AS MAIS
LIDAS!

A Nova York de Gehry

18/07/2011  •  Por Thereza  •  Decorismo

Na minha última viagem pra NY, fotografei um prédio aleatório que muito me impressionou (postei aqui), daí que depois fui descobrindo histórias e mais histórias sobre o prédio e logo me encantei.

O nome dele é New York by Gehry, obviamente construído pelo MEGA arquiteto canadense-americano Frank Gehry. Quem vê até identifica, pois Gehry tem linhas bem marcantes (tipo quando você sabe um traço do Niemeyer), muitas curvas e uso de metais, foi ele quem construiu o museu de Bilbao na Espanha e o Walt Disney Hall em LA. Sem contar que um prédio novo, daquelas dimensões logo chamou a atenção de quem está “acostumada” com o skyline da cidade.

A construção tem 260m de altura, 76 andares e é o prédio residencial mais alto do ocidente. Ele fica localizado em Dowtown, perto da Brooklyn Bridge, na 8 Spruce Street, mas você pode vê-lo de longe! São 900 unidades, que tem aluguéis girando em torno de U$2700 a U$15.000, nada muito exorbitante para o perfil nova iorquino imobiliário.

O prédio já vem sendo considerado um marco pós-World Trade Center, seja pela sua arquitetura arrojada, mas principalmente pela tentativa de seguir em frente e não se ver assustado pela tentativa de criar grandes construções. E pra mim, o irônico é que dado suas curvas, parece que o prédio está num eterno movimento, é só reparar. Gehry é brilhante e pra quem não conhece, vale saber mais sobre o arquiteto.

Daí, lendo matérias sobre o prédio, me pergunto porque no Brasil (tão rico de arquitetos, mas principalmente de engenharia) não tem prédios como esse? Como carioca, me espanto de não ver nenhum prédio do Niemeyer chocando e encantando por aí. Por experiência muito própria, digo: parece que os cariocas não estão preparados pra uma arquitetura arrojada, pra grandes monumentos.

A cada Cidade da Música construída, alguém associa à carência de investimentos na saúde ou educação, oras, não dá pra fazer mais e ir além? Bom, esse tema CDM, está guardado para um próximo post, enquanto isso continuo refletindo o porquê desse preconceito, pra não dizer burrice. Mas se até os franceses foram inicialmente contra a Torre Eiffel…

 Me empolguei com o tema arquitetônico, mas também acho legal misturá-lo com decoração, o que vocês acham?




Deixe seu comentário!
*Preenchimento obrigatório (seu email não será divulgado).
Quer que a sua foto apareça no comentário? Clique aqui e cadastre-se!

12 Comentários
  1. Avatar
    mari - 18/07/11 - 13h11

    Aqui em SP tem o Ruy Othake e vejo sempre gente metendo o pau nos seus projetos, q distoam do entorno, entre outras coisas. Talvez sejamos mais tradicionais para esse tipo de arquitetura mesmo.

    Responder
  2. Avatar
    Ludmila - 18/07/11 - 13h13

    Gehry é o máximo mesmo!!!Desconstrutivismo é uma arte para poucos!!O diney concert hallé lindo e impactante…confesso que fiquei extasiada por ver a obra dele pessoalmente!
    lindo linod!
    bjos thereza

    Responder
  3. Avatar
    Helen Miranda - 18/07/11 - 13h14

    Nova York sempre encantando. É, construções assim aqui são associadas ao fato de recursos serem gastos em certas coisas e não serem gastos nas prioritárias que o país tem carência, mas ao mesmo tempo, elas atraem turistas que atraem dinheiro para melhorar o país – e aquela mania do Brasil querer fazer coisa pra inglês ver e o país acaba melhorando para parecer melhor para a turistada… se do jeito que está não temos nem tantas obras diferentes nem a melhora em coisas básicas, será que fazendo do outro jeito não mudava?

    Responder
  4. Avatar
    Larissa Alves - 18/07/11 - 13h17

    Eu AMO prédios altos, e como faço engenharia amo os desafios que os prédios altos trazem, fora que é lindo, moro em Recife e aqui tem muitos prédios altos, todos entre 25 e 40 andares no máximo, mas ainda sinto falta de maiores e com uma arquitetura melhor, sério, doi na vista aqueles que parecem uma caixa praticamente sem arquitetura e pré-moldado na engenharia, minha única “desculpa” que eu acho com relação a Recife é que deve ser o solo da cidade que não aguenta tantos prédios altos, por ser massapé e aqui existe muito mangue, e é comum aterrar pra construir, mas enfim continuo com a esperança de ver prédios magníficos por aqui :/

    Responder
  5. Avatar
    Sissi - 18/07/11 - 15h22

    The, esse prédio é MARAVILHOSO!!! É engraçado como qual1quer prédio mais arrojado gera tanto comentário ruim por aqui mas depois reclamam que a cidade é “boring”. Uma prova disso é quanto o Unique é polêmico. Eu até acho especialmente mal localizado pq um turistão ficar no meio da Brigadeiro não é lá mto legal (e nesse aspecto Emiliano e Fasano são bem melhores), mas arquitetura por arquitetura é prédio assim que enriquece a cidade. E não os milhares de, no caso de São Paulo, prédio pseudo neoclássico e sem nenhuma personalidade.

    Amo esses posts!! Nada como uma blogueira arquiteta pra encher nossos olhos de beleza.

    Bjosssss!

    Responder
  6. Avatar
    Sissi - 18/07/11 - 15h23

    The, esse prédio é MARAVILHOSO!!! É engraçado como qual1quer prédio mais arrojado gera tanto comentário ruim por aqui mas depois reclamam que a cidade é “boring”. Uma prova disso é quanto o Unique é polêmico. Eu até acho especialmente mal localizado pq um turistão ficar no meio da Brigadeiro não é lá mto legal (e nesse aspecto Emiliano e Fasano são bem melhores), mas arquitetura por arquitetura é prédio assim que enriquece a cidade. E não os milhares de, no caso de São Paulo, prédio pseudo neoclássico e sem nenhuma personalidade.

    Amo esses posts!! Nada como uma blogueira arquiteta pra encher nossos olhos de beleza.

    Bjosssssss!

    Responder
  7. Avatar
    Priscila dos Reis - 18/07/11 - 17h43

    Thereza, eu vou fazer vestibular este ano, vou tentar Arquitetura e Urbanismo na UFMG, mas eu teho muito medo, porque, por um lado, eu tenho certeza que é isso que eu quero fazer pro resto da minha vida e de outro lado, eu acho que as pessoas não valorizam a profissão de arquiteto, que é sempre visto como um decorador, aquela pessoa que dá diquinhas pra uma casa legal!! Eu acho isso terrível e me faz ter grandes dúvidas meses antes de prestar vestibular!! O Brasil deveria investir mais nessa área, lembro, que uma vez você postou umas flores gigantes que foram colocadas em NY, é um incentivo para os arquitetos né?! Infelizmente, o nosso país precisa evoluir muito ainda…

    Responder
    • Avatar
      Thereza - 18/07/11 - 19h23

      Oi Priscila, as pessoas até confundem decorador com arquiteto, mas na vida real, na hora do emprego pra valer, não tem nada disso não, na parte profissional arquiteto é arquiteto e pronto.
      E durante a faculdade vc vai ver que tem pouquíssimas matérias de decor, na minha foram 2 específicas, mas lógico que tem luminotécnica, conforto e outras matérias complementares, mas a maioria é arq mesmo, vai fundo e quem sabe vc nao faz uma pós em interiores, eu fiz, só não terminei pq na época estava muito sobrecarregada com meu trabalho.
      bjsss

  8. Avatar
    Talita - 19/07/11 - 09h10

    Sabe que eu não tinha parado pra pensar nisso The, mas é a mais pura verdad! Aqui no Brasil TUDO que foge um pouco do basicão é associado à “por que estão gastando com isso e blá blá blá”. Adoro seus posts de arquitetura, os posts do Decorismo…tomara que logo tenha mais ^^

    Responder
  9. Avatar
    Narda - 22/07/11 - 22h52

    Esse prédio é MUITO incrível mesmo!
    Também tirei foto dele quando fui :)

    Responder
  10. Avatar
    Adriana - 26/07/11 - 11h05

    Achei demais esse prédio!!
    E realmente, as pessoas tÊm essa mentalidade meio atrasada, de achar que antes de fazer algo ótimo, deveria ter investimentos na saude, educação, etc etc…enquanto isso, nada acontece!
    bjos

    Responder
  11. Avatar
    Fabiana - 27/07/11 - 11h45

    Esse prédio é sensacional! ADORO posts de arquitetura!
    Acho que você está certa, as pessoas são muito convencionais mas eu tenho a impressão que
    as coisas estão mudando, acho que ja ta enjoando e os professores de arquitetura sempre nos incentivam à fazer coisas fora do comum… quem sabe daqui a uns anos agente possa ver mais coisas do tipo!

    Responder