AS MAIS
LIDAS!

Diário de viagem: Eurotrip, como tudo começou!

29/09/2014  •  Por Thereza  •  Gastronomia, Moda, Viagem

Demorei, mas cá estou! Pronta pra finalmente falar da viagem que tanto sonhei, realizei e vocês puderam acompanhar no meu Instagram durante 25 dias do último mês tudo que vivenciei por cidades da Itália e da França.

Sabe aquela viagem que você planeja tanto, mas sem nenhuma pressa? Que os meses precedentes já são deliciosamente dominados pelo assunto? Com muitos roteiros, ideias, dicas de amigos e junto a isso uma ansiedade que já é quase tão boa quanto a viagem em si?

Pois bem, essa nossa viagem era pra ser de lua-de-mel, mas o Rodrigo não conseguiu tirar 1 semana, quem dirá 3, daí esse agosto foi o momento certo e deu tudo tão certo! Os 3 meses precedentes foram intensos (acho que eu deixei até um pouquiiinho o blog de lado, dscpl) e de MUITO planejamento, vídeos turísticos, livros temáticos e pesquisas minunciosas – sim, sou a louca do planejamento – que chegou uma hora que a gente resolveu parar de “estudar” pra não saturar e deixar cada cidade nos surpreender!

eurotrip-fashionismo

E nossa viagem teve um tema: etílico gastronômico. Vocês sabem que somos apaixonados por vinho, especialmente meu marido, que é o entendido de verdade no assunto – e trabalha no ramo da gastronomia – daí nada melhor que um roteiro todo focado em degustações de vinhos e restaurantes especiais. Dado o tema, escolhemos as cidades baseadas num vinho favorito x ou num prato específico y :)

Nossa viagem foi praticamente toda de carro (tivemos que fazer um mini trecho de trem, depois conto!) e passou por Milão, Veneza, Siena, Florença, Nice, Beaune, Reims e terminou em Paris. Cito essas cidades, pois elas serviram de base para percorrermos todos outras dezenas de lugares que encantaram nossa alma, encheram nossos olhos e até hoje, 1 mês depois, somos incapazes de escolher um melhor lugar, restaurante ou paisagem, foi tudo  inesquecível e além do que planejávamos. Mesmo com tudo tão organizado, nos surpreendemos com cada lugar, pessoa, vinho e cultura.

4-VIAGEM-MONTALCINO

A ideia de viajar mais de 3.000km de carro pode parecer meio doida, mas confesso que AMO dirigir – eu que sou a pilota da relação! – e acho que alugar um carro (o que é bem complicado, especialmente quando você cruza países, posso fazer um post só sobre isso) te deixa mais livre pra criar roteiros mais orgânicos, de acordo com uma dica de um local ou uma necessidade de aproveitar mais ou menos tempo em cada cidade.

2-VIAGEM-SIENA

Já tinha feito 2 viagens assim com meus pais pela Europa, uma fomos de Roma até Amsterdã e depois Paris e foram 30 dias inesquecíveis! Eu tinha 17 anos e mesmo não tendo noção pra valorizá-la tanto como hoje (tipo bebendo bons vinhos da Toscana ou visitando museus em Paris) sei o quanto essas experiências da adolescência me encheram de cultura e memória, me fizeram conhecer lugares incríveis e sempre desejei repetir isso, dessa vez com meu marido!

Recomendo de olhos fechados que pelo menos uma vez na vida (ou todo ano quem sabe, rs) você pegue o carro e se perca, conheça lugares que você talvez nunca pensou em conhecer, mas que provavelmente irá te surpreender tanto que logo entrará pro seu roteiro clássico. Foi bem isso que aconteceu com a gente em muitos lugares que já desejamos voltar!

1-VIAGEM-CANNES

Algumas cidades eu já conhecia, mas visitá-la com um olhar mais maduro – e com uma companhia mais romântica – fizeram todo o sentido e outras cidades e regiões (como a Riviera Francesa e Borgonha) eu descobri e me apaixonei! Sem querer ser piegas ou me estender muito, mas foi uma viagem dos sonhos e acho que vamos ter que nos superar pra fazer uma viagem de férias 2015 melhor que essa, ou quem sabe essa de novo :) Agora como eu sei que vocês muito pediram durante toda minha viagem, quero compartilhar em capítulos cada momento da viagem!

Seja com dica gastronômica, de hotéis (parte delicaaada!), turismo etílico e/ou roteiro personalizado! Vou tentar seguir a ordem começando pela Toscana, até chegar em Paris, mas queria saber de vocês o que gostariam de saber, algo específico, enfim, isso vai me ajudar a fazer um post bem direcionado e espero que nada chato!

3-VIAGEM-BEAUNE

Minha ideia é fazer um post por semana e tentar ajudar ao máximo quem pensa em viajar por essas regiões, pois na minha época de pesquisa, tive dificuldade em certos lugares, mas por outro lado descobri um maravilhoso mundo paralelo de blogs e sites de viagens!

É isso, essa semana volto com as primeiras dicas e quem tiver sugestões pro meu “Diário Eurotrip” só falar!




Deixe seu comentário!
*Preenchimento obrigatório (seu email não será divulgado).
Quer que a sua foto apareça no comentário? Clique aqui e cadastre-se!

45 Comentários
  1. Milena - 29/09/14 - 22h39

    The, o primeiro post q eu comentei foi sobre o filme 50 tons e já que não sou mais leitora gasparzinho, tenho que comentar!! Que viagem maravilhosa!! A Itália deve ser maravilhosa!! Conta tudo, hotel e restaurantes delícias! Eu gosto de saber mais sobre a logística da viagem mesmo: aluguel de carro, passagens de trem, como atravessar a fronteira sem problemas, pq acho q quando a gente tem problemas com esse tipo de coisa pode acabar com a viagem, diferente de vc ter uma experiência gastronômica ruim (mentira, detesto criar expectativa, pagar e comer mal!! Kkkkk)

    Fiquei noiva em Paris esse ano, caso só em 2017, mas serão dicas guardadas com muito carinho, visto q meu casório tá mto longe e nós ainda não decidimos lua de mel (quem sabe os posts não serão fator decisivo?? Kkkk)

    Desculpa o texto enorme! Obrigada!

    Beijos

    Responder
    • Thereza - 30/09/14 - 16h54

      amo leitora gasparzinho e que resolve comentar!!
      e meu primeiro post entao vai ser sobre a logistica já que vcs tanto querem e nao fazia ideia hehe
      e vc tem toda a razao, pequenas coisas assim podem nos fazer perder horas preciosas de viagem!
      e quem sabe meus posts te ajudam a decidir sua viagem, tem lugar romantico viu!!
      bjs e comente mais

  2. Viviane Moreira - 29/09/14 - 23h53

    Uau que viagem! To sem fôlego… imagina vcs dois que vivenciaram tudo. Quero acompanhar tudo. Como nunca viajei pra fora acho que eu gostaria que vc contasse bem isso, como as coisas acontecem, tipo como descolar hotel, carro pra locar e como saber onde ir.
    Acho que hoje em dia o celular ajuda muito, não?
    Fiquei curiosa, com o que o seu marido trabalha?
    Louca pelo segundo capitulo dessa jornada.
    Bjss
    Vi

    Responder
    • Thereza - 30/09/14 - 16h53

      Vivi, pode deixar que vou compartirlho tudo! e celular foi vida viu, serviu de gps fulltime!
      meu marido é gerente de marketing de uma rede de restaurantes super conhecida hehe e ele uniu a isso o amor pelo vinho huhu
      bjs!

  3. Priscila - 30/09/14 - 07h44

    Nossa The!!! Deve ter sido uma viagem dos sonhos mesmo. Um dia quero fazer isso, repetidas vezes hahahaa

    Me interessei muito sobre a parte de alugar carro. Igual a ti, sou apaixonada por dirigir. Já saí aqui de Porto Alegre e fui até Búzios de carro. hehehehhe

    Não vejo a hora de ler os posts seguintes!
    Beijos

    Responder
    • Thereza - 30/09/14 - 16h51

      sério? haha que máximo!!
      e pode deixar que vou postar sobre a parte do carro sim!

  4. Cláudia - 30/09/14 - 10h36

    Adoorei o post, ontem mesmo te enviei um email perguntando sobre o post da viagem. Estava muito ansiosa por ele.rsrs. The pode contar tudo, e seus posts nunca cansam. Adoraria saber, o seu roteiro completo, inclusive quantos dias ficar em cada cidade, dicas de hotéis, a questão da ideia de alugar ou não o carro, fechar um pacote por alguma agencia ou fazer tudo separado. Pode contar tudinho. Beijos

    Responder
    • Thereza - 30/09/14 - 16h51

      Claudia, acho que foi lendo seu post que me empolguei em escrever, tava muito dificil falar dessa viagem por motivos de fortes emoçoes heheh
      pode deixar q vou fazer tudo!
      bjs!!

  5. Ana Luiza Oliveira - 30/09/14 - 10h37

    Desesperada e ansiosa que sou, acho um post por semana muito pouco! Faça dois (terça e quinta) ou três (segunda, quarta e sexta) por semana, pleeeeease!

    Nunca tive a oportunidade de sair do Brasil, mas AMO acompanhar roteiros e viagens dos outros. Acabo viajando um pouquinho atraves de outras pessoas…
    Beijos!!

    Responder
    • Thereza - 30/09/14 - 16h50

      hahah por mim eu post só sobre isso, quero ver a receptividade – aka comentarios e feedbacks – de vcs ;;)))
      bjuss

  6. Daiana - 30/09/14 - 10h53

    Eu estava tão ansiosa pelo início dos posts! Ebaa! Vai começaaar a temporada europeia de Keeping up with the Flames! kkkk Confio no seu julgamento sobre a ordem das postagens e assuntos! Beijos!

    Responder
    • Thereza - 30/09/14 - 16h50

      hahaha amoo dai, thereza christina take a europa kkkk

  7. Patrícia - 30/09/14 - 10h55

    Aiii eu tbm mandei e-mail pedindo dicas de Paris!!
    Será que entra no blog até semana q vem?? Embarco dia 13 e queria umas dicas do tipo imperdíveis!!

    Responder
    • Thereza - 30/09/14 - 16h49

      Patricia, acho que vou deixar paris por ultimo pra ir na ordem hehe
      mas olha, meu restaurante favorito de paris: chez julien e a decepciao: joel roubochon!
      aquela q so tem dica gastronomica hehe
      mas sobre moda, vale os clássicos como colette e merci, amo as duas
      bjs!!

  8. Manoela - 30/09/14 - 10h55

    The, não vejo a hora de acompanhar TU-DO!!! Estou adorando saber que uma vez por semana vc vai virar blogueira de viagens, como yo!! Uhuuuu. To mega ansiosa pra fazer parte dessa viagem que vc fez mas cismei que quero estudar francês antes pra gastar tudo lá hahahha. Com isso, já foram 2 anos de Aliança e agora uns meses de professor particular. Tudo dando certo vou em maio de 2015, aproveitando desde já me ofereço para fazer um LIVE do Festival de Cannes, oui??

    Bjoss

    Responder
    • Thereza - 30/09/14 - 16h48

      Oba Manu!! meu sonho virar blogueira de viagem, devem ser os melhores jabás hahaha brinks :)
      e eu fiz 1 ano de aliança qdo tinha 21 anos e esqueci tudo afeee, meu sonho falar frances!
      e eu super topo live e assessoria turistica hehe
      bjs!!

  9. Alice - 30/09/14 - 11h05

    Deve ter sido um sonho incrível essa viagem pelo velho mundo, The! E já que não deve ser uma viagem muito barata, queria ver dicas de coisas não tão caras dentro de uma viagem desse tipo, como visitações a lugares públicos, restaurantes simpáticos e mais baratos, hotéis acessíveis, etc. Não sei se me fiz entender ou se vc tem material p fazer esse tipo de post, mas enfim… Como pediu opinião, é isso que eu gostaria de ver. Mas qualquer post seu sobre essa viagem vai ser maravilhoso de ler, tenho certeza.

    Responder
    • Thereza - 30/09/14 - 16h47

      Alice, de fato foi uma viagem que teve que ser bem pen$ada, planejada, pra poupar num lado pra poder gastar no outro, por exemplo, hotel em firenza em beeem barato, em compensaçao em veneza caríssimo, tipo tem que fazer um ajuste financeiro hehe mas pode deixar que vou mesclar tudo isso nos posts!
      bjs!

  10. Joana - 30/09/14 - 11h33

    The
    Vou casar ano que vem e estou querendo fazer Lua de Mel na Franca. Um roteiro bem parecido com esse, vinho e comida!
    Vocês ficaram quanto tempo na viagem? Foi cansativo?

    Será ótimo ter mais dicas e sugestões de lugares! Ansiosa pelos próximos posts!!

    Beijos!!

    Responder
    • Thereza - 30/09/14 - 16h46

      joana, foram 25 dias de viagem e confesso que no final ja estavamos meio cansadinhos hehe, ate pq coincidiu em finalizar em paris, cidade q ja tinhamos ido varias vezes e nao tinha nada de surpreendente
      minha proxima viagem de ferias acho que nao faço mais que 18 dias
      bjs!

  11. Beta - 30/09/14 - 12h00

    Rá, eu tb sou a motorista do casal/família. kkkkk :)
    Já fizemos a França, mas sou doida para fazer a parte Itália dessa viagem! Acho que ano que vem! <3

    Responder
    • Thereza - 30/09/14 - 16h45

      eu amo dirigir! dirijo muito bem, diga-se de passagem haha
      e italia é incrivel, quero voltar pra lá e alugar uma villa haha #aloka

  12. Mila - 30/09/14 - 12h09

    Tb quero saber tudoo!! To apaixonada no roteiro e nas fotos que já vi!! <3

    Responder
  13. Juliana Dias - 30/09/14 - 12h37

    The, quero MUITO a dica dos carros e outra mega dúvida: Como foi com as Línguas? Já que se vocês foram para várias “cidadezinhas” tiveram que se virar no italiano/francês ou todos falam inglês??

    BjsBjs

    Responder
    • Thereza - 30/09/14 - 16h44

      carro merece um post exclusivo! foi complicado na fronteira franca italia pq devolver o carro em outro pais implica em milhoooes
      e sobre a lingua, so falamos ingles, em muitas dessas cidades pequenas povo nem fala, é so na linguagem do amor heheh, mas é minoria, em restaurante e etc tudo trank!

  14. Suliane Vieira - 30/09/14 - 12h57

    Aiiii que delícia, vontade de toooodos os lugares!
    Da Itália não tenho nem o que falar, é meu país mais amado no mundo!! hahaha
    Quanto a França, conheço só Paris e as cidadezinhas envolta, quero muuuuuito conhecer o sul, essas praias liiiiindas!!
    Que viagem incríveeeel! Triste voltar, não?? hahaha

    Beijos

    http://biscoitofashion.com.br/

    Responder
    • Thereza - 30/09/14 - 16h43

      O sul é incrivel!! sempre tive vontade, so me arrependo de ter ficado pouco tempo! monaco foi um dos lugares mais SURREAIS que vi na vida, senao o mais!

  15. Marina - 30/09/14 - 14h43

    Parece uma viagem deliciosa mesmo, mas tira uma dúvida minha, como faz para aproveitar os vinhos numa viagem de carro? Nao rolou um medinho de ser parada pela polícia dirigindo depois de beber? Ou não tem essa neura de “lei seca” por la? Bjs

    Responder
    • Thereza - 30/09/14 - 16h43

      Então Marina, esse foi um dos motivos até pra eu dirigir e deixar meu marido mais relax, mas logico que eu bebi tudo, mas nao no intuito de ficar bebada sabe haha, mas pra provar mesmo e intercalando com muita agua hehe
      mas pelo que a gente pesquisou na italia/franca nao tem muito isso de lei seca e etc, pq se vc olhar bem, essas regioes sao com foco pra esse turismo em vinicolas e tal e se a policia comecar a marcas em cima o turismo acabe hehe conversei com o pessoa de vinicolas e todos falaram que era tranquilo, agora logico q se vc dirigir perigosamente, vai chamar a atencao, mas pra vc ter ideia nao lembro de ter visto nenhum policiamento nas estradas, mas tb so iamos em vinicolas durante o dia, a noite ficavamos na cidade e nao pegavamos carro!
      bjs!

  16. Patricia - 30/09/14 - 14h46

    Oi Thereza! Adoro seu blog, e acho suas dicas de viagem sempre muito bem pensadas!
    Ano que vem pretenddo passar minha lua de mel na França 21 dias, também amo viajar de carro, comer e beber bem. Tenho muita dúvida que cidades escolher, assim como quantos dias ficar em cada uma. Você podia nos contar o porquê da escolha dos locais e o que valeu ou não a pena. Muito obrigada, bjinhos

    Responder
    • Thereza - 30/09/14 - 16h40

      Oi Patricia, vou postar só sobre isso, mas te adianto, por exemplo, que na Riviera Francesa eu fiquei 3 noites, mas poderia ficar mais, tipo 5 pra conhecer todas as cidades em volta! Mas vale escolher uma cidade base, Nice é uma gracinha e entre Monaco e Cannes, ainda é perto de Provance, ou seja, dá pra reservar bons dias!
      Pro meu próximo destino certeza que vou pra Bordeaux, que fica um pouco afastado de “tudo”, mas é incrivel e tem bom vinhos.

      A região de borgonha que foi minha surpresa, se vc gosta de vinho TEM QUE IR, a energia é incrivel, cidades lindas e mtos vinhedos!

      bjs!!

  17. liv - 30/09/14 - 18h04

    Do jeito q vc quiser contar tenho certeza q vai ficar ótimo – e que eu vou querer fazer tudo igual… rsrsr

    Responder
  18. Helo Inoue - 30/09/14 - 19h00

    Só digo que quero tudo o que vc puder contar!
    Conheci super rápido a região da Provence e já fiquei louca para querer voltar.
    parabéns pela sua viagem, dava pra sentir que vc tava num estado de felicidade indescritível.
    Amei vc contando que falou a “Linguagem do amor” HAHAHAHAHAHAH
    beijão

    Responder
  19. Bru - 30/09/14 - 23h58

    The, que viagem maraviiis kkkkk acompanhei pelo insta, (thanks por dividir com a gente essa experiência), te acompanho faz um bom tempinho no blog/insta

    Responder
  20. Alessandra - 01/10/14 - 00h46

    The, tava ansiosa com esse post! Devo ir à Borgonha ano que vem e quero muitas dicas!!! Rsrs
    Tb ia ser bacana ouvir sobre aluguel de carro! Bjssss

    Responder
    • Thereza - 01/10/14 - 13h45

      borgonha é incrivel, queria ter passado mais dias!
      e pode deixar que o post 2 será sobre carros

  21. Renata - 01/10/14 - 09h23

    Oi! Eu fui uma das que te perturbou muito no instagram pedindo um roteiro da sua viagem! Estou super anciosa para ler! Ano que vem vou para a italia e quero conhecer Roma, e a linda toscana. Gostaria que vc falasse de tudo como hotéis, restaurantes, mas principalmente como foi o processo de viajar de carro pela italia, como eram as estradas, gps funcionou, como entender as regras de transito sem saber italiano rs. Minha maior duvida e se alugo carro ou vou de trem . Ahhh muio importante, como e a questão da lei seca, vi que vc fez varias degustações de vinho e como era para dirigir depois? Vc nao bebia?

    Bjos querida e muito obrigada pela ajuda!

    Responder
  22. Gabriela - 01/10/14 - 12h33

    Babando de inveja branca, ano que vem vamos (eu e boymagia) para Grécia e Turquia final de ano, pq Santorini é meu sonho de consumo desde quatro amigas e um jeans viajante (Lena S2) e antes de ser a modinha né?! E também pq a Grécia tá meio caída de economia então eles chamam os euros com preços mais atraentes para turistas né?
    E meu país da vida é a Itália, então tenho no meu coração que essa viagem de carro conhecendo tudo eu vou fazer com euros no bolso e sem preocupações, então tenho que juntar mais uns dinheiros aí kkkk
    The as meninas já falaram bem sobre o que querem saber, mas assim, realmente essa parte logística da coisa é bem valiosa, e um outro aspecto, esses hotéis das cidades menores tem onde deixar o carro, é perigoso e tal?
    Beijos no passaporte

    Responder
    • Thereza - 01/10/14 - 13h38

      nossa viagem ia começar pela grécia, mas eu só tinha 4 dias pra ela e me falaram q era pouco, então deixei ela de lado, mas ano que vem nosso roteiro inclui grécia, sul da italia, espanha e portugal (que nunca fui e sonho!)
      e conversando com meu marido durante a viagem, elegemos italia como o país mais completo do mundo ocidental, de gastronomia, historia, cultura, enfim, é tão vasto e completo, mesmo sendo do tamanho de uma botinha hehe amo!!

  23. Roberta - 02/10/14 - 03h08

    Nossa, que legal! Eu adoraria saber sobre as pequenas surpresas boas e lugares delicias que voces encontraram no meio do caminho e que nao teriam a oportunidade de ver se nao estivessemde carro. Obrigada!

    Responder
  24. Nathally - 02/10/14 - 10h18

    Olá Thereza …..estou ansiosa pra anotar TODOOOS os detalhes dessa sua viagem!!! Sou casada com um francês e todos os anos vamos a França, mas sempre pra visitar a família…acaba que nunca curtimos de verdade lá. (não como turistas heheh)
    E morremos de vontade de fazer uma viagem pelos vinhedos e parte da Itália, como vcs. Estamos programando pra 2016….e to cheia de planos e roteiros como vocês. Heheheh
    Fiquei babando nas suas fotos do instagram… :) E to no aguardando os outros postes.
    Beijoooo
    Adoro o blog!!!!

    Responder
  25. Giulia Drumond - 02/10/14 - 19h32

    The! tb sou leitora gasparzinho kkkkk mas não aguentei e precisei comentar!
    Por favor, faça esse post com a viagem de carro! Estava querendo fazer uma viagem assim pelo interior da Itália e conhecer cidades como Cinque Terre e Positano. Ia ser ótimo ter mais informações sobre isso! Faz um post tb sobre arquitetura!!! Certeza que você deve ter feito registros lindos! Bjos

    Responder
  26. Miswmac - 02/10/14 - 23h04

    Acho tão fofo que vc sempre se preocupa com nossa opinião! É claro que pode e deve contar em detalhes a viagem, eu pelo menos, quero saber tudinho. Fiz Europa de carro com o marido duas vezes, por 1 mês e a outra por 2 meses, pq achamos 1 mês pouco (somos exagerados!). E atravessamos da Itália para a Grécia com o carro de navio já que vc mencionou que vai da próxima, foi divertido. Mas agora fiquei com vergonha porque praticamente não dirigi, vou até perguntar pro marido se ele ficou muito cansado (peso na consciência!).
    Agora aproveitando outro assunto, vc perguntou no facebook opiniões para o layout novo, tenho certeza que seu bom gosto prevalecerá, meu único pedido é para que tenha um carregamento de página rapidinho para tablet, porque às vezes colocam tanta coisa que demora pra abrir ou fica ruim de ver. Aliás sempre quis contar que quando vou experimentar um gadget novo, adivinha a página que abro? Fashionismo juro! Melhor site para testar leitura e imagens quando fico na dúvida. Chega, comentário gigante. Beijo

    Responder
  27. Chris Anelise - 03/10/14 - 17h26

    Por favor, quantas postagens vc quiser!O tema é delicioso. Um sonho de muuuita gente, inclusive o meu! hahaha

    Responder
  28. natalia - 07/12/15 - 16h38

    Adorando o que leio a cada dia. Também sou a louca do planejamento. A viagem só vai rolar em junho/2016 e to aqui já planejando.

    Responder