AS MAIS
LIDAS!

Dicas gastronômicas de Paris!

06/03/2013  •  Por Thereza  •  Gastronomia, Viagem

Em tempos de Instagram, qualquer foto de prato já é dica completa, mas como sou uma blogueira à moda antiga, informação é aqui. E também tem muitas leitoras que não tem/curtem o app, daí chegou a hora de falar das minhas dicas de restaurantes pra comer bem de Paris! E como meu marido ama (e trabalha com isso), a viagem foi super gastronômica, aproveitamos cada refeição, tirei foto de quase tudo e tô aqui pra contar!

paris anja

Hotspot favorito absoluto!  O L’Avenue é realmente tudo que falam: boa comida e super badalado! Antes de tudo lembrando que é apenas a minha opinião, só que nesse caso multiplicada por muitos elogios, praticamente unanimidade!

O restaurante fica na badalada Av. Montaigne, tem decoração estilo luxo parisiense e faz parte da Grupo Costes que domina a cena gastronomica da cidade, é praticamente um selo de qualidade! Foi lá que experimentei e AMEI o champagne Billecart-Salmon, rosé sensancionei que importei algumas garrafas (#ripjá) e postei no Insta. Além disso o cardápio é bem variado, recomendo a salada de king crab, o Spicy Thai (melhor prato que comi na viagem!) e  de sobremesa o cheesecake, melhor do mundo

É um restaurante caro? É, mas pra mim vale cada centavo! No final da viagem já tinhamos ido 3 vezes (inclusive no dia dos namorados) e o atendimento foi sempre impecável. Um prato está na faixa de €40 e a carta de vinhos é boa e em conta, além disso, eles ficam abertos até tarde, diferente de muitos na cidade. Se você gosta daquele tipo de restaurante para ver, ser visto e de quebra comer, vá nele (mas sente na varanda ou janela, senão não tem graça).

Paris lavenue 1

Outro que amei e recomendo, o Chez Andre fica ali perto e no mesmo quarteirão do Maison de la Truffe e Le Relais de l’Entrecote e entre os 3, pra mim, é disparado o melhor. Pensa numa comida caseira típica parisiense, tipo sua mãe francesa fazendo. O ambiente é barulhento, sua mesa é colada na do vizinho, mas é bem um climinha típico e atmosfera legal, sem contar a comida verdadeiramente saborosa.

O preço é melhor que do L’Avenue, pratos na faixa de €27, champagne e vinho com bom preço e de quebra senhorinhas garçonetes que te dão vários chorinhos e shots de fritas hehe, recomendo! Esqueci de tirar foto nesse dia, mas achei essa da Lady Gaga lá e fiquei imaginando a cena #frequencias. Se você curte comida local de verdade, vai nele!

paris chez andre

Agora uma dica que não nunca vi ninguém falando por aí, conheci por acaso e já é um dos meus locais favoritos da cidade. O Publicis Drugstore fica no final da Champs-Élysées, bem colado ao Arco do Triunfo e é uma mega loja que tem farmácia, cave, delicatessen, Pierre Hermé, loja com coisas de decor e acessórios, além de livraria e revistaria, tudo aberto até 2 da manhã, o que é maravilhoso e raro na cidade! Praquela comprinha da insônia, lá é o local!

Gastronomicamente falando, também tem 3 ótimos restaurantes! O Steakhouse, o que fui e adorei, pra quem curte uma carne é ótimo, preço razoável e vista linda do Arco. Do lado tem o Brasserie, que é um pouco mais casual e das vezes que passei rolava um happy hour badalado entre os locais. E no subsolo tem o L’Atelier Joel Robuchon, restaurante super chique e com 2 estrelas no guia Michelin.

No final das contas, a Publicis Drugstore é um point cheio de boas opções de compras e comida e ainda tem essa fachada toda modernete em meio a clássica avenida. Recomendo muito!

paris publicis drugstore

Bônus: Agora dois extras meio controversos, o primeiro é o tal Relais de l’Entrecote. Lia todo mundo falar bem e recomendar o restaurante que tem apenas carne (você escolhe o ponto) e fritas, daí fui toda empolgada num almoço, cheguei 14:20h (fecha 14:30h) e não deixaram entrar, ok, já que não sou francesa, não desisto nunca. Fui no dia seguinte, entrei, esperei (muita fila, eles não reservam), sentei praticamente numa mesa comunitária e a garçonete meio que atende em grupos.

A carne é boa sim, o molho secreto é apenas gostoso e a famosa batata é apenas batata (e olha que de batata moi entende). Olha, não sei se criei muita expectativa, não achei nada mirabolante a ponto de ficar 1 hora na fila e sentar amontoada, já comi em melhores. Não sei se é porque pago não só pelo prato, mas pela experiência, daí a deles é bem razoável. Vá apenas a título de curiosidade, não espere nada demais, apenas na fila.

paris relais

Cafe de Flore, o restaurante do Sartre e de Gossip Girl (!). Fomos numa noite de domingo, agradabilíssimo, a gente de fato sentia um clima meio literário, uma atmosfera instigante. Adoramos a seleção de vinhos e a Enomatic (aquela máquina que separa os vinhos pra tomar em taça), daí estávamos sentados na varanda coberta que tem aqueles fornos pra aquecer, eis que meu digníssimo, num momento de candura, fala “dá uma olha ali!” e quando eu olho: dois pequenos ratos se escondendo num buraco do sofá.

Eu, com todo meu garbo et elegância, gritei baixíssimo e fui pra parte de dentro, daí o nosso garçom (adorável e de origem portuguesa, o que me fez entender tudo que ele falou), perguntou se eu tinha assistido aquele filme Ratatouille, porque segundo ele, isso é mais que normal em Paris! Ou seja, não foi um fato isolado, é hábito e pra eles um charme ;P

Sendo que esse acontecimento (que eu achei até graça no final) aconteceu na 2a noite de viagem e depois disso, nas 10 noites seguintes não vi nenhum sinal pelos outros que fui. É um restaurante charmoso, histórico, mas esteja preparada para experiências antropológicas animalescas. Você pode se divertir e ter história pra contar, mas você pode se assustar.

paris cafe de flore

Semana que vem posto sobre dicas pós-restaurantes, tipo, comeu, mas agora quer tomar uns bons drinks, ver e ser vista? Me aguarde! E se você tiver alguma boa (ou péssima!) dica, compartilha com a gente!




Deixe seu comentário!
*Preenchimento obrigatório (seu email não será divulgado).
Quer que a sua foto apareça no comentário? Clique aqui e cadastre-se!

32 Comentários
  1. Leticia - 06/03/13 - 16h06

    Eu fui nessa Publicis e só me dei conta disso lendo seu post!! Entrei lá pela arquitetura, que achei interessante, acabei comprando umas coisinhas, mas nem me dei conta de guardar o nome do lugar. Ainda bem que você é eficiente demais e presta até esse serviço de utilidade pública de fazer as leitoras desmemoriadas lembrarem dos lugares que visitaram (e compraram)!

    Responder
  2. camilla - 06/03/13 - 17h35

    Thereza, o melhor blog com dicas sobre Paris é o Conexão Paris.O Publicis è comentado/indicado lá às vezes, acho que tem até um post só sobre ele.
    E tem tambem posts que um consultor de moda que mora lá escreve, é bem legal.

    Responder
  3. Uliana - 06/03/13 - 17h49

    Thereza, ficou ótimo o post, estava esperando ansiosa suas dicas de Paris, já conheço alguns, mas sempre bom ler sobre a opinião de outras pessoas.
    Aguardando os próximos posts.
    Bjim

    Responder
  4. Luísa - 06/03/13 - 18h01

    Thereza, normalmente não comento, mas nesse caso, preciso comentar! Ratos em restaurantes em paris são normalíííissimos! Nas primeiras vezes em que passei por essa situação, diferente de você, não me segurei e gritei médio… os garçons não só não se incomodaram como alguns chegaram ao ponto de me chamarem de ridícula e se irritarem!Depois, aprendi a levar numa boa e nem procurar…

    Responder
  5. Elisa - 06/03/13 - 18h21

    Thereza, não dá para adiantar esse post com os pós-restaurantes não? Estou indo para lá no sábado!!!! Si vous plait!!!!!

    Responder
  6. Lara - 06/03/13 - 19h22

    Tá faltando Blake nesse blog!!

    Responder
  7. Camila - 06/03/13 - 19h35

    Eu fui pra Paris tão dura que só comi crepe de rua…Mas ainda assim, uma delícia! rs

    Responder
  8. Camilla - 06/03/13 - 19h56

    Eu passei pelo publicis e também não lembrava o nome!rs Só que não entrei, achei exótico demais um lugar farmácia/churrascaria…bom saber que no fim das contas a comida é boa!

    Se eu fosse boa com nomes poderia dar A dica, almocei (já bem tarde também) num bistrô mais ou menos perto da torre com um menu de 12 euros (!) – entrada, prato principal, sobremesa e bebida (podendo escolher vinho, cerveja ou refri) MTO BOM! Inacreditavelmente muito bom! Pela hora que era já ficaria contente em comer qualquer coisa, juro que não esperava comer uma carne tão gostosa e no ponto perfeito como foi! O dono era super simpático e teve a maior paciência de explicar o que era cada prato do dia! Saí de lá prometendo divulgar para os meus amigos brasileiros (já que agora somos bons consumidores lá em Paris) e ele super agradeceu! Droga! :/

    Responder
  9. Livia - 06/03/13 - 21h50

    Amei suas opnioes!! muuuito obrigada!

    Responder
  10. Luciana - 06/03/13 - 23h38

    The,
    fui no Carnaval p/ Paris c/ o marido tb!
    E tb me assustei c/ um rato lá. Vi um passeando no supermercado que fica dentro da Galeries Lafayette!Saí correndo, é instinto hehe
    Ah, peguei bastante dicas no blog do Conexão Paris tb.
    Na próxima, vou testar o L’Avenue! Fui no Maison de la truffe, mas só valeu mais pela experiência/atendimento que pelo preço e paladar.
    Gostei da dica de restaurante na Champs!O ruim lá é que a maioria na região ou é bem cara $$$$ ou é pega turista!
    E eu tb fui na Publicis, quebra um galhão!rs
    Pode fazer mais posts de Paris, estou adorando!

    Responder
  11. Carolina - 07/03/13 - 00h24

    Olá, Thereza! De uns dias para ca, conheci seu blog e entro todos os dias, não e puxa saquismo, ate porque não a conheço, mas, o Fashionismo e um blog de verdade, acho justo um blog do nível do seu, render frutos, inclusive financeiro, pois, dar todas essas dicas gratuitamente, imagino ser um trabalho de tempo e pesquisa. Sorry, para outras blogueiras mas só mostrar looks do dia com grifes da cabeça aos pés e produtinhos, não da, Ne? Essa do rato foi engraçada, Paris pode ser chique, mas, eta povinho porco!!!

    Responder
  12. Bianca Lopes - 07/03/13 - 00h50

    ameei as dicas, o jeito que você escreve é muito boom, sou uma leitora assídua aqui do blog já! Quero muito conhecer alguns dos restaurantes que vc indicou especialmente o L’Avenue, o dos ratos eu passo hahah
    beijos,
    http://therandommarmalade.com/

    Responder
  13. Anne - 07/03/13 - 07h22

    Thé, já que vc ficou órfã de algumas séries, posso te indicar algumas! Olha, eu tô amando Pretty Little Liars, mtmtmt bom!! E tbm 2 broke girls e the vampire diaries. Não gosto mt desse estilo de monstros e vampiros, mas Ian <3 vale cada suspiro!! Beijosss

    Responder
  14. Thai - 07/03/13 - 09h17

    The, posta logo as dicas, vou viajar em alguns dias e quero aproveitar…

    Beijos.

    Responder
  15. Cássia - 07/03/13 - 10h56

    Eu amo vc ser uma blogueira a moda antiga Thereza. Ótimo post!

    Responder
  16. Letícia - 07/03/13 - 12h18

    O problema do Relais é a expectativa que criam!! Fui lá com meu marido e a seguinte indicação: o melhor bife com batata frita da minha vida (dito por uma pessoa viajada e que frequenta excelentes restaurantes). Aí nos programamos, chegamos antes de abrir (já tinha fila!!), esperamos e a expectativa crescendo (se tem fila antes de abrir deve ser maravilhoso!!). No final, é um bom restaurante, com uma carne gostosa, um molho diferentinho e uma batata frita bem feitinha. Conclusão: decepção!!!
    Mas o curioso não é isso, é que outro dia me peguei co vontade de comer aquela carne com aquele molho!! hahaha Acho que vou no de SP para matar a vontade…
    Adoro a variedade dos seus posts, pq me interesso muito pelas dicas gastronômicas e viníferas (vou ver se acho a champa recomendada.
    Bjs,
    Letícia
    PS: Vc tem o Vivino??

    Responder
  17. Alice - 07/03/13 - 12h58

    Thereza, me divirto com seus posts, engraçados demais!

    Responder
  18. Geovana Cybele - 07/03/13 - 14h20

    Os lugares além de serem lindos, as comidas parecem ser deliciosas…Adorei as dicas!!!!

    Beijos…
    http://www.gostofashion.blogspot.com.br

    Responder
  19. Amanda - 07/03/13 - 17h09

    Ai gente, n consigo lidar com essa de rato ser normal não! HAHAHA

    Acho que Paris não é um destino possível pra mim…

    Responder
  20. Juli - 07/03/13 - 20h46

    Adorei as dicas, todas anotadas!!! Vou para lá em dezembro em lua de mel e tenho uma grande dúvida: nem eu nem meu noivo falamos ou entendemos nada de francês…! Com o inglês dá pra se virar? Ouvi dizer que eles não curtem muito e estou com meeedo! Beijoss

    Responder
  21. […] Quer saber tudo sobre isso? Clique aqui. […]

    Responder
  22. Maria - 10/03/13 - 14h46

    Ah, os ratinhos. Na verdade, são super comum em toda a Europa. Rezem para não encontrá-los no quarto do hotel.

    Responder
    • Thereza - 10/03/13 - 15h11

      ai eu morro, infarto ;(((

  23. Rayssa - 11/03/13 - 12h49

    hahahaha… é muito garbo et elegancia!
    mais um post digno de aplausos…
    bom, aqui no Brasil temos nojo de ratos pois dizem que eles são transmissores de doenças… será que os ratos franceses não? estranho… seria falta de higiene deles ou nós é quem somos muito frescos?
    ainda bem, quando fui à França não fui agraciada com a companhia desses pequenos seres.

    Responder
  24. Lyanna - 11/03/13 - 14h33

    No L’Avenue os homens devem usar terno?!

    Responder
    • Thereza - 11/03/13 - 14h41

      nao precisa nao! o que eu li, é que nao é ‘recomendado’ ir com aquele tenis mais casual, mas das vezes que fui tava td super tranquilo, nada tao formal assim!! bjss

    • Lyanna - 12/03/13 - 08h15

      Vlw Thereza ;-)

  25. anna - 11/03/13 - 17h59

    Eu amoo o entrecot, vc deve ter dado azar! Agori ri mt quando vc falou do Chez Andre, quando eu fui la não vi a lady gaga mas vi a Dita von Tesse! Hahaha esse sim não achei nada demais e apertado demais e atendimento pessimo mas valeu a pena por ter visto alguem conhecido, e o mais engraçado foi explicar pra minha vó o q ela fazia! Bizarro ela ser basicamente uma stipper e estar sempre tão elegante!

    Responder
  26. anna - 11/03/13 - 18h08

    Esse post me deu muitas saudades de Paris! Eu ameei o Budda Bar de la, mas de tradicional e comida francesa não tem nada! Adorei o Seraphina e o Ladurée, especialmente pelos doces franceses né! Outro super legal e tradicional q vc devia ir é um cafe na avenue montaigne, na frente do teatro, n lembro o nome mas é conhecido, até aparece num filme francês que é uma fofura, um lugar na plateia.

    Responder
  27. Dri - 13/03/13 - 20h14

    Curti demaiiiiiisssss esse post! Tks God que voce eh blogueira das antiques. Dos famosinhos de Paris tambem gosto do Kong, principalmente na primavera e no verao, por conta do entardeer prolongado. Sera que tem condicoes de importar o champa que voce descobriu? Sera que alguma das importadoras daqui conseguiria? Fiquei tao interessada…mal posso esperar pelos outros posts da sequencia.

    Responder
  28. Deborah Nobre - 16/04/13 - 18h49

    Oi! Adorei o post e por isso mesmo ainda estou esperando a “continuação” dele, ansiosa!! Vc esqueceu ou n teve tempo de escrever? Posta, please!!! Bjos.

    Responder
  29. AG - 19/11/14 - 19h15

    Já fui no L avenue 3 vezes, e assim, indico pela badalação
    pois a comida é bem mais ou menos, pricipalmente o risoto, péssimo.
    Adoro o Ralphs acho que tem bom preço, decor linda vale a pena.
    e indico também o fauchon é um empório que vende tudo, inclusive
    comidas prontas para você comer na varanda, a salada de manga com camarão
    é divina.

    Responder