A volta da calça corsário!

17/09/2012  •  Por Thereza  •  Fashion Week, Tendência

Lembro bem, o ano era 1998, eu tinha 15 anos e assim como quem não quer nada, eu queria muito uma roupa. De tipo querer quebrar o cofrinho, de parcelar a mesada, na época meus pais estavam viajando por um longo período e eu não poderia esperar…eu PRECISAVA daquela calça corsário da Equatore.

Não sei porque lembro dessa “tendência”, acho que foi um dos primeiros modismos da fase adolescente-vaidosa. A tal calça corsário era febre nas vitrines, no colégio (quem estudou no pH sabe o valor de um look) e nos corredores do Fashion Mall. Mas não poderia ser qualquer uma, tinha que ser uma Equatore (essa loja ainda existe?).

Lembro que logo consegui minha corsário preta e, logo depois… mudou tudo e veio a onda da calça capri! Tipo, mal consegui uma e já tinha outra, ahh a moda! Mas eu falo tudo isso porque…

De todas as modinhas que vem e vão, finalmente a calça corsário voltou! Não que eu esteja exatamente feliz com essa constatação (alô proporções), mas impossível não observar essa onda que surgiu forte na NYFW. Eu reparei porque fui ver fotos de todos os desfiles e comecei com o da Marchesa e lá estava ela, toda rica-e-rendada! Uma calça corsário num desfile cheio de vestidos Oscarianos?!

Daí comecei a reparar e não só vi uma, como pelo menos meia dúzia de calças corsários (isso porque eu só vi tipo 70% dos desfiles)! A calça que é uma versão um pouco mais curta da capri e logo abaixo do joelho, não é das mais unânimes. Também, não sei até onde isso pode ser considerada uma tendência oficial, mas o fato é: os comprimentos encurtaram. A calça flare pode até continuar por aí, mas deram espaço pra versões mais curtas, curtas…

Até ultrapassar a zona do agrião joelho e chegar na versão bermuda! Se eu vi algumas corsários, eu vi dezenas de bermudas, mais um menos curtas, algumas justas, outras esquisitas, mas a bermuda, meio ciclista taí e isso é fato! Perigoso pra quem tem coxa grossa \o_, ótimo pra quem quer apostar em novos comprimentos e fugir do básico.

Das versões apresentadas, curti a proposta usável da Marissa Webb (ex-J.Crew e agora com marca própria) e do Oscar de la Renta, que pode estar mais pra short, mas segue a linha mais compridinha. Por fim, Alexander Wang abusou dos diversos tipos de bermuda, todas com a pegada esportiva que a tendência sugere. Vale observar e tentar incorporar à melhor maneira!

E vocês, preparadas pra uma bermuda e/ou uma corsário?!

Deixe seu comentário!
*Preenchimento obrigatório (seu email não será divulgado).
Quer que a sua foto apareça no comentário? Clique aqui e cadastre-se!

19 Comentários
  1. Aurélia Mattos - 17/09/12 - 10h06

    Oi Thereza, acho perfeita para o verao. bjss

    Responder
  2. Jaddy Rodrigues - 17/09/12 - 10h24

    Achoq ue não estou pronta não. Baixinha e acima do peso com corsário defiitivamente não orna. Deixa eu ficar nas minhas compridinhas mesmo! hahaha

    Beijos!

    Responder
  3. Amanda Garcia - 17/09/12 - 11h17

    Eu super lembro dessa febre da corsário, mas tb não curto nem um pouco! rs
    E a Equatore fechou a um tempinho já, The!

    Responder
  4. Manuela Gaspar - 17/09/12 - 11h46

    Deus que me livre… Isso me lembra um tia louca que eu tinha, que só usava conjuntinho (argh) de javaneza com essa calça/bermudão. Mandava fazer um de cada “fazenda” (odeio esse nome, fazenda é pra criar boi!). A doida tava sempre com a virilha amarrotada e suada. Só a lembrança da cena já me faz desgostar de tendência.

    Responder
  5. Mirella G Sousa - 17/09/12 - 14h00

    KKKKK Ri horrores aqui!
    Outra modinha anos 90!
    E já já todas voltam a querer!kkkk
    bjo
    http://blogdamirellasousa.blogspot.com.br/

    Responder
  6. juce - 17/09/12 - 14h53

    Meu primeiro coment aqui no fashionismo: Odeio corsário, na verdade tenho trauma dessa peça, e ainda tem o agravante de que pouquissimas pessoas ficam bem com a dita cuja. Queria aproveitar pra te dar os parabéns, esse blog é realmente muito interessante, um dos melhores sobre moda que ja vi.

    Responder
  7. Dany Menezes - 17/09/12 - 15h24

    Afff… tenho pavor á calça corsário, não acho uma pessoa que fique bem com ela, não favorece em nada o corpo!!

    Responder
  8. Anne Seixas - 17/09/12 - 16h43

    Equatore existe sim. Tenho uma calça de um blazer de lá tb!
    Estudar no pH é tenso em questões fashion! hahahaha

    Responder
  9. Vil Muniz - 17/09/12 - 17h32

    Nunca tive grandes sentimentos pela corsário!!!pra mim ela passa despercebida!!!!
    beijocas Thê!!!

    Responder
  10. Ana Beatriz - 17/09/12 - 18h01

    Não gosto muito em mim..
    Vejam meu blog: glamforfashion.blogspot.com.br

    Responder
  11. ana carolina - 17/09/12 - 18h35

    posso falar? usaria ! se já usei uma vez por causa da moda, usaria uma segunda, pq não ? Daqui a alguns anos os sneakers voltarão e iremos pensar: “uso ou não?”, enquanto hoje estamos comprando e usando numa boa !

    Responder
  12. Cássia - 17/09/12 - 18h54

    Tive muitas,e ainda tenho.

    Responder
  13. Gi - 18/09/12 - 19h43

    Bermudas eu preciso digerir mas calça corsario achei bem interessante!

    Responder
  14. Nayara - 19/09/12 - 10h29

    Tá ai o tipo de coisa que eu não sinto saudades. Calça corsário é a tipo de peça que deveria ser excluída do mundo da moda, na minha opinião.

    Responder
  15. Isadora - 19/09/12 - 13h23

    nãããããããããaõ!! (concordo com a Nayara do comentário acima do meu… excluam esse tipo de calça dos armários do mundo inteeiro!!) pfvr, obgd.

    Responder
  16. Gabriela Antunes - 19/09/12 - 13h41

    Amei o post, como sempre! Você escreve muuuito bem, The! Não sei como nenhuma revista não te tem como colunista/editora!! Mas o que eu mais amei no post foi a citação ao desafio fashion que é estudar no pH hahahhaha aquele uniforme não ajuda ninguém!! Beijos

    Responder
  17. MAriane Moreira - 20/09/12 - 16h00

    Olha só como são as coisas…, já faz um tempinho que estava desejando feito louca um calça que lembre essas que os toureiros ou então os mariachis usam, não me pergunte o porque…
    E ai entro aqui e vejo essa calça corsário meio capri da Ralph Lauren…, agora eu não desejo mais, eu PRECISO de uma…

    Responder
  18. Eveline - 24/09/12 - 03h24

    Eu já tive muitas calças corsário e capri também, mas acho que ambas só ficam boas mesmo com um saltão (embora eu já tenha usado com rasteirinha rs)… Mas a bermuda, se for bem cortada, não tem problema pra quem tem coxa grossa não…

    Eu tenho coxa grossa e estou acima do peso mas mandei fazer uma bermuda de alfaiataria pra mim que ficou bem boa… fiz ela reta, na altura do joelho e, claro, dependendo da blusa que eu coloco só usando com salto… rs

    Esses dias estava me arrumando pra ir à igreja e coloquei ela com uma camisa de seda levinha que eu tenho… pus a sapatilha e pedi opinião pra minha irmã. Na hora vi que não ia rolar, fiquei com cara de tia de 80 anos fazendo safari… só faltava o chapeuzinho rs Então coloquei um meia pata vermelho, 12cm, e ficou lindo! hehe

    Responder
  19. valéria - 23/04/15 - 13h16

    Gostava muito das calças corsario e capri principalmente as de lacinho de amarrar na frente mais folgadinha..
    Tomara voltar essa moda, porque as do momento estao muito feias.

    Responder