Vinho  •  12 maio 2016

Livros, filmes, apps e clubes, dicas pra você colocar o mundo dos vinhos na rotina!

Que tal se aproximar um pouco mais do mundo do vinho com entretenimento e informação ao mesmo tempo? Parece simples e realmente é. Sem dúvida, a melhor forma de se aprofundar no assunto, é degustando! Você aprende a conhecer seu paladar, prova rótulos variados e acaba descobrindo suas preferência com erros e acertos.

Entretanto, é possível adquirir conhecimento de forma divertida, trazendo as informações desse universo maravilhosos para o seu cotidiano. Assim, você absorve o conteúdo que achar mais interessante de um jeito bem natural nos seus momentos de descontração. Por isso, selecionei algumas dicas que podem se tornar costumes e hobbies para aproximar o vinho na sua vida.

The_enjoyment_of_wine_4455437234

Livros: Conhecimento através da literatura é sempre muito bom e com o vinho não poderia ser diferente. Há uma infinidade de publicações que abordam temas variados. Lógico que muitas delas são para conhecedores avançados, mas tem também aqueles livros que agradam a todo mundo e contam com conteúdo didático.

Grande Larousse do Vinho: É um tipo de Bíblia do vinho. Muito informativo, fala sobre história, princípios e técnicas de vinificação e regiões produtoras. Bom para consulta e para iniciantes que querem se aprofundar.

Atlas Mundial do Vinho: Escrito pela renomada crítica Jancis Robinson e Hugh Johnson, já está na sétima edição e sofre constantes atualizações com inserção de novas regiões, países em destaque, estilos de cada safra, mercados consumidores e comportamento de compra.

Vinho para Leigos: Descompromissado e fácil de entender, fala de forma prática e sem firulas sobre as tendências, o que vale a pena comprar e até ensinamentos sobre harmonização.

netflix-and-wine-1

Filmes: Quer coisa melhor do que assistir um filminho nesse friozinho que se aproxima? Listei alguns para você assistir apreciando um vinho, ou pipoca, ou os dois.

Somm: Documentário do Netflix em forma de reality que mostra a rotina de treinamento e estudos de 4 profissionais que querem obter o título de Master Sommelier, o mais renomado do mundo. Bem legal, pois dá pra entender a dificuldade que eles passam para as provas. Você acaba torcendo por eles!

A Year in Burgundy: Documentário no Netflix que acompanha durante uma safra inteira, alguns dos melhores produtores da Borgonha. Bom pra se ter uma noção de como funciona o processo de produção ao longo do ano, do vinhedo à garrafa. Há também a versão para a região de Champagne, A Year in Champagne, que também é ótimo.

Contudo, se você se inclina mais para os romances, tem muita coisa boa também. O filme Sideways, de 2004, é um clássico que já recebeu Oscar de melhor roteiro adaptado. É uma comédia/drama que mostra uma viagem de dois amigos pelos vinhedos da California. Não há que não goste!

Wine-app

Aplicativo: No cenário atual, onde o celular faz parte da cesta básica das pessoas, os amantes do vinho podem contar com uma ferramenta para se manterem conectados com a bebida.

Vivino: Agora com uma versão em português, funciona como um wine scanner no qual você fotografa um rótulo pelo celular e o aplicativo te mostra uma série de informações. Desde infos sobre o produtor, região, características e preço, até comentários e avaliações de usuários que já provaram o mesmo produto.

É uma rede social para enófilos e ainda publica matérias bem interessantes. Já são mais de 4 milhões de usuários no mundo todo e uma infinidade de vinhos avaliados.

sommelier

Clubes de Vinho: Muita gente me pergunta sobre os famosos clubes. Como funcionam? Vale a pena? Quais são os melhores? Eu acho que vale sim! Na verdade, a maioria dos clubes de vinho tem um mecanismo muito simples. Você paga um valor mensal e recebe garrafas selecionadas pelos especialistas da loja virtual.

Há diferentes planos para sua escolha, que se diferenciam pelo número de garrafas que você irá receber e pelo valor dos vinhos que podem ir dos mais simples e baratos aos mais caros e sofisticados. Ingressar num clube pode proporcionar benefícios como o de receber todo mês produtos cuidadosamente escolhidos e muitas vezes difíceis de encontrar.

Além disso, o valor dos vinhos de clubes geralmente são mais baixos do que os preços praticados no mercado e o sócio ainda ganha vantagens como descontos em todo o site. Os clubes da Wine e Enoeventos são bons exemplos.

Enfim, pessoal, espero que tenham gostado. Se tiverem alguma dúvida sobre livros, filmes (tem um monte que eu não citei), app ou clubes, é só deixar um comentário que eu ajudo. E se você tiver alguma dica imperdível nesses temas, compartilhe com a gente!

Anterior
Próximo
Comente Aqui

5 comentários em "Livros, filmes, apps e clubes, dicas pra você colocar o mundo dos vinhos na rotina!"
  1. 12 maio 2016 // 14h44

    Não sabia que tinha aplicativo para vinhos! Amo vinho.
    beijos

    http://www.bloggeucerqueira.com

  2. Alessandra Trindade
    12 maio 2016 // 16h19

    Adorei o post, parabéns!!!
    Recomendo o app da Alexandra Corvo, “Vini Fera”. Disponível para Android e IOS
    Dica de uvas, vinhos por região, locais p/compra, e harmonização.
    :wine_glass: :heart_eyes: #winelovers

  3. Betina
    12 maio 2016 // 20h35

    Adorei as dicas!!! Super curiosa para assistir os documentários, espero que tenha no Netflix da Inglaterra! Muito obrigada, adoro os “vinhos de quinta”!!!

  4. 12 maio 2016 // 21h25

    Adorei este post!! Muito bem conseguido :) Parabéns

  5. Renata
    16 maio 2016 // 22h40

    Adoro o documentário do Netflix sobre Champagne, cujo nome agora me esqueci, mas é bem bom!

    Estou querendo ingressar num clube de vinhos, mas ainda estou na dúvida sobre qual, parece-me que o Wine é a opção mais certeira, né? Gostei do Enoclube, não conhecia.

    Abraços!