AS MAIS
LIDAS!

PASSANDO BASE COMO UM ARTISTA

16/06/2015  •  Por Thereza  •  Beleza, Maquiagem

abbe34573deb66762da45d7816715d94

Não como um artista abstrato ou talvez um artista impressionista, mas ok, como passar base como um artista renascentista, resultando em lindas figuras aka você! Do mesmo criador, aka eu, de “A Culpa não é das olheiras, mas sim sua :)”, resolvi reunir num post algumas dicas básicas, porém imprescindíveis pra você passar base como um profissional do pincel (ou esponjinha!).

ad1383f0-b1fb-0131-f830-0aefbbf174ce

O TESTE DA BASE

Não é no dedo, nem no braço e nem na testa, os experts revelam que o lugar certo de descobrir seu tom de base perfeito é no canto do queixo, perto do osso, sabe?! Ok, definido o lugar, você vai pegar a base que você acha que é a ideal, mas vá além e pegue um tom mais escuro e um tom mais claro.

Depois disso, aplique as 3 no local indicado e a que sumir é a certa, afinal, casou bem com seu tom de pele! Agora pra cor ficar perfeita, cuidado onde você experimenta a base, o fundamental é a luz natural, geralmente a iluminação das lojas não são a realidade nua e crua, então, se mexa até encontrar a luz mais natural possível.

 

A ORDEM DOS FATORES ALTERA A BASE SIM

Cada dia que passa é um produto novo pra nossa lista de infinitas camadas e fortes rebocos, mas afinal, o que vem antes da base? Antes de tudo, a pele tem que estar 100% limpa, claro, depois aplique o protetor solar (caso alguém passe-o individualmente), espere um pouco e passe o hidratante, depois espera outros minutos e aplique o Primer.

Depois disso, caso você queira né, aplique o BB, CC ou DD Cream. Por fim, aplique a base. Agora pra gente não fazer 50 tons de nudes, existem produtos multiusos que eliminam camadas, mas na essência a ordem é essa mesma, tudo pra receber a base da melhor maneira possível!

MOVIMENTE O LÍQUIDO

Pode parecer bobo, e é mesmo, porém necessário: Agite antes de usar! Pra base reunir uniformemente todos seus ingredientes, dê uma chacoalhada gentil pra sair tudo harmoniosamente.

O MAPA DA MINA – OU DO ROSTO

Aplique o produto do centro do rosto para as extremidades. Com o dedo, delicadamente espalhe o produto sem esfregar (isso não é creminho!) do ‘nariz pra orelha’. Depois disso, para um acabemento completo,  espalhe a base com o pincel duo fiber pro resultado ficar uniforme e assentado.

NO LIMITE DO BOM SENSO

Talvez base seja o item de maquiagem mais caro das makes, portanto, use bem e use muito, mas use uma de cada vez. Não ache que usar maquiagem depois da validade será apenas esperteza sua, você pode até não perceber, mas ela não fará mais efeito. Base vencida perde a eficiência, textura e durabilidade na pele.

Já postei aqui sobre a validade e ainda um site onde você pode verificar o período certo, mas não custa lembrar: se ela ficar com cheiro ruim ou o produto ficar tipo óleoxágua, jogue fora!

DEPOIS DO FIM

Acha que acabou o procedimento da base? Dedique mais uns minutinhos pra misturar e assentar o líquido, passando aquela esponjinha (ou os dedos mesmo) delicadamente por todo o rosto, mas especialmente no osso da mandíbula, pescoço e linha do cabelo. Esse é um detalhe que pouco fazemos, mas o nome disso é acabamento e esse toque que difere uma maquiagem caseira, da profissional.

CORRIGINDO UM ERRO CLÁSSICO – OU CRASSO!

Um dos maiores erros na hora de passar a maquiagem é aquela máscara que fica quando só passamos a base até o queixo e olhe lá, sabe?! Pois bem, pra se certificar que esse não é seu caso, abra a boca à la Didi Mocó pra esticar a pele e ver as possíveis áreas marcadas, só assim confirmaremos – ou ajustaremos – se a base ficou no limite do acerto!

a2a9f08e579d706f1a9b2096af21e0a9

 

Pronto, essas foram algumas dicas simples, porém que podem fazer toda a diferença na hora de passar a base da melhor maneira. Sem dúvida é a parte mais delicada e preciosa da make, mas no final das contas, tenha tempo pra esse momento que requer não só técnica, mas calma e paciência!

Gostaram das dicas, tem alguma boa pra compartilhar? Contaí!




Deixe seu comentário!
*Preenchimento obrigatório (seu email não será divulgado).
Quer que a sua foto apareça no comentário? Clique aqui e cadastre-se!

10 Comentários
  1. Ana Luisa - 16/06/15 - 17h30

    Vi em algum programa de TV um maquiador falando que primeiro passa o hidratante, já que queremos que ele seja absorvido pela pele, e depois passa o protetor solar, acho que faz mais sentido assim! Fora isso amei o post, dicas sempre válidas de relembrar, beijos Thê

    Responder
    • Alice - 16/06/15 - 21h28

      Eu também já li várias vezes que primeiro se usa hidratante e/ou cremesde tratamento e depois o protetor solar. Agora estou na dúvida…

    • Thereza - 17/06/15 - 02h04

      meninas, eu sempre achei que era antes mesmo, mas pra confirmar qdo fiz o post chequei em alguns sites, um eu Não achei aqui (acho que foi na allure!), mas outro foi esse aqui e explica ate pq!

      http://www.theglow.com.au/beauty/which-face-product-goes-on-first/

      bjs!

  2. gil - 16/06/15 - 17h35

    oi the, para eu fazer um make como um artista/profissional eu tenho q nascer de novo kk porque nem uma pele de iniciante eu sei fazer kk :(( amei as dicas the, mas eu tenho algum problema porque seguindo o passo a passo algo nao da certo D:
    the, me visite tambem:
    http://www.gilvaniaevans.com

    Responder
  3. Mylena - 17/06/15 - 10h26

    OPA, estava fazendo quase tudo errado haha.

    Responder
  4. Alice Marques - 17/06/15 - 14h25

    Quem nunca saiu com mascara na cara que atire a primeira pedra…rsrs

    Responder
  5. Mayara - 18/06/15 - 09h52

    Oi The, você bem que poderia fazer uns vídeos, com os passos básicos da make, desde de o limpar até uma make mais completa…eu iria adorar!!!
    Bjs

    Responder
  6. Carolina B - 22/06/15 - 10h27

    Therezaaaaaaa ameeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeei,e ameeeeeeeeeeeeeeei mto maaaaaaais,pq a fto q vc colocou foge dos taaais padrões de belezaa. Faça mais post sobre pessoas com sardas,artistas q tem e makes.Bjoooooooos.

    Responder
  7. […] Vamos aproveitar para iniciar a semana com dica de aplicação de base, porque essa nunca é demais! Vamos passar base como um artista? […]

    Responder
  8. Joana dias - 22/12/15 - 00h10

    Adoreiiii! adorei as dicas, um post bem completo mesmo, assim que eu gosto de posts bem completos falando de tudo e de todas as dicas.
    http://www.makemecosmetics.com.br/blog

    Responder