécie

    Responder
  10. Cirdele Azevedo - 21/06/17 - 13h51

    Uma das minhas primeiras influenciadoras digitais. Muito feliz em ver essa evolução!

    Responder
  11. Larissa - 22/06/17 - 12h30

    É… pena que nenhum bilionário vai se preocupar em mudar os modos de produção para acabar com a exploração humana no mundo da moda…
    Adoro os looks da Miroslava, mas não acho “admirável” um empresário que desenvolve formas novas de ganhar mais dinheiro (ainda mais vendendo com essa cara de “sou admirável e penso no futuro do planeta”). Todo mundo sabe que o “ecologicamente responsável” é só mais um nicho de mercado hoje.
    Preguiças eternas.

    Responder
  12. Michelle - 23/06/17 - 21h40

    Que matéria bacana! Fiquei feliz de ver Miroslava amadurecendo e investindo seus bilhões em coisa boa.

    Responder
  13. […] e o amor romântico  6. Dez vezes em que Anitta foi a melhor pessoa nas redes sociais 7. Miroslava Duma: moda, tecnologia e ciência  8. Quando é que a gente vai se reconhecer de verdade? 9. O cor-de-rosa dominou os looks do final […]

    Responder
  14. […] o amor romântico 6. Dez vezes em que Anitta foi a melhor pessoa nas redes sociais7. Miroslava Duma: moda, tecnologia e ciência 8. Quando é que a gente vai se reconhecer de verdade?9. O cor-de-rosa dominou os looks do […]

    Responder