AS MAIS
LIDAS!

A ORDEM CERTA DE APLICAR PRODUTOS PARA A PELE

07/10/2015  •  Por Thereza  •  Beleza

Do que adianta você investir uma boa grana num creme facial, se você está aplicando de forma errada? Do que adianta você esperar milagre de um baratinho indispensável, se você está aplicando de forma errada?

8e0297a2fa07a27ef3646ae3218c2d4a

Não importa, seja gastando muito ou pouco ou o suficiente, se você não passar os produtos para pele de forma adequada, você não verá resultado. E digo isso, pois hoje é fato, temos tido mais e mais produtos de cuidado para a pele e quanto mais temos, menos sabemos a ordem de uso deles, certo?

Esse post é um pouco necessidade pessoal, fazia tempos que queria organizar minha rotina de cremes antes de dormir e nunca tinha a ordem ideal decorada e como a minha dúvida pode ser a de vocês… eis um pequeno guia de como organizar sua rotina de cuidado facial com louvor!

f1398780e6e3bc35189b9baf598d35d8

Limpeza e Tônico: Claro! Você começa seu cuidado limpando a pele (eu amo a espuminha da Caudalie!) e aplicando o Tônico, para aí sim começar todo o procedimento de cuidado geral.

Serum: Ele geralmente é mais leve e concentrado, também possui ingredientes que fazem efeito mais rápido na pele, ou seja, pode ser aplicado imediatamente. Pra quem não sabe a real função ou necessidade de um serum, lembre-se que ele incrementa e melhora a performance de outros produtos na sua pele, especialmente o hidratante, logo, ele recebe o produto melhor na sua pele.

Hidratante: Ele está presente em qualquer rotina de cuidado com a pele e funciona bem após o serum, pois além de todas as razões clássicas, ele ainda sela o serúm na sua pele, deixando ambos mais eficiente. Por isso, sugere-se que os dois produtos sejam da mesma linha, isso não é história da vendedora, é fato!

Creme para os olhos: Por ter uma função pontual, ele deve ser aplicado após os produtos para o rosto em geral, pois só assim eles não espalham e se concentram onde devem agir.

Produto com óleo: Se você usa algum produto que contém óleo em sua composição (tipo jojoba, girassol), use-o no final. O óleo consegue penetrar no hidratante, mas não ao contrário, portanto, se você passar um produto com óleo e depois o hidratante, simples, este não fará efeito.

Na dúvida, veja a textura: Produtos com a textura mais leve devem ser passados primeiros, pois são mais rapidamente absorvidos, até chegar aos mais espessos, que sempre ficam pro final. Não é uma regra, mas uma boa referência.

Dê uma pausa entre eles: Sabemos que nem sempre é possível, mas é indicado que dê ao menos um espaço de 1 minuto entre cada produto para que ele “assente” na pele e ela receba o produto de maneira adequada.

Captura de Tela 2015-10-05 às 18.10.09

Lembrando que, diferente da maquiagem (o que vem antes, corretivo ou base?), a ordem dos produtos para a pele não é opção ou tampouco frescura, é necessidade para você obter melhor resultado e não causar um problema maior à ela, como  irritação, poros obstruídos, dentre outros problemas chatos. Lógico que cada tipo de pele pode ser um caso diferente, mas em regras gerais, vale seguir esse ritual.

E vocês, tem outra dica das camadas de beleza, fazem diferente, tem algum segredo? Me contem!




Deixe seu comentário!
*Preenchimento obrigatório (seu email não será divulgado).
Quer que a sua foto apareça no comentário? Clique aqui e cadastre-se!

5 Comentários
  1. Tamy - 07/10/15 - 08h46

    E o protetor solar? Entra depois de tudo? =)

    Responder
  2. Ilana - 07/10/15 - 14h37

    Parece que você leu meus pensamentos… Estava com essa dúvida há 1 semana haha
    Mas e o esfoliante? Seria depois ou antes da limpeza (desculpe a ignorância)? Sei que não é recomendado todos os dias, é apenas uma duvida que tenho…
    Amei o post!

    Responder
    • Camila Valeriano - 07/10/15 - 20h18

      Oi Ilana, acho que o esfoliante é depois da limpeza e antes do hidratante! Ele faz aquela limpeza mais profunda e daí o hidratante vem pra “acalmar” a pele.

  3. Flavia - 07/10/15 - 21h48

    Adorei! Post muito útil!!! E o ácido, vem em que momento? Depois do hidratante? Alias, pode passar acido E hidratante, ou tem que escolher?

    Responder
  4. Rebeca - 08/10/15 - 23h46

    Nossa, muito, muito,muito obrigada por este guia. SEMPRE me perco dai as vezes desisto de passar algumas coisas com medo de perder o efeito de alguma delas. Vou testar!

    Responder