AS MAIS
LIDAS!

100 vestidos inesquecíveis, o livro!

29/01/2013  •  Por Thereza  •  Estilo, Moda

100 UNFO

Quer me dar um agrado? Me dá uma vela, papelaria fofa ou um livro de moda. Lógico que sou chegada a roupa, acessórios e *blingbling*, mas adoro receber títulos ‘inusitados’ e vez ou outra minha mãe chega com um livro diferente que ela sabe que eu não tenho! Daí no fim de ano ganhei o livro “100 Unfortgettable dresses” do Hal Rubenstein, diretor da InStyle americana.

É um livro lindo! Pra quem gosta de história da moda e cinema, é um livrão (tem prefácio do Alber Elbaz)! Prato cheio que conta detalhes de inúmeros vestidos, desde aquele da vingança da Lady Di até o look decotado da J.Lo. O livro fala de vestidos específicos e marcantes, seja na tv, música, passarela e cinema, mas fala também de estilos (e cores!) de vestidos que transformaram a história do vestuário feminino! Separei os 4 mais memoráveis e que tiveram mais destaque no livro.

LBD

O Little Black Dress foi um marco para Chanel. Foi Coco que dissociou o LBD apenas de ocasiões fúnebres ou mulheres de “reputação questionável” (aspas do livro), transformando num item comum e prático nos nossos armários. Entre outras razões que o livro explica, em 1925 o preto tinha se tornado uma cor muito ‘popular’ seja em exposições, no ramo decorativo, como também na moda, quando Coco decidiu criar vestidos pretos de vários modelos, já que no final das contas era a cor que ela mais usava, até o final dos seus dias. Depois disso é só história e o LBD se tornou universal.

valentino red

O Vermelho Valentino também teve destaque no livro, onde ele conta que uma das maiores razões que as celebridades e socialites são obcecadas pelo estilista é que ele vive uma vida como elas. Valentino (Garavani) é excêntrico e tem uma vida glamurosa, com isso acaba entendendo as mulheres – e do que elas gostam – como ninguém! E seu vermelho – “descoberto” – no final dos anos 50 é a síntese desse lifestyle e que segundo ele Valê, é a cor que melhor combina com o clássico preto e branco.

DVF

O Wrap Dress da Diane von Furstenberg também foi lembrando pois se tornou um gesto de modernidade na vida mulher. Diane criou o vestido depois do seu divórcio e com 2 filhos pra criar, sua ideia era um vestido prático e feminino. Ele tinha que ser: leve, fácil de lavar e colocar na mala, sem contar o preço acessível.

Mas além disso, era um vestido que realçava o corpo, deixava com um belo decote, acinturado, alinhado, porém fluido. Ele funcionava bem para festa, trabalho e, principalmente, para qualquer tipo de mulher. Diane pensou tudo isso em 1978 e até hoje é um vestido necessário e atemporal, depois de toda essa história, impossível não querer um!

 BANDAGE DRESS

Por último, já no fim da década de 80 e início dos anos 90, um vestido que até hoje dá o que falar! Seja pela obsessão ou sua famigeração por aí! O Bandage dress pode ser hit, clássico ou over, mas é inquestionável que é um modelo sexy, que valoriza a maioria dos corpos. O livro exalta sua invenção justamente por acentuar e exaltar a curva feminina, graças à inclusão da lycra na fabricação e a técnica ‘construtiva’ das faixas. Ele também fala da linha tênue entre o sexy e o vulgar, mas sem dúvida é um vestido que entrou pra história!

Recomendo muito a leitura do livro e pensando em preparar um Look 10 com os vestidos mais inesquecíveis dos últimos tempos, baseado no livro e na minha memória, se alguém tiver alguma sugestão, pode compartilhar!

 




Deixe seu comentário!
*Preenchimento obrigatório (seu email não será divulgado).
Quer que a sua foto apareça no comentário? Clique aqui e cadastre-se!

25 Comentários
  1. Jeane - 29/01/13 - 20h07

    Apaixonada com o post!! Não sabia da existência do livro, fiquei interessadíssima agora. Ele é bem ilustrado né?! hahaha pq o que dá mais vontade e amor em ler sobre o assunto são as fotos complementando-o.
    E sou completamente a favor de um look 10! :D

    Responder
  2. Jeane - 29/01/13 - 20h10

    Não vejo mais graça alguma nesse bandage dress. Há um tempo atrás um monte de celebs usavam e abusavam desse estilo, enjoei de tanto ver, além de que ele pode puxar para o lado piriguetesco da “força”. O vermelho Valentino é lindo (até Jenny Humphrey quis ter um) e o LBD é para a vida toda, clássico.

    Responder
  3. Mayara - 29/01/13 - 20h16

    Amei o livro, ja fiz minhas pesquisas de compras aqui na net rsrsrs
    no look 10 num pode faltar audrey de LBD e o vestido da Julia Roberts numa linda mulher rsrsrsrs

    Responder
  4. Luana Diaz - 29/01/13 - 20h17

    ABSURDO não ter nenhum vestido da Marilyn Monroe!! Gostei da sua postagem mas não ter os vestidos mais do que icônicos da Marilyn chega a ser desaforo: de cabeça eu lembro de 3! O do aniversário do presidente Kennedy (que é tendência nos tapetes vermelhos até hoje), o pink de Os homens preferem as loiras e o branco clássico do ventinho do metrô de O Pecado mora ao lado. Na minha opinião, muito mais inesquecíveis do que qualquer um postado acima.

    Responder
    • Thereza - 30/01/13 - 00h23

      Amore, eu só coloquei 4 modelos de ‘estilo’, lá no livro tem 100!! E lógico que tem Marilyn por lá!

      Lembrando que aqui são estilos que o livro também menciona, nele, fala de passarela, tendências e vestidos específicos, é bem variado e vale a pena! Bjus!

  5. Luana Diaz - 29/01/13 - 20h18

    Não sei se foi falha do livro não mostrar a Marilyn ou se foi você que não publicou, mas ok. Só comentei pra não passar batido.

    Responder
  6. Stella - 29/01/13 - 20h23

    ai que livro mara!
    eu estava querendo umas indicações de livros de moda, você pode nos indicar em um post?

    beijãaaao

    Responder
  7. gabi - 29/01/13 - 20h35

    AMEI O POST! Adora essas retrospectivas e listas!
    O wrap dress e vermelho valentino é para sempre, sonho de consumo.

    Olhem minha lojinha meninaa, tem muitos shorts e blusinhas:
    http://www.enjoei.com.br/usuario/maria-gabriella-paganini-duran-reboucas

    Responder
  8. Flávia - 29/01/13 - 21h06

    Sim sim sim para os 10 mais!

    Responder
  9. Letícia - 29/01/13 - 21h22

    Adorei a ideia dos 10+, excelente!! O ideal num “ranking” desse é diversificar, eu acho… Mas o vestido branco da Marilyn é inesquecível!

    Responder
  10. Ludmila - 29/01/13 - 21h33

    O vestido azul do noivado da princesa Kate é a cara dela e acho que sempre será lembrado. O look 10 será um post épico!

    Responder
  11. Manoela - 29/01/13 - 22h19

    The, eu gamei nesse livro qdo vi pela primeira vez!!!! Não sei escolher o que mais me marcou mas estou inclinada pelo Wrap Dress.
    Olha só, vc que ama descobrir coisas já foi na nova Livraria Cultura construída no antigo cinema Vitoria perto da Cinelandia?? Vc arquiteta e antenada vai amar!! Eu de fato pdoeria até morar naquele lugar hahahaha. Bjos

    Responder
  12. Gi - 29/01/13 - 22h27

    Gosto do vestido preto da Andrey em “Breakfast at Tiffanys”, Marilyn em “Diamonds are the girls best friends” ou no branco vaporoso, Julia Robert com o vermelho de “Uma linda mulher”, o amarelo de “Como perder um homem em 10 dias”, princesa Diana, Angelina, Coco Chanel, Kate Mid…

    Responder
  13. Maira - 29/01/13 - 22h46

    Excelente post, o livro já é desejo! Sugestão para look 10 edição cinema: o longo verde escândalo da C. (Keira Knightley) no filme Desejo e Reparação. Bjs!

    Responder
  14. ana carolina - 29/01/13 - 23h26

    noossa, super apoio a ideia do look 10 !! quero djá hahaha
    só que todas as sugestões que eu tinha já falaram aí, haha
    audrey, marylin, julia roberts, kate m. …

    Responder
    • Thereza - 30/01/13 - 00h21

      tks pelas dicas, meninas, ja vi que vai ser trabalho dificil, mas vou tentar n ser injusta!!

  15. anarodrigues - 30/01/13 - 02h10

    Descobri seu blog por acaso…e simplesmente adorei! gostaria de dicas de decoração de casamento.

    Responder
  16. Gabriela Ganem - 30/01/13 - 04h10

    Valentino, te amo.
    Beijos,
    Gabi

    Responder
  17. - 30/01/13 - 09h43

    Ai que lindo delícia!
    Queria um desses lá em casa rs

    Queria convidar suas leitoras para conhecerem a minha lojinha: http://www.glams.com.br Acessórios femininos e Yes Cosmetics Online!

    Responder
  18. Janine - 30/01/13 - 13h44

    Adorei a ideia do post! Fashionismo é cultura fashion, é história! <3

    Responder
  19. Lorraine - 30/01/13 - 20h33

    Curti a ideia do look 10. Podia ter o look 20, 20, 40 tbm hahaaha
    futura formanda em dezembro. Mini desesperada hahaha
    bjsss

    Responder
  20. Vanessa Rangel - 30/01/13 - 22h11

    Adorei o post! :) vou colocar o livrinho na minha wishlist! :*

    Responder
  21. Patrícia - 31/01/13 - 09h33

    Livro desejo, já encomendei o meu agorinha!! e a idéia Look 10 é pra já!!! vai ser um post delícia de ler :*

    Responder
  22. Bianca Lopes - 31/01/13 - 11h29

    Aaai quero esse livro , muiito! Vou comprar e faz o top 10 siim!
    beijos,
    http://therandommarmalade.wordpress.com/

    Responder
  23. Tayse Souza - 01/02/13 - 02h23

    Look 10 mais que aprovado!!!
    Que tal um look 10 noivas icônicas?

    Responder