AS MAIS
LIDAS!

Reflexão sobre blogs

14/06/2011  •  Por Thereza  •  Moda, Pense

Uma dos bate-papos mais legais que rolou aqui no QG do F*HITS foi com Fatima Ali. Ela é mestre no assunto revistas, já foi editora de moda da Nova, foi uma das responsáveis pelo início da MTV no Brasil entre MUITAS outras atividades.

Pra quem é blogueira, a grande dica é seu livro, uma bíblia pra quem quer ingressar ou se aprofundar na carreira no assunto. A arte de editar uma Revista mostra os segredos e histórias da criação de uma revista, mas o mais bacana pra nossa vida real é que o livro também se adapta aos blogs.

Da a fonte certa ao posicionamento da foto ideal. Como revistas cresceram, acertaram ou erraram, uma aula de verdade pra quem curte esse meio editorial. O que no meu caso foi de grande ajuda, já que a blogueira aqui é da área de exatas e arquitetura nâo tem muito o tal perfil.

Mas lógico que a conversa girou em torno dos blogs, de sua evolução, profissionalização e o tal do próximo passo. O vídeo da entrevista sai em breve. Mas enquanto isso, o que fica são pontos importantes da conversa e que servem pra qualquer blogueira.

O que ela mais falou foi sobre ter um ponto de partida, um diferencial. Seja uma linguagem x ou um look do dia y, o que importa é você ter a sua marca registrada. E é uma boa reflexão, fiquei bem pensando qual é a minha, tipo crise da meia idade.

Outro ponto que ela mencionou foi da importância de ter um layout bacana, impactante e que, principalmente, fosse a sua cara. E que publieditoriais fazem parte da vida editorial desde que a revista é de pedra (essa parte foi por minha conta), porém, se ele for explícito, claro e objetivo, é isso que fica.

E pra terminar, falou que internet é lugar de pouco texto e mais imagem. Que os posts podem ser mais sucintos (diferente desse) e que SEMPRE, seja a imagem, o título ou a montagem, prendam sua atenção, pra aí sim cativar o leitor. Ou seja, nós mesmas precisamos de (bom) senso crítico antes de apertar o “publicar”.

Reflexôes valiosas – e compartilhada – para a classe bloguística (e também pras leitoras)




Deixe seu comentário!
*Preenchimento obrigatório (seu email não será divulgado).
Quer que a sua foto apareça no comentário? Clique aqui e cadastre-se!

35 Comentários
  1. Dayse Galhardo Camara - 14/06/11 - 17h45

    Tenho esse livro e ainda não abri (shame on!) Tudo pq queria pegar ele com calma para ler e colocar em prática, a idiota aqui não abriu e tava era esperando outra blogueira falar para ver q to dando mole. Só pode!
    Mas valeu a dica The! Ai q bom q vc tá diferenciando os posts sobre essa semana de SPFW. Parabéns!

    http://meninasestilosas.com.br

    Responder
  2. Giulia - 14/06/11 - 17h50

    Sem crise Thereza, seu diferencial é seu ponto de vista e a capacidade de escrever sobre os mais variados assuntos de forma descontraida e simples voce é cativante!
    Parabens!

    Responder
  3. Giulianna - 14/06/11 - 17h56

    É justamente por isso que eu entro no Fashionismo umas 5x por dia! Vc aborda assuntos que nenhum outro blog aborda! Sai totalmente do senso comum dos blogs de moda, beleza e etc! Sem contar que vc escreve incrivelmente bem!!
    Parabéns, the!!

    Responder
  4. Anônimo - 14/06/11 - 18h07

    Adorei a dica, Thereza! Eu tenho um blog que é mais um hobby, mas estudo moda “por conta própria” (curso jornalismo) porque eu sou realmente apaixonada por isso. E nunca se sabe, vai que um dia eu queira fazer dessa paixão meu pão de cada dia? hahahaha Vou procurar loooogo o livro pra comprar!!
    Beijones e aproveita bastaaante o spfw! :P

    Responder
  5. Regina R. Carvalho - 14/06/11 - 18h14

    Thereza gostei muito do seu blog, você tem uma linha bem diferenciada, e o resumo desse bate-papo com dicas da da Fatima Ali, são realmente de grande valia.
    Parabéns!!!

    Responder
  6. Carol - 14/06/11 - 19h04

    Muito bom, thereza. Só fiquei pensando sobre a afirmação de que internet é mais imagem que texto. Com tanta coisa rolando em vários sites/blogs, um bom texto (como o seu) pode fazer a diferença.

    Responder
  7. Juliana Andrade de Lemos - 14/06/11 - 19h42

    oh, thereza.. tô bem triste com você! ontem foi o aniversário das Olsen e você não fez um post especial, com as fotos recentes e os novos projetos das gêmeas. :~ haha

    Responder
    • Thereza - 15/06/11 - 01h45

      puxa ju, desculpa heheh nem me toquei
      mas semana passada elas estavam aqui ne
      e o povo super gongou as tadinhas!
      gosto mto delas anyway
      bjs

  8. Graziele Pacheco - 14/06/11 - 20h21

    Thereza, adorei o post!
    Tbm fiquei pensando sobre o meu blog e decidi mudá-lo. Mas na verdade o que mais mudou foi a minha linguagem!
    E no seu caso, o seu bom humor e o seu censo crítico é o que fazem esse blog ser diferente (pq vc é uma pessoa diferente e única), entendeu?? hahaha
    No meu caso, tive que criar um novo blog. O antigo tinha cara dos meus 17 anos, quando comecei escrever. Agora fiz um que tem mais a minha cara de 20 anos.
    Agente muda, tudo muda tbm! C”est la Vie!
    bjos

    http://www.lamyopie.blogspot.com
    @Grazielepacheco

    Responder
    • Thereza - 15/06/11 - 01h44

      obrigada grazi ;))
      e que bom que vc consegue identificar minha linguagem ;)
      e melhor ainda quando temos senso critico de nos analisar e nos conhecer antes de todos, eu sempre tento fazer isso e é ótimo hehehe
      bjsss

  9. Chris Anelise - 14/06/11 - 20h29

    Hey, só nao concordo com uma coisa: nas posts ter muito mais fotos do que informação.Sério, não gosto quando entro em um blog e só vejo fotos e pouco texto, informação,o legal é ler e aprender coisas novas, porque caso contrário qual é a graça?Primeiro pra vocês blogueiras, que tenho certeza q vocês adoram compartilhar coisas que aprenderam e tals.Segundo para nós leitoras que, ao menos no meu caso, adoramos ler tudo bem direitinho e pedindo mais.hahah(:
    bom, é isso.bjs

    Responder
    • Thereza - 15/06/11 - 01h42

      Com certeza Chris!
      Mas acho que ela quis dizer que não podem ser aqueles textos muuuuito longos sabe?
      qd vc ve um texto longo e da uma desanimada!

      Mas eu tb prefiro muito mais escrever, é o que me anima mesmo
      bjsss

  10. Patty Oliuza - 14/06/11 - 20h46

    Sua marca: inteligência, originalidde e espiritualidade!
    Sobre os posts tb concordo com o coment anterior, não curto blogs que têm muitas fotos e pouca leitura. Acho que o meio termo é o equilíbrio e o segredo pra um post ser bom. Continue do jeito que está, em time que está ganhando não se mexe.
    Bjo

    Responder
  11. Carol - 14/06/11 - 21h28

    Dicas importantíssimas!!! Vc foi muito bacana em compartilhar tudo isso aqui no blog!
    Beijos
    Carol
    http://blogbytheway.com

    Responder
  12. Carol - 14/06/11 - 21h29

    Dicas importantíssimas!! Vc foi muito bacana em compartilhar tudo isso aqui no blog!
    Beijos
    Carol
    http://blogbytheway.com

    Responder
  13. Raiza - 14/06/11 - 23h56

    Thereza, me tira uma dúvida. Em que site você encontra as fotos do LDS? sao lindas.

    Responder
  14. Flaiane Knoll - 15/06/11 - 00h41

    Olá, comprei o livro logo que ele foi lançado. Na época atuava na minha profissão de jornalista em uma revista especializada em moagem de trigo. Acho a Fátima ótima, seu livro não poderia ser diferente… Utilizei tuuudo na época e, realmente, para as blogueiras é uma fonte bem completa para inspirar-se em diversos tópicos.
    Adorei ver post por aqui!

    Responder
  15. Marcela Bussadori - 15/06/11 - 01h18

    Thee adoreei o post e também concordo com muitas coisas!Aii hoje te vi na sala de imprensa do spfw e super quis ir falar com você mas fiquei com uma vergoinha básica….hahahaha
    Adooooro demais o blog e vc tbm né..haha
    Beijooos
    :)

    Responder
  16. Nathalia Abreu - 15/06/11 - 02h18

    Oi Thereza, amei o post!Blogueira sempre blogueira!Adoro entrar no Fashionismo,meu blog favorito.Vc em Sao Paulo representando o Rio, eh o maximo,fico muito orgulhosa da minha blogueira !beijoooos.

    Responder
  17. maria - 15/06/11 - 07h24

    Adorei esse post. Tou começando meu próprio blog e achei muito interessante mesmo.

    Responder
  18. Adriana Campos - 15/06/11 - 10h07

    Adorei o post,as dicas são super válidas…
    Concordo demais com o item Layout,pra mim conta muito,já deixei de visitar blogueiras que mudaram o layout e eu não gostei,não me identifiquei sou muito visual,sorry,se o lay me agrada volto e se volto começo a gostar dos post,da blogueira,e por aí vai se o layout é ruim perco o interesse,rs. Mas quanto a isso na minha opinião -nada humilde- pq visito muitos blogs,o seu e o Chata de Galocha tem os lays mais lindos da net,ADORO, é um prazer visitar teu blog!!!Bjs e muito + sucesso sempre!

    Responder
    • Thereza - 15/06/11 - 11h34

      obrigada Adriana ;))
      e meu layout, que amor por sinal, foi feito pela lu chata de galocha, que é super talentosa!
      bjss
      the

  19. Adriana Alfaro - 15/06/11 - 10h08

    Adoorei a dica de leitura, Thê!
    Quero mesmo comprar, deve ser muitoo bom! Ainda mais porque quero seguir essa carreira em revistas, etc!
    Beijãooo e bom SPFW!

    Responder
  20. beatriz coimbra - 15/06/11 - 10h22

    Oi thereza,
    Gostei muito do que ela falou, são dicas valiozas, só que não se preocupe em seguir tudo ao pé da letra. Acho que todas as leitoras gostam de imagens sim, mas tbm de posts que tem texto tmb. Um texto, bacana, bem escrito sempre é bem-vindo. As vezes eu gosto até mais dos posts que só tem imagens.
    Não se preocupe, um bom texto tem seu valor.
    beijo, o blog tá óootemo e a linguagem tbm!

    Responder
  21. Celina - 15/06/11 - 11h24

    Talvez sua marca registrada seja o texto um pouquito mais longo, mas GOSTOSO de ler … você escreve bem, Thereza, sem a pretensão de entrar pra ABL, mas escreve suave, gostoso … e é claro que os publis são bem-vindos, afinal tem que comprar leitinhodascriança … mas você seleciona, não é mesmo ? Então é chancelado por T. Chammas. Isso é o que conta, para mim. Um beijo carinhoso em você em todas nós, leitoras FIÉIS.

    Responder
  22. Thereza, amei tanto a indicação do livro que ontem mesmo comprei pela internet! Thank’s querida! Adoro suas indicações!

    Responder
    • Thereza - 15/06/11 - 12h59

      Ana, vc vai amar, é sério ;))

      Seja blogueira, jornalista ou curiosa, é livro de cabeceira!!
      bjss

  23. Ana Carolina - 15/06/11 - 12h28

    The.. sua marca registrada..aki do blog eh os looks da semanaa…
    a cobertura de artistas internacionais
    acho demais o jeito como vc aborda esse assunto !!!
    seu lay out eh otimo..
    e escreve o essencial tb… gosto bastante

    Responder
  24. Luiza Carvalho - 15/06/11 - 16h49

    The, com certeza sua marca registrada é que vc nunca posta fotos suas e sim notícias e tendências mundiais, mas sempre com os famosos e famosas estrelando, até o look da semana é com famosas!!mas eu amoo! beijoss

    Responder
  25. Fernanda Bittencourt - 15/06/11 - 19h14

    Nossa, Thereza, eu sou desse ramo e estou fazendo um projeto final de jornalismo para a recriação de um blog de moda (justamente para transformá-lo em uma revista eletrônica profissional)… O que dá muito trabalho, não? Ainda estou na primeira parte e adorei saber do livro, afinal vai ser a minha primeira bíblia!! hahahaha. Mas, enfim, considero o seu blog (e olho que a cada dia descubro um novo, viciei) um dos melhores e que visito diariamente (tipo leitora fiel). Aliás, farei alguma pesquisas e entrevistas e você está na lista para saber a fórmula mágica de tanto sucesso e profissionalismo. Enfim, Parabéns!

    Responder
  26. Ana Cláudia Schuh - 15/06/11 - 19h30

    Esse livro é realmente incrível!
    Tem várias informações que podem ser usadas não só para quem quer aprender a editar revistas.
    Bom, sou bem suspeita para falar, já que ele é a principal referência do meu trabalho de conclusão de curso.

    PS.: Corrige o post? O nome certo é “A arte de editar revistas”. ;)

    Responder
  27. Isabela Rissio - 15/06/11 - 23h36

    Vou dar uma de leitora chata… Mas, na imagem que você botou, aparece como título do livro “A Arte de Editar Revistas”, e no post você colocou “Como Editar uma Revista”. Que chata, eu sei, mas achei melhor avisar.

    Responder
    • Thereza - 16/06/11 - 00h58

      Tks Isabela ;))
      Na correria, errei ;)
      bjkas

  28. Isabela Rissio - 15/06/11 - 23h38

    Quanto ao post em si… Ouso discordar do entendimento da Fatima: detesto blogs que são só fotofotofoto, e amo divagações, opiniões, experiências das blogueiras (adoro seus devaneios hahaha).

    Responder
  29. Cynthia Storck - 26/06/11 - 20h20

    the, querida! boa dica! já tô eu aqui nos buscapé da vida caçando preço…
    bjsss e saudade, pow

    cy

    Responder